Plano de saúde tem maior alta desde julho de 2019, aponta IBGE

Reajuste dos planos de saúde surpreenderam milhões de brasileiros em janeiro, por conta do acúmulo de reajustes autorizados pela ANS — Foto: JN

Publicidade

Os preços dos planos devem passar por uma nova pressão no 2º semestre.

Os preços de plano de saúde subiram 0,66%, segundo o Índice do Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esta é a maior alta desde julho de 2019 (0,79%). Em 12 meses, o indicador avança 2,51%.

O movimento reflete a incorporação da primeira parcela do reajuste dos planos, que tinha sido suspenso no ano passado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e será parcelado ao longo dos 12 meses de 2021. Com isso, deve haver uma sobreposição dos reajustes no segundo semestre, lembrou o gerente do IPCA, Pedro Kislanov.

“Este é o primeiro mês com o reajuste do plano de saúde referente a 2020, que será aplicado cada mês ao longo do ano. Quando chegar lá em julho, e a ANS decidir pelo reajuste de 2021, deve haver, a grosso modo, uma soma desses dois fatores (de reajuste)”, explicou.

 

O item foi a principal influência para a alta de 0,32% do grupo saúde e cuidados pessoais em janeiro – após variação de 0,40% em dezembro de 2020.

Fonte: G1

Publicidade

Leia também