HGCC promove ações em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente

Publicidade

No Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o Núcleo de Atenção à Segurança do Paciente (NASP) é o responsável por acompanhar, monitorar e trabalhar ações voltadas para o fortalecimento e observação da segurança do paciente. Nesta quinta-feira (17), às 8h, uma série de atividades marca o Dia Mundial da Segurança do Paciente, campanha internacional que busca reduzir riscos ligados à assistência em saúde.

Logo na entrada da unidade, pacientes e visitantes serão orientados sobre ações importantes, como higienização das mãos e a retirada de adornos. Para relembrar a evolução dos cuidados, uma exposição com a linha do tempo revela a trajetória do NASP desde a sua instituição, em 2013, até os dias atuais, com destaque para as principais ações.

“Esse ano, o dia 17 de setembro evidencia a segurança do paciente voltada para o colaborador. O profissional trabalha para uma assistência segura, o que beneficia também o paciente. O cuidado é para todos”, destaca Silvana Feitosa, coordenadora da Gerência de Risco do HGCC, afirmando que as ações são voltadas para a correta identificação do paciente e a obtenção da cirurgia segura, com a checagem de todos os dados e notificações feitas pelos setores. “Com isso podemos desenvolver análises e elaboração de planos de ações”, diz.

Todas as atividades, cursos e palestras realizados no HGCC têm o objetivo de favorecer e promover a segurança do paciente. De acordo com Silvana, devido à pandemia de coronavírus, os treinamentos destacaram, principalmente, o atendimento a casos de Covid-19. “Buscamos fortalecer a segurança no Hospital César Cals, especialmente no momento de pandemia. Treinamos os profissionais para o uso correto de EPIs, entre outros protocolos. Isso favoreceu tanto o paciente quanto o profissional. Fizemos ainda a revisão e atualização de vários protocolos” destaca.

A programação também conta com uma webinar sobre o serviço de Psicologia. O tema será “Segurança do Paciente e o Colaborador em tempos de Pandemia”. Haverá distribuição de laços de na cor laranja em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente e de crachás com as metas internacionais de segurança do paciente.

Publicidade

Leia também