Prefeitura realiza blitz em transportes coletivos sobre prevenção à Covid-19 em Juazeiro

Equipes da Mobilização Social, Vigilância Sanitária, Demutran e Autarquia de Meio Ambiente de Juazeiro realizaram, nesta segunda-feira, 7, blitz educativa para orientar motoristas dos transportes coletivos sobre medidas de prevenção à Covid-19, em Juazeiro do Norte.

A ação ocorreu em frente ao Cariri Garden Shopping, por ser um local estratégico, com grande fluxo de ônibus e vans.

Durante a atividade, os agentes da Prefeitura abordaram os veículos para orientar os motoristas e passageiros quanto ao uso da máscara, do álcool em gel e sobre o distanciamento social.

Os motoristas também foram orientados a não superlotarem os transportes. As medidas são necessárias para reduzir a transmissão do novo Coronavírus.

Família procura cabo da PM desaparecido há cinco dias em Fortaleza

 

A família do cabo da Polícia Militar Jairo Danilo Marques Fernandes, 40 anos, procura pelo agente, que está há cerca de cinco dias sem dar notícias aos parentes em Fortaleza. No último sábado (5), um Boletim de Ocorrência sobre o caso foi registrado no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) afirma que a 12ª Delegacia do DHPP segue realizando buscas no intuito de localizar o agente, visto pela última vez no Bairro Henrique Jorge. A polícia ressalta que a população pode contribuir as investigações repassando informações que auxiliem as investigaões através dos números 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou o número (85) 3257-4807, do Departamento.

Cabo Danilo, como é conhecido na corporação, trabalha no município de Pacatuba, na Região Metropolitana, e está afastado das funções por motivo de tratamento de saúde.

Conforme Gilza Fernandes, irmã do agente, ele foi visto pela última vez na última quarta-feira (2), quando foi à casa dela, no Bairro João XXIII. “Meu esposo fez aniversário e ele veio aqui e ficou com a gente. Por volta de 23h30 ele disse que ia para casa dormir e saiu no carro”, relatou.

O policial mora sozinho em uma casa deixada pelos pais no Bairro Henrique Jorge. Gilza afirma que, no dia seguinte, uma outra irmã foi a residência para ajudá-lo nas tarefas domésticas, como fazia diariamente, e quando chegou ao local o agente já não estava .

“Ela chegou lá de manhã e a casa estava fechada. Como ela também tem a chave entrou e ele não estava lá. Ela ficou aguardando, pois achava que ele tinha ido ao mercantil ou resolver alguma coisa, mas ele não chegou”, disse.

Segundo Gilza, a outra irmã ligou para o celular de Danilo, que chamou várias vezes, mas ninguém atendeu. Ao tentar contato novamente, o aparelho estava na caixa postal e, desde então, segue desligado. Os familiares aguardaram dois dias para registrar o B.O, pois tinham esperança que o agente voltasse para casa.

Nas buscas pelo PM, a família afirma que recebeu informações que o carro do cabo foi visto nas cidades de Pacatuba, Baturité, Quixadá, e o destino mais recente foi Boa Viagem. “Nossos familiares são de Sobral, Meruoca, não temos parentes nesses locais por onde o carro foi avistado. Queremos uma resposta”, diz a irmã do agente.

De acordo com Gilza, Danilo é o irmão caçula e é pai de uma criança de 12 anos. Ela afirma que após a morte dos pais, há cerca de três anos, o agente ficou bastante abalado e faz acompanhamento psicológico. “Ele nunca saiu assim sem avisar. Sempre que ele saía avisava a gente onde estava, ligava”.

Fonte: G1/Ceará 

Maior lote de vacinas da Pfizer deve chegar ao Ceará nesta terça-feira

O estado do Ceará vai receber 97.110 doses da vacina da Pfizer/BioNTech, contra a Covid-19, nesta terça-feira (8), segundo informações do governador Camilo Santana (PT), em postagem nas redes sociais. Este é o maior lote com vacinas da Pfizer que o estado vai receber. Até então, o maior lote já recebido pelo Ceará deste tipo de imunizante foi de 45.690 doses.

Camilo informou, ainda, que o voo com os imunizantes está previsto para pousar às 21h40 no Aeroporto Internacional de Fortaleza.

“O Ceará vai receber amanhã 97.110 doses da vacina da Pfizer, de acordo com documento do Ministério da Saúde enviado hoje aos estados. O voo com esse lote está previsto para pousar às 21h40 no Aeroporto Internacional de Fortaleza. Seguimos na luta diária para conseguir mais vacinas a todos os cearenses”, escreveu Camilo.

Novos pontos de vacinação

 

Fortaleza passa a contar com 53 pontos de vacinação contra a Covid-19 a partir de terça-feira (8). Haverá o reforço de 26 novos postos de saúde, três policlínicas, um novo salão de vacinação no Centro de Eventos e outro no North Shopping Jockey.

Com a ampliação, o número de pontos de vacinação na capital cearense vai dobrar em relação à quantidade atual.

Fortaleza iniciou no domingo (6) a vacinar o público em geral, sem ser de uma categoria prioritária. O público de 59 a 18 anos será vacinado em ordem decrescente de idade. No primeiro dia, foram vacinadas as pessoas de 59 anos.

Agendamento

 

Pessoas de Fortaleza com idade entre 45 e 59 anos de idade que se cadastraram para receber a vacina contra a Covid no Saúde Digital até sexta-feira (4) terão a data e local de vacinação divulgados nesta semana, segundo a secretária municipal da Saúde, Ana Estela Leite.

A Prefeitura de Fortaleza afirmou que o número de pontos de vacinação aumentou de 22 para 53 a partir desta terça-feira (8) e que novas pessoas serão incluídas nas listas de pessoas agendadas para receber o imunizante.

“Nós já tínhamos a lista de agendados até sexta-feira e teremos listas complementares decorrentes dessa ampliação que nós estamos fazendo. Além dessa complementação para esses dias da semana, vamos também divulgar as listas do sábado, do domingo, e da próxima semana de tal forma que estaremos agendando toda a população que estava cadastrada no Saúde Digital, de 59 até 45 anos de idade. Então aguardem ao longo do dia”, disse a secretária.

Fonte: G1/Ceará

Cariri registra aumento de 15% nas mortes por Covid-19 e permanece com indicadores da pandemia em alta

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

A região do cariri registrou aumento de 15% no número de óbitos causados pela Covid-19 Segundo a secretaria da saúde do Ceará (Sesa). Os dados são relativos as semanas epidemiológicas 19 e 20, entre os dias 09 e 22 de maio.

Ainda de acordo com a Sesa, no mesmo período houve crescimento de 2,6% na quantidade de casos confirmados. Os números colocam o cariri na vice-liderança dos indicadores de pandemia no estado, ficando atrás somente da região norte, que no mesmo período registrou 20,4 % de aumento nas mortes e 1,2% nos diagnósticos positivos.

De acordo com a plataforma IntegraSus, gerenciada pela Sesa, a Macrorregião de Saúde do Cariri contabiliza 129.531 casos confirmados de Covid-19 e 2.523 óbitos decorrentes da doença. Os dados se referem a 45 municípios, incluindo os da região centro-sul.

Caixa vai permitir redução de até 75% e pausa nas parcelas do financiamento imobiliário

De acordo com o banco, o contratante terá de comprovar perda de renda e terá a sua situação avaliada pelo banco

A Caixa Econômica Federal anunciou na manhã desta segunda-feira (7) que vai permitir redução de até 75% na parcela do financiamento imobiliário na tentativa de amenizar os impactos econômicos do novo avanço da pandemia de coronavírus no Brasil.

O banco também anunciou a possibilidade de pausa no pagamento das prestações por até seis meses para contratantes que sejam beneficiários do auxílio emergencial 2021 ou estejam recebendo o seguro desemprego.

QUEM TEM DIREITO

Conforme a instituição, para ter a redução acima de 75% na prestação, o cliente deverá comprovar junto ao banco que teve perda de renda. A concessão do benefício ocorrerá mediante avaliação feita pela Caixa.

  • Contratante também poderá ter uma redução de 25% a 74,99% da prestação da casa própria por até três meses;
  • E redução de 25% por até seis meses.

Para ter acesso às reduções ou pausa o cliente deve fazer a solicitação por meio do aplicativo Habitação Caixa. O cliente também pode buscar a pausa no financiamento por meio do 0800 104 0104.

Durante o anúncio das novas condições, o presidente do banco, Pedro Guimarães, pontuou que o valor reduzido “volta a ser pago durante todo o tempo restante do crédito imobiliário”.

Fonte: Diario do Nordeste

Comerciante entra em desespero ao ver carro usado no trabalho sendo incendiado; internautas organizam campanha solidária

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

Um comerciante conhecido com Revildo, do Crato, foi surpreendido, neste domingo (06) ao ver seu veículo que utiliza no trabalho tomado por chamas. Dentro do carro, havia uma quantia de aproximadamente R$ 2.700. O dinheiro, segundo o homem, que trabalha com a venda de verduras, seria utilizado para comprar mercadoria.

O carro, modelo pampa, ficou completamente destruído. O motivo do incêndio teria sido um vazamento de gasolina, conforme Revildo.

Ao se deparar com o veículo em chamas, o comerciante entrou em desespero e chorou copiosamente. A cena foi gravada por populares que passavam pelo local e logo ganhou forte repercussão nas redes sociais.

https://youtube.com/shorts/vccvuf7SWNg?feature=share

Comovidos, internautas organizaram uma campanha de arrecadação para comprar um novo veículo pro comerciante trabalhar. Para isso, foi criado um PIX em nome da esposa dele, a Rose Mary Soares de Oliveira:

A quem puder ajudar, PIX: 013.352.413-29

Também é possível doar na Rua José Carvalho, box 2, onde está localizada uma loja Calçados de nome “Nega Doida”.

Cursos gratuitos: mais de 500 vagas são ofertadas pelo Centec nesta segunda-feira (7)

Nos dias 7 e 8 de junho, o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) está com inscrições abertas para preencher 540 vagas em seis cursos de formação inicial e continuada gratuitos. As aulas acontecerão pela internet, do dia 14 a 25 de junho. As inscrições são on-line em www.centec.org.br.

Podem participar pessoas que moram no Ceará e estejam em alguma situação de vulnerabilidade socioeconômica, como desempregados, com renda mensal de até um salário mínimo ou beneficiários do Cartão Mais Infância.

É necessário ainda ter idade a partir de 16 anos e possuir computador, notebook ou celular com acesso à internet. Além disso, cada formação tem critérios específicos, como escolaridade e perfil profissional. O curso de “Noções de Informática” só pode ser feito através de um computador ou notebook.

Confira a relação completa dos cursos oferecidos:

· Empreendedorismo
· Ferramentas digitais
· Noções de informática
· Noções de operador de caixa
· Técnicas do assistente administrativo
· Noções de liderança e gestão de pessoas

Os candidatos devem possuir a escolaridade mínima solicitada para cada curso e que só é permitida uma inscrição por pessoa. Caso sejam detectadas inconsistências (inscrições fora dos pré-requisitos desejados), o candidato será desclassificado.

As formações são ofertadas pelos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) do Centec em sete municípios: Boa Viagem, Campos Sales, Granja, Jucás, Maracanaú, Quixeré e Tauá; porém, podem participar moradores de qualquer cidade cearense, tendo em vista que as aulas são on-line, com a mediação de um professor.

A relação com os nomes dos alunos aprovados será divulgada no dia 11 de junho (sexta-feira), no site do Centec. A partir daí, o professor entrará em contato com os estudantes por e-mail, para fornecer informações de como participar das aulas.

Confira, a seguir, mais detalhes sobre cada um dos cursos:

Curso: Técnicas do assistente administrativo
Turma 01: 8h às 12h (Manhã)
Turma 02: 14 às 18h (Tarde)
Turma 03: 18h às 22h (Noite)
Vagas: 60 vagas por turma
Carga horária: 40 h/a
Escolaridade: Ensino Médio em andamento ou completo
Unidade do Centec: CVT Boa Viagem, Campos Sales e Tauá

Curso: Noções de informática
Turma 01: 14h às 18h (Tarde)
Turma 02: 18h às 22h (Noite)
Vagas: 60 vagas por turma
Carga horária: 40 h/a
Escolaridade: Ensino fundamental incompleto
Pré-requisito: 0(a) aluno(a) deve ter computador ou notebook com internet
Unidade do Centec: Campos Sales

Curso: Ferramentas digitais
Turma 01: 14h às 18h (Tarde)
Vagas: 60 pessoas cada turma
Carga horária: 40h/a
Escolaridade: Ensino médio incompleto
Pré-requisito: Noções de informática
Unidade do Centec: Jucás

Curso: Noções de liderança e gestão de pessoas
Turma 01: 18h às 22h (Noite)
Vagas: 60 pessoas cada turma
Carga horária: 40h/a
Escolaridade: Ensino médio completo
Unidade do Centec: CVT Granja

Curso: Noções de operador de caixa
Horário: 13h às 17h (Tarde)
Vagas: 60 pessoas cada turma
Carga horária: 40h/a
Escolaridade: Ensino fundamental completo
Unidade do Centec: CVT Maracanaú

Curso: Empreendedorismo
Horário: 14h às 18h (Tarde)
Vagas: 60 pessoas cada turma
Carga horária: 40h/a
Escolaridade: Ensino fundamental completo
Unidade do Centec: CVT Quixeré

No Dia do Meio Ambiente, Sema inaugura Alameda do Pau-Brasil e Viveiro de Mudas na área Adahil Barreto

Em 5 de junho, Dia do Meio Ambiente, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), inaugurou, na área Adahil Barreto, no Parque Estadual do Cocó, a Alameda do Pau-Brasil. O evento contou com a participação do titular da Sema, Artur Bruno; do secretário executivo, Fernando Bezerra; da coordenadora de Biodiversidade da Sema, Dóris Santos; do gestor do Cocó, Paulo Lira; e do diretor da Fecomércio, Tomaz Figueirêdo, parceiro na iniciativa.

Bruno fez um histórico sobre a árvore no Brasil e a necessidade de preservá-la. “São 18 árvores que formam esta alameda que homenageia a árvore que deu nome ao nosso País”. Tomaz Figueiredo ressaltou a importância da parceria que tem o intuito de “fazer o Ceará mais verde”.

Em seguida, a Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Ceará inauguraram o primeiro viveiro estadual de mudas nativas, localizado no município de Fortaleza, destinado à recuperação de áreas degradadas e arborização urbana. Além da equipe da SEMA, estiveram presentes o prefeito de Fortaleza, José Sarto; a secretária de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Luciana Lôbo; e do titular da Secretaria de Infraestrutura da PMF, Samuel Dias.

Segundo Bruno, “o viveiro de mudas tem como objetivo conservar, proteger e produzir espécies nativas de mangues e tabuleiros, para serem utilizadas no florestamento e reflorestamento de áreas degradadas, além de ser mais um instrumento para a disseminação da educação ambiental no Parque do Cocó”, explicou. Sarto explicou que a PMF vai intensificar a política de florestamento e reflorestamento. “Temos o compromisso de fazer uma cidade cada vez mais verde”.

Com investimento municipal de R$ 410 mil, o viveiro de mudas possui 2.432,14m² de área e tem capacidade para produção anual de 50.000 mudas nativas. O local conta também com área para compostagem, canteiros para produção de mudas, estufa, espaço destinado à germinação de sementes em bandejas, além de um galpão de apoio com salas para o setor administrativo, com banheiro, copa e almoxarifado para estoque de insumos, sementes e ferramentas.

A unidade está localizada entre as ruas Santa Terezinha e Vicente Leite, sendo instalada no Parque Adahil Barreto, que integra o Parque Estadual do Cocó. O local foi construído pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), e será gerenciado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (Sema), do Governo do Ceará.

Corpo de Bombeiros apresenta medidas de prevenção a incêndio como o fechamento de portas em casa

Quando acontece um incêndio, cada segundo conta para salvar vidas. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) apresenta algumas dicas importantes para a população ter conhecimento como o fechamento de portas dos cômodos em casa. Essa orientação pode evitar que o fogo se alastre por outros cômodos, diminuindo possíveis danos causados pela fumaça. As portas fechadas podem retardar a propagação das chamas, reduzir a fumaça tóxica, melhorar os níveis de oxigênio do local e diminuir as temperaturas.

Ao sair de casa, feche as portas dos cômodos, como quartos, banheiros e cozinha. Ao dormir, também mantenha as portas fechadas. Em casos de fuga em um incêndio, se tiver como se deslocar, a saída é fechar o maior número de portas que encontrar. Essa atitude dificulta o alastramento das chamas.

De acordo com um estudo norte-americano, a população pula um passo importante antes de dormir. A pesquisa realizada em 2018 pela Organização de Segurança Científica UL Firefighter Safety Research Institute (FSRI) constatou que cerca de 60% das pessoas dormem com a porta do quarto aberta. Porém, essa escolha simples pode significar muitas vidas em caso de um incêndio.

Com o aumento do uso de sintéticos em móveis e construções, a porta fechada pode fazer toda a diferença na hora de sair com segurança. O tempo médio para escapar de incêndio em uma residência passou de 17 minutos para apenas três minutos ou menos nas últimas décadas, devido ao uso de materiais inflamáveis e casas com disposições abertas.

A maioria das pessoas que dorme com a porta aberta faz porque acredita ser mais seguro. Contudo, isso é exatamente o oposto do que os bombeiros militares recomendam. O instituto americano de pesquisa em segurança FSRI se antecipou lançando um novo esforço de segurança pública para a Semana Nacional de Prevenção de Incêndios, que ocorre em outubro próximo nos Estados Unidos. A campanha tem como objetivo compartilhar como portas fechadas podem ajudar a salvar a vida das pessoas.

Seguindo a orientação americana de segurança, o Corpo de Bombeiros do Ceará irá somar esforços, este ano em sua semana de prevenção, fortalecendo essa medida preventiva em prol de salvar vidas.

O CBMCE orienta que a população crie o hábito de fechar as portas antes de dormir e ao ter que sair de casa. Além do cidadão sempre ficar atento a possíveis riscos de incêndio e o plano de fuga da família ou criar um, caso passe por um incêndio em casa. Essas pequenas precauções podem fazer toda a diferença em casos de incêndios.

Portas fechadas

A porta fechada durante um incêndio pode reduzir a temperatura de 538 para 38 graus. Além de manter os níveis de monóxido de carbono no ambiente.

“A compartimentação é uma medida de segurança passiva que visa a contenção do incêndio em seu ambiente ou pavimento de origem e é obtida pela subdivisão do edifício em células capazes de suportar ação da queima dos materiais combustíveis nelas contidos, impedindo e rápido alastramento do fogo”, explica o tenente-coronel Francisco Gledson Barbosa Rodrigues, Comandante dos Bombeiros da Capital (CBC).