Parceria entre Seduc e UFC garante Curso de Iniciação em Cozinha Gastronômica a alunos da EJA

Publicidade

A Secretaria da Educação (Seduc) firmou, nesta quarta-feira (10), um convênio de cooperação técnica e social com a Universidade Federal do Ceará (UFC) para a implantação do curso de Iniciação Profissional em Cozinha Gastronômica, na modalidade EJA + Qualificação. O evento ocorreu de forma virtual, com a participação da secretária Eliana Estrela e do reitor da UFC, Cândido Albuquerque.

O curso está previsto para iniciar no próximo dia 23 de fevereiro e ficará sob a responsabilidade da Coordenadoria de Gestão do Ensino Médio, por meio da Célula de Educação de Jovens e Adultos e Ensino Médio Noturno da Seduc. A iniciativa tem o intuito de proporcionar a qualificação para os estudantes da EJA, tendo em vista que se configura uma ampliação dos cursos já ofertados na Educação de Jovens e Adultos.

Eliana Estrela avalia que a parceria tem grande potencial na promoção da redução das desigualdades sociais. “É um momento simbólico, em que assinamos um termo de cooperação entre a Seduc e a UFC. Mas, o mais importante é a sensibilidade, a aproximação entre as instituições, a união entre a Universidade e a educação básica. Quando oportunizamos ao jovem da EJA um curso profissional, abrimos caminhos, fazemos com que tenha a oportunidade de crescer, de empreender. Agradeço aos professores da Universidade e à equipe da Seduc, pelo empenho”, enfatiza.

Ao todo, 35 estudantes da turma de EJA + Qualificação Profissional comporão o público desta iniciativa. Todos já vivenciaram, em 2020, as áreas do conhecimento da Base Nacional Comum Curricular e o componente da qualificação profissional, no caso, a Preparação para o Trabalho e Prática Social. Em 2021, ano final da educação básica para esses estudantes, o curso Iniciação Profissional em Cozinha Gastronômica será concluído com um total de 1.600 horas/aula. Dessa forma, os alunos concluem o Ensino Médio e a formação para o mundo do trabalho.

Teoria e prática

A experiência piloto acontecerá na Escola em Tempo Integral Hermínio Barroso, localizada no bairro Monte Castelo, em Fortaleza. Haverá aulas teóricas remotas, utilizando as tecnologias digitais, e aulas práticas, no laboratório de Gastronomia da UFC, sob a orientação da coordenação e de professores do curso.

Cândido Albuquerque destaca o papel de transformação social que a iniciativa carrega, além de servir de referência para o Instituto de Cultura e Arte da UFC. “Esse é um momento extremamente significativo para a UFC. A Universidade tem uma gama de ações que precisa realizar com os diversos setores da sociedade para estar legitimada perante o meio à qual ela pertence. Fazer parceria com a Seduc, que tem dado demonstração de como é possível fazer uma educação pública de qualidade, tem um simbolismo muito grande para as nossas ações. É um projeto de impacto social inigualável”, considera.

A oferta desse novo curso de Iniciação Profissional em Cozinha Gastronômica, na EJA + Qualificação, também visa articular e ampliar as ações extensionistas da UFC como programas, projetos, cursos nas áreas de educação com temática em gastronomia, bem como qualificar jovens e adultos para inserção no mercado de trabalho.

A ideia é proporcionar aos alunos do curso de bacharelado da Universidade, bem como aos alunos da EJA, a oportunidade de participar do Programa Gastronomia Social, que visa apresentar a cozinha como um espaço de transformação.

Publicidade

Leia também