Violência armada e no trânsito deixou 30 mortos no fim de semana em todo o Ceará

O balanço parcial do fim se semana registrou, ao menos, 30 mortes violentas em todo o Ceará, entre a sexta-feira (10) e o começo da madrugada de hoje (13). Foram 24 casos de crimes violentos, letais e intencionais (CVLIs) e mais seis óbitos em acidentes de trânsito.

Em Fortaleza, as autoridades policiais registraram casos de homicídios nos bairros Bonsucesso, Mondubim, Presidente Kennedy, Conjunto Palmeiras, Canindezinho e no Caça e Pesca.

Já na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), ocorreram homicídios nos Municípios de Horizonte (2 casos), Caucaia (2), Maracanaú, Eusébio e Maranguape. No IJF-Centro, em Fortaleza, morreu um jovem que havia sido baleado, há uma semana, durante assalto à agência dos Correios da cidade de São Gonçalo do Amarante. Tratava-se de Luzardo Abreu de Lima, 22 anos.

Sertão

No Interior Norte, foram registrados sete homicídios nos Municípios de Camocim, Barreira, Tururu, Itapajé, Redenção e um duplo assassinato na cidade de Irauçuba.

Já no Interior Sul, três pessoas foram assassinadas na cidade de Juazeiro do Norte entre a sexta-feira e o sábado, nos bairros Jardim Gonzaga, Frei Damião e Santa Teresa.

Acidentes

O trânsito matou, pelo menos, seis pessoas no fim de semana. UM dos acidentes ocorreu ainda na noite de sexta-feira, quando uma mulher de 52 anos foi atropelada por um veículo em alta velocidade no quilômetro 10 da BR-116 (Rodovia Santos Dumont), no bairro Messejana, e teve seu corpo partido ao meio. No local do desastre ficou a parte inferior do corpo. A parte superior foi arrastada pelo carro atropelador e ainda não foi encontrada.

Outro acidente deixou uma pessoa morta na BR-020, no Município de Parambu, onde Magdiel Ferreira dois Santos faleceu num acidente de moto.

Uma colisão entre duas motocicletas na rodovia estadual CE-222, deixou uma pessoa morta e outras duas feridas na localidade de Barreiras, no Município de Icapuí, no litoral Leste do estado. A vítima foi identificada como Francisco José da Silva, 39 anos. Em Tabuleiro do Norte, outras duas pessoas morreram em um acidente na noite do domingo.

Por FERNANDO RIBEIRO

Cearanews7

Nova Olinda – Prefeito Afonso Sampaio acompanhado de secretarios visita obras no Municipio

O Prefeito Afonso Sampaio, acompanhado do Secretário de Obras Beto Calisto, Secretária de Cultura, Esporte e Turismo Wildiany Sampaio junto com o coordenador de Esporte Evandier Araújo, visitaram na manhã desta sexta-feira(3), importantes obras de infraestrutura que estão sendo executadas em diversos pontos da cidade de Nova Olinda. Dentre elas: Reforma da Escola Avelino Feitosa e Pintura do Ginásio Laurênio Alves Feitosa.

Carlos Erivelton

Crato – Vereadores solicitam academias populares em praças

A prática de atividades físicas ao ar livre cresce a cada dia. Neste sentido, três vereadores apresentaram requerimentos durante as sessões através dos quais solicitam a instalação de equipamentos em praças do Crato, as conhecidas academias populares.

Lunga, do PSD, requereu a instalação de uma academia popular em praça de Dom Quintino. Segundo ele relembra, a prática de atividade física é saudável e sugerida por médicos.

“Em Dom Quintino”, diz o vereador, “nem tem academia nem lugar para caminhar. Então o prefeito tem que ajudar o povo de Dom Quintino porque lá o pessoal faz caminhada na rua, na poeira, e ele fazendo uma academia numa praça vai ficar algo bonito, organizado e o povo vai se sentir bem”, justifica o parlamentar cratense.

Vereador pelo PSC, Tico da Serrinha fez a mesma solicitação, desta vez para a Praça Dona Ceicinha, no bairro Seminário. Pediu, ainda, que ela seja reformada pela Prefeitura. Já Pedro Alagoano, do PSD, foi além requerendo que sejam instaladas academias populares em todas as praças do Crato.

Conforme o vereador, cidades menores do que o Crato já possuem esse tipo de equipamento. “Então porque o Crato não pode ter?”, questiona. “Entramos com requerimento que foi aprovado e agora vai para a sanção do prefeito Zé Ailton Brasil que também está com a vontade de instalar esses equipamentos nas nossas praças”, afirma. “Espero que o mais breve possível o povo do Crato seja contemplado com esse equipamento que vai melhorar sua qualidade de vida através da prática esportiva”, acrescenta.

Entenda os trâmites

Depois de dar entrada na casa os requerimentos são discutidos e votados durante as sessões ordinárias da Câmara. Aprovados, são encaminhados à Secretaria do Legislativo cratense para que sejam redigidos ofícios a serem remetidos aos órgãos ou setores competentes.

Neste caso em específico, são enviados à Secretaria de Infraestrutura do município. Nela, conforme o secretário Wellington Brandão, cada vereador do Crato possui uma pasta para seus requerimentos, que são analisados.


Robson Roque
Diretoria de Imprensa – Câmara de Vereadores do Crato
Contato: (88) 3523-2749

Mídias Digitais:
* Facebook: https://www.facebook.com/CamaraDoCrato/
* Instagram: https://www.instagram.com/camaradocrato/

Crato – Presidente da Câmara destaca acessibilidade aos serviços do Legislativo

Presidente da Câmara destaca acessibilidade aos serviços do Legislativo

Desde quando mudou para o novo Anexo Administrativo na Rua Senador Pompeu, a Câmara Municipal do Crato mantém funcionários aptos para atender deficientes e pessoas com mobilidade reduzida permanente ou temporariamente.

Quem necessitar de algum serviço ou apresentar alguma demanda e que não possa dirigir-se ao Anexo, deve ir até o Plenário da Câmara, onde um funcionário do Legislativo, habilitado para o atendimento, o fará de forma imediata e diferenciada.

“Temos toda a estrutura de recebermos a população aqui no Plenário”, garante o presidente da Câmara Florisval Coriolano. “Por enquanto estamos passando um tempo no prédio do novo anexo porque é o local mais próximo que encontrei do Plenário”, acrescenta.

Segundo o presidente, a Câmara busca um prédio para desenvolver tanto as atividades administrativas quanto as sessões. Desde o início do ano a Mesa Diretora busca o empréstimo de prédio da Justiça do Trabalho, localizado a Avenida Perimetral e que está desativado há alguns anos.

“Estamos reivindicando um prédio para a Câmara e se não conseguirmos vamos tentar construir o Plenário junto ao Anexo. Nós temos o plenário para atender a população se vier atrás de leis, por exemplo, e tenham certeza que a população do Crato não terá prejuízo de maneira nenhuma”, garante Florisval.

O presidente ainda enfatiza que em uma de suas gestões como presidente do legislativo, há cerca de 15 anos, foi implantada uma rampa de acesso ao Plenário. É através dela que o atendimento começa até chegar aos funcionários habilitados para atender de forma imediata e personalizada.

Linha de ônibus Crato-Barbalha é solicitada durante sessão

Todos os dias pacientes e familiares se deslocam de Crato até a cidade de Barbalha, que tem se tornado polo em atendimentos médicos no Cariri, para tratamentos contra câncer e cardiopatias em hospitais e outros serviços na Policlínica Regional localizados naquele município.

Muitos dos pacientes utilizam transporte público que faz escala em Juazeiro do Norte. Ou seja, quem precisa ir até Barbalha, seja para atendimentos médicos ou outros fins, faz uso de duas conduções e, consequentemente, duas passagens. O mesmo acontece para o retorno ao Crato.

Na busca por diminuir o tempo de viagem e o valor gasto com este deslocamento, o médico e vereador do Crato Maurício Almeida (PDT) sugeriu, na sessão desta terça-feira, 21, a implantação de uma linha direta entre Crato e Barbalha.

“É uma ideia que eu já tinha há muito tempo, porque sabemos que temos centenas de pacientes que procuram a cidade de Barbalha por ela ser hoje um centro médico muito importante na nossa região e o paciente estando internado lá ou que vá buscar remédios e receitas ou mesmo receba visita dos seus familiares, gasta quatro passagens para se dirigir até a Barbalha, quando poderia gastar apenas duas”, argumenta o vereador.

Maurício Almeida sugeriu o modelo praticado em Fortaleza e outras capitais com interligação entre linhas para que os usuários tenham menos despesas com transporte público. “É uma forma de melhorar o salário, porque quando você gasta menos é como se você tivesse melhorando o seu salário”, compara o vereador.

Outra sugestão apresentada pelo parlamentar cratense foi implantar ao menos uma linha direta em cada turno do dia. “As viagens poderiam nem ser tão frequentes, mas que houvesse pelo menos em cada turno uma viagem dessa, sem escala. Acho que seria importantíssimo para essas populações”, conclui o vereador cratense.

A Câmara Municipal do Crato poderá abordar esta questão do transporte público noutras sessões ou mesmo em audiência púbica. O Poder Legislativo atua, também, enviando ofícios aos órgãos, empresas e entidades competentes para cada situação.

Assessoria de Comunicação – Câmara de Vereadores do Crato
Contato: (88) 3523-2749

Novo tratamento para varizes chega ao SUS

Cerca de 70% dos adultos brasileiros têm algum tipo de varize, estima o Ministério da Saúde. E engana-se quem pensa se tratar de uma chateação meramente estética — aos poucos, o quadro evolui e o acúmulo de sangue nas pernas pode gerar complicações como dores, inchaço e até trombose.

A boa notícia é que, no início de fevereiro, o Sistema Único de Saúde (SUS) começou a disponibilizar a chamada escleroterapia. A princípio, haverá uma priorização para os casos mais graves, que geralmente envolvem o comprometimento da safena (veia que vai do tornozelo à virilha).

Leia mais: Varizes não devem ser só uma preocupação estética

“Uma das principais vantagens dessa técnica é a ausência de cortes e internação. O procedimento é realizado no ambulatório e o paciente volta para casa no mesmo dia, sem necessidade de repouso absoluto”, explica Solange Evangelista, membro da diretoria do Departamento de Doenças Venosas da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, de Minas Gerais.

Funciona assim: com o auxílio de um aparelho de ultrassom, o profissional injeta no indivíduo um medicamento em forma de espuma a fim de obstruir a veia doente. Aí o organismo passa a utilizar outras vias, o que normaliza o fluxo sanguíneo.

“Em média, três ou quatro sessões já proporcionam um resultado satisfatório”, diz Solange. Ela destaca também que quase não existem contraindicações, mas é importante passar pela avaliação de um médico de confiança — quem apresenta algum tipo de alergia ao remédio utilizado na escleroterapia com espuma, por exemplo, deve optar pela cirurgia.

O ponto negativo da técnica está relacionado ao risco de reincidência. Ao longo do tempo, a espuma pode se dissolver. “Por isso, quando se fala em alternativas à remoção da safena, os aparelhos de laser e radiofrequência tendem a ser mais eficazes em pacientes sem trombose, porque fecham essa veia em uma única sessão por meio do calor”, afirma Igor Rafael Sincos, chefe de cirurgia vascular do Hospital Geral de Carapicuíba, em São Paulo.

Seja para prevenir o aparecimento de varizes ou garantir a eficácia do tratamento escolhido, alguns cuidados relativamente simples fazem diferença. Evite passar longos períodos em pé ou usando sapatos de salto alto, controle o peso corporal e a pressão arterial, pratique atividade física regularmente e, acima de tudo, não ignore os sintomas da doença por mais comuns que pareçam.

abril

Pimenta brasileira para combater superbactérias

Quem diria que uma pimenta de sabor adocicado, comum em beiras de rios, pode ser uma boa forma de contra-atacar o Staphylococcus aureus (MRSA), um micróbio perigoso e resistente à penicilina. A descoberta é da Universidade de Emory, nos Estados Unidos — ela só foi possível porque os pesquisadores observaram que curandeiros usavam a planta para tratar infecções de pele e de outros tecidos, como o muscular.

Pelo visto, um composto achado na tal aroeira-vermelha é capaz de reprimir um gene importante da bactéria MRSA. “Basicamente, ele a desarma, prevenindo que solte as toxinas que usa como arma. Assim, o sistema imunológico tem mais chances de curar uma ferida”, disse Cassandra Quave, líder do estudo, em um comunicado.

veja