Corpo de Bombeiros apresenta medidas de prevenção a incêndio como o fechamento de portas em casa

Publicidade

Quando acontece um incêndio, cada segundo conta para salvar vidas. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) apresenta algumas dicas importantes para a população ter conhecimento como o fechamento de portas dos cômodos em casa. Essa orientação pode evitar que o fogo se alastre por outros cômodos, diminuindo possíveis danos causados pela fumaça. As portas fechadas podem retardar a propagação das chamas, reduzir a fumaça tóxica, melhorar os níveis de oxigênio do local e diminuir as temperaturas.

Ao sair de casa, feche as portas dos cômodos, como quartos, banheiros e cozinha. Ao dormir, também mantenha as portas fechadas. Em casos de fuga em um incêndio, se tiver como se deslocar, a saída é fechar o maior número de portas que encontrar. Essa atitude dificulta o alastramento das chamas.

De acordo com um estudo norte-americano, a população pula um passo importante antes de dormir. A pesquisa realizada em 2018 pela Organização de Segurança Científica UL Firefighter Safety Research Institute (FSRI) constatou que cerca de 60% das pessoas dormem com a porta do quarto aberta. Porém, essa escolha simples pode significar muitas vidas em caso de um incêndio.

Com o aumento do uso de sintéticos em móveis e construções, a porta fechada pode fazer toda a diferença na hora de sair com segurança. O tempo médio para escapar de incêndio em uma residência passou de 17 minutos para apenas três minutos ou menos nas últimas décadas, devido ao uso de materiais inflamáveis e casas com disposições abertas.

A maioria das pessoas que dorme com a porta aberta faz porque acredita ser mais seguro. Contudo, isso é exatamente o oposto do que os bombeiros militares recomendam. O instituto americano de pesquisa em segurança FSRI se antecipou lançando um novo esforço de segurança pública para a Semana Nacional de Prevenção de Incêndios, que ocorre em outubro próximo nos Estados Unidos. A campanha tem como objetivo compartilhar como portas fechadas podem ajudar a salvar a vida das pessoas.

Seguindo a orientação americana de segurança, o Corpo de Bombeiros do Ceará irá somar esforços, este ano em sua semana de prevenção, fortalecendo essa medida preventiva em prol de salvar vidas.

O CBMCE orienta que a população crie o hábito de fechar as portas antes de dormir e ao ter que sair de casa. Além do cidadão sempre ficar atento a possíveis riscos de incêndio e o plano de fuga da família ou criar um, caso passe por um incêndio em casa. Essas pequenas precauções podem fazer toda a diferença em casos de incêndios.

Portas fechadas

A porta fechada durante um incêndio pode reduzir a temperatura de 538 para 38 graus. Além de manter os níveis de monóxido de carbono no ambiente.

“A compartimentação é uma medida de segurança passiva que visa a contenção do incêndio em seu ambiente ou pavimento de origem e é obtida pela subdivisão do edifício em células capazes de suportar ação da queima dos materiais combustíveis nelas contidos, impedindo e rápido alastramento do fogo”, explica o tenente-coronel Francisco Gledson Barbosa Rodrigues, Comandante dos Bombeiros da Capital (CBC).

Publicidade

Leia também