Aberto agendamento para processo seletivo da prefeitura do Crato

Está aberto o prazo de agendamento para a inscrição do processo seletivo simplificado para formação de cadastro de reserva, a fim de atender as necessidades diversas das secretarias municipais do Crato. O agendamento deverá ser efetuado do dia 15 deste mês, até às 12h, do dia 19 de fevereiro, por meio do endereço eletrônico http://pss.crato.ce.gov.br/

Devido o momento de pandemia do novo coronavírus pelo qual estamos passando e seguindo os protocolos de segurança e as recomendações sanitárias para não haver aglomerações, a Secretaria de Administração comunica que as inscrições acontecerão nos dias 18 e 19 de fevereiro, das 8h às 17h, em dois locais: na Quadra Poliesportiva do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), e na Escola Estado da Paraíba.

O candidato deverá estar atento ao local e horário escolhidos no agendamento; e só adentrará ao local da realização das inscrições mediante a apresentação do comprovante de agendamento.

ÓTICAS DINIZ APOSTA EM DUPLA IMBATÍVEL PARA ATENDER AS EXIGÊNCIAS DA CLIENTELA: ÓCULOS E MODA

Por Raquel Oliveira

Os olhos são a janela da alma, por isso não dá pra descuidar na hora de adquirir um óculos, seja por uma questão de saúde visual ou para proteger os olhos do sol.

Óculos e moda é um casamento que vai além da beleza, “quando você gosta do que vê, você massageia o seu ego, eleva sua autoestima e como reflexo, melhora sua performance no trabalho e na vida pessoal” como explica a executiva do mercado financeiro e especialista em marketing, Rebeca Nevares.

Diante desse mercado tão versátil e exigente, o empresário Marcello Nevares tem investido cada dia mais em armações ousadas e modernas.

Na loja do Cariri Garden Shopping, por exemplo, o mix de produtos apresenta o par perfeito de óculos para todos os estilos, dos mais simples aos mais ousados. “A loja com o Conceito Prime tem essa pegada mais elegante e aqui no Cariri, identificamos uma clientela exigente, criteriosa. Uma armação de óculos é mais que um acessório, ela passa uma mensagem, ela conta uma história sobre a personalidade daquela pessoa, diante disso investimentos em marcas como Cartier, Tiffany & Co, Dolce Gabbana, entre outros”, afirmou Marcello.

De motivo de irritação a status de acessório, os óculos, inclusive de grau, passaram a ser quase que item obrigatório para quem se intitula espontâneo, individualista ou fashionista, esses inclusive não se contentam com apenas um par de óculos. Os tapetes vermelhos estão cheios de famosos que aparecem com as últimas tendências em óculos para que o look esteja completo.

A executiva financeira e especialista em marketing, Rebeca Nevares ressalta que os óculos mostram estilo, poder, empoderamento “por trás de cada óculos nós mostramos algum tipo de sentimento. Então quando você opta por um óculos mais ousado, estamos falando quem somos, como nos sentimos. Com eles transmitimos a nossa confiança”, reforçou.

Tendências para 2021 Para essa temporada, os óculos prometem sair do óbvio, com lentes e armações que garantem personalidade. Para quem gosta de estilos tradicionais, também há alguns modelos clássicos como o aviador da Ray Ban e gatinho, que ganharam cores, sempre muito escolhido por fashionistas, uma opção fora do tradicional. As lentes quadrada, que estão há alguns anos como tendência, não podem faltar para 2021. Os óculos podem ser grandes ou ter lentes pequenas, vai depender do tamanho do rosto e do formato dele. Isso porque rostos pequenos, pedem lentes menores.

Outra aposta certeira de óculos de sol para 2021 são armações brancas. As armações dessa cor estão fazendo sucesso e prometem fazer ainda mais. Elas são bem chiques e elegantes.

Melhores modelos de óculos para cada rosto Rosto oval: pessoas com rosto oval combinam com diversos estilos de óculos, sejam eles ovais, quadrados ou redondos. É o rosto mais fácil de combinar Rosto redondo: rosto redondo combina bem com armações mais angulares, como retangulares ou quadradas. Triangular: rostos triangulares combinam muito bem com armações mais finas ou armações ovaladas na parte inferior. Quadrado: opte por óculos mais arrendondados para dar uma suavizada

ICMS sobre combustíveis não interfere na alta do preço da gasolina, aponta Sefaz

O aumento nos preços dos combustíveis não tem qualquer relação com a sistemática de tributação dos estados. É o que diz a Secretaria da Fazenda do Ceará. Conforme a pasta, as alíquotas permanecem estáveis há muitos anos.

Os valores elevados são decorrentes da alteração da política de preços da Petrobras, que prevê reajustes baseados nas cotações internacionais do petróleo e do dólar, repassando ao preço dos combustíveis toda a instabilidade do cenário externo do setor e dos mercados financeiros.

Sobre o assunto, a titular da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), Fernanda Pacobahyba, e os demais secretários de Fazenda dos estados se manifestaram em nota e defenderam que a política de preços dos combustíveis deve ser discutida no âmbito de uma Reforma Tributária ampla, incluindo todos os impostos sobre consumo.

A secretária Fernanda Pacobahyba fala sobre a proposta dos estados e esclarece que o valor do ICMS que o Ceará cobra sobre o diesel e a gasolina permanece inalterado.

Profissionais da saúde do Crato recebem segunda dose da CoronaVac

A Prefeitura do Crato, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira (15), a aplicação da 2ª dose da Coronavac, realizada em profissionais de saúde da linha de frente e idosos e trabalhadores das Instituições de Longa Permanência (ILPI). A primeira profissional de saúde a receber a 1ª e a 2ª doses da imunização foi a enfermeira Ana Cadja Macedo, da Unidade Básica de Saúde Tarcísio Pinheiro, no bairro São Miguel.

Ao todo, o município já recebeu 68% das doses destinadas para os profissionais de saúde. A aplicação da segunda dose continuará, nos próximos dias, completando o ciclo de imunização das primeiras pessoas vacinadas no município do Crato, que totalizam mais de 1300 pessoas.

Seguindo a mesma logística adotada para este público, a equipe de vacinadores percorreu diversas localidades do município, aplicando a segunda dose da vacina nos profissionais de saúde. Conforme recomendação do Ministério da Saúde, a segunda dose é aplicada de 25 a 28 dias após a primeira vacinação.

Demais profissionais

Nesta semana, a SMS disponibilizará o cadastramento dos demais profissionais da saúde para a vacinação, já que o município está finalizando a cobertura vacinal dos trabalhadores da frente de combate à COVID-19. O cadastro estará disponível no site da Prefeitura do Crato: www.crato.ce.gov.br.

Juazeiro do Norte: Secretaria de Saúde altera horários para marcação de exames

A Secretaria da Saúde de Juazeiro do Norte informou que, a partir do próximo dia 19 (sexta-feira), a Central de Marcação de exames não fará atendimento ao público no turno da tarde das sextas-feiras. Durante este horário, a equipe da Central irá realizar os agendamentos enviados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A medida, conforme a pasta, será necessária até que todo o processo de agendamento de exames e consultas seja descentralizado para as UBS.

Açude Caldeirões, em Saboeiro, é primeiro reservatório a sangrar em 2021 no Ceará

Reservatório é o único do Estado com volume armazenado acima dos 90%

O Açude Caldeirões, no município de Saboeiro, na macrorregião do Sertão Central e Inhamuns, sangrou nesta terça-feira (16). Conforme a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), esse é o primeiro reservatório do Estado a sangrar em 2021. Ele está localizado na bacia do Alto Jaguaribe. 

O açude começou a transbordar por volta das 6h30. De acordo com o gerente do escritório da Cogerh em Iguatu, Anatarino Torres, o volume de água aumentou nas últimas horas devido às fortes chuvas registradas na região. Na segunda-feira (15), o volume dele estava em 89,38%. O reservatório tem volume de 1,13 hm³.

O Caldeirões é o único reservatório do Estado com volume armazenado acima dos 90%.

Chuvas registradas em 24 horas 

O município de Saboeiro registrou 105 mm no posto de Flamengo e 92 mm no posto de Saboeiro, de acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) entre as 7h de segunda-feira (15) e as 7h desta terça-feira (16).

As regiões do Sertão Central e InhamunsIbiapabaLitoral NorteCariri e Centro-Sul do Ceará tiveram chuvas intensas no mesmo período.

Há outros 16 açudes com volume entre 70 a 100%.

  • Germinal (89,46%)
  • Gavião (86,12%)
  • Arneiroz II (83,29)
  • São Vicente (78,7%)
  • Jenipapo (77,49%)
  • Aracoiaba (77,31%)
  • Araras (76,62%)
  • Mundaú (76,42%)
  • Ubaldinho (75,33%)
  • Broco (73,55%)
  • Forquilha (72,87%)
  • Jatobá II (72,44%)
  • Santo Antônio de Aracatiaçu (71,67%)
  • Malcozinhado (70,79%)
  • Rosário (70,88%)
  • Arrebita (70,25%)

O Ceará está com a capacidade hídrica em 24,3%, com volume de 4.515 hm³.

Há 55 açudes com volume inferior a 30%.

Com informações de Honório Barbosa

Fonte: Diario do Nordeste 

Camilo desmente fake news e diz que não há decisão sobre novo lockdown no Ceará

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

Em nota publicada nas redes sociais, o governador do Ceará Camilo Santana (PT) negou que irá decretar lockdown no Ceará e fez críticas sobre conteúdos falsos que circulam em grupos de whatsapp. “Ações criminosas de pessoas que lutam a todo momento para provocar tumulto no meio da pandemia”, afirma.

Segundo o chefe do executivo estadual, as novas decisões sobre o decreto de isolamento são tomadas em conjunto com os integrantes do Comitê Estadual, que inclui o Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa,

Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, prefeitura de Fortaleza e os secretários da Saúde do Estado e dos municípios, “que avaliam o cenário completo para a tomada de decisões com a máxima responsabilidade”, conclui Camilo.

Duplicação do Contorno de Itapipoca será entregue neste primeiro semestre de 2021

A Superintendência de Obras Públicas (SOP) avança com as obras de duplicação no Contorno de Itapipoca, chegando aos serviços finais. O trecho de 9 km da nova estrada duplicada vai desobrigar o tráfego de veículos de carga pesada da área central do município, proporcionando maior segurança e agilidade a condutores e à comunidade.

Através da rodovia duplicada, não será mais preciso cruzar a sede de Itapipoca para seguir viagem, o que vai facilitar o transporte de mercadorias e o deslocamento da população do Litoral Oeste e do Vale do Curu.

Com 93% de apronto, os trabalhos estão direcionados para a finalização de drenagem e implantação da sinalização horizontal e vertical. “Hoje encontram-se concluídas toda a parte de movimentação de terra, implantação da pavimentação e revestimento asfáltico. Em execução, os serviços de drenagem e a concretagem da passagem de nível sobre a linha tronco norte da (rodovia) Transnordestina, para que, assim, ela esteja em condições de ser sinalizada. A previsão é que seja entregue até o mês de abril”, destaca o gerente de Obras Rodoviárias da SOP, Quirino Ponte.

São cerca de R$ 24 milhões investidos na obra, com recursos oriundos do Tesouro do Estado e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Ceará fecha 2020 com saldo de 18,5 mil vagas de empregos e ocupa a 2ª colocação no NE e a 8ª no país, respectivamente

O Ceará, apesar do ano difícil da pandemia do coronavírus, ficou na sétima posição no ranking nacional e em primeiro no Nordeste dentre os estados que mais geraram empregos com carteira assinada (empregos formais) no quarto trimestre de 2020. Já no acumulado do ano, o Estado obteve a oitava colocação no Brasil e a segunda no Nordeste dentre os estados com maiores saldos positivos. O Ceará gerou 74.663 vagas e perdeu 56.117, resultando em um saldo de 18.546 empregos formais.

A perda de vagas no Ceará ocorreu no auge da crise, entre os meses de março e junho de 2020. No entanto, logo após o relaxamento das medidas de isolamento social, o mercado de trabalho do Ceará reagiu e apresentou uma boa recuperação, quando foram as criadas 65.126 vagas, resultando no saldo positivo. As constatações estão no Ipece Informe (Nº 190 – Fevereiro/2021) Efeitos da Covid, sobre o saldo de empregos celetista cearense em 2020, publicado pela Diretoria de Estudos Econômicos (Diec) do Instituto de Pesquisa e Estratégia econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado do Ceará.

De acordo com o analista de Políticas Públicas do Ipece Alexsandre Lira Cavalcante, a recuperação de vagas de empregos formais do Ceará, tanto no quarto trimestre, especificamente, bem como no ano de 2020, é decorrente de alguns setores da economia. “A principal explicação para isso recai sobre a boa performance das atividades de Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas; construção; indústria de transformação; e administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais”.

Ele observa, no entanto, que algumas atividades enfrentaram grandes dificuldades por estarem muito ligadas ao setor de turismo e eventos, a exemplo das atividades de Alojamento e alimentação e de Transporte, armazenagem e correio, que foram muito afetadas pelas medidas adotadas de isolamento social no combate a pandemia. O analista de Políticas Públicas afirma que as medidas de isolamento social afetaram o mercado de trabalho em todos os estados, em diferentes magnitudes. Porém, a economia em todos os estados apresentou expressiva melhora. O trabalho já pode ser acessado na página do Ipece, na íntegra.

Nacional

O Brasil registrou, nos meses de janeiro e fevereiro, dois saldos positivos de empregos, mas a partir do mês de março o País passou a registrar perdas contínuas de postos de trabalho com carteira assinada, bastante influenciado pelas medidas de isolamento social no combate a pandemia do novo corona vírus. Esse processo de destruição de vagas formais de emprego perdurou até junho do mesmo ano, mês que se iniciou o processo de reabertura de várias atividades econômicas, com o relaxamento das muitas restrições impostas em vários estados do País. Entre os meses de março e junho de 2020, o País fechou 1.618.219 vagas de trabalho.

A partir de julho ocorreu um processo contínuo de criação de vagas de trabalho até novembro. Neste período, o Brasil criou um total de 1.486.453 vagas de trabalho, que, somado com o saldo positivo dos dois primeiros meses, alcançou a marca de 1.828.815 vagas, resultando num saldo positivo até novembro de 210.596 vagas. A diminuição de vagas observada em dezembro (-67.906 vagas) não impediu que País fechasse o ano de 2020 com um saldo positivo de 142.690 vagas, revelando que 2020 não foi totalmente perdido.