Crato – Presidente da Câmara destaca acessibilidade aos serviços do Legislativo

Publicidade

Presidente da Câmara destaca acessibilidade aos serviços do Legislativo

Desde quando mudou para o novo Anexo Administrativo na Rua Senador Pompeu, a Câmara Municipal do Crato mantém funcionários aptos para atender deficientes e pessoas com mobilidade reduzida permanente ou temporariamente.

Quem necessitar de algum serviço ou apresentar alguma demanda e que não possa dirigir-se ao Anexo, deve ir até o Plenário da Câmara, onde um funcionário do Legislativo, habilitado para o atendimento, o fará de forma imediata e diferenciada.

“Temos toda a estrutura de recebermos a população aqui no Plenário”, garante o presidente da Câmara Florisval Coriolano. “Por enquanto estamos passando um tempo no prédio do novo anexo porque é o local mais próximo que encontrei do Plenário”, acrescenta.

Segundo o presidente, a Câmara busca um prédio para desenvolver tanto as atividades administrativas quanto as sessões. Desde o início do ano a Mesa Diretora busca o empréstimo de prédio da Justiça do Trabalho, localizado a Avenida Perimetral e que está desativado há alguns anos.

“Estamos reivindicando um prédio para a Câmara e se não conseguirmos vamos tentar construir o Plenário junto ao Anexo. Nós temos o plenário para atender a população se vier atrás de leis, por exemplo, e tenham certeza que a população do Crato não terá prejuízo de maneira nenhuma”, garante Florisval.

O presidente ainda enfatiza que em uma de suas gestões como presidente do legislativo, há cerca de 15 anos, foi implantada uma rampa de acesso ao Plenário. É através dela que o atendimento começa até chegar aos funcionários habilitados para atender de forma imediata e personalizada.

Linha de ônibus Crato-Barbalha é solicitada durante sessão

Todos os dias pacientes e familiares se deslocam de Crato até a cidade de Barbalha, que tem se tornado polo em atendimentos médicos no Cariri, para tratamentos contra câncer e cardiopatias em hospitais e outros serviços na Policlínica Regional localizados naquele município.

Muitos dos pacientes utilizam transporte público que faz escala em Juazeiro do Norte. Ou seja, quem precisa ir até Barbalha, seja para atendimentos médicos ou outros fins, faz uso de duas conduções e, consequentemente, duas passagens. O mesmo acontece para o retorno ao Crato.

Na busca por diminuir o tempo de viagem e o valor gasto com este deslocamento, o médico e vereador do Crato Maurício Almeida (PDT) sugeriu, na sessão desta terça-feira, 21, a implantação de uma linha direta entre Crato e Barbalha.

“É uma ideia que eu já tinha há muito tempo, porque sabemos que temos centenas de pacientes que procuram a cidade de Barbalha por ela ser hoje um centro médico muito importante na nossa região e o paciente estando internado lá ou que vá buscar remédios e receitas ou mesmo receba visita dos seus familiares, gasta quatro passagens para se dirigir até a Barbalha, quando poderia gastar apenas duas”, argumenta o vereador.

Maurício Almeida sugeriu o modelo praticado em Fortaleza e outras capitais com interligação entre linhas para que os usuários tenham menos despesas com transporte público. “É uma forma de melhorar o salário, porque quando você gasta menos é como se você tivesse melhorando o seu salário”, compara o vereador.

Outra sugestão apresentada pelo parlamentar cratense foi implantar ao menos uma linha direta em cada turno do dia. “As viagens poderiam nem ser tão frequentes, mas que houvesse pelo menos em cada turno uma viagem dessa, sem escala. Acho que seria importantíssimo para essas populações”, conclui o vereador cratense.

A Câmara Municipal do Crato poderá abordar esta questão do transporte público noutras sessões ou mesmo em audiência púbica. O Poder Legislativo atua, também, enviando ofícios aos órgãos, empresas e entidades competentes para cada situação.

Assessoria de Comunicação – Câmara de Vereadores do Crato
Contato: (88) 3523-2749

Publicidade

Leia também