No Dia do Meio Ambiente, Sema inaugura Alameda do Pau-Brasil e Viveiro de Mudas na área Adahil Barreto

Publicidade

Em 5 de junho, Dia do Meio Ambiente, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), inaugurou, na área Adahil Barreto, no Parque Estadual do Cocó, a Alameda do Pau-Brasil. O evento contou com a participação do titular da Sema, Artur Bruno; do secretário executivo, Fernando Bezerra; da coordenadora de Biodiversidade da Sema, Dóris Santos; do gestor do Cocó, Paulo Lira; e do diretor da Fecomércio, Tomaz Figueirêdo, parceiro na iniciativa.

Bruno fez um histórico sobre a árvore no Brasil e a necessidade de preservá-la. “São 18 árvores que formam esta alameda que homenageia a árvore que deu nome ao nosso País”. Tomaz Figueiredo ressaltou a importância da parceria que tem o intuito de “fazer o Ceará mais verde”.

Em seguida, a Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Ceará inauguraram o primeiro viveiro estadual de mudas nativas, localizado no município de Fortaleza, destinado à recuperação de áreas degradadas e arborização urbana. Além da equipe da SEMA, estiveram presentes o prefeito de Fortaleza, José Sarto; a secretária de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Luciana Lôbo; e do titular da Secretaria de Infraestrutura da PMF, Samuel Dias.

Segundo Bruno, “o viveiro de mudas tem como objetivo conservar, proteger e produzir espécies nativas de mangues e tabuleiros, para serem utilizadas no florestamento e reflorestamento de áreas degradadas, além de ser mais um instrumento para a disseminação da educação ambiental no Parque do Cocó”, explicou. Sarto explicou que a PMF vai intensificar a política de florestamento e reflorestamento. “Temos o compromisso de fazer uma cidade cada vez mais verde”.

Com investimento municipal de R$ 410 mil, o viveiro de mudas possui 2.432,14m² de área e tem capacidade para produção anual de 50.000 mudas nativas. O local conta também com área para compostagem, canteiros para produção de mudas, estufa, espaço destinado à germinação de sementes em bandejas, além de um galpão de apoio com salas para o setor administrativo, com banheiro, copa e almoxarifado para estoque de insumos, sementes e ferramentas.

A unidade está localizada entre as ruas Santa Terezinha e Vicente Leite, sendo instalada no Parque Adahil Barreto, que integra o Parque Estadual do Cocó. O local foi construído pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), e será gerenciado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (Sema), do Governo do Ceará.

Publicidade

Leia também