Concurso da PRF: Edital será publicado em 19 de janeiro; confira calendário completo

Cronograma do certame foi divulgado pelo diretor-geral da instituição em transmissão nas redes sociais

O edital do concurso da Polícia Rodoviária Federal será publicado no próximo dia 19 de janeiro. As provas estão previstas para o dia 28 de março, conforme revelou o diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Eduardo Aggio.

Em transmissão ao vivo nas redes sociais nesta quarta-feira (6), Aggio divulgou o coronograma do certame. Após a divulgação do edital, as inscrições iniciam no dia 25 de janeiro. As provas objetivas e discursivas serão em 28 de março.

Os testes de aptidão física serão feitos entre 8 e 9 de maio. No mesmo mês, a avaliação psicológica está marcada para o dia 16. Entre 9 e 10 de junho, será realizada a avaliação de títulos.

O resultado final da primeira etapa deve ser conhecido em 2 de agosto. Ao todo, serão 1,5 mil vagas abertas.

Confira o calendário:

Edital: 19/01/2021

Início das inscrições: 25/01/2021

Provas objetivas e discursivas: 28/03/2021

Teste de Aptidão Física: 8 e 9/05/2021

Avaliação Psicológica: 16/05/2021

Avaliação de títulos: 09 e 10/06

Resultado Final 1ª Etapa: 02/08/2021

Início da 1º Turma no CFP: 03 e 04/08/2021

Formatura da 1ª Turma do CFP: 17/12/2021

Início da 2ª Turma no CFP (excedentes): 18/01/2022

Formatura da 2ª Turma do CFP (excedentes): 10/06/2022

Fonte: Diário do Nordeste

Juazeiro do Norte: começa período de matrículas dos estudantes na rede municipal

O período de matrícula para novatos na rede municipal de Juazeiro do Norte está aberto a partir desta terça-feira (05), com prazo final até o dia 22 de Janeiro.

A documentação necessária para a realização da matrícula é: pasta contendo registro, transferência ou declaração, comprovante de residência, e, caso tenha cadastro no Bolsa Família será necessário uma cópia. Os interessados devem se encaminhar, munidos dos documentos, para a unidade escolar onde pretendem estudar.

Segundo a secretária, Pergentina Jardim, o calendário escolar de 2021 está em processo de análise pela equipe, não tendo data definida para o início das aulas, que, a princípio continuará remotamente. Desde agosto do ano passado, devido a pandemia, as aulas têm acontecido de forma remota e virtual.

Juazeiro: Secretaria de Saúde se prepara para barrar nova onde de covid-19 no Ceará

Temendo uma segunda onda de covid-19, a Secretaria da Saúde de Juazeiro do Norte está reestruturando os serviços de combate à pandemia da Covid-19 no município. Uma das primeiras medidas foi a reorganização da Unidade de Combate ao Covid-19, localizada na UPA Lagoa Seca.

O local é destinado ao internamento dos casos suspeitos e confirmados de Covid-19, com perfil de baixa e média complexidade, e dispõe de 30 leitos. A secretária da Saúde de Juazeiro do Norte, Francimones Albuquerque, explica que, neste serviço, foram reativados os exames laboratoriais e de imagem. A equipe de profissionais também foi reestruturada e desde o último domingo (03) a Unidade está apta novamente a receber pacientes.

Outra medida em andamento é o processo de cotação de empresas para reativação do Hospital de Campanha. “A nossa meta é reduzir custos, sem perder a qualidade da prestação dos serviços. Já conseguimos uma redução bastante significativa. Precisamos analisar as empresas que tenham condições de prestar um serviço de qualidade para o nosso município”, afirma Francimones.

O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, esteve em Brasília ainda no mês de dezembro de 2020, e com o apoio do senador Eduardo Girão, conseguiu junto ao Ministério da Saúde mais dez respiradores para o município. Os equipamentos deverão ser instalados no Hospital de Campanha, quando este for reativado.

Já para melhorar e ampliar o diagnóstico da Covid-19, a Secretaria da Saúde está providenciando a aquisição de novos testes rápidos, e assim dar continuidade ao serviço de testagem realizado na Unidade Sentinela e nas Unidades Básicas de Saúde. Desta forma, o município estará preparado caso ocorra um novo aumento de casos da doença. No entanto, é necessário que a população continue atenta às medidas preventivas, para evitar a contaminação.

Açudes públicos de nove cidades serão repovoados com projeto de peixamento nesta semana

A primeira semana de 2021 marca a entrega de 435,9 mil alevinos do Projeto de Peixamento dos Reservatórios Públicos. A ação do Governo do Ceará repovoará açudes e reservatórios dos municípios de Forquilha, Russas, Jaguaruana, Aracati, Beberibe, Umirim, Massapê, Acarape e Aracoiaba até a próxima sexta-feira (8).

Segundo o calendário da Secretaria do Desenvolvimento Agrário estão programados os repovoamentos dos peixes recém saídos do ovo nesta quarta-feira (6) em Forquilha (19.900 mil alevinos), Russas (65 mil) e Jaguaruna (30 mil).

Na quinta-feira (7) serão distribuídos alevinos nas cidades de Aracati (60 mil), Beberibe (45 mil) e Umirim (50 mil). A semana termina com entregas em Massapê (60 mil), Acarape (40 mil) e Aracoiaba (66 mil).

Puxado pela Coordenadoria de Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura Familiar, o Projeto de Peixamento promove a entrega 5,22 milhões de alevinos de tilápia, carpa, piau, curimatã e sardinha de água doce beneficia cerca de 60 mil famílias que moram no entorno de mil barragens e açudes públicos. O investimento do Estado é de R$ 538.082,19 e a estimativa é que o projeto gere uma produção de 1,1 toneladas de peixe por ano.

 

Parceria entre Íris e Programa Cientista Chefe fomenta inovação no Governo do Ceará

O projeto de lei que regulamento o Cientista Chefe uma política de Estado foi regulamentado na segunda-feira (4)

Pensar soluções e estratégias para entregar melhores serviços aos cidadãos(ãs) com base em dados é uma das abordagens de trabalho do Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará. Desde sua criação, o laboratório atua com a área Ciência de Dados em parceria com o Programa Cientista Chefe, da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), e a Universidade Federal do Ceará (UFC).

Para José Macêdo, professor da UFC e cientista-chefe de Dados da Transformação Digital do Governo do Ceará, as parcerias são fundamentais para fomentar o uso da tecnologia no estado. “Isso mostra que o nosso trabalho está integrado e pautado em melhorar os atendimentos e os serviços para o cidadão, de maneira alinhada às necessidades deles. Dessa forma, tornamos o serviço público mais eficiente, mais focado e com melhores entregas”.

Ações para acelerar a Transformação Digital no Ceará

Juntos, o Íris, o Programa Cientista Chefe e a UFC têm desenvolvido diversas ações para acelerar os projetos de Transformação Digital do Governo do Ceará. Entre os trabalhos em andamento:

Acesso Cidadão:

Sistema único de acesso aos serviços e às ferramentas do Governo do Estado.

Data Lake Gov Ceará:

Plataforma de armazenamento e tratamento de dados para uso em análises, visualizações e mineração de informações.

Sistema de Gestão à Vista Obras:
Modelo de apresentação de dados, informações, gráficos, registros e inteligência ou quaisquer outros indicativos que auxiliem na tomada de decisão, a partir dos dados da Superintendência de Obras Públicas (SOP).

Observatório de Indicadores Sociais:

Observatório de Políticas Públicas do Estado do Ceará, projeto realizado em parceria com a Secretaria de Proteção Social (SPS).

E, ainda, sistema de acompanhamento das ações do Programa Mais Infância e plataforma online para agendar atendimento presencial dos serviços oferecidos pelo Governo do Ceará.

Sobre o Íris:

Íris é o Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará. Tem como missão fomentar a cultura de inovação para acelerar o processo de transformação digital no estado.

Governo suspende compra de seringas por causa dos altos preços

Post do presidente Jair Bolsonaro afirma que Estados e municípios têm estoque suficiente para o começo da vacinação

O presidente Jair Bolsonaro postou na manhã desta quarta-feira (6) no Twitter a informação de que o Ministério da Saúde suspendeu a compra de seringas por causa dos preços altos pedidos pelos fabricantes.

No tuíte, o presidente disse ainda que Estados e municípios têm estoque suficiente para começar a vacinação contra a covid-19.

 

Bolsonaro disse ainda que os países que já iniciaram a imunização de suas populações receberam bem poucas doses de vacina.

“Por volta de 44 países estão vacinando, contudo a Pfeizer vendeu para alguns destes apenas 10 mil doses. Daí a falácia da mídia como se estivessem vacinando toda a população”, diz o texto. Na sequência, o presidente lista que um percentual mínimo de moradores desses países foi vacinado:  China, 0,31%; Rússia, 0,55%; Reino Unido, 1,39%; EUA, 1,28%…

Bolsonaro afirma que os preços das seringas dispararam após o Ministério da Saúde divulgar a intenção de comprar o produto. Por isso, argumenta, o órgão decidiu suspender as aquisições “até que os preços voltem à normalidade”.

Ele declara também que Estados e Municípios têm as seringas necessárias para começar a imunização, “já que a quantidade de vacinas num primeiro momento não é grande”.

Fonte: R7

Você conhece o prefeito do Crato? Saiba quem é Zé Ailton Brasil

Por Ronuery Rodrigues, News Cariri – Juazeiro do Norte.

O News Cariri inicia uma série de reportagens com os perfis dos prefeitos eleitos das cidades da Região Metropolitana do Cariri. Em Crato, o Petista Zé Ailton vai comandar o Palácio Alexandre Arrares até o dia 31 de dezembro de 2024. Saiba mais sobre o gestor.

Nascido no distrito Dom Quintino, em Crato, em 02 de fevereiro de 1965, Zé Ailton Brasil é casado, administrador de empresas, formado pela Unifor, servidor público e político filiado ao Partido dos Trabalhadores.

Atual prefeito da cidade de Crato, foi Deputado Estadual pelo Partido Progressista (2015-2018) tendo sido eleito com 25.401 votos, o deputado mais bem votado do município. Na AL foi Presidente da Comissão de Direitos Humanos, comissão importante na casa legislativa.

Sua carreira começou em 2004 como candidato à vice-prefeito na chapa com do prefeito Walter Peixoto de quem foi aliado por muitos anos. Em 2016, foi eleito prefeito do Crato pelo Partido Progressista, com 37.740 votos (58,78%), tendo como vice-prefeito, André Barreto (PDT). Na época, derrotou o ex-prefeito Samuel Araripe (PSDB).

Candidato à reeleição em 2020, Zé Ailton, repetiu a dobradinha com André. Enfrentou três candidaturas: Doutor Aloisio, Arthur de Zé Adega e Professora Zuleide Queiroz, saiu vencedor na disputa com 30.898 votos válidos. Zé Ailton vai comandar o Palácio Alexandre Arraes até o dia 31 de dezembro de 2024.