Covid-19: Santana do Cariri adota barreira sanitária na cidade

A Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, tem ampliado os atendimentos em saúde para descartar casos do novo Coronavírus (Covid-19). Entre as medidas estabelecidas pelo governo municipal está a instalação de uma barreira sanitária.

A informação da nova medida foi divulgada pelo Prefeito Pedro Henrique, em entrevista à Radio Vale do Buriti FM, na última quinta-feira (16). O programa contou ainda com a participação da Secretária de Saúde, Aline Alencar e o Coordenador de Vigilância em Saúde, Diogo Moreira.

A barreira sanitária, decretada pelo prefeito, terá início neste sábado, dia 18 de abril, na Avenida Patativa do Assaré, próximo à Praça Teresa Cabral, conhecida como “praça dos quiosques”, principal entrada da cidade e conta com o trabalho da Atenção Básica, Vigilância Sanitária, Guarda Municipal e Destacamento da Polícia Militar.

O objetivo será rastrear todas as pessoas que visitam o município para identificação de sinais e sintomas do COVID-19, sendo os sintomáticos avaliados pela equipe volante do município, composta por médico e técnico de enfermagem. Além de orientar motoristas e motociclistas sobre a importância de medidas preventivas contra o novo Coronavírus (Covid-19).

MONITORAMENTO DE VIAJANTES

Todos os viajantes que chegam para permanecer no município serão cadastrados pelo serviço de vigilância sanitária para monitoramento de sinais e sintomas de ficarão em isolamento social por um período de 14 dias. A barreira também permitirá identificar o tempo que os visitantes pretendem permanecer no município, a finalidade da visita e ainda o repasse de informações educativas para o controle da COVI-19.

Vale ressaltar que este serviço estará disponível durante todo o feriado, iniciando-se no sábado dia 18 até a terça dia 21.

O Prefeito Pedro Henrique reconhece as dificuldades por conta da extensão territorial do município, com diversas entradas de acesso pela zona rural, e por isso, pede que a população colabore com as autoridades e notifique junto à Secretaria de Saúde pessoas que chegarem em qualquer parte do território municipal.

Para isto, destaca o telefone da Ouvidoria do município: (88) 9 97357627 que está à disposição 24 horas por dia, todos os dias da semana. E pede para cautela e, quem puder, fique em casa, evite aglomerações, reuniões entre amigos, e fique atento à rotina de higienização.

“Só no Crato mesmo” Idosa faz aniversário com tema do Covid-19

Por Ronuery Rodrigues

Aquela frase “Só no Crato mesmo”, faz cada vez mais sentido na Princesa do Cariri. Vejam que curioso!

A aposentada Maria Auxiliadora, conhecida por Cila, residente no centro da cidade, comemorou 66 anos nesta sexta-feira, dia 17.E fez uma escolha inusitada para o bolo: o tema Covid-19.A comemoração foi em sua residência ao lado de familiares, amigos e vizinhos, sem muita aglomeração.

Dona Cila, conta que escolheu o tema porque achou bonito o nome “Covid-19” (nome do novo Coronavírus), e por conta da situação que o mundo vive hoje. “O pessoal tudo trancado, dentro de casa, ninguém sai, e eu saio, eu ando muito, eu não paro em casa, aí eu achei bonito esse nome. Eu fiz o bolo, mandei fazer a plaquinha, fiz uma bonequinha com a cara tapada. Eu espero que passe isso logo, pro pessoal se libertar que é tudo trancado”, conta risonha.

A aposentada é mãe de 4 filhos e 6 seis netos, faz parte do grupo de risco, mas é daquelas defensoras ferrenhas do presidente Bolsonaro e não atende as recomendações das autoridades de saúde. Sempre está na rua causando preocupação aos vizinhos que pedem que a idosa permaneça em casa.

Governadores do Nordeste solicitam autorização para atuação de 15 mil médicos Brasileiros formados no exterior para trabalhar no País durante pandemia 

Os Governadores do Nordeste solicitaram na tarde desta sexta-feira (17) ao Governo Federal a autorização para atuação de 15 mil médicos Brasileiros formados no exterior, que estejam apatos para trabalhar no País durante o período de pandemia da Covid-19.

O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana (PT), em seu perfil pessoal no Facebook, após reunião virtual com todos os governadores da região Nordeste do Brasil.

Segundo Camilo a decisão é uma recomendação do Comitê Científico do Consórcio Nordeste, para que seja criada uma Brigada Emergencial de Saúde, com a ampliação do quadro dos profissionais da área, para combate e prevenção ao Coronavírus.

Estima-se que haja cerca de 15 mil profissionais nessa situação fora do País, mas que estão aptos a fortalecer o sistema de saúde no Brasil.

No estado do Ceará, mais de 1.500 atestados médicos foram apresentados por profissionais da saúde devido o combate na linha de frente à pandemia do Novo Coronavírus, segundo a secretaria de saúde do estado.

Ceará registra 20 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas

O estado do Ceará tem 2.747 casos confirmados de Coronavírus. Os dados foram atualizados pela secretaria de saúde do estado, e divulgados pela plataforma IntegraSUS.

O número de óbitos também aumentou nas últimas 24h, são 20 mortes a mais se comparado a esta quinta-feira (16), quando o estado registrava 135 mortes ocasionadas pela doença. Nesta sexta (17) o número subiu para 155.

O número de municípios com casos confirmados também aumentou, passando 75 para 83. A taxa de letalidade da doença chegou a 5,6.

Já são 14. 754 exames realizados para diagnóstico de novos casos. Segundo a plataforma integraSUS, o número de casos sob investigação chegou a 10. 396 no estado.

No Brasil o número de casos confirmados segundo o Ministério da Saúde é de 33. 682 com 2. 141 mortes.

MPCE solicita que escolas particulares de Juazeiro do Norte apresentem planos de contingenciamento ao Covid-19 em prazo de até 5 dias

O Ministério Público do Ceará (MPCE), solicitou que todas as escolas particulares de Juazeiro do Norte, apresentem um plano de contingenciamento ao Covid-19, em um prazo de até cinco dias.

A promotora de Justiça e coordenadora da Unidade Descentralizada do DECON de Juazeiro do Norte Efigênia Coelho Cruz, realizou uma audiência, no último dia 15 de Abril, para tratar sobre as políticas públicas de contingenciamento da Pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19) relacionadas à prestação dos serviços referentes à educação.

Participaram da reunião os representantes da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), do Conselho Municipal de Educação (CME), do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (SINEPE/CE) e da Associação das Escolas Particulares do Cariri (AEPC).

Na reunião foi solicitado pela promotora, que as escolas particulares de Juazeiro do Norte apresentem, no prazo de cinco dias corridos, seus Planos de Contingenciamento, as planilhas de custos durante o período de isolamento social, assim como eventuais propostas de repactuação dos contratos de prestações de serviços educacionais.

Segundo o Ministério Público, o motivo da solicitação se dá mediante a necessidade de acompanhar as medidas de contingências adotadas pelas instituições de ensino da iniciativa privada em meio ao decreto feito pelo Governo do estado.

 

Cantor Juazeirense Maurício Jorge alcança milhões de visualizações no Facebook com mensagem reflexiva

O cantor, compositor, e instrumentista Maurício Jorge, chegou a marca de mais de 2 milhões de visualizações no Facebook, após a publicação de uma mensagem reflexiva em sua rede social. O post chegou a mais de 43 mil compartilhamentos entre usuários da ferramenta.

Com o seu forró romântico tocado nas principais rádios Brasil a fora, além das plataformas digitais, Maurício ganhou repercussão nacional pelo seu trabalho com músicas evangelizadoras, chegando a se apresentar em emissoras de rádio e TV em rede nacional.

Com um canal no Youtube intitulado de ‘’Palavra por Palavra’’, Maurício publica vídeos motivadores e reflexivos. Na última postagem o artista alcançou a expressiva marca.

Veja o vídeo: 

4 Coisas que farão você SUPERAR os MOMENTOS mais DIFÍCEIS • Palavra por Palavra

Posted by Mauricio Jorge on Friday, April 3, 2020

Com colaboração de: Atson Rodrigo

Missão Velha: secretária avisa a servidores pelo whatsapp que não vai pagar salários de abril

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

Em meio à pandemia do novo coronavírus, que tem exigido dos entes federativos esforços financeiros para ajudar os mais pobres, a prefeitura de Missão Velha parece ir na direção contrária. Circula nas redes sociais o print de uma mensagem enviada pela secretária de educação daquele município, Amélia Macêdo, a um grupo de diretores de escolas informando que os servidores contratados e comissionados da pasta não irão receber salário neste mês.

“Infelizmente a pandemia nos trouxe sérias dificuldades e impossibilidades. Vivemos tempos difíceis em todos os sentidos. Contamos com o entendimento de todos”, escreveu a titular da pasta da educação missão-velhense. Ela não explicou, porém, se os vencimentos serão atrasados ou cancelados.

Abaixo da mensagem da secretária, uma funcionária comenta: “Não acredito”, acompanhado por um emoji que caracteriza tristeza.

Até o fechamento desta matéria, no entanto, a prefeitura não emitiu comunicado oficial informando sobre o suposto não pagamento dos salários. Deixamos o espaço aberto para eventuais esclarecimentos.

Manter sistema imunológico saudável é importante, mas não evita doença

Em tempos em que o sistema de saúde passa pelo desafio causado pela Covid-19, a sociedade se vê na condição de agir com cautela para evitar a necessidade de idas aos hospitais, seja por infecção pelo novo coronavírus ou por causas distintas. Dentro dessa nova rotina de cuidados, não podemos esquecer do nosso corpo e daquilo que nos ajuda a combater as ameaças ao nosso organismo: o sistema imunológico.

Uma boa imunidade é a principal defesa do corpo contra agentes infecciosos, como vírus, fungos, bactérias e até parasitas. Apesar de já nascermos com essa defesa, o sistema só atinge a maturidade imunológica por volta dos 12 anos e volta a apresentar “brechas” quando idoso.

Todavia, para manter tudo funcionando bem, independentemente da faixa etária, é preciso ter atenção com a alimentação e evitar o sedentarismo, como conta o diretor técnico e clínico geral do Hospital Geral Dr. César Cals, do Governo do Ceará, Pedro Guimarães.

“Existem mais de 300 distúrbios genéticos que podem causar alguma disfunção do sistema imunológico, variando desde comprometimentos leves até doenças bastante severas. Qualquer vírus, bactéria, fungo ou parasita pode, sob determinadas circunstâncias, podem se aproveitar de falhas no sistema e, para evitar que isso ocorra, a melhor defesa para nosso organismo é mantermos uma alimentação saudável e equilibrada, fazer atividades físicas regulares e evitar consumo de álcool, cigarro e outras drogas”, destaca médico.

Apesar de o sistema imunológico estar em perfeito funcionamento, isso não é garantia que a pessoa não vá ter nenhuma doença. Além disso, há fatores que nos tornam suscetíveis a infecções, nos deixando com o que é popularmente conhecido como imunidade baixa e pode ser observado por alguns sintomas, como quando um indivíduo tem, por exemplo, várias infecções em um curto período de tempo.

Covid-19

Outro agente que capaz de superar o sistema imunológico são vírus novos, como é o caso do novo coronavírus. Por ser algo que o organismo não tem conhecimento pré-existente, o corpo tem mais dificuldade para identificar e combater o invasor.

Na esteira dos acontecimentos, muitos tentam oferecer soluções caseiras como alternativa no combate a Covid-19, contudo isso deve ser visto com muito cuidado, pois não existe nada conhecido que combata a doença, seja medicamentos ou alimentos. “Não existe milagre, não existem alimentos protetores contra a infecção do coronavírus. Não há nada comprovado ainda, mas existem muitos aproveitadores neste momento, tentando tirar vantagem dos mais incautos”, afirma Pedro Guimarães.

A médica imunologista Janaira Fernandes, do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), corrobora com Pedro e reforça: “Em relação ao Covid-19, ainda é vírus. Há algumas hipóteses sobre suplementação com microelementos na dieta, mas não temos dados suficientes para preconizar reposição indiscriminada para a população. O funcionamento de forma saudável do sistema imunológico segue sendo uma alimentação balanceada, atividade física e equilíbrio emocional. E, em relação ao novo coronavírus, o mais importante no momento é evitar o contato com o agente”.

A disseminação da Covid-19 é uma preocupação global. Mas é importante não entrar em pânico e ter cuidado com notícias falsas. Busque sempre informações em órgãos nacionais e internacionais, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde.

Orientações importantes

Siga as medidas de proteção da OMS: lave as mãos frequentemente, evite aglomerações e muito contato pessoal, proteja boca e nariz ao espirrar/tossir, evite tocar nos olhos, nariz e boca, não compartilhe objetos pessoais e busque ajuda médica se necessário.

Polícia Civil orienta sobre como evitar golpes em compras virtuais durante quarentena

Nesse momento de quarentena para evitar a propagação do novo coronavírus, as pessoas ficam mais tempo dentro de casa e, como consequência, estão utilizando a comodidade da internet para efetuar diferentes tipos de compras com mais frequência. Esse cenário é muito propício para os criminosos aplicarem golpes no meio virtual, por isso a necessidade de alguns cuidados redobrados nesse período. A Polícia Civil orienta para que todos fiquem atentos para realizar compras pela internet de forma segura.

O delegado Julius Bernardo, da Célula de Inteligência Cibernética do Departamento de Inteligência Policial (DIP) da Polícia Civil, explica que ao optar por uma compra online, o consumidor deve verificar a reputação do site em buscadores. “Em uma pesquisa rápida na internet, é importante observar o que as pessoas estão comentando, se já foram vítimas de algum golpe, se o site é seguro e de confiança”, reitera.

Os criminosos têm agido de diversas formas para enganar potenciais vítimas. Nos sites de compras online, o hacker vai tentar obter os dados cadastrados do usuário e, dessa forma, efetuar compras não autorizadas. O criminoso também pode utilizar tais informações pessoais e bancárias em diversos outros sites para aplicar mais golpes, o que potencializa o dano para a vítima. Para evitar essa situação, o delegado Julius Bernardo salienta que não é recomendado a utilização da mesma senha e login em todos os sites visitados, tampouco deixar salvo de forma automática os dados do cartão de crédito. “Também é preciso ter cuidado com links, formulários e aplicativos suspeitos, pois também podem capturar informações que podem ser utilizadas em golpes”, informa. Uma atenção especial para sites e aplicativos falsos sobre o novo corona vírus, que podem solicitar dados para o cadastro em algum suposto benefício. “Sempre é necessário checar a informação em algum meio oficial do Governo”, alerta.

Algumas dicas para se proteger desse tipo de golpe virtual são

– Não faça download de aplicativos suspeitos;
– Não abra links desconhecidos;
-Não forneça seus dados sem antes verificar a segurança do site;
– Desconfie sempre e cheque a procedência do site;
-Não cadastrar a mesma senha e login em todos os sites utilizados;
-Não deixe os dados do cartão de crédito salvos no site.

A população deve registrar um Boletim de Ocorrência (B.O) caso tenha sido alvo de algum golpe. O registro pode ser realizado pela Delegacia Eletrônica (Deletron), através do endereço eletrônico. Com o B.O registrado, a vítima deve entrar em contato com o seu cartão de crédito para tentar cancelar a compra não reconhecida e informar também a loja onde a compra foi efetuada.

 

Menina de 8 anos morre com suspeita de covid-19 em Barbalha

Uma menina de 8 anos de idade morreu, nesta quinta-feira (16), no Hospital Santo Antônio, em Barbalha, com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus. Ela era natural do município de Salitre, que ontem confirmou o primeiro óbito por covid-19.

Segundo informações obtidas pelo site News Cariri, a criança deu entrada na unidade hospitalar na noite da última quinta-feira (16), vindo a óbito na mesma noite, após uma parada cardiorrespiratória. O corpo foi liberado na manhã desta quinta-feira.

Na última quarta-feira a secretaria de saúde do estado confirmou a morte de uma mulher de 52 anos por covid-19 no município salitrense. Ela faleceu no dia 02 de abril, em sua própria residência, após sentir um mal estar. O resultado do exame que confirmou a doença, contudo, foi divulgado somente 13 dias após a morte.

De acordo com a secretaria municipal de saúde, a criança que morreu com suspeita da doença residia na mesma localidade da mulher, o povoado rural Serra das Nogueiras. Nesse mesmo local, há quatro possíveis casos da covid-19 sendo investigados.

Prefeitura do Crato reforça medidas preventivas e esclarece motivo da interdição de ruas na cidade

NOTA DE ESCLARECIMENTO

” A Prefeitura do Crato vem a público informar que tem adotado todas as medidas, em comum acordo com o Ministério Público, para promover o isolamento social e, quando necessário, o distanciamento nos locais públicos, visto que as pessoas ainda necessitam circular na cidade para, principalmente, receber benefícios sociais.

Devido à liberação desses benefícios nos últimos dias, presenciamos centenas de pessoas aglomeradas nas portas de estabelecimentos bancários. Para garantirmos a distância de segurança entre os cidadãos, fez-se necessário delimitar áreas para o trânsito de veículos no centro da cidade. A medida visa, além de tudo, garantir a segurança dos pedestres.

Neste sentido, os órgãos de segurança do Crato bloquearam o perímetro central da cidade: as ruas Senador Pompeu, Dr. João Pessoa e Santos Dumont, estando disponíveis apenas para o trânsito de pessoas.

Essas medidas, como as demais, têm se mostrado eficazes na promoção do distanciamento social em outras cidades e obedecido o que dizem os decretos municipais, estaduais e as próprias medidas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Pedimos à imprensa que continue com o relevante serviço prestado à sociedade, esclarecendo aos cidadãos e cidadãs sobre essa grave doença e sobre a importância das medidas de prevenção. Vimos tratando com os cratenses, de forma transparente, sobre o momento vivido, a fim de informar e resguardar a vida de cada cidadão, sem pânico, sem politicagem e sem fake news.

Temos aprendido, neste momento de crise e com esta nova doença, que hoje, mais do que nunca, faz-se necessário que todas as pessoas tenham a consciência de que a responsabilidade é coletiva, devido ao efeito de contaminação exponencial do Coronavírus.”