Quantidade de municípios com mortes causadas por Covid-19 cresce no Ceará em 2021

Neste ano, 83 cidades registraram óbitos ocasionados por Covid-19 até o momento.

O último Boletim Epidemiológico da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) apresentou que a quantidade de municípios no estado com registros de óbitos por Covid-19 cresceu 20,2%, contabilizando 83 cidades com mortes ocasionadas por coronavírus.

O aumento se dá considerando desde o dia 1º de janeiro até dia 31 do mesmo mês — comparado com a semana epidemiológica anterior (entre 27/12 e 02/01). A taxa de mortalidade acumulada (2020 e 2021) no Estado é de 116,2 por 100 mil habitantes.

A maioria dos óbitos (78,2%) ocorreu em pessoas de 60 anos ou mais; e no sexo masculino (58,5%). A Sesa também informou que 70,3% das vítimas apresentavam doenças crônicas pré-existentes, uma era gestante (0,3%).

Já em relação à média de dias entre a data de início de sintomas e a data de internação dos pacientes que foram a óbito foi 6,8 dias. A média de dias de internação foi de 12,6 dias, variando de 1 a 166 dias.

Há também a confirmação que 11 (3,3%) casos contraíram a doença durante as internações hospitalares. Quanto à evolução da doença, considerando os dias decorridos entre a data de início de sintomas e a data do óbito, foi em média de 18,7 dias. Em relação ao local do óbito, 15 (4,5%) ocorreram em domicílio.

Pacientes com nova cepa do coronavírus

Três pacientes do Ceará foram confirmados com a nova cepa do coronavírus vinda de Manaus, declarou a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa). O órgão explicou que o resultado foi obtido por meio de análises realizadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Ceará e no Amazonas.

A Sesa informou que, por meio de sequenciamento total, três amostras com genoma específico da linhagem do novo vírus foram detectadas. Dois casos confirmados são relacionados a viajantes. O terceiro caso se refere a contactante (pessoa residente no Ceará), provavelmente já característico de transmissão comunitária no Ceará.

No dia 29 de janeiro, a Sesa informou que 55 pacientes eram monitorados devido à suspeita de estarem infectados com a cepa oriunda da capital do Amazonas.

De acordo com a Secretaria, eram 33 pacientes do sexo masculino e 22 do sexo feminino; que no grupo, apenas um paciente veio transferido de Manaus; e que os 55 pacientes sob investigação no Ceará, 40 são viajantes e 15 são pessoas que tiveram contato com infectados.

Fonte: G1/Ceará

Ciopaer realiza o transporte de mais vacinas contra a Covid-19 para o interior do Ceará

As aeronaves da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) realizaram, nesta terça (9) e nessa segunda-feira (8), os transportes de mais unidades da vacina contra a Covid-19 para cidades do interior do Estado. Os imunizantes pertencem ao lote da vacina CoronaVac que chegou a Fortaleza no último sábado (6), quando 115 mil doses desembarcaram em território cearense após aquisição pelo Governo do Ceará.

Foi empregada a Fênix 09 durante as missões. O helicóptero partiu da base da Coordenadoria situada no Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins. A logística, a mesma utilizada na entrega do primeiro lote, foi definida pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) após reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), a fim de permanecer enviando com eficiência os imunizantes para as 22 Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS).

Na manhã de hoje (09), foram realizados transportes de vacinas para as cidades de Acaraú e Camocim, na Região Norte do Estado e pertencentes à Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14). Já nessa segunda-feira (08), as entregas ocorreram em Aracati, Limoeiro do Norte e Russas, na Área Integrada de Segurança 18 do Estado.

“A participação da Ciopaer na entrega das vacinas é, sem dúvidas, um motivo de grande satisfação para a unidade aérea, permitindo que elas cheguem o mais rápido possível ao povo cearense no interior do Estado. Desta forma, o emprego das aeronaves confere mais agilidade e segurança no processo de vacinação da população”, destacou o capitão Elton Oliveira, relações-públicas da Ciopaer.

Plano de saúde tem maior alta desde julho de 2019, aponta IBGE

Os preços dos planos devem passar por uma nova pressão no 2º semestre.

Os preços de plano de saúde subiram 0,66%, segundo o Índice do Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esta é a maior alta desde julho de 2019 (0,79%). Em 12 meses, o indicador avança 2,51%.

O movimento reflete a incorporação da primeira parcela do reajuste dos planos, que tinha sido suspenso no ano passado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e será parcelado ao longo dos 12 meses de 2021. Com isso, deve haver uma sobreposição dos reajustes no segundo semestre, lembrou o gerente do IPCA, Pedro Kislanov.

“Este é o primeiro mês com o reajuste do plano de saúde referente a 2020, que será aplicado cada mês ao longo do ano. Quando chegar lá em julho, e a ANS decidir pelo reajuste de 2021, deve haver, a grosso modo, uma soma desses dois fatores (de reajuste)”, explicou.

 

O item foi a principal influência para a alta de 0,32% do grupo saúde e cuidados pessoais em janeiro – após variação de 0,40% em dezembro de 2020.

Fonte: G1

Militares de Juazeiro do Norte são promovidos pelo Governador Camilo Santana

Em transmissão nas redes sociais, o Governo do Ceará promoveu hoje, de forma simbólica, os policiais e bombeiros militares beneficiados pela lei que garante a ascensão contínua nas carreiras das corporações.

Presidida pelo governador Camilo Santana, a solenidade virtual promoveu militares com atuação na Região Metropolitana de Fortaleza, e nas regionais de Sobral, Russas, Juazeiro do Norte e Crateús

Desde que a chamada lei das promoções foi sancionada pelo governador Camilo Santana, em 2015, 21.866 profissionais da segurança foram beneficiados. A medida instituiu uma ascensão regular e automática na carreira dos oficiais e praças estaduais.

Para o governador Camilo Santana, os investimentos em pessoal e equipamentos na segurança do Ceará fazem parte da política de valorização dos profissionais.

Glêdson confirma que irá quitar folha atrasada de dezembro ainda neste mês

Os servidores contratados e comissionados que deixaram de receber o mês de dezembro, ainda da gestão anterior, devem ter seus vencimentos pagos, agora, em fevereiro. A informação foi confirmada pelo prefeito Glêdson Bezerra, que anunciou o pagamento até a segunda quinzena deste mês. O anuncio ocorreu durante a posse de 190 novos servidores efetivos nessa segunda-feira, 8.

Glêdson fez um balanço sobre a saúde financeira do município, destacando as responsabilidades deixadas pela gestão anterior, entre essas, uma folha de pagamento de quase R$27 milhões, entre concursados, temporários e comissionados. A folha de pagamento relativa aos concursados foi paga ainda em janeiro e agora serão os demais servidores.

Em sua fala, o prefeito destacou que os servidores merecem receber pelo bom serviço prestado ao município. “A ausência de responsabilidade fiscal não pode recair nessas pessoas. No entanto, não temos como tirar dinheiro de onde não existe, por isso, economizamos e agora vamos pagar também aos servidores contratados e comissionados, relativo ao mês de dezembro”, disse.

Com avanço do vírus no Ceará, cuidados devem ser reforçados para evitar propagação da doença

O Governo do Ceará renovou por mais seis meses o decreto de calamidade pública devido à Covid-19. Por isso, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) reforça a importância de manter os cuidados para evitar o contágio e diminuir a incidência do vírus, além de garantir que a demanda por assistência nas unidades de saúde não se intensifique.

“Evitar o avanço do vírus é responsabilidade de todos. Cada cidadão deve fazer a sua parte, usando máscara sempre que sair de casa, evitando aglomerações, mantendo as mãos sempre limpas e respeitando o distanciamento”, reforça a coordenadora da Vigilância Sanitária da Sesa, Dolores Fernandes.

Veja as orientações


– Use máscara sempre que sair de casa. Lembre-se que a proteção só é garantida com o nariz e boca cobertos;
– Tenha sempre uma máscara reserva ao sair de casa;
– Lave as mãos até a altura dos punhos com água e sabão sempre que possível. A higienização deve ser mais frequente se estiver em lugar público;
– Use álcool a 70% (líquido ou gel);
– Higienize o celular, os brinquedos das crianças e outros objetos utilizados com frequência;
– Não compartilhe objetos de uso pessoal, como toalhas, talheres, pratos e copos;
– Não toque nos olhos, boca, nariz ou na máscara de proteção com as mãos sujas;
– Evite circulação desnecessária;
– Ao tossir/espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com a parte interna do cotovelo;
– Evite cumprimentos, como apertos de mão e abraços;
– Se estiver doente, evite contato com outras pessoas, principalmente idosos e aqueles que têm doenças crônicas;
– Caso apresente sintomas de gripe, evite contato com outras pessoas, principalmente com idosos e aqueles que têm doenças crônicas;
– Busque orientação pelo canal online Plantão Coronavírus, caso apresente sinais de gripe, e siga as recomendações dos profissionais de saúde.

– Higienize as mãos ao entrar e sair do estabelecimento;
– Exija que o estabelecimento tenha álcool 70% e tapetes higienizantes;
– Mantenha distância mínima de um metro e meio de outras pessoas;
– Evite tocar nos produtos, pegando apenas no que for comprar;
– Dê preferência ao uso de cartão para pagamento;
– Higienize as compras ao chegar em casa. Frutas e verduras devem ser mergulhadas em solução com água sanitária diluída. Enxague depois. Nas embalagens, deve-se usar álcool 70%.

– Lave as mãos ao entrar na academia;
– Evite compartilhamento de equipamentos e objetos;
– Leve sua garrafa de água. Não use os bebedouros;
– Mantenha o distanciamento;
– Opte por horários de menor circulação de pessoas.

– A máscara só deve ser retirada durante o consumo dos alimentos;
– Prefira espaços com área aberta, sem ar-condicionado;
– A higienização das mãos deve ser frequente;
– Opte por espaços que respeitem as normas sanitárias. Caso perceba desrespeito às normas, denuncie no 0800.275.1520.

Trecho do Anel Viário e viaduto da CE-065 são liberados para o tráfego de veículos

Todo entroncamento do Anel Viário com a CE-065 está liberado para o acesso de veículos. A obra é realizada pelo Governo do Ceará em parceria com o Dnit

O Governo do Ceará liberou importantes trechos para o tráfego de veículos na Região Metropolitana de Fortaleza. Por volta das 8h foi liberado o viaduto da CE-065, sobre o Anel Viário, nos dois sentidos (Fortaleza-Maranguape). Além disso, foi aberto o trecho do Anel Viário sentido Caucaia-Maracanaú – a pista inversa já estava autorizada para a passagem de veículos. Com isso, todo o entroncamento do Anel Viário com a CE-065, que são as principais conexões entre a Capital, Maranguape, Caucaia e Maracanaú está completamente liberado para a passagem de veículos.

“A duplicação do Anel Viário vai desafogar todo o tráfego de veículos na Região Metropolitana de Fortaleza, além de favorecer o transporte de carga, melhorar a ligação entre os portos do Pecém e do Mucuripe, e promover mais segurança ao deslocamento da população entre os principais polos da RMF”, citou o governador Camilo Santana.

A entrega completa de toda a obra de duplicação do Anel Viário pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), realizada em convênio com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), do Governo Federal, deve ocorrer ao longo deste ano. Os trabalhos continuam nas estruturas de ligação entre Anel Viário e CE-065, assim como em outros pontos da rodovia federal, onde seguem em implantação de alças e acessos, retornos e ciclovias.

A ampliação da capacidade do Anel Viário (BR-020) é fundamental para o fortalecimento do corredor logístico na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Em conjunto com a CE-010, a BR-222 e a CE-155, o Anel Viário proporciona a ligação entre os portos do Pecém e do Mucuripe. E, por meio também da interligação com as rodovias BR-116 e CEs 040, 060 e 065, viabiliza melhor deslocamento para os polos produtivos da RMF e de todo o Estado, impulsionando o desenvolvimento do Ceará.

Solenidade marca a promoção de militares de batalhões na Região Metropolitana de Fortaleza e Interior

De forma virtual, o evento homenageou os militares promovidos que estão lotados nos batalhões localizados nas regiões Metropolitana de Fortaleza, Sobral, Russas, Juazeiro do Norte e Crateús

Praças e oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros lotados nos batalhões localizados nas regiões Metropolitana de Fortaleza, Sobral, Russas, Juazeiro do Norte e Crateús participaram da solenidade do Governo do Ceará em alusão à promoção deles, que ocorreu na última semana, com a publicação do ato no Diário Oficial do Estado. A solenidade desta terça-feira (9) homenageou 1.649 policiais militares e 54 bombeiros. O evento virtual contou com a participação do governador Camilo Santana, direto do Palácio da Abolição, em Fortaleza.

Em todo o Ceará foram promovidos 3.075 militares (2.881 policiais e 194 bombeiros) com referência ao ano de 2020. Camilo Santana ressaltou que esse era um anseio antigo dos profissionais da segurança pública e que foi atendido após a criação de uma legislação específica para reparar. “Todas essas ascensões estão baseadas na Lei das Promoções, sancionada em 2015. No total, já são quase 22 mil promoções. Policiais e bombeiros entravam na corporação e muitos saíam sem ter o reconhecimento das suas promoções”, comentou.

Desde de quando foi sancionada pelo governador Camilo Santana, em 2015, a Lei das Promoções já beneficiou 21.866 militares. A legislação institui um fluxo regular e automático na carreira dos oficiais e praças estaduais. Já no primeiro ano da nova normatização, 8.891 militares foram promovidos – a maior promoção da história das duas corporações. Caso não tivesse sido aprovada a nova lei, apenas 29 militares teriam sido beneficiados em 2015.

O chefe do Executivo estadual destacou que o Ceará vai continuar evoluindo nas condições de trabalho das tropas. “Reitero o compromisso de cada vez mais fazer investimento em vocês para melhorar as condições de trabalho daqueles que representam a nossa segurança pública, que se dedicam todos os dias em defender o povo cearense”, disse Camilo, que também se solidarizou com as famílias ao afirmar que sabe o que representa para cada uma a promoção de seus entes queridos. “Ela significa o reconhecimento do trabalho, da dedicação. Fica aqui o nosso agradecimento”, enfatizou.

Reconhecimento

Bons resultados na gestão são consequência do trabalho de treinamento e reconhecimento, no pensamento do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron. “São atos como esse que nos permitem aqui mais um momento de reforço da política de permanente valorização dos bons profissionais da segurança pública. Não temos como ter sucesso em qualquer atividade na vida sem contarmos com homens e mulheres bem selecionados, capacitados e valorizados”. O titular da SSPDS destacou que, em 2020, houve o aumento de apreensão de drogas em 67% e de 11% de armas de fogo, além da redução de 42% de assaltos a bancos em relação ao ano anterior.

Para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Márcio de Oliveira, as promoções chegam para reforçar o sentimento de trabalho bem desenvolvido. “Elas representam o reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao povo do nosso Estado. O momento é de alegria. Parabenizo os homens e mulheres da corporação que hoje, solenemente, são agraciados com a tão almejada promoção, extensiva aos familiares, que são parte importante dessa vitória”, comentou.

Ronaldo Roque, comandante do Corpo de Bombeiros Militar, também corrobora com o sentido da ascensão representar o dever cumprido. “É uma grande satisfação poder estar aqui vivenciando esse momento. E se estão aqui é porque desenvolveram suas atividades dentro da missão fim. Hoje, é dia de celebração, mas não no sentido de festejar – porque estamos em um momento pandêmico que exige algumas regras, mas sim de agradecer e compartilhar essa emoção com as suas famílias”, pontuou.

Juazeiro do Norte registra maior chuva da região com 56 milímetros

Até as 9h30 da manhã desta terça-feira (9), a cidade de Juazeiro do Norte registrou a maior chuva da região metropolitana do Cariri, com uma precipitação de 56 milímetros.

Ao todo choveu em mais de 10 cidades da região, sendo a segunda maior chuva em Baixio (40 mm) e Ipaumirim (35,2 mm).

VEJA:

Juazeiro do Norte – 56 mm

Baixio – 40 mm

Ipaumirim – 35,2 mm

Lavras da Mangabeira (Iborepi) – 30 mm

Aurora – 27 mm

Milagres – 22 mm

Jati – 22 mm

Porteiras – 18 mm

Crato (Lameiro) – 13 mm

Missão Velha – 12 mm

Caririaçu – 10 mm