Covid-19: Santana do Cariri adota barreira sanitária na cidade

Publicidade

A Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, tem ampliado os atendimentos em saúde para descartar casos do novo Coronavírus (Covid-19). Entre as medidas estabelecidas pelo governo municipal está a instalação de uma barreira sanitária.

A informação da nova medida foi divulgada pelo Prefeito Pedro Henrique, em entrevista à Radio Vale do Buriti FM, na última quinta-feira (16). O programa contou ainda com a participação da Secretária de Saúde, Aline Alencar e o Coordenador de Vigilância em Saúde, Diogo Moreira.

A barreira sanitária, decretada pelo prefeito, terá início neste sábado, dia 18 de abril, na Avenida Patativa do Assaré, próximo à Praça Teresa Cabral, conhecida como “praça dos quiosques”, principal entrada da cidade e conta com o trabalho da Atenção Básica, Vigilância Sanitária, Guarda Municipal e Destacamento da Polícia Militar.

O objetivo será rastrear todas as pessoas que visitam o município para identificação de sinais e sintomas do COVID-19, sendo os sintomáticos avaliados pela equipe volante do município, composta por médico e técnico de enfermagem. Além de orientar motoristas e motociclistas sobre a importância de medidas preventivas contra o novo Coronavírus (Covid-19).

MONITORAMENTO DE VIAJANTES

Todos os viajantes que chegam para permanecer no município serão cadastrados pelo serviço de vigilância sanitária para monitoramento de sinais e sintomas de ficarão em isolamento social por um período de 14 dias. A barreira também permitirá identificar o tempo que os visitantes pretendem permanecer no município, a finalidade da visita e ainda o repasse de informações educativas para o controle da COVI-19.

Vale ressaltar que este serviço estará disponível durante todo o feriado, iniciando-se no sábado dia 18 até a terça dia 21.

O Prefeito Pedro Henrique reconhece as dificuldades por conta da extensão territorial do município, com diversas entradas de acesso pela zona rural, e por isso, pede que a população colabore com as autoridades e notifique junto à Secretaria de Saúde pessoas que chegarem em qualquer parte do território municipal.

Para isto, destaca o telefone da Ouvidoria do município: (88) 9 97357627 que está à disposição 24 horas por dia, todos os dias da semana. E pede para cautela e, quem puder, fique em casa, evite aglomerações, reuniões entre amigos, e fique atento à rotina de higienização.

Publicidade

Leia também