Juazeiro: Secretaria de Saúde se prepara para barrar nova onde de covid-19 no Ceará

Publicidade

Temendo uma segunda onda de covid-19, a Secretaria da Saúde de Juazeiro do Norte está reestruturando os serviços de combate à pandemia da Covid-19 no município. Uma das primeiras medidas foi a reorganização da Unidade de Combate ao Covid-19, localizada na UPA Lagoa Seca.

O local é destinado ao internamento dos casos suspeitos e confirmados de Covid-19, com perfil de baixa e média complexidade, e dispõe de 30 leitos. A secretária da Saúde de Juazeiro do Norte, Francimones Albuquerque, explica que, neste serviço, foram reativados os exames laboratoriais e de imagem. A equipe de profissionais também foi reestruturada e desde o último domingo (03) a Unidade está apta novamente a receber pacientes.

Outra medida em andamento é o processo de cotação de empresas para reativação do Hospital de Campanha. “A nossa meta é reduzir custos, sem perder a qualidade da prestação dos serviços. Já conseguimos uma redução bastante significativa. Precisamos analisar as empresas que tenham condições de prestar um serviço de qualidade para o nosso município”, afirma Francimones.

O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, esteve em Brasília ainda no mês de dezembro de 2020, e com o apoio do senador Eduardo Girão, conseguiu junto ao Ministério da Saúde mais dez respiradores para o município. Os equipamentos deverão ser instalados no Hospital de Campanha, quando este for reativado.

Já para melhorar e ampliar o diagnóstico da Covid-19, a Secretaria da Saúde está providenciando a aquisição de novos testes rápidos, e assim dar continuidade ao serviço de testagem realizado na Unidade Sentinela e nas Unidades Básicas de Saúde. Desta forma, o município estará preparado caso ocorra um novo aumento de casos da doença. No entanto, é necessário que a população continue atenta às medidas preventivas, para evitar a contaminação.

Publicidade

Leia também