Nova Olinda: Secretaria de Saúde amplia o horário da vacinação contra a Covid-19

Foto: Reprodução/Ascom Nova Olinda

Publicidade

A Secretaria de Saúde de Nova Olinda ampliou o horário de vacinação contra a covid-19. Até o próximo dia 20 de janeiro, os novolindenses poderão se vacinar no turno da noite, das 17h30 às 20h, ao lado da igreja matriz, local onde estão sendo realizadas as novenas da festa de São Sebastião, padroeiro da cidade. Em apenas três dias de mutirão, já foram aplicadas 80 doses. O objetivo é aproveitar o momento em que a população vai à missa, para realizar a adesão do público de 12 a 59 anos, pois de acordo com a equipe de Saúde, a taxa de rejeição à vacina contra a covid-19 ainda é alta por parte de pessoas que, por motivos religiosos e crenças pessoais, negam a eficácia da vacinação.

“A ideia inicial é levar esse mutirão a todas as igrejas do nosso município e, posteriormente, a todos os bairros. As vacinas contra a covid-19 têm mostrado que a baixa dos números de incidência de casos e óbitos se deve principalmente à vacinação em massa da população”, esclarece a enfermeira Ceiça Balbino, que também destaca a relação entre a não vacinação e o crescente número de notificados com o vírus no Hospital de Pequeno Porte Ana Alencar Alves. “Nesse início de ano, observamos uma taxa alta de número de notificados em relação aos últimos 90 dias. Também foi observado que 80% dessas notificações são de pessoas que não tomaram a vacina, e isso mostra a importância dessas ações de vacinação descentralizadas”, afirma.

Conforme informações do último Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde na última quarta, dia 12, foram notificados 2.397. Destes, 1.176 foram descartados e 1.207 confirmados, sendo que 1182 já estão curados e 05 seguem em acompanhamento. O município também registrou 20 óbitos.

Publicidade

Leia também