Homem destrói motocicleta após tentativa de apreensão do veículo em Barbalha; veja

Segundo agentes de trânsito, a ação ocorreu durante abordagem no centro da cidade

Durante uma abordagem de trânsito, um homem destruiu uma motocicleta na última segunda-feira (8), na cidade de Barbalha, região do Cariri, logo após tentativa de apreensão do veículo pelo Departamento Municipal de Trânsito local (Demutran).

Segundo o Demutran, órgão responsável pelo caso, o motociclista foi visto no centro da cidade, quando conduzia um passageiro sem capacete pelas ruas. As informações dão conta de que o veículo estava em nome de outra pessoa, confirmando a existência de outro proprietário, além de apresentar uma série de irregularidades.

Ainda durante a checagem da documentação, os agentes também constataram que o veículo possuía débitos de licenciamento desde 2012, enquanto também acumulava IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2013. Outros problemas seriam o registro de uma multa no sistema e restrições de alienação do veículo.

Momento de fúria

Geralmente, de acordo com o agente de trânsito Jonathan Pontes, o procedimento para casos como este é simples. “É necessário lavrar o auto e fazer a remoção do veículo para que o proprietário possa resolver a situação no órgão, com uma posterior liberação”, comenta.

No entanto, não foi o que ocorreu na situação, segundo Pontes. Em um acesso de fúria, o homem em questão se recusou entregar a moto de boa vontade. Na ocasião, ele também teria proferido insultos contra os agentes de trânsito, configurando desacato à autoridade.

Após comunicado de que a Polícia seria envolvida, a ação teria começado. “Foi o momento no qual ele se revoltou e disse que eu poderia chamar a Polícia, mas que ele iria quebrar o veículo e que ninguém o impediria. Ele jogou o veículo no chão e começou a quebrar”, explica Jonathan Pontes.

Quando o homem terminou de quebrar a motocicleta, os agentes recolheram as peças danificadas e conduziram o veículo ao depósito do Demutran. “Nós não esboçamos nenhuma reação. A gente não tinha o que fazer, na verdade”, pontuou o agente de trânsito.

Fonte: Diario do Nordeste

Ex-prefeito do Crato, Moacir Siqueira morre vítima de covid-19

POR AGENCIA NEWS CARIRI

O ex-prefeito do Crato Moacir Soares Siqueira morreu na tarde desta quarta-feira (10) vítima de covid-19. Ele estava internado na UTI do hospital São Miguel, em Crato, desde o dia primeiro deste mês, após ser diagnosticado com a doença.

Siqueira foi eleito vice-prefeito na chapa encabeçada por Raimundo Bezerra nas eleições de 1996, mas assumiu o posto máximo do executivo cratense após o falecimento de então gestor.

Além do ex-prefeito do Crato, o ex-alcaide de Juazeiro do Norte, Carlos Cruz, também foi a óbito em decorrência do novo coronavírus.

Covid-19: Após vacina, organismo leva cerca de duas semanas para desenvolver imunidade

“Por isso, é muito importante a população saber que, embora vacinada inicialmente, não é o momento para relaxar as medidas de isolamento social”, explica o secretário da Saúde, Dr. Cabeto

Mais de 4 milhões de brasileiros já receberam a primeira dose da vacina contra Covid-19 até o momento. Entre eles estão 186.388 cearenses. Entretanto, isso não significa, necessariamente, que já estão imunizados. Dois fatores estão em jogo: a necessidade da segunda dose e o tempo que o organismo leva até desenvolver completamente a resposta imune.

“Cada organismo reage de uma forma, dependendo de fatores como a faixa etária e o próprio sistema imunológico da pessoa. Em geral, em duas semanas após a segunda dose estaremos protegidos, pois esse é o tempo que nosso sistema leva para criar anticorpos neutralizantes, que barram a entrada do vírus nas células”, afirmam pesquisadores do Instituto Butantan em nota.

Os cientistas apontam que “uma quantidade ainda maior de anticorpos pode ser registrada até um mês após o fim da vacinação, também variando de indivíduo para indivíduo”.

“Por isso, é muito importante a população saber que, embora vacinada inicialmente, não é o momento para relaxar as medidas de isolamento social, que agora se fazem ainda mais importantes”, explicou o secretário da Saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, em live realizada pela Defensoria Pública do Estado do Ceará nessa terça-feira, 9. “As pessoas precisam aderir a esse movimento de se poupar até que a gente amplie a vacinação e possa atingir um nível maior de segurança.”

Como vacinas ativam a resposta imune

Ao receber uma vacina pela primeira vez, o sistema imunológico ativa dois tipos importantes de glóbulos brancos. Em primeiro lugar, as células B do plasma, que se concentram principalmente na produção de anticorpos.

Em segundo lugar, há as células T, cada uma das quais especificamente adaptada para identificar o vírus e matá-lo. Algumas delas, células T de memória, são capazes de permanecer no corpo por décadas até encontrarem seu alvo.

Na dose de reforço, o organismo é novamente exposto e as células B remanescentes são capazes de se dividir rapidamente, levando a um segundo pico na quantidade de anticorpos circulantes. A segunda dose também inicia o processo de “maturação das células B”. Neste sentido, os anticorpos não são mais numerosas e melhor direcionados.

Efeito da uma única dose

Tanto a Coronovac, a vacina do Instituto Butantan com a Sinovac, quanto a vacina de Oxford e da AstraZeneca, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz, preveem duas doses.

Destes, somente o imunizante de Oxford mediu a proteção adquirida depois da primeira dose. Em artigo publicado em janeiro, os cientistas indicam que a vacina oferece proteção de 64,1% após uma dose e de 70,4% após duas doses.

Os resultados mostraram que a eficácia foi medida 21 dias depois da aplicação da primeira dose da vacina, o que significa que há “uma proteção de curta duração após a primeira dose”. Segundo os especialistas, a segunda dose da vacina garante uma maior duração da proteção, embora estudos ainda não tenham descoberto quanto tempo ela pode durar.

Já os testes clínicos realizados no Brasil com a Coronavac não mediram eficácia com apenas uma dose. Por isso, não é possível saber se a vacina é capaz de oferecer proteção, mesmo que de curta duração, sem a dose de reforço.

O intervalo de aplicação entre as doses das duas vacinas é de no mínimo 2 semanas a no máximo um mês para a Coronavac. Para a vacina Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, esse período é de 4 a 12 semanas.

Fonte: OPOVO

Prefeitura de Juazeiro efetua pagamento da folha de dezembro

A prefeitura de Juazeiro do Norte efetuou, nesta quarta-feira (10), o pagamento da folha salarial de servidores temporários referente ao mês de dezembro. O anúncio foi feito pelo prefeito Glêdson Bezerra.

“Com muita alegria, venho comunicar que no dia de hoje, 21/02/2021, autorizei o pagamento dos salários dos contratados temporários da gestão anterior, referentes ao mês de dezembro. Também está sendo paga a segunda parcela do 13° salário que ficou pendente”.

Ainda segundo o gestor municipal, ao todo, são R$ 4.125.339,79 injetados nas contas dos profissionais, que contarão com esse dinheiro amanhã (11-02-2020). “Aos poucos, vamos colocando a casa em ordem”, finaliza o prefeito.

Zé Aílton cumpre agenda em Brasília e tenta viabilizar investimentos para a educação

O Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, esteve na tarde desta terça-feira, 09, participando de reuniões em Brasília, com a finalidade de alocar recursos voltados para a área de infraestrutura da cidade, além da construção de duas creches e quadras esportivas. Na ocasião, ele esteve na Presidência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), além de participar de reunião dom deputados federais.

 

Ainda no início da tarde, o Chefe do Executivo participou de reunião com o presidente do FNDE Marcelo Lopes. “Um momento para tratar de assuntos relacionados aos projetos que já existem entre a prefeitura do o FNDE, com relação a duas creches e mais duas quadras esportivas”, disse ele.

 

Na ocasião, o prefeito solicitou a liberação de recursos para poder avançar com essas obras na cidade, que irão atender importantes comunidades do Crato. Ainda na parte da tarde, o prefeito esteve em reunião no gabinete do deputado federal, André Figueiredo, com a finalidade de tratar de emendas que deverão ser debatidas no orçamento para o exercício de 2021.

Crato: Guarda Municipal será capacitada com curso de tiro

Agentes da Guarda Municipal do Crato serão capacitados com curso de tiro, a ser ministrado nas dependências do Clube de Tiro GUN HOUSE. O ensino profissional é a porta de entrada do Centro de Formação, que logo neste semestre, estará administrando instrução de capacitação e aperfeiçoamento para mais uma turma no Nivelamento Profissional, conforme a matriz curricular Nacional para Guardas Municipais.

Além disso, buscando também fortalecer a integração entre as demais forças de segurança, o Centro de Formação, Instrução, Capacitação e Aperfeiçoamento (CFICA) convidará instrutores da Polícia Militar e Civil, Bombeiro Militar, SAMU, do quadro de profissionais do município do Crato da Secretaria de Educação, Saúde e outras, bem como profissionais habilitados das Guardas Municipais de outros municípios.

“Iniciativas como essa são de grande importância, pois contribuem para o aperfeiçoamento da Guarda Civil Metropolitana, bem como pela melhoria da qualidade do serviço ofertado à população, a qual é o maior bem do município”, diz o Secretário de Segurança do Município, Cel Jarbas Freire.

Crato e Juazeiro do Norte têm gasolina mais cara do Ceará, aponta ANP

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

O preço da gasolina comum nos postos de combustíveis tem assustado consumidores na região do Cariri. Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), as cidades de Crato e Juazeiro do Norte têm a gasolina mais cara do Estado. O valor médio do litro, nos dois municípios, chega a R$ 5,08.

Apesar da estimativa oficial, os estabelecimentos comercializam o produto com expressiva variação de preços. Nesta quarta feira  (10) o News Cariri visitou dois postos de combustíveis, um em Crato e outro em Juazeiro. Enquanto na primeira cidade o litro foi encontrado a um valor de R$ 5,18, na segunda o preço caiu para R$ 4,94.

O preço da gasolina voltou a subir após a Petrobras anunciar, há cerca de duas semanas, o aumento do valor de venda para as refinarias. Segundo a ANP, o preço da gasolina no Cariri supera os valores do litro do combustível em municípios como Caucaia, onde o valore médio é de R$ 4,99, e Fortaleza, cujo preço nas bombas chega a R$ 4,97.

UFC faz sequenciamento genético para saber quais variantes de coronavírus circulam no CE

Mutações de vírus são comuns, mas saber quais cepas estão em circulação ajudam, por exemplo, as autoridades de saúde a monitorar se as variantes são capazes de aumentar a transmissão ou a severidade dos casos da doença

No Ceará, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) já confirmou que, ao menos três pessoas, foram contaminadas com uma nova variante do coronavírus. No caso, uma mutação detectada, inicialmente, em Manaus, cuja projeção é que ela seja mais transmissível. No Estado já são mais de 388 mil pessoas infectadas pela Covid.

Para tentar fazer uma mínima vigilância genômica, ou seja, monitorar as possíveis variantes do coronavírus em circulação no Estado, e em paralelo às ações da gestão pública, pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) irão iniciar uma nova pesquisa de sequenciamento genético do novo coronavírus em testes de cearenses.

Os pesquisadores irão analisar 20 amostras de exames de pessoas do Ceará que testaram positivo para a Covid desde o início da pandemia até janeiro deste ano. A avaliação feita por integrantes da Central de Genômica e Bioinformática e do Laboratório de Farmacogenética, ambos do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da UFC, será capaz de identificar possíveis novas cepas circulantes no Ceará.

O registro de mutações de vírus são comuns, mas saber quais variantes estão em circulação ajudam, por exemplo, os governos a monitorar se as novas cepas são capazes de aumentar a transmissão ou a severidade dos casos. E assim, as gestões públicas podem orientar a tomada de decisão no combate à pandemia.

A coordenadora do Laboratório de Farmacogenética do NPDM, Raquel Montenegro, estima que os resultados dessas análises devem sair em um mês. De acordo com ela, no sequenciamento genético, além de outros recursos, os pesquisadores utilizam um equipamento de grande capacidade que a UFC dispõe. Esse procedimento dura cerca de uma semana. 

Como é feito o sequenciamento?

“Na análise, eu pego (o material) do swab, o cotonete, coloco numa solução e agito essa solução para poder tirar a secreção e o vírus grudado nesse cotonete. Depois disso, a gente isola, retira o material genético. Coloca alguma substância que liberte o material genético do vírus. A gente aumenta, de uma forma artificial, esse material genético e deixamos em quantidade grande para sequenciar, ou seja, para dizer exatamente qual a leitura desse material genético”, explica a pesquisadora.

Após isso, quando o material genético do vírus é destrinchado, é realizada a análise das sequências e comparações com as cepas já catalogadas por pesquisadores do mundo inteiro. A leitura de cada fragmento do vírus é feita de forma automatizada por máquinas.

 

“Quando sai esse código, ele precisa ser decifrado. E é decifrado por ferramentas computacionais, por comparação do que já se tem do vírus inicial, das mutações que já encontraram e saber se tem mutações novas”, acrescenta Raquel.

 

Dessa maneira é possível detectar se as mutações do vírus que circulam no Estado já estavam presentes em outras partes do mundoe também em outros estados brasileiros, caso haja esse registro.  O material utilizado, segundo ela, é aquele que o NPDM tem estocado e foi coletado, em distintos momentos da pandemia, em pacientes internados, dentro outros, no Hospital Universitário Walter Cantídio, no Instituto Dr. José Frota (IJF) e no Departamento de Saúde da UFC.

Na análise, os pesquisadores irão comparar o material encontrado no Ceará com os que constam na plataforma internacional de dados genômicos Gisaid (Global Initiative on Sharing All Influenza Data). Esse repositório internacional  de dados é atualizado diariamente por cientistas do mundo todo para monitoramento do vírus.

A UFC pode fazer esse sequenciamento, pois é certificada pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen). Os trabalhos de sequenciamento genético, conforme a UFC, são realizados com o apoio da Faculdade de Medicina (Famed) e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

Contudo, ressalta a pesquisadora, não há condições de garantir a análise em grande escala se não houver aporte de financiamento para essa finalidade.

Casos em investigação pela Sesa

Na segunda-feira (8), a Sesa confirmou a circulação da nova variante do coronavírus oriunda de Manaus em três homens no Ceará infectados pelo coronavírus. As análises, segundo a Sesa, foram realizadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Ceará e no Amazonas. Dois casos confirmados são relacionados a viajantes e outro a um residente no Ceará.

Os três homens têm mais de 60 anos e estão internados em hospitais particulares de Fortaleza. Além deles, conforme a Sesa, a pasta e a Fiocruz analisam outras 90 notificações de casos suspeitos.

Para tentar rastrear as possíveis novas cepas, a Secretaria informa que  constituiu parcerias com órgãos como o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), e a Rede Genômica Fiocruz, representada pela Fiocruz-CE e Fiocruz-AM, que permitem a caracterização genômica de novas variantes.

Identificação de Cepas no Ceará

Em julho de 2020, o Diário do Nordeste noticiou que uma pesquisa, feita à época, envolvendo mais de 150 cientistas brasileiros e de outros países, identificou 104 cepas iniciais do novo coronavírus no Brasil. No estudo, foram analisadas 427 amostras, de 21 estados. Destas, três predominam e uma das linhagens se concentrava no Ceará. Hoje, a gestão pública e as instituições de pesquisa fazem outras análises para monitorar o atual cenário.

À época, o pesquisador Darlan da Silva Cândido, cearense de Quixeramobim, que estuda na Universidade Oxford, no Reino Unido, e um dos realizadores do estudo, informou, que o achado das diferentes linhas ocorre porque o vírus passa por mutação. Um artigo fruto dessa pesquisa, foi publicado na revista Science, um dos mais renomados periódicos científicos no mundo.

Fonte: Diario do Nordeste

SSPDS leva programa itinerante de atendimento psicológico para CBMCE e Ciopaer

A Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) retoma as atividades do programa itinerante para ofertar atendimento psicológico a profissionais da segurança pública do Ceará. A programação ainda prevê palestras temáticas e a ampliação de visitas institucionais às sedes das vinculadas da segurança pública do Ceará. Neste mês, as visitas seguem acontecendo uma vez por semana, em local próximo à sede do Quartel Central do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), e na base da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), da SSPDS, em Fortaleza.

“Agora em 2021, a gente vem retomando as atividades desse serviço buscando levar atividades e atendimentos psicológicos nos espaços e ambientes nos quais esses servidores trabalham ou de uma maneira próxima a esses locais para que a gente possa facilitar esse acesso e essa busca por esses serviços. A gente vê com grande potencial um serviço em que conseguimos chegar mais próximo do servidor, entender suas queixas, suas demandas, seus anseios e suas necessidades. Como sendo uma segunda forma de buscar esse atendimento”, convida a psicóloga à frente da Abips, Bruna Gadelha.

O Programa Abips Itinerante tem como objetivo levar serviços de saúde aos profissionais da segurança pública que pertencem às vinculadas da Secretaria da Segurança Pública com a proposta de propagar e facilitar o acesso aos serviços disponibilizados pelo setor. A promoção do bem-estar biopsicossocial dos agentes da segurança é a missão da Abips. A proposta é complementar aos atendimentos realizados de segunda a sexta-feira, na sede da SSPDS, com agendamento prévio.

Itinerante

No Corpo de Bombeiros, as visitas acontecem quinzenalmente, às quintas feiras pela manhã, na Avenida Filomeno Gomes, 42, na Caixa de Assistência e Pecúlio Bombeiros Militares (CAPBOM), com atendimento na modalidade de plantão psicológico, que se caracteriza como uma intervenção psicológica breve, que acolhe a pessoa ajudando-a a lidar melhor com seus recursos e limites diante da sua atual demanda/necessidade. O plantão psicológico disponibilizado pela Abips tem até cinco encontros. Caso o(a) psicólogo(a) identifique que o militar necessita de um tempo maior para lidar com suas questões, ele é orientado e encaminhado sobre o processo de psicoterapia.

Na Ciopaer, a iniciativa foi batizada como “Fênix Saudável” e conta também com a modalidade de plantão psicológico, semanalmente, sempre às quartas-feiras à tarde, na sede da Capital, localizada no Aeroporto Internacional de Fortaleza. Além desse serviço, nos próximos dias, serão realizadas ações que visam à prevenção em saúde e à qualidade de vida dos profissionais de segurança. A agenda da Abips na Ciopaer vai ainda contemplar momentos de promoção da saúde mental, por meio de oficinas com colaboradores e gestores.

Os atendimentos na sede da Abips continuam ocorrendo normalmente. Para realizar agendamento e buscar mais informações a respeito dos serviços, o profissional da segurança pública pode entrar em contato pelos números: (85) 3223-1837, (85) 3214-1975 ou pelo número de WhatsApp (85) 99170-0056.

“A todos aqueles que necessitam ou desejam ter esse cuidado, essa atenção em saúde, a gente incentiva que busque os nossos serviços tanto na sede da Abips, ligando, agendando atendimento e buscando orientação, quanto nesses espaços que a gente está proporcionando. Nosso intuito é cada vez mais ampliar esses serviços para que ele chegue mais próximo aos profissionais. Por isso, a gente espera garantir uma maior efetividade no cuidado em saúde”, finaliza Bruna.

Serviço

Atendimentos da Abips
Local: Av. Bezerra de Menezes, 581 – São Gerardo
Agendamento: (85) 3223-1837, (85) 3214-1975 ou pelo número de WhatsApp (85) 99170-0056
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Parceria entre Seduc e UFC garante Curso de Iniciação em Cozinha Gastronômica a alunos da EJA

A Secretaria da Educação (Seduc) firmou, nesta quarta-feira (10), um convênio de cooperação técnica e social com a Universidade Federal do Ceará (UFC) para a implantação do curso de Iniciação Profissional em Cozinha Gastronômica, na modalidade EJA + Qualificação. O evento ocorreu de forma virtual, com a participação da secretária Eliana Estrela e do reitor da UFC, Cândido Albuquerque.

O curso está previsto para iniciar no próximo dia 23 de fevereiro e ficará sob a responsabilidade da Coordenadoria de Gestão do Ensino Médio, por meio da Célula de Educação de Jovens e Adultos e Ensino Médio Noturno da Seduc. A iniciativa tem o intuito de proporcionar a qualificação para os estudantes da EJA, tendo em vista que se configura uma ampliação dos cursos já ofertados na Educação de Jovens e Adultos.

Eliana Estrela avalia que a parceria tem grande potencial na promoção da redução das desigualdades sociais. “É um momento simbólico, em que assinamos um termo de cooperação entre a Seduc e a UFC. Mas, o mais importante é a sensibilidade, a aproximação entre as instituições, a união entre a Universidade e a educação básica. Quando oportunizamos ao jovem da EJA um curso profissional, abrimos caminhos, fazemos com que tenha a oportunidade de crescer, de empreender. Agradeço aos professores da Universidade e à equipe da Seduc, pelo empenho”, enfatiza.

Ao todo, 35 estudantes da turma de EJA + Qualificação Profissional comporão o público desta iniciativa. Todos já vivenciaram, em 2020, as áreas do conhecimento da Base Nacional Comum Curricular e o componente da qualificação profissional, no caso, a Preparação para o Trabalho e Prática Social. Em 2021, ano final da educação básica para esses estudantes, o curso Iniciação Profissional em Cozinha Gastronômica será concluído com um total de 1.600 horas/aula. Dessa forma, os alunos concluem o Ensino Médio e a formação para o mundo do trabalho.

Teoria e prática

A experiência piloto acontecerá na Escola em Tempo Integral Hermínio Barroso, localizada no bairro Monte Castelo, em Fortaleza. Haverá aulas teóricas remotas, utilizando as tecnologias digitais, e aulas práticas, no laboratório de Gastronomia da UFC, sob a orientação da coordenação e de professores do curso.

Cândido Albuquerque destaca o papel de transformação social que a iniciativa carrega, além de servir de referência para o Instituto de Cultura e Arte da UFC. “Esse é um momento extremamente significativo para a UFC. A Universidade tem uma gama de ações que precisa realizar com os diversos setores da sociedade para estar legitimada perante o meio à qual ela pertence. Fazer parceria com a Seduc, que tem dado demonstração de como é possível fazer uma educação pública de qualidade, tem um simbolismo muito grande para as nossas ações. É um projeto de impacto social inigualável”, considera.

A oferta desse novo curso de Iniciação Profissional em Cozinha Gastronômica, na EJA + Qualificação, também visa articular e ampliar as ações extensionistas da UFC como programas, projetos, cursos nas áreas de educação com temática em gastronomia, bem como qualificar jovens e adultos para inserção no mercado de trabalho.

A ideia é proporcionar aos alunos do curso de bacharelado da Universidade, bem como aos alunos da EJA, a oportunidade de participar do Programa Gastronomia Social, que visa apresentar a cozinha como um espaço de transformação.

IPVA 2021: primeira parcela vence nesta quarta-feira (10)

Vence nesta quarta-feira (10/2) a primeira parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2021. Os proprietários de veículos emplacados no Ceará devem emitir o boleto de pagamento pelos aplicativos Ceará App e Meu IPVA ou no site (www.sefaz.ce.gov.br) da Secretaria da Fazenda (Sefaz-CE). O tributo pode ser parcelado, sem desconto, em até cinco vezes, desde que o valor do imposto seja acima de R$ 100.

O Documento de Arrecadação do Estado (DAE) será gerado mediante a informação do chassi do veículo, ou do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e da placa. A rede autorizada a receber o imposto inclui os bancos Caixa Econômica, Bradesco, Banco do Brasil (BB), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Santander, Itaú e casas lotéricas. Há também a opção de pagar o IPVA com cartões de crédito vinculados ao Banco do Brasil ou Bradesco.

A Sefaz lembra que, após o pagamento da primeira parcela, vão restar quatro cotas, que deverão ser pagas nos dias 10 de março, 12 de abril10 de maio e 10 de junho.

A cota única do IPVA 2021 com o desconto de 5% sobre o valor total do tributo venceu no dia 29 de janeiro. Cerca de 516 mil contribuintes optaram por essa forma de pagamento, resultando no ingresso de aproximadamente R$ 273 milhões nos cofres públicos.

Frota Tributada

Neste ano, os donos de veículos pagarão menos pelo IPVA. A base de cálculo do imposto registrou queda média de 4,95% em comparação a 2020. Cerca de 2,3 milhões de veículos serão tributados, com previsão de arrecadar em torno de R$ 1,1 bilhão. Do total recolhido, 50% pertencem ao Tesouro Estadual e os outros 50% são destinados aos municípios onde os veículos estão licenciados.

Para realizar o cálculo do IPVA 2021, a Sefaz tomou como base o levantamento anual feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que monitora os preços médios de mercado dos veículos, e consultou os dados do Sindicato dos Revendedores de Veículos Automotores do Ceará (Sindivel).

Aplicativos Ceará App e Meu IPVA

Disponíveis para smartphones e tablets, as ferramentas podem ser baixadas gratuitamente nas lojas Play Store (Android) e App Store (IOS). Por meio dos aplicativos, o contribuinte pode emitir o boleto de pagamento, copiar o código de barras e efetuar o pagamento pelo Internet Banking do celular, além de fazer consultas sobre a situação do veículo.

Passo a passo > Selecione a opção “Pagar IPVA” e digite a placa e o Renavam.

Como pagar o IPVA pelo site da Sefaz

No site da Sefaz, o contribuinte deve acessar o menu “Serviços” e a opção “IPVA”. Em seguida, basta selecionar o botão “Acesso ao Sistema” e escolher o item “Imposto”.

Depois, é só clicar em “Emitir IPVA à Vista” e digitar os dados do veículo (chassi ou placa e Renavam). Após pesquisar, o sistema apresentará os valores das cinco parcelas e, logo abaixo, as opções “Imprimir Carnê” e “Imprimir Saldo Devedor”. Escolhendo o item “Imprimir Carnê”, o contribuinte emitirá, em um único documento, todos os boletos de parcelamento. Já a opção “Imprimir Saldo Devedor” é para quem desejar emitir um único DAE com o valor integral do IPVA, sem desconto.

Alíquotas

As alíquotas do IPVA variam de 0,5% a 3,5% sobre o valor venal dos veículos. A maior parte da frota tem alíquota de 3%. É o caso dos automóveis e caminhonetes entre 100 e 180 cavalos de potência. Ônibus, micro-ônibus, caminhões e veículos de locadoras e de autoescolas pagam 1%.

As alíquotas também privilegiam os bons motoristas. Motocicletas, motonetas, ciclomotores e triciclos até 125 cilindradas pagam 1%, se não tiverem cometido infração de trânsito em 2020. Caso contrário, a alíquota sobe para 2%.

Isenção

Pessoas com deficiência têm direito à isenção do imposto, assim como proprietários de máquinas agrícolas, táxi, ônibus de transporte urbano e metropolitano, transportes escolares, além de veículos com mais de 15 anos de fabricação.

Fique atento

A Secretaria da Fazenda não envia boletos pelos Correios, por e-mail, SMS ou WhatsApp.