Moradores do Bairro Seminário em Crato pedem providências quanto ao descaso em rua da localidade.

Por Marlon Torres / Agencia newscariri

Moradores da Rua SGT George Teles Sampaio, procuraram a equipe de reportagens do Portal Newscariri para relatar o descaso e abandono que eles vivem .

Localizada no Bairro Seminário, em Crato, a rua não tem pavimentação adequada para trânsito de automóveis. Moradores afirmaram que em um caso ocorrido, uma ambulância foi solicitada para ali atender uma ocorrência, entretanto, por falta de estrutura, a viatura não conseguiu chegar ao local indicado.

Alem disso, esgotos são despejados na rua sem qualquer tipo de coleta ou tratamento, o que pode causar doença graves nos moradores.

Sem contar o excesso de mato na via, que também é outro problema sério existente no local.

Moradores pedem às autoridades competentes que tomem providencias e solucionem os casos apontados por eles.

A equipe de reportagem do Portal Newscariri procurou o Secretário de infra-estruturar da cidade, o engenheiro civil Luiz Wellington Brandão e apresentou a queixa dos moradores da Rua SGT George Teles Sampaio.

Muito preocupado com a situação dos mesmos, o Ex.mo secretário nos afirmou que as providencias serão tomadas a partir de um levantamento topográfico da área, bem como junto à SAAEC, solicitação do Saneamento, alem da futura pavimentação da via.

“Vou também dirigir o problema para o setor competente sobre a limpeza nessa rua. A nossa equipe já vem trabalhando nesse sentido em outras localidades, e vamos apresentar soluções também para esta. Os problemas da cidade são muitos, mas com certeza, iremos resolvê-los. Estamos na administração somente há sete meses, já os problemas existe há muito anos.” Afirmou.

Campos Sales. Aliança estranha entre Moésio e Roque

Por Madson Vagner

Uma provável aliança entre o deputado estadual Sineval Roque e o prefeito de Campos Sales, Moésio Loiola, está movimentando as especulações políticas no Cariri Oeste. Na base do Governo, ao qual os dois fazem parte, é dada como certa a candidatura de Moésio à Assembleia Legislativa; no entanto, Roque, que deve disputar uma cadeira no legislativo estadual anunciou uma emenda parlamentar no valor de R$ 500 mil para o município.

A concessão da emenda levantou críticas de outras lideranças do Crato, onde Roque tem sua base eleitoral. Para os mais críticos, Sineval Roque, acabou enterrando a possibilidade de se colocar como candidato do Crato. Em Campos Sales a notícia foi avaliada como uma implosão a candidatura de Moésio. O ano de 2018 nos dirá quem permanecerá no páreo.

Tenente Coronel Paulo Herman, deixa comando do 2º BPM de Juazeiro e Assume função na Casa Militar do estado, Veja o Comunicado

Nesses mais de 29 anos dedicados à segurança pública do estado do Ceará, existiram vários momentos em que tive que fechar alguns ciclos, para poder iniciar outros. E é chegada a hora de o fazer novamente. É chegado o momento de percorrer novos caminhos, realizar novas conquistas e vencer outros desafios.

Em 2015 assumi um dos maiores trabalhos da minha vida. Recebi o comando do 2° Batalhão da PM, sediado na cidade de Juazeiro. Iniciei com muita determinação e vontade de acertar. Reuni parceiros e tracei metas. Fomos à luta e em busca de contribuirmos, da melhor forma possível, para garantir a segurança dos cidadãos de bem.

A missão foi árdua, porém, gratificante. Foram noites e noites em claro, pensando nas melhores maneiras de darmos uma resposta aos anseios da população.

E, felizmente, conseguimos. Fomos e somos vitoriosos. A AIS 19, área que engloba a região do Cariri, figurou, nesse período, como protagonista no combate ao crime. Atingimos todas as metas! Fomos os primeiros colocados no estado, no último semestre, em apreensões de armas de fogo. Fomos, ainda, os primeiros colocados, no trimestre derradeiro, em prevenção de homicídios (vidas salvas).
Tudo isso, não seria possível, se não fosse o empenho de cada homem, de cada praça e oficial, que, todos os dias, dão o seu sangue para proteger a nossa sociedade. E que merecem todos os reconhecimentos devidos .
Não podemos esquecer de que tudo isso, seria muito mais difícil sem o apoio dos órgãos que atuam em parceria com a polícia militar. Cada um exerce papel fundamental no sucesso da nossa batalha.

Destarte, aproveito a oportunidade, para comunicar que, *a partir de hoje, deixo o comando do 2° BPM e passo a exercer função na Casa Militar do Governo do Estado do Ceará, em Fortaleza. Porém, passo o comando para um amigo leal e grande oficial da nossa corporação, o Tenente Coronel Brito. De pronto, desejo muito sucesso na empreitada.
Quando é chegada a hora de nos despedirmos, concomitantemente, é chegada a hora dos agradecimentos. Não citarei a maioria dos nomes, para não correr o risco de ser injusto com alguém. Pois, todos, de alguma maneira, foram importantíssimos, para a nossa desenvoltura nesse período.
Começo agradecendo ao Governador do Estado, o Sr. Camilo Santana, um dos maiores governadores da história, principalmente na área da segurança (Ex: Valorização Profissional, Promoções de policiais, Novos e modernos equipamentos, aumento de efetivo e etc…), pela confiança e apoio durante o nosso comando. E, ainda, pela oportunidade de integrar esta nova equipe.
Agradeço, de uma forma bastante especial ao Secretário de Segurança Pública, o Dr. André Costa. Um homem que compartilha da minha linha de trabalho, que é operacional e destemido. E sempre nos deu total e absoluto apoio. Se mostrando um verdadeiro defensor e amigo da polícia militar.
Agradeço ao Secretário e primo, o Sr. Fernando Santana, pela disponibilidade em resolver as demandas da nossa corporação.
Agradeço aos inestimáveis comandantes: Comandante Geral da PMCE, o coronel Viana; Comandante da Casa Militar, o Coronel Studart e ao Comandante do CPI sul, o Coronel Gilvando.
Agradeço à todos que fizeram e fazem parte do 2° BPM (Civis e Militares). Do Soldado mais moderno ao Oficial mais antigo, pelos grandes serviços prestados. E por sempre orgulharem este comandante, com a sua honradez e vontade de trabalhar.
Agradeço à imprensa e à população Caririense, por confiarem no nosso trabalho e por serem sempre parceiros e amigos.
Agradeço à minha família (Minha esposa Rosângela e meus filhos: Indira, Gabriela e Hervano Neto), parentes e aos meus amigos, por apoiarem as minhas decisões e sempre torcerem por mim.
Por fim, agradeço a todos os que fizeram e fazem parte, de alguma maneira, da minha história. Não há palavras que traduzam o quão agradecido eu estou.
Como disse no início, ciclos devem se fechar, para que outros se abram.
*Finalizo o meu comando no 2° Batalhão, com a certeza de dever cumprido e inicio o meu trabalho junto à Casa Militar, com bastante entusiasmo.*
E, como sempre, para mim, missão dada, é missão cumprida.
Termino, lembrando à todos, que a polícia militar é uma família. Eu vi e vivi isso na prática. Nesse período em que estive à frente do 2° BPM, passei por grandes provações pessoais. Perdi a minha querida mãe e o meu inesquecível irmão, o Coronel Macêdo (em um intervalo menor do que um ano). A força para continuar só veio com o apoio de quem me quer bem. A família fardada (junto à minha de sangue) foi essencial. Cada palavra de conforto e cada gesto de atenção, me fez levantar a cabeça e continuar a minha luta.
Não há nada mais gratificante do que fazer parte da Família Polícia Militar. É e sempre será uma honra!

Diante de tudo isso, afirmo que, mesmo saindo do 2° BPM (e região do Cariri), ele sempre fará parte de mim e estará, em lugar de destaque, na minha vida (profissional e pessoal). O que vivi aqui é impagável e memorável.
Dou uma última determinação, como comandante deste Batalhão: CONTINUEM O TRABALHO! PROTEJAM E SALVEM VIDAS! GUARDEM A NOSSA SOCIEDADE, SOB TODO CUSTO!
AVANTE!

Obrigado!

Atenciosamente,

 

Ten. Coronel Paulo Hermann Fernandes Macedo.

Senado libera outorga e rádio universitária da Urca começa a funcionar em setembro

Universidade pleiteava a emissora desde 2011, ainda na gestão da ex-reitora Otonite Cortez

A Universidade Regional do Cariri (Urca) conseguiu aprovação, no Senado Federal, do Projeto Decreto Legislativo nº 92, 2016, que trata sobre o ato de outorga que permite à instituição a execução de serviços de radiodifusão sonora em frequência modulada (FM) em Crato.

A Urca pleiteava a rádio universitária desde 2011, ainda na gestão da ex-reitora Otonite Cortez. Com a conquista, a rádio passará a funcionar já em setembro.

O reitor da Urca, Patrício Melo, já havia anunciado tanto a aquisição dos equipamentos como afirmou que o foco estava na fase de implantação do estúdio onde irá funcionar a rádio.

Segundo ele, desde a conquista da concessão, em 2011, a direção superior da Universidade vinha se mobilizando para obter recursos destinados à montagem da emissora.

Jornal do cariri

Ceará tem 80 doadores cadastrados no Hemoce com tipos sanguíneos considerados raros no mundo

 

O Ceará tem 80 doadores de sangue com tipos sanguíneos considerados raros no mundo cadastrados no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce). O órgão informa que possuí um serviço especializado de identificação de pessoas com tipos sanguínies raríssimos. Na última quarta-feira (12), um doador cearense com sangue presente em apenas 11 famílias brasileiras salvou um bebê na Colômbia com sua doação.
Segundo o órgão, cada vez que um voluntário doa sangue, as amostras coletadas são avaliadas pelo laboratório de Imuno-Hematologia. O material colhido passa por um processo de análise e testes que incluem tipagem ABO e RH e pesquisa de anticorpos irregulares.
“Durante as análises, ficamos atentos às células do sangue, se existem fenótipos raros e anticorpos irregulares. Ao longo dos quatro anos de implantação do banco, conseguimos identificar que 80 doadores de sangue do Hemoce possuem tipos sanguíneos raros”, afirma Denise Brunetta, coordenadora do laboratório de Imuno-hematologia do Hemoce.
A triagem imuno-hematológica do doador no Ceará é feita no laboratório especializado do Hemoce, em Fortaleza, utilizando equipamento de alta tecnologia. São 41 profissionais da saúde entre médicos, bioquímicos, biólogos, técnicos de enfermagem, biomédicos, técnicos e auxiliares de laboratório envolvidos na identificação de doadores com fenótipos raros. Desde a implantação do banco, nove fenótipos raros foram detectados, entre eles o fenótipo Bombay, raríssimo no mundo.
As informações sobre os doadores raros ficam disponíveis no Banco de Sangue do Hemoce, que repassa para o Cadastro Nacional de Sangue Raro do Ministério da Saúde. Esses doadores são orientados a não realizar doação de sangue com regularidade para ficar disponíveis para situações de emergência, como a que aconteceu na última quarta-feira.
1º transplante raro do país
O Ceará foi o primeiro estado brasileiro a enviar sangue raro para outro país, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Uma criança de 1 ano e 3 meses, residente em Medellín, na Colômbia, teve a vida salva graças à compatibilidade de sangue com um doador do Ceará que também tem o fenótipo Bombay, tipo sanguíneo considerado raríssimo.
No Brasil, somente 11 famílias possuem esse fenótipo. O doador cearense faz parte de uma dessas famílias.
A enfermeira do Hemoce, Natalícia Azevedo, que ficou responsável pelo transporte da bolsa de sangue, disse que se sentiu a “guardiã de uma vida”. Coube à enfermeira a responsabilidade de levar a bolsa de Fortaleza até Bogotá, capital da Colômbia, em um percurso de mais de 4 mil quilômetros em 11 horas de viagem em três voos comerciais no fim de semana passado.
O sangue transportado é de um tipo raro chamado “hh” ou fenótipo Bombaim. A paciente que recebeu a doação é uma menina de um ano e dois meses que apresentava sangramento digestivo grave e precisava de transfusão urgente.

Fonte: G1

Travessia Salvador – Mar Grande opera com saídas a cada 30 minutos e sem filas nesta terça

A Travessia Salvador – Mar Grande opera com saídas a cada 30 minutos e sem registro de filas na manhã desta terça-feira (18). De acordo com a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), o movimento é tranquilo e o embarque é imediato tanto no Terminal Náutico da Bahia, na capital baiana, como no Terminal de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica.
Segundo a empresa, as condições de navegação na Baía de Todos-os-Santos são boas e as embarcações fazem o percurso da travessia em tempo médio de 40 minutos. A última saída de Mar Grande, nesta terça-feira, será às 18h30. Já a última saída de Salvador ocorre às 20h.
Morro de São Paulo e tour por ilhas
Também operam com movimento tranquilo a travessia Salvador – Morro de São Paulo e as lanchas que fazem o passeio pelas ilhas da Baída de Todos-os-Santos.
Os horários de saída de Salvador para Morro de São Paulo são às 8h30, 9h, 10h30, 13h e 14h30. No sentido inverso, 9h, 9h30, 12h30 e 15h.
As escunas do passeio pelas ilhas zarpam a partir das 9h do terminal. O tour inclui paradas na Ilha dos Frades e Itaparica. A tarifa custa R$ 40 e o retorno a Salvador ocorre às 17h30.

fonte: G1

Mauriti promoveu conferencia de assistência social

Agencia newscariri

Na última Sexta (14), o auditório Escola Profissionalizante Padre João Bosco de Lima, Mauriti-CE, recebeu a 9ª Conferencia Municipal de Assistência Social, cujo tema foi “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”.

De grande importância para a assistência Social do município, o evento aconteceu o dia todo.

Pela Manhã, esteve presente o Prefeito Mano Morais (PDT), que iniciando o evento ressaltou a importância do debate de idéias na ocasião, concedendo também uma entrevista à Radio União FM, onde fez uma prestação de contas à comunidade e ainda falou das dificuldades que estão atormentando o município no que tange ao corte de verbas, diminuição de receita e falou sobre os bloqueios de dinheiro por contado Governo  Federal  no FUNDEB e ainda apontou algumas cobranças que Mauriti vem recebendo ainda da administração anterior.

Ainda estiveram presentes, o vice prefeito Vitor Martins, a presidente  da   Câmara  Municipal Fernanda Martins, que também é assistente social, alguns  vereadores   e  os  secretários  Creuza Milcharek, da educação,   Rener Oliveira, da  Fazenda,  Cartaxo Lucena, de  agricultura e Dr. Tiago Bezerra,  da saúde, além da secretária de assistência social Cleide Alves e integrantes do Conselho   Municipal   de  Assistência   Social   CMAS,   que   tem   como   presidente Emanuelle Cristina Ramalho, e representantes da sociedade civil.

A assistente social Rosangela Oliveira Araruna ministrou a palestra aos presentes, trazendo questionamentos e informações sobre o tema do evento.

Ministério Público recomenda medidas para garantir segurança de conjunto habitacional no Recife

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou que Prefeitura do Recife adote medidas para garantir a segurança estrutural de edifícios do Conjunto Residencial Casarão Cordeiro, na Zona Oeste da cidade. No texto, publicado no Diário oficial desta terça-feira (18), a Promotoria Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Histórico e Cultural da Capital informa que o município deverá realizar inspeções, sondagens e ensaios, além de elaborar relatório sobre a qualidade construtiva dos imóveis, do tipo caixão.
O MPPE deu um prazo de 15 dias para que a administração municipal informe se acata ou não as medidas. Por telefone, a assessoria de comunicação da Prefeitura do Recife informou que vai se pronunciar sobre as recomendações.
A promotoria justificou que tomou as medidas após analisar relatórios técnicos da Defesa Civil do Recife. Os documentos apontaram patologias estruturais de risco alto no conjunto. O Ministério Público também avaliou a situação, por meio dos técnicos da Gerência Ministerial de Arquitetura e Engenharia (GMAE).
De acordo com a recomendação, esses trabalhos devem incluir várias ações: inspeção das fundações dos blocos do habitacional, análise do solo, identificação da capacidade de resistência e da estabilidade do conjunto solo-fundações; bem como execução de ensaios para aferir a resistência dos elementos.
O MPPE recomendou que esses testes sejam realizados em até seis meses. Em seguida, o município deve apresentar cronograma com as ações de manutenção e recuperação a serem implementadas. As iniciativas precisam contemplar os serviços necessários para o restabelecimento das características originais da edificação, também no prazo de seis meses.
Segundo a promotoria, essa medida é necessária por causa de diversas modificações do projeto original, que incluem construções irregulares e alterações de fachada. Além disso, o MPPE recomenda ao gestor que acione, administrativa ou judicialmente, a empresa responsável pela construção do conjunto, para que providencie a correção dos vícios de construção indicados nos documentos técnicos.
De acordo com op Ministério Público, a Prefeitura do Recife deverá, ainda, elaborar um manual de uso e manutenção da edificação, voltado para os moradores. Segundo a recomendação, “cabe ao município permitir que os moradores do habitacional constituam um condomínio, que será o responsável por adotar as ações de conservação, com base no manual.”
Avaliação

O parecer técnico classificou os problemas como vícios construtivos. Eles devem ser sanados pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB), mediante ação contra o consórcio executor da obra. Há, ainda, vícios de utilização. Nesses casos, os repados precisam ser feitos pela adiministração municipal.
A necessidade de ações de recuperação do conjunto habitacional foi tema de uma reunião realizada no dia 27 de março, quando a Procuradoria do Município do Recife solicitou o envio de minuta de termo de ajustamento de conduta, com a relação das ações que deveriam ser tomadas. Porém, após análise do documento, a gestão municipal optou por não firmar o TAC.
Estrutura
O Conjunto Habitacional foi lançado em 2006 e custou mais de R$ 12 milhões. A unidade possui um total de 22 blocos, 704 apartamentos e 54 casas.

Fonte:G1-Pe

Balança comercial tem superávit de US$ 1,3 bi na 2ª semana de julho

Na segunda semana de julho, a balança comercial registrou superávit de US$ 1,323 bilhão, resultado de exportações no valor de US$ 4,519 bilhões e importações de US$ 3,196 bilhões. No mês, as exportações somam US$ 8,573 bilhões e as importações, US$ 6,206 bilhões, com saldo positivo de US$ 2,367 bilhões.

O desempenho das exportações na segunda semana do mês ficou 11,5% superior à média da primeira semana. Para o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, o motivo foi o aumento das vendas externas de produtos básicos (petróleo em bruto, farelo de soja, bovinos vivos e fumo em folhas) e manufaturados (principalmente aviões, óleos combustíveis, máquinas e aparelhos de terraplanagem).

Em contrapartida, houve queda de 7,6% nas vendas de produtos semimanufaturados, puxada por produtos como celulose, ferro-ligas, ferro fundido, couros e peles, manteiga, gordura e óleo e cacau.

No que diz respeito às importações, a balança da segunda semana deste mês aponta crescimento de 6,2% em relação à média diária em igual período do ano passado. A alta aconteceu devido, principalmente, ao aumento nos gastos com adubos e fertilizantes, combustíveis e lubrificantes, químicos orgânicos e inorgânicos, equipamentos elétricos e eletrônicos, cobre e suas obras.

Em um ano

Nas exportações, comparadas as médias até a segunda semana de julho de 2017 com a de julho de 2016, houve crescimento de 10,3%, em razão do aumento nas vendas de produtos básicos (22,7%).

Nas importações, a média diária até a segunda semana de julho de 2017 ficou 10,9% acima da média de julho de 2016. Nesse comparativo, cresceram os gastos principalmente com adubos e fertilizantes (76%), combustíveis e lubrificantes (66,9%), plásticos e obras (24,4%), equipamentos eletroeletrônicos (19,9%) e veículos automóveis e partes (11%). As informações são do Portal Brasil.

Em comparação com junho de 2017, houve crescimento nas importações de 3,5%, pelos aumentos em equipamentos mecânicos (18%), combustíveis e lubrificantes (15,4%), siderúrgicos (11,6%), plásticos e obras (6,8%) e adubos e fertilizantes (4,3%).

noticias ao mimuto