Conheça o primeiro cratense da história a entrar no BBB

Marcos Vinicius é o cearense que vai participar do BBB22. Ele é natural do Crato, na região do Cariri, e se considera “influencer de baixa renda”. Vinicius revelou também que adora festa. Vinícius foi mais um do time “Pipoca” — que reúne os anônimos — divulgados na programação da Rede Globo nesta sexta-feira (14).

“As pessoas falam para mim que sou muito alegre. Onde eu chego eu já estou chamando atenção de todo mundo. Então acha que lá que tem festa toda semana eu não vou me acabar? Eu só saio de lá carregado no caminhão do lixo”.

O Ceará já teve outros seis participantes em edições anteriores do reality:

  • Natália no BBB5
  • Roberta no BBB6
  • Rafael no BBB8
  • Lucas no BBB18
  • Patrícia no BBB18
  • Kerline no BBB21

 

Influencer da baixa renda

 

Vinicius se define como ‘influencer da baixa renda’ porque gosta de mostrar o dia a dia da vida simples no interior do Ceará. Ele disse ao gshow que viralizou após gravar um vídeo reclamando da falta de água no município onde mora. Até o humorista cearense Tirulipa compartilhou.

“Mostro a realidade das coisas que acontecem na vida, não mostro luxo, viagem e riqueza. As pessoas se identificaram com isso, gostaram e fui trilhar esse caminho. No começo, deu para fechar umas parcerias. Mas depois rareou”, falou o cearense ao gshow.

Fonte: G1/Ceará 

32.569 capturas foram efetuadas pelas Forças de Segurança em 2021 no Ceará

As polícias cearenses atuam, diuturnamente, no combate à criminalidade por meio de ações integradas aliadas às tecnologias disponíveis no Ceará. O resultado de estratégias utilizadas pelas Forças de Segurança, em 2021, alcançou mais um indicador positivo para o Estado: mais de 32 mil pessoas capturadas por envolvimento em crimes e atos infracionais. Nos 12 meses do ano passado, 32.569 pessoas foram presas ou apreendidas em ações integradas.

Os dados são fornecidos e consolidados pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), instituição vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE). O secretário da SSPDS, Sandro Caron, reforçou que o resultado positivo é fruto de ações ostensivas e investigativas que seguem sendo realizadas através da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e da Polícia Civil do Estado (PC-CE).

“Nós tivemos, no ano de 2021, mais um resultado importante no que concerne ao balanço de capturas. Esse número alcançado é fruto de muitas ações estratégicas e de inteligência realizadas pela Polícia Militar do Ceará, além dos trabalhos investigativos da Polícia Civil do Estado do Ceará. São mais de 32 mil pessoas retiradas de circulação suspeitas de envolvimento em crimes e atos infracionais. É importante destacar ainda que esse resultado impacta, consequentemente, na redução de crimes em todo o Estado”, concluiu o gestor.

Ao todo, foram 32.569 prisões e apreensões registradas de janeiro a dezembro, em 2021, com média diária de 89 capturas. Somente no mês de dezembro, o número chegou a 2.492. Desse número, a maioria das capturas ocorreram em Fortaleza e nos municípios pertencentes às AIS 14 e 19.

Outros índices divulgados

Nos últimos dias, a SSPDS tem apresentado outros balanços positivos em relação à redução dos indicadores criminais. Na terça-feira (4), foi divulgada a redução de 18% nas mortes provocadas por crimes violentos no Ceará. Em todo o ano de 2021, foram registradas 3.299 mortes provocadas por crimes violentos. Em comparação com o ano anterior, quando aconteceram 4.039 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), foram 740 casos a menos.

Na quarta-feira (5), foi apresentado o balanço com a redução dos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP), que abrangem todos os tipos de roubos. Em todo o ano de 2021, o Ceará apresentou uma redução de 10,8%, com 48.141 casos registrados. O acumulado do mesmo período em 2020 totalizou 53.956.

Os dados sobre a redução dos roubos de cargas no Ceará foram divulgados na última quinta-feira (6). O balanço apresentado pela pasta foi o melhor resultado de toda a série histórica em relação a esse tipo de crime. No ano de 2021 houve a redução de 28,5% nesse tipo de ocorrência em território cearense. A comparação é com todo o ano de 2020, quando foram contabilizadas 63 ocorrências, enquanto no ano seguinte (2021) esse registro caiu para 45 casos.

Outro dado positivo foi a redução de roubos a instituições financeiras em 2021, também com o melhor balanço da série histórica. As informações foram divulgadas na sexta-feira (7). No comparativo de 2021 com o ano de 2020, houve uma retração de 7,4%. Este foi o quinto ano seguido de retrações nessa modalidade de roubo.

Nessa segunda-feira (10), a SSPDS também divulgou o total de apreensões de drogas nos dois últimos anos no Ceará. Durante o período, as Forças de Segurança apreenderam mais de 15,5 toneladas de entorpecentes em todo o Estado, das quais 2,7 toneladas foram de cocaína. Por último, na terça-feira (11), a pasta divulgou o total de 6.080 armas apreendidas em todo o ano de 2021.

Fonte: Governo do Ceará

Taxa de positividade nos testes de Covid-19 no Ceará chega a 45%, diz secretário da Saúde

A taxa de positividade de testes para a Covid-19 no Ceará já se aproxima dos 45%, informou o secretário da Saúde, Marcos Gadelha, durante participação em live realizada pelo governador Camilo Santana (PT), na tarde desta sexta-feira (14).

De acordo com o secretário, a positividade em todo o Estado vem “aumentando progressivamente”. E Fortaleza apresenta cenário semelhante, com uma taxa de positividade próxima aos 45%.

“Isso significa que, a cada 100 pessoas que fazem exames, quase a metade está com exames positivos. Refletindo exatamente a alta transmissibilidade dessa nova variante”, a Ômicron.

Entre 31 de dezembro de 2021 até o último dia 6 de janeiro, a proporção de positividade das amostras (RT-PCR) de residentes de Fortaleza, analisadas pelos laboratórios da rede pública, era de 23,3%.

Média de atendimentos avança

Durante a transmissão ao vivo, Marcos Gadelha detalhou também que a média de atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde da Capital tem “aumentado bastante”. Sobretudo devido à Covid e à Influenza.

O mesmo é visto nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), com registros de mil atendimentos diários.
“A gente tem ficado um pouco menos preocupado porque isso não tem pressionado muito os hospitais em termos de internação de UTI. Embora a gente esteja se antecipando e abrindo diariamente unidades de terapia intensiva no [Hospital] Leonardo da Vinci e nas várias regiões de sáude do Estado”.

Devido ao aumento dos atendimentos na rede pública de saúde, o chefe do Executivo informou que vai anunciar, na próxima semana, detalhes referentes a um apoio financeiro que será concedido aos municípios. Os recursos devem beneficiar todas as 184 cidades.

Fonte: Diário do Nordeste

Bilinha e reitor da Urca negociam convênio para o Balcão da Cidadania

O presidente em exercício da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, vereador William Bazilio – Bilinha (PMN), se reuniu nesta sexta-feira (14) com o reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), Lima Júnior a fim de discutir a possibilidade de um convênio entre os dois órgãos para o projeto ‘Balcão da Cidadania’ criado por lei , que será implantado na Câmara Municipal.

“O Balcão da Cidadania foi um dos primeiros temas que colocamos em pauta, também tratamos de outros assuntos de interesse da população. Queremos fazer diversos convênios com a Urca e demais entidades. É com muito diálogo e respeito com a população que quero colocar em prática este projeto que é de grande importância para o povo juazeirense”, disse Bilinha.

O reitor Lima Júnior, por sua vez, viu com bons olhos a iniciativa e afirmou a intenção de firmar uma parceria em relação ao Balcão da Cidadania. “O projeto é uma iniciativa popular importante que irá atender a comunidade em diversas perspectivas, garantindo direitos a população”, afirmou o reitor.

Além de Bilinha e Lima Júnior , participaram da reunião o chefe de gabinete Francisco Pinheiro, o coordenador da Comissão das Unidades Descentralizadas, José Ferreira, e o Dr. Marcelino Oliveira

Samu Ceará realiza treinamento de urgência para profissionais do Hospital de Saúde Mental

Com o intuito de alinhar protocolos de atendimento a emergências psiquiátricas, o Núcleo de Ensino de Urgências (NEU) do Samu 192 Ceará realizou, nestas quinta (13) e sexta-feira (14), o curso Suporte Avançado de Vida no Intra-hospitalar para profissionais de saúde do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

Cerca de 80 profissionais, divididos em duas turmas, participam da capacitação, que possui carga horária de 60h/a, contemplando conteúdos teóricos e práticos. Entre os temas abordados, estão ocorrências e procedimentos mais comuns ao serviço de urgência, como parada cardiorrespiratória, manejo de vias aéreas, atendimento inicial em acidente vascular cerebral (AVC), traumas, queimaduras, entre outros.

Para Aparecida Rocha, ministrante do curso e coordenadora do NEU, há um grande ganho no alinhamento de protocolos entre os dois equipamentos. “Além de treinar os profissionais do Samu, o NEU tem a responsabilidade de capacitar continuamente profissionais de outros serviços de urgência e emergência, especialmente, alinhando os protocolos de primeiros atendimentos. Desta parceria, além de toda troca de conhecimento, vamos definir alguns protocolos de urgências psiquiátricas para que, quando o Samu chegue ao hospital com um paciente, os protocolos sejam executados conforme o planejado”, explica.

Aparecida Rocha, do Núcleo de Ensino de Urgências do Samu 192 Ceará, ministrou as aulas para duas turmas de profissionais do HSM

O coordenador clínico do HSM, Karlos Sancho, que possibilitou a realização do treinamento aos profissionais do hospital, afirma que, nos últimos anos, vem aumentando a necessidade de uma assistência avançada na Emergência da unidade, e a capacitação dos profissionais é fundamental nesse processo. “No ano passado, por exemplo, tivemos casos de pacientes psiquiátricos com necessidades clínicas de urgência e emergência, pacientes que precisaram ser intubados e até transferidos para outros hospitais com maior suporte clínico, e esse treinamento multiprofissional é importante para intensificar o trabalho das equipes de emergência e urgência”, pontua.

No HSM, foram treinados médicos psiquiatras, enfermeiros e técnicos em Enfermagem que trabalham nas unidades de internação e na Emergência. Os profissionais tiveram a oportunidade de aprimorar procedimentos que devem ser realizados junto aos pacientes psiquiátricos com necessidades clínicas importantes, como infarto e parada cardiorrespiratória. Durante o curso, foi detalhado como usar melhor o desfibrilador, como monitor o paciente, fazer a intubação, entre outros tipos de assistências emergenciais. “Esperamos que esse seja o primeiro de uma série de cursos de educação continuada que irão promover um trabalho de excelência no Hospital de Saúde Mental, pois o paciente psiquiátrico não deixa de ter problemas clínicos e nós precisamos estar prontos para dar esse suporte ao paciente”, ressalta Sancho.

Receberam a capacitação médicos psiquiatras, enfermeiros e técnicos em Enfermagem das unidades de internação e da Emergência do HSM

A enfermeira Carla Ximenes, 34, que trabalha na Emergência e nas unidades de internamento do HSM, participou do treinamento do Samu e ficou muito satisfeita com o que aprendeu. “Estamos nos deparando com muitas situações clínicas na Emergência Psiquiátrica e esse treinamento chegou na hora certa. Precisamos estar preparados e qualificados para qualquer tipo de procedimento de urgência”, avalia.

Há trinta anos trabalhando no Hospital de Saúde Mental, a enfermeira Antônia Célia conta que não perde a oportunidade de aprendizado. “Já fiz o curso de socorrista do Samu, mas, cada vez que a gente participa, é como se fosse algo novo, que vai nos renovando. Quanto mais treinamento, melhor. Aprender é sempre muito bom. Estamos aqui para aumentar nosso conhecimento e repassar os ensinamentos para os demais profissionais da área, melhorando nosso serviço ao cidadão”, afirma.

Fonte: Governo do Ceará

Camilo recomenda adiamento do início das aulas para crianças de até 11 anos em 15 dias no Ceará

Em razão do aumento dos casos de gripe e Covid-19 nas últimas semanas, o governador do Ceará Camilo Santana (PT) recomendou que as escolas que estavam programadas para iniciar as aulas na próxima segunda-feira (17) adiem o início das atividades em 15 dias. A medida é voltada para as séries que contemplam alunos de até 11 anos de idade, ainda não vacinados contra a Covid.

“E que as escolas tomem essa decisão compartilhada com os pais dos alunos e das crianças cearenses”, recomendou o governador.

Outra medida anunciada pelo gestor é da diminuição de público máximo permitido nos estádios de futebol, que só vão poder acolher até 30% da capacidade máxima até o dia 5 de fevereiro. Ele lembrou que a data é o prazo estabelecido também para a redução de público dos eventos.

Outra determinação coloca a obrigatoriedade do uso de máscaras do tipo N95 ou similares nos atendimentos de farmácias, supermercados, escolas e outros estabelecimentos.

“Devido ao alto poder de contágio dessa onda. Os estudos mostraram que a máscara N95 consegue proteger significativamente a transmissão dessa variante que, repito, é muito transmissível. É uma obrigatoriedade que o comitê decidiu para proteger o trabalhador e a população”, explicou Camilo.

Número de casos dispara

O número de atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Fortaleza em pacientes com síndromes gripais já é o dobro do registrado no pico da segunda onda da Covid, segundo afirmou nesta quarta-feira (12) a secretária de Saúde de Fortaleza, Ana Estela Leite.

De acordo com Ana Estela Leite, os equipamentos hospitalares receberam mais 1,2 mil pessoas somente na segunda-feira (10).

“No dia 10 de janeiro, na última segunda-feira, os nossos postos atenderam o máximo, ultrapassou o máximo de atendimentos quando tivemos a segunda onda. Nós tivemos nas Upas no máximo na segunda onda 600 atendimentos por dia. Nós observamos agora mais de 1.200 atendimentos por dia.”

Fonte: G1 CE

Nova Olinda: Secretaria de Saúde amplia o horário da vacinação contra a Covid-19

A Secretaria de Saúde de Nova Olinda ampliou o horário de vacinação contra a covid-19. Até o próximo dia 20 de janeiro, os novolindenses poderão se vacinar no turno da noite, das 17h30 às 20h, ao lado da igreja matriz, local onde estão sendo realizadas as novenas da festa de São Sebastião, padroeiro da cidade. Em apenas três dias de mutirão, já foram aplicadas 80 doses. O objetivo é aproveitar o momento em que a população vai à missa, para realizar a adesão do público de 12 a 59 anos, pois de acordo com a equipe de Saúde, a taxa de rejeição à vacina contra a covid-19 ainda é alta por parte de pessoas que, por motivos religiosos e crenças pessoais, negam a eficácia da vacinação.

“A ideia inicial é levar esse mutirão a todas as igrejas do nosso município e, posteriormente, a todos os bairros. As vacinas contra a covid-19 têm mostrado que a baixa dos números de incidência de casos e óbitos se deve principalmente à vacinação em massa da população”, esclarece a enfermeira Ceiça Balbino, que também destaca a relação entre a não vacinação e o crescente número de notificados com o vírus no Hospital de Pequeno Porte Ana Alencar Alves. “Nesse início de ano, observamos uma taxa alta de número de notificados em relação aos últimos 90 dias. Também foi observado que 80% dessas notificações são de pessoas que não tomaram a vacina, e isso mostra a importância dessas ações de vacinação descentralizadas”, afirma.

Conforme informações do último Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde na última quarta, dia 12, foram notificados 2.397. Destes, 1.176 foram descartados e 1.207 confirmados, sendo que 1182 já estão curados e 05 seguem em acompanhamento. O município também registrou 20 óbitos.

Caminhão do Cidadão amplia número de atendimentos em Barbalha

A Prefeitura de Barbalha, em parceria com o Governo do Estado do Ceará, iniciou os atendimentos do Caminhão do Cidadão no Parque da Cidade, ontem, quinta-feira (13). A ação segue hoje (14), e amanhã (15).

Entre os serviços ofertados pelo caminhão, o mais procurado foi a emissão da 1ª e/ou 2ª via do RG, seguido de 1ª via do CPF. A unidade móvel realizou também emissões de comprovantes e do atestado de Antecedentes Criminais (folha corrida), impressão da Declaração de NIS e orientações para fazer a Carteira de Trabalho (CTPS Digital).  

De acordo com o secretário do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres e Direitos Humanos (STDSMDH), Sandoval Barreto, foi necessário aumentar o número de senhas distribuídas, devido a grande procura pelos serviços. “Ampliamos o atendimento para atender cada cidadão e cidadã que veio buscar resoluções de seus problemas. Essa ação é uma grande benfeitoria para a população barbalhense”, afirma.  

O supervisor do Caminhão do Cidadão, Junior Matos, ressalta a importância da unidade no acesso à documentação civil de modo mais próximo da população. “O cidadão tem dificuldade de ir aos locais onde normalmente se emite, então o Caminhão chega à porta deles para ofertar esse serviço. A expectativa é que mais de 300 pessoas sejam beneficiadas”, afirma. 

Fonte: Ascom Barbalha

Prefeitura do Crato prepara o Mirandão para receber jogos do Campeonato Brasileiro

Os preparativos para o Campeonato Brasileiro de Futebol estão intensificados. Nesta semana, a Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, realizou a limpeza e ordenamento do estádio municipal Governador Virgílio Távora (Mirandão), com mutirão de limpeza e ordenamento dos espaços do equipamento.

Ao todo, foram mais de 30 trabalhadores da limpeza pública ao estádio do Mirandão. Os serviços de poda, varrição, retirada de entulhos e limpeza de banheiros, áreas internas e arquibancadas.

De acordo com o Secretário de Serviços Públicos, Tota Lobo, foi realizado um amplo trabalho para garantir aos usuários do estádio uma programação esportiva com todo conforto e segurança.

Fonte: Ascom Crato