Você conhece o prefeito do Crato? Saiba quem é Zé Ailton Brasil

Publicidade

Por Ronuery Rodrigues, News Cariri – Juazeiro do Norte.

O News Cariri inicia uma série de reportagens com os perfis dos prefeitos eleitos das cidades da Região Metropolitana do Cariri. Em Crato, o Petista Zé Ailton vai comandar o Palácio Alexandre Arrares até o dia 31 de dezembro de 2024. Saiba mais sobre o gestor.

Nascido no distrito Dom Quintino, em Crato, em 02 de fevereiro de 1965, Zé Ailton Brasil é casado, administrador de empresas, formado pela Unifor, servidor público e político filiado ao Partido dos Trabalhadores.

Atual prefeito da cidade de Crato, foi Deputado Estadual pelo Partido Progressista (2015-2018) tendo sido eleito com 25.401 votos, o deputado mais bem votado do município. Na AL foi Presidente da Comissão de Direitos Humanos, comissão importante na casa legislativa.

Sua carreira começou em 2004 como candidato à vice-prefeito na chapa com do prefeito Walter Peixoto de quem foi aliado por muitos anos. Em 2016, foi eleito prefeito do Crato pelo Partido Progressista, com 37.740 votos (58,78%), tendo como vice-prefeito, André Barreto (PDT). Na época, derrotou o ex-prefeito Samuel Araripe (PSDB).

Candidato à reeleição em 2020, Zé Ailton, repetiu a dobradinha com André. Enfrentou três candidaturas: Doutor Aloisio, Arthur de Zé Adega e Professora Zuleide Queiroz, saiu vencedor na disputa com 30.898 votos válidos. Zé Ailton vai comandar o Palácio Alexandre Arraes até o dia 31 de dezembro de 2024.

Publicidade

Leia também