Parceria entre Íris e Programa Cientista Chefe fomenta inovação no Governo do Ceará

Publicidade

O projeto de lei que regulamento o Cientista Chefe uma política de Estado foi regulamentado na segunda-feira (4)

Pensar soluções e estratégias para entregar melhores serviços aos cidadãos(ãs) com base em dados é uma das abordagens de trabalho do Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará. Desde sua criação, o laboratório atua com a área Ciência de Dados em parceria com o Programa Cientista Chefe, da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), e a Universidade Federal do Ceará (UFC).

Para José Macêdo, professor da UFC e cientista-chefe de Dados da Transformação Digital do Governo do Ceará, as parcerias são fundamentais para fomentar o uso da tecnologia no estado. “Isso mostra que o nosso trabalho está integrado e pautado em melhorar os atendimentos e os serviços para o cidadão, de maneira alinhada às necessidades deles. Dessa forma, tornamos o serviço público mais eficiente, mais focado e com melhores entregas”.

Ações para acelerar a Transformação Digital no Ceará

Juntos, o Íris, o Programa Cientista Chefe e a UFC têm desenvolvido diversas ações para acelerar os projetos de Transformação Digital do Governo do Ceará. Entre os trabalhos em andamento:

Acesso Cidadão:

Sistema único de acesso aos serviços e às ferramentas do Governo do Estado.

Data Lake Gov Ceará:

Plataforma de armazenamento e tratamento de dados para uso em análises, visualizações e mineração de informações.

Sistema de Gestão à Vista Obras:
Modelo de apresentação de dados, informações, gráficos, registros e inteligência ou quaisquer outros indicativos que auxiliem na tomada de decisão, a partir dos dados da Superintendência de Obras Públicas (SOP).

Observatório de Indicadores Sociais:

Observatório de Políticas Públicas do Estado do Ceará, projeto realizado em parceria com a Secretaria de Proteção Social (SPS).

E, ainda, sistema de acompanhamento das ações do Programa Mais Infância e plataforma online para agendar atendimento presencial dos serviços oferecidos pelo Governo do Ceará.

Sobre o Íris:

Íris é o Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará. Tem como missão fomentar a cultura de inovação para acelerar o processo de transformação digital no estado.

Publicidade

Leia também