Coronel Márcio Oliveira é empossado novo comandante geral da PMCE

Em cerimônia realizada no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), em Fortaleza, o governador Camilo Santana empossou o coronel PMCE Márcio Oliveira como novo comandante geral da instituição. O oficial, que é fundador do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), sucede o coronel PMCE Alexandre Ávila, que estava à frente da tropa desde janeiro de 2019. A vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, e o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, compareceram ao ato realizado na tarde desta quinta-feira (17).

O anúncio do novo comandante ocorreu no dia 11 de setembro, um dia após o governador Camilo Santana empossar Sandro Caron como novo gestor da pasta da Segurança Pública. Visando respeitar todas as normas sanitárias previstas nos decretos estaduais de combate ao novo coronavírus (Covid-19), a troca de comando da PMCE ocorreu de forma restrita, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da instituição e do governador.

“Queria cumprimentar o coronel comandante geral, Márcio Oliveira, que agora assume o seu posto. Eu tive a oportunidade de promovê-lo três vezes. Eu o promovi enquanto governador a tenente-coronel, depois a coronel e agora estou tendo a honra de promovê-lo a coronel comandante da Polícia Militar do Ceará. O coronel Márcio conquistou a minha admiração pelo seu exemplo que arrasta, que contagia as pessoas, e eu não tenho dúvida, Márcio, que você cumprirá uma grande missão. Uma missão desafiadora, mas que você cumprirá com êxito, que é comandar a gloriosa Polícia Militar do Ceará”, elogiou Camilo Santana, em sua fala.

O chefe do Executivo estadual aproveitou para falar sobre a sua dedicação a todas as questões pertinentes à Segurança Pública do Ceará. “Eu estou há pouco mais de cinco anos e oito meses à frente do Estado do Ceará, que com muita honra, tenho procurado cumprir com a minha missão dada pela maioria do povo cearense. E sempre olhando com olhar prioritário sobre a questão da Segurança Pública. Até porque um gestor precisa sempre estar antenado com os anseios e clamor sempre da sociedade e dos desafios para enfrentar a violência e garantir mais tranquilidade, não só no Ceará, mas em todo o País. E é o que eu tenho procurado fazer ao longo de todos esses anos, tanto no meu primeiro quanto no segundo mandato”, pontuou.

O secretário da SSPDS, Sandro Caron, falou sobre o papel exercido até aqui pelo coronel Márcio Oliveira e que foi determinante para escolhê-lo ao novo cargo. “Eu gostaria de iniciar parabenizando o coronel Alexandre por toda a dedicação, todo o empenho e pelos bons resultados que obteve enquanto comandante da Polícia Militar do Ceará. Sempre dizemos que a palavra convence, mas o exemplo arrasta. O coronel Márcio foi convidado para o cargo de comandante geral da Polícia Militar do Ceará pelo exemplo que deu de dedicação e amor à Polícia Militar, pelo exemplo que sempre deu de dedicação à sociedade cearense e pelo exemplo que sempre deu de valorização dos nossos policiais militares”, ressaltou Caron.

Novo comandante da PM do Ceará

Bacharel em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul e em Segurança Pública pela Academia General Facó, o coronel Márcio Oliveira está na Polícia Militar do Ceará desde 1992 e ascendeu ao posto de coronel em janeiro de 2018. O oficial é fundador do CPRaio, o maior comando especializado de motopatrulhamento do Brasil, e já atuou em unidades do Policiamento Ostensivo Geral (POG), como o 5º Batalhão, e no Comando de Policiamento de Choque (CPChoque). O novo comandante geral tem especializações em Políticas Públicas e Perícia Criminal.

“Esse momento tão marcante de minha trajetória profissional, agradeço a Deus pelo dom da vida e por ter guiado meus passos ao longo desses mais de 28 anos de dedicação ao serviço policial militar. Ao senhor governador Camilo Santana pela confiança em mim depositada, e por tudo o que tem em prol da Segurança Pública do nosso Estado desde 2015, especialmente pela Polícia Militar do Ceará. Ao senhor secretário, Sandro Caron, por me confiar a missão que agora assumo solenemente, imbuído do firme propósito de fazer tudo aquilo que estiver ao meu alcance para corresponder a suas expectativas. Esteja certo, senhor secretário, que o exercício do cargo de comandante geral da Polícia Militar do Ceará é um desafio complexo que enfrentarei com tenacidade, lealdade, zelo, compromisso, e acima de tudo, amor à causa policial militar, visando ao fiel cumprimento das atribuições constitucionais de nossa valorosa corporação”, disse.

Em sua fala, coronel Alexandre Ávila agradeceu aos seus subcomandantes e aos chefes de todos os comandados e batalhões que integram a Polícia Militar do Ceará, além dos avanços alcançados pela corporação durante a sua gestão. “Nada seria concretizado sem o apoio irrestrito do senhor governador do Estado, Camilo Sobreira de Santana, e do então secretário André Costa, que sempre com visões inovadoras e grande empreendedorismo, deram aval e autonomia de gestão necessária imprescindíveis ao crescimento de nossa instituição. Tenho a sensação de dever cumprido e que ofereci à sociedade cearense o meu melhor. Agradeço ainda a minha família que sempre entendeu com resiliência a minha ausência e meu sacrifício diário em prol da proteção das pessoas, a todos os policiais militares, homens e mulheres que todos os dias saem às ruas para proteger as pessoas. Me despeço com sentimento de gratidão. Aproveito para desejar boa sorte ao coronel Francisco Márcio de Oliveira, oficial preparado e ao lado de quem enfrentei grandes combates. Que tenha sabedoria para conduzir sua mais nobre e última missão na corporação”, destacou.

 

Governo do Ceará discute Distritos de Inovação em Saúde com lideranças do Estado

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa) realizou, nesta quinta-feira (17), encontro com lideranças estaduais para discutir o Workshop Distrito de Inovação do Ceará – Desafios e Projetos Estratégicos. Durante a reunião online, os gestores destacaram as ações de vanguarda que serão discutidas no workshop que ocorrerá nos dias 2, 9 e 16 de outubro.

“O objetivo desta reunião é discutirmos as ações e tirarmos dúvidas sobre o Workshop Distrito de Inovação do Ceará. Tudo começou com um projeto do Governo do Estado, que teve inicio em 2017, que, por meio de uma parceria com o Governo de Barcelona, promoveu o projeto de implantação de Distritos de Inovação. Esse projeto tem por finalidade utilizar o beta modelo aplicado em Barcelona”, esclarece o secretário da saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto).

A implantação de um distrito de inovação é, antes de tudo, uma estratégia de renovação urbana, um novo modelo de edificação de uma cidade compacta com foco no crescimento econômico de uma região. O intuito é fomentar o desenvolvimento socioeconômico sustentável, tendo a economia da saúde como vetor de desenvolvimento e veículo de inclusão produtiva. Busca-se também a melhoria da renda e dos indicadores sociais, a diminuição da desigualdade social, produção de tecnologias, e reordenação urbana.

Para o secretário, a implantação do Distrito de Inovação em Saúde (DIS) trará para o Estado um aumento significativo de novos empregos diretos e indiretos, ampliação de pesquisa, qualificando a saúde dos cearenses. “Estes distritos são territórios propícios ao desenvolvimento de novas ideias, produtos e serviços com espaço para a concentração estratégica de atividades intensivas de conhecimento que beneficiam a comunidade local, por meio da inovação, saúde e economia”, ressalta.

Durante a reunião, gestores e lideranças destacaram as principais vertentes que serão discutidas durante o Workshop. O evento será voltado para instituições de ensino e pesquisa, setores da sociedade civil e empresarial, instituições governamentais e startups. O objetivo é a elaboração de modelo de ação para o Pacto de Inovação em Saúde do Ceará. O workshop será online e gratuito, realizado pela La Salle Barcelona, uma das principais incubadoras de startups de tecnologias inovadoras na Europa.

“Esse trabalho é compartilhado e o Ceará é um estado inovador e muito forte. E esse será um evento importante para a saúde, economia e indústria, com apoio de agentes públicos na construção de ações importantes para os territórios dos distritos. Isso significa que, a economia será transformadora e a saúde voltada para o bem-estar da sociedade”, ressaltou o consultor da La Salle Technova Barcelona e doutor em ecossistemas de inovação, Joseph Miquel Piqué.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Governo do Ceará com a La Salle Technova Barcelona, com apoio da Prefeitura de Fortaleza, Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Prefeitura de Eusébio, e a Universidade Federal do Ceará (UFC). O intuito é que universidades e o poder público atuem juntos em benefício da sociedade.

Workshop

Na programação do evento serão apresentados os objetivos, a metodologia de trabalho, e o status atual dos Distritos de Inovação Viva@Ceará, com identificação dos desafios nas diferentes áreas. No segundo momento, haverá a apresentação da visão conjunta, identificação de possíveis atividades, e agentes que solucionem os desafios. E, no terceiro momento, será apresentado o modelo de Pacto de Desenvolvimento dos Distritos de Inovação do Ceará desenvolvido no workshop. A proposta visa elaborar uma rede de articulação e engajamento na área da saúde, tecnologia e meio ambiente.

HUBs da saúde

A Sesa vem trabalhando os projetos de inovação com o Viva@Ceará em três distritos de inovação, que são: Viva@Porangabussu, Viva@Eusébio, junto à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); e o Viva@Quixeramobim, em torno do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC). Esses distritos abrigarão segmentos complementares do clustter da saúde com foco na ciência e tecnologia, desenvolvimento de startups, cadeia de serviços, ensino e pesquisa. Os Distritos de Inovação do Ceará são também conhecidos como hubs da saúde.

Investimento na educação em Tempo Integral alavanca bom resultado para o Ceará no Ideb 2019

A permanência na escola durante dois turnos, característica do ensino em tempo integral, tem se mostrado muito mais do que uma mera expansão das horas passadas diariamente no ambiente escolar. Trata-se de uma oportunidade extra para aprofundar os conhecimentos e fortalecer a aprendizagem, em diversos aspectos. Não à toa, os melhores resultados cearenses no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019 no Ensino Médio são de escolas com esta modalidade de ensino. Das 100 unidades melhor avaliadas em âmbito nacional, 21 são do Ceará. Destas, 20 ofertam o tempo integral.

O destaque foi para a Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Adriano Nobre, localizada em Itapajé, que obteve o 4º lugar nacional e liderou a lista das cearenses. Silvandira Mesquita, diretora da unidade de ensino, aponta vários fatores para a obtenção do resultado, entre eles, o trabalho colaborativo.

“Desde a Seduc (Secretaria da Educação), passando pela Crede (Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação), até a escola, existe um trabalho integrado e muito coeso. Também contamos com famílias que acompanham verdadeiramente os estudos dos filhos. Os alunos acreditam na força dos professores e trazem consigo uma vontade de aprender sempre”, explica.

Silvandira também ressalta a influência do período prolongado na escola para o bom desempenho dos estudantes. “O tempo entre a base comum e a base diversificada é bem dividido. Os alunos permanecem juntos no mesmo grupo por todo o dia, o que facilita a manutenção do foco e cria um objetivo comum. Há uma colaboração mútua entre eles”, pontua.

A diretora destaca, ainda, a importância da parte transversal do currículo, com disciplinas como Projeto de Vida, Cidadania, Empreendedorismo e Mundo do Trabalho, que se somam às matérias vistas nas bases comum e técnica. “Essas disciplinas trabalham com valores, com a preparação qualitativa, que serão tão necessários ao longo da vida. O que há por trás das notas é a qualidade e isso influi nos resultados tão bons”, avalia.

O secretário executivo do Ensino Médio e Profissional, Rogers Mendes, acrescenta que o tempo integral permite que o projeto pedagógico voltado à equidade seja efetivado. “As atividades realizadas durante o tempo extra potencializam o desenvolvimento de habilidades mais complexas. Deste modo, os resultados de aprendizagem são melhor trabalhados. Com o tempo ampliado, a escola traz, além da composição clássica do currículo, algumas inovações que geram maior engajamento do estudante com o processo educativo”, argumenta.

Garantia de equidade

O Ideb 2019 revela que, considerando o nível socioeconômico dos municípios cearenses, as Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral conseguem atingir as melhores médias na rede pública estadual de ensino. O resultado é um importante indicador do sucesso da política de implementação do tempo integral para a melhoria da qualidade da aprendizagem dos estudantes cearenses.

Abrangência

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), ampliou a oferta de tempo integral na rede pública estadual de ensino cearense em 2020, tendo lançado 25 novas unidades nesta modalidade no início do ano. Ao todo, são 277 escolas atendendo em jornada ampliada, o que representa 38% do total. Ao todo, são 155 Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral e 122 Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP) distribuídas em todo o território cearense.

As EEMTIs concentram matrícula de 41 mil alunos em 71 municípios, localizadas em áreas consideradas mais vulneráveis socialmente. As EEEPs atendem mais de 50 mil alunos, em 98 municípios, ofertando 52 cursos profissionalizantes de forma articulada ao currículo base do Ensino Médio.

Bender mantém silêncio após ser rifado pelo PDT

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

Depois de ter sua candidatura a prefeito rifada pelo diretório estadual do PDT – que também anulou a convenção municipal da sigla – o empresário Gilmar Bender permanece em silêncio e ainda se pronunciou sobre o seu futuro político. Nos bastidores, fontes ligadas a Gilmar ouvidas pelo NEWS CARIRI asseguram que a permanência dele no partido é insustentável.

Com a anulação da convenção municipal, os dirigentes estaduais do partido descredenciaram Bender a comandar as decisões da legenda na terra do Padre Cícero. O empresário, conforme já anunciou, apoiará o candidato Gledson Bezerra (Podemos), mas não conseguirá coligar a sigla pedetista ao partido de Gledson.

Eleições 2020: Justiça Eleitoral convoca mesários em Juazeiro do Norte

Foram publicados, nesta quarta-feira, 16 de setembro, os Editais de Convocação dos eleitores que trabalharão em Juazeiro do Norte nas Eleições 2020. São 2.353 eleitores convocados para trabalhar como mesário, auxiliar de eleições, auxiliar de divulgação, delegado de prédio e membro da junta eleitoral.

No município, que conta com 174 mil eleitores, serão instaladas 456 seções eleitorais, espalhadas por 87 locais de votação.

Os convocados farão treinamentos, em sua maioria, à distância e receberão equipamentos de segurança para serem utilizados no dia do pleito, como máscara, álcool gel e “face shield” (viseira plástica). As Eleições acontecerão no dia 15 de novembro.

As cartas de convocação dos mesários já começaram a ser enviadas pela duas Zonas Eleitorais de Juazeiro do Norte. Os eleitores do município que se candidataram para participar dos trabalhos eleitorais e ainda não receberam sua convocação poderão enviar e-mail para ze028@tre-ce.jus.br ou ze119@tre-ce.jus.br ou ainda mandar WhatsApp para o número (85) 3453-3528.

Os interessados em trabalhar, ainda poderão se candidatar como mesário voluntário pelos canais citados acima ou pelo instagram @ze28ce. A 28ª ZE/CE já tem 70% dos seus mesários confirmadas. Já são muitas vagas preenchidas também na 119ªZE/CE, mas ainda dá tempo de garantir espaço nas eleições e participar da festa da democracia.

HGCC promove ações em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente

No Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o Núcleo de Atenção à Segurança do Paciente (NASP) é o responsável por acompanhar, monitorar e trabalhar ações voltadas para o fortalecimento e observação da segurança do paciente. Nesta quinta-feira (17), às 8h, uma série de atividades marca o Dia Mundial da Segurança do Paciente, campanha internacional que busca reduzir riscos ligados à assistência em saúde.

Logo na entrada da unidade, pacientes e visitantes serão orientados sobre ações importantes, como higienização das mãos e a retirada de adornos. Para relembrar a evolução dos cuidados, uma exposição com a linha do tempo revela a trajetória do NASP desde a sua instituição, em 2013, até os dias atuais, com destaque para as principais ações.

“Esse ano, o dia 17 de setembro evidencia a segurança do paciente voltada para o colaborador. O profissional trabalha para uma assistência segura, o que beneficia também o paciente. O cuidado é para todos”, destaca Silvana Feitosa, coordenadora da Gerência de Risco do HGCC, afirmando que as ações são voltadas para a correta identificação do paciente e a obtenção da cirurgia segura, com a checagem de todos os dados e notificações feitas pelos setores. “Com isso podemos desenvolver análises e elaboração de planos de ações”, diz.

Todas as atividades, cursos e palestras realizados no HGCC têm o objetivo de favorecer e promover a segurança do paciente. De acordo com Silvana, devido à pandemia de coronavírus, os treinamentos destacaram, principalmente, o atendimento a casos de Covid-19. “Buscamos fortalecer a segurança no Hospital César Cals, especialmente no momento de pandemia. Treinamos os profissionais para o uso correto de EPIs, entre outros protocolos. Isso favoreceu tanto o paciente quanto o profissional. Fizemos ainda a revisão e atualização de vários protocolos” destaca.

A programação também conta com uma webinar sobre o serviço de Psicologia. O tema será “Segurança do Paciente e o Colaborador em tempos de Pandemia”. Haverá distribuição de laços de na cor laranja em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente e de crachás com as metas internacionais de segurança do paciente.

Horto reabre para visitações de romeiros

A administração do Horto do Padre Cícero autorizou o retorno das visitações de fiéis ao monumento do padroeiro de Juazeiro do Norte. Fechado durante seis meses por conta da pandemia da Covid-19, o espaço já pode receber os romeiros e visitantes novamente, obedecendo as medidas de segurança determinadas pelas autoridades sanitárias.

O local estará aberto das 7h às 12h e das 14h às 17h, com limitação de pessoas na entrada, aferição de temperatura e aplicação de álcool em gel. Só será permitida a entrada de quem estiver usando máscara.

A administração do local também orientou que os vendedores ambulantes que trabalham na área disponibilizem álcool em gel para higienização das mãos, e mantenham distanciamento mínimo de dois metros uns dos outros.

Direção do HRC reúne-se com empresários do setor de evento do Cariri e surpreendem os colaboradores da Unidade

Por Raquel Oliveira

Foi ao som dos aplausos dos coordenadores e diretores do Hospital Regional do Cariri acompanhado pelo fole da sanfona do cantor Fábio Carneirinho, que os colaboradores do HRC foram recepcionados na manhã desta quarta-feira, 16, durante a troca de plantão das equipes.

Já são seis meses de pandemia, trabalho árduo, rotinas intensas, perdas indesejadas, porém constantes, inclusive dentro da própria Unidade. “Nossos profissionais, apesar de serem vistos como heróis, são acima de tudo pessoas que sentem, que cansam e que precisam ser reconhecidas e valorizadas para se manterem firmes na missão diária de salvar vidas. Verdadeiros guerreiros, que choram em silêncio a cada derrota e se emocionam a cada vitória compartilhada, simplesmente porque sabem que precisamos SEGUIR… “afirmou a diretora geral, Demostênia Coelho.

 

Recebidos com um tapete vermelho, os profissionais um a um foram aplaudidos e reconhecidos por seus gestores e colegas de trabalho.

 

Nunca vi nada parecido com isso em nenhum outro hospital que trabalho. O HRC está de parabéns” disse o anestesista, Francisco de Assis.

 

São esses pequenos gestos que fazem grande diferença. Orgulho da nossa gestão”, Márcia Moana, médica hospitalista

 

A ação coincide com o tema proposto pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em alusão ao Dia Mundial de Segurança do Paciente, que reforça a importância de cuidar do trabalhador, para que este mantenha o cuidado aos pacientes de forma segura e efetiva.

 

Nunca imaginei ser recebida dessa forma na minha vida. Naquele momento senti um reconhecimento pelos meus 16 anos de enfermagem. Foi um momento maravilhoso, renovou minhas forças para seguir firme nessa luta constante pela vida’, disse a técnica de enfermagem Iandra Lacerda Oliveira

 

Me senti uma verdadeira estrela de Hollywood, uma celebridade. Foi uma ação linda”, destacou a enfermeira Luana Caldas

 

O receptivo às equipes acontecerá em três dias consecutivos com o intuito de contemplar e saldar o máximo de profissionais possíveis. Para tornar cada entrada mais emocionante, confirmaram presença os cantores: Débora Lopes, Max Rodrigues e Orquestra Prisma, além do fotógrafo Jardel Matos. A decoração ficou por conta do buffet Di Veras Decorações.

Parceria voluntária e fundamental dos empresários do setor de eventos a exemplo da cerimonialista Geise Amâncio que mobilizou todo o setor. Cantores, fotógrafos, decoração… tudo foi minimamente pensado para tornar a ação única!

 

Quando o HRC me procurou para que pensássemos juntos uma forma de homenagear os profissionais, topei de imediato. Sei como é a dor de ter uma pessoa com a Covid-19, perdi amigos e tive familiares com a doença. Meu reconhecimento a todos que fazem parte desse hospital pela força e dedicação, trabalho que começa na portaria e se estende a assistência médica” afirmou Geise Amâncio.

HRC

O Hospital Regional do Cariri, da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado é referência para 45 municípios da macrorregião do Cariri em trauma de alta complexidade e AVC agudo. Com a pandemia, o HRC passou a ser também a principal referência para os casos graves da Covid-19.  Atualmente o HRC conta com 54 leitos de UTI exclusivos Covid e 29 leitos clínicos.

MPCE investiga organização dos festejos da padroeira de Juazeiro do Norte em desrespeito aos decretos de isolamento social

Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por intermédio da titular da 2ª Promotoria de Justiça de Juazeiro do Norte Juazeiro do Norte Alessandra Magda Ribeiro Monteiro, determinou, no dia 16, a evolução de uma Notícia de Fato para Procedimento de Investigação Criminal, com a expedição de portaria pertinente, diante da necessidade de identificação do responsável pela organização dos festejos da padroeira de Juazeiro do Norte, Nossa Senhora das Dores, em desrespeito aos decretos de isolamento social. Está sendo investigado, ainda, se o evento foi realizado com aval de algum dos órgãos de fiscalização ou se houve omissão destes.

O procedimento de Notícia de Fato teve por base notícias jornalísticas sobre a realização da referida procissão, com a imagens de afronto descumprimento aos decretos estaduais de isolamento social, em face da pandemia do Coronavírus. Notícia de Fato é qualquer demanda dirigida aos órgãos da atividade-fim do MP, submetida à apreciação das Procuradorias e Promotorias de Justiça, conforme as atribuições das respectivas áreas de atuação, podendo ser formulada presencialmente ou não, entendendo-se como tal, a realização de atendimentos, bem como a entrada de notícias, documentos, requerimentos ou representações.

No sentido de diminuir as taxas de contágio e óbitos do citado vírus, foram editados decretos de estado emergencial pelos governos federal, estadual e municipal. O decreto estadual nº 33.519/2020 estabeleceu medidas de isolamento social, restringindo atividades produtivas, comerciais e sociais. O decreto de prorrogação nº 33.737/2020 de 12/09/2020 estabeleceu que a região do Cariri entra na fase 4 de retomada das atividades, de forma gradual e responsável, a fim de evitar que o índice de contágio e mortes voltem a crescer.

Segundo Alessandra Magda, a Região do Cariri, compreendendo Juazeiro do Norte, encontra-se na 1ª semana da fase 4, cujo isolamento social ainda é previsto. Nesta fase não é permitido, ainda, eventos em espaços públicos e privados. O descumprimento das medidas de distanciamento social pode incidir em infração civil, administrativa e criminal, com pena de detenção, de um mês a um ano, e multa, como prevê o artigo 268 do Código Penal. A pena é aumentada de um terço, se o agente é funcionário da saúde pública ou exerce a profissão de médico, farmacêutico, dentista ou enfermeiro.

Em passagem por Juazeiro do Norte, Bolsonaro cumprimenta apoiadores no Aeroporto Orlando Bezerra

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

O presidente da república Jair Bolsonaro foi recepcionado por apoiadores na manhã desta quinta-feira (17) no saguão do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes em Juazeiro do Norte. Bolsonaro cumprimentou os apoiadores sem estar utilizando máscara e provocou aglomeração entorno das grades instaladas na entrada do terminal aeroportuário.

Depois da recepção, o presidente embarcou para o município de Coremas na Paraíba para participar da inauguração de uma usina fotovoltaica e divulgação do Programa de Eficiência Energética, a funcionar no Complexo Solar de Coremas. A informação foi adiantada ontem (16) pelo próprio presidente através de suas redes sociais.