Samu Ceará realiza treinamento de urgência para profissionais do Hospital de Saúde Mental

Foto: Reprodução/Milena Fernandes

Publicidade

Com o intuito de alinhar protocolos de atendimento a emergências psiquiátricas, o Núcleo de Ensino de Urgências (NEU) do Samu 192 Ceará realizou, nestas quinta (13) e sexta-feira (14), o curso Suporte Avançado de Vida no Intra-hospitalar para profissionais de saúde do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

Cerca de 80 profissionais, divididos em duas turmas, participam da capacitação, que possui carga horária de 60h/a, contemplando conteúdos teóricos e práticos. Entre os temas abordados, estão ocorrências e procedimentos mais comuns ao serviço de urgência, como parada cardiorrespiratória, manejo de vias aéreas, atendimento inicial em acidente vascular cerebral (AVC), traumas, queimaduras, entre outros.

Para Aparecida Rocha, ministrante do curso e coordenadora do NEU, há um grande ganho no alinhamento de protocolos entre os dois equipamentos. “Além de treinar os profissionais do Samu, o NEU tem a responsabilidade de capacitar continuamente profissionais de outros serviços de urgência e emergência, especialmente, alinhando os protocolos de primeiros atendimentos. Desta parceria, além de toda troca de conhecimento, vamos definir alguns protocolos de urgências psiquiátricas para que, quando o Samu chegue ao hospital com um paciente, os protocolos sejam executados conforme o planejado”, explica.

Aparecida Rocha, do Núcleo de Ensino de Urgências do Samu 192 Ceará, ministrou as aulas para duas turmas de profissionais do HSM

O coordenador clínico do HSM, Karlos Sancho, que possibilitou a realização do treinamento aos profissionais do hospital, afirma que, nos últimos anos, vem aumentando a necessidade de uma assistência avançada na Emergência da unidade, e a capacitação dos profissionais é fundamental nesse processo. “No ano passado, por exemplo, tivemos casos de pacientes psiquiátricos com necessidades clínicas de urgência e emergência, pacientes que precisaram ser intubados e até transferidos para outros hospitais com maior suporte clínico, e esse treinamento multiprofissional é importante para intensificar o trabalho das equipes de emergência e urgência”, pontua.

No HSM, foram treinados médicos psiquiatras, enfermeiros e técnicos em Enfermagem que trabalham nas unidades de internação e na Emergência. Os profissionais tiveram a oportunidade de aprimorar procedimentos que devem ser realizados junto aos pacientes psiquiátricos com necessidades clínicas importantes, como infarto e parada cardiorrespiratória. Durante o curso, foi detalhado como usar melhor o desfibrilador, como monitor o paciente, fazer a intubação, entre outros tipos de assistências emergenciais. “Esperamos que esse seja o primeiro de uma série de cursos de educação continuada que irão promover um trabalho de excelência no Hospital de Saúde Mental, pois o paciente psiquiátrico não deixa de ter problemas clínicos e nós precisamos estar prontos para dar esse suporte ao paciente”, ressalta Sancho.

Receberam a capacitação médicos psiquiatras, enfermeiros e técnicos em Enfermagem das unidades de internação e da Emergência do HSM

A enfermeira Carla Ximenes, 34, que trabalha na Emergência e nas unidades de internamento do HSM, participou do treinamento do Samu e ficou muito satisfeita com o que aprendeu. “Estamos nos deparando com muitas situações clínicas na Emergência Psiquiátrica e esse treinamento chegou na hora certa. Precisamos estar preparados e qualificados para qualquer tipo de procedimento de urgência”, avalia.

Há trinta anos trabalhando no Hospital de Saúde Mental, a enfermeira Antônia Célia conta que não perde a oportunidade de aprendizado. “Já fiz o curso de socorrista do Samu, mas, cada vez que a gente participa, é como se fosse algo novo, que vai nos renovando. Quanto mais treinamento, melhor. Aprender é sempre muito bom. Estamos aqui para aumentar nosso conhecimento e repassar os ensinamentos para os demais profissionais da área, melhorando nosso serviço ao cidadão”, afirma.

Fonte: Governo do Ceará

Publicidade

Leia também