Promotorias de Justiça do Cariri reabrem a partir desta terça (01)

A Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) publicou, nesta segunda-feira (31/08), a Portaria No 4503/2020, que atualiza, para fins do Plano de Retorno das Atividades Presenciais do MPCE, o rol das Promotorias de Justiça localizadas em municípios de baixo e médio risco epidemiológico. No Cariri, 29 promotorias foram autorizadas a retomar os serviços presencialmente, mas o regime de teletrabalho permanece para grupos de risco e coabitantes.

Em razão do aludido documento, os municípios de Barbalha, Brejo Santo, Crato, Juazeiro do Norte, Antonina do Norte, Tarrafas, Campos Sales, Salitre, Potengi, Araripe, Assaré, Altaneira, Nova Olinda, Santana do Cariri, Farias Brito, Várzea Alegre, Granjeiro, Caririaçu, Missão Velha, Jardim, Porteiras, Jati, Penaforte, Mauriti, Milagres, Barro, Aurora, Lavras da Mangabeira e Baixio passam a ser considerados como de médio risco epidemiológico e, já a partir desta terça (01/09) terão suas Promotorias de Justiça reabertas para o trabalho presencial, nos termos previstos pelo Ato Normativo n. 125/2020.

O único município que permanece no alto risco epidemiológico é o de Quixeramobim, em virtude de Decreto Municipal. Portanto, nesta Comarca, os prazos dos procedimentos extrajudiciais e de gestão administrativa que tramitam em meio físico ou híbrido permanecem suspensos, de 31 de agosto a 7 de setembro.

Todos os demais municípios do Ceará, incluindo Fortaleza e Região Metropolitana, encontram-se agora no baixo risco epidemiológico.

Diocese determina reabertura gradual das paróquias de Juazeiro do Norte

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

A Diocese do Crato determinou o retorno gradual das atividades religiosas nas paróquias Nossa Senhora das Dores, São Francisco das Chagas e Sagrado Coração de Jesus, localizadas em Juazeiro do Norte. Em carta enviada pelo Bispo dom Gilberto Pastana aos paroquianos, a entidade religiosa informou que o retorno das atividades, nesse momento, será restrito a visitações. Romarias, missas e demais atos litúrgicos que promovam aglomerações permanecem suspensos.

As novas diretrizes começam a valer nesta terça-feira (01), um dia após a região do Cariri ingressar na fase 3 do plano de reabertura da economia e das atividades comportamentais, que autoriza o funcionamento de igrejas e templos religiosos, desde que operem com apenas 50% de sua capacidade.

Na mesma carta encaminhada aos fiéis, Pastana ressalta que as paróquias irão obedecer todos os protocolos de segurança determinados pelas autoridades sanitárias.

Centec oferece 400 vagas em cursos online gratuitos

O Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) está com novas inscrições, nos dias 1 e 2 de setembro, para capacitações gratuitas oferecidas através de aulas remotas. Desta vez, estão sendo ofertadas 400 vagas nos cursos de: Eletricidade sem erros, NR-10, Noções de Informática, Técnicas do Assistente Administrativo e Ferramentas Digitais, todos com aulas de segunda a sexta-feira, de 8 a 21 de setembro, em diferentes turnos. As formações são oferecidas por meio de um contrato de gestão com a Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Secitece).

Para participar, o aluno deverá ter um computador, notebook ou celular com acesso à internet. As capacitações são voltadas, preferencialmente, para pessoas com mais de 16 anos e que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Beneficiários do Cartão Mais Infância têm preferência no preenchimento das vagas.

É importante que os interessados estejam atentos ao horário das aulas, ao pré-requisito de cada curso e informem corretamente o e-mail e telefone no momento da inscrição. Cada candidato pode inscrever-se em apenas uma capacitação.

Inscreva-se em www.centec.org.br.

Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail deti@centec.org.br ou pelo WhatsApp (85) 9867-0030.

Mais informações sobre cada capacitação

Curso: Eletricidade sem erros
TURMA 01: 18h às 20h
TURMA 02: 19h às 21h
TURMA 03: 19h às 21h
Vagas: 40 pessoas cada turma
Carga horária: 20h/a
Escolaridade: Ensino Médio incompleto
Pré-requisito: curso para pessoas do setor elétrico predial

Curso: Normas Regulamentadoras NR-10
Horário: 18h às 22h
Vagas: 40
Carga horária: 40h/a
Escolaridade: Ensino Fundamental completo
Pré-requisito: curso para jovens e adultos do setor elétrico

Curso: Noções de informática
Horário: 14h às 18h
Vagas: 40
Carga horária: 40 h/a
Escolaridade: Ensino fundamental
Pré-requisito: o aluno deve possuir computador ou notebook

Curso: Técnicas do assistente administrativo
TURMA 01: 08 às 12h
TURMA 02: 13h às 17h
TURMA 03: 18h às 22h
TURMA 04: 18h às 22h
Vagas: 40 pessoas cada turma
Carga horária: 40h/a
Escolaridade: Ensino Médio incompleto

Curso: Ferramentas digitais
Horário: 13h às 17h
Vagas: 40
Carga horária: 40h/a
Escolaridade: Ensino Médio incompleto
Pré-requisito: Noções de informática

Papa Francisco lamenta por meio de carta morte de coroinha em Fortaleza

A mensagem do Papa Francisco foi divulgada nesta terça-feira, 1º de setembro. Jefferson de Brito, de 14 anos, foi assassinado a golpes de pau e pedra e tiros.

O Papa Francisco escreveu uma mensagem de próprio punho em que prestou solidariedade à comunidade paroquial e à avó do coroinha Jefferson de Brito, de 14 anos, assassinado a pauladas, pedradas e tiros no dia 18 de agosto, na Barra do Ceará, em Fortaleza. A mensagem foi divulgada pela paróquia nesta terça-feira (1º).

Foto: Divulgação

A Paróquia São Pedro, templo que a vítima frequentava quase diariamente, informou que após a morte de Jefferson, o paroquiano, Kilbert Amorim Maciel escreveu uma carta para o Papa Francisco descrevendo o assassinato do coroinha.

Para a surpresa do Kilbert e de todos da Paróquia São Pedro, no último dia 25 de agosto, o Papa respondeu a carta, escrevendo, de próprio punho, uma mensagem.

Na carta, o Sumo Pontífice diz: “Muito me dói o que me contas sobre Jefferson Brito Teixeira”, escreveu. Papa Francisco afirmou ainda, na carta, que reza por Jefferson e pede que Deus tenha misericórdia dos assassinos.

“Estou perto de você e rezo por ti, pela Comunidade Paroquial de São Pedro da Barra do Ceará. Rezo pelo eterno descanso de Jefferson e também rezo pela avó que tem ficado só. E Deus tenha misericórdia dos assassinos”.

Papa Francisco no fim da carta lembra da avó de Jefferson. “Por favor, não te esqueças de rezar por mim e te peço digas à avó de Jefferson que estou perto dela. Que Jesus te abençoe e a Virgem Santa te cuide. Fraternalmente, Francisco”, finaliza.

A administração da Paróquia São Pedro afirmou ao G1 que ficou feliz pelo retorno do Papa Francisco e que a carta foi entregue na manhã desta terça-feira para a avó de Jefferson.

“Como felizes ficamos com o retorno do papa, demonstrando sua solicitude com uma família tão simples e tão distante”, disse a paróquia em nota.

‘Menino dedicado’

O Frei João Antônio Flores, pároco da paróquia de São Pedro, afirmou na época da morte do coroinha que Jefferson era muito dedicado e sempre pronto para ajudar a comunidade. “Ele era um menino dedicado, esforçado e sempre pronto para servir a igreja. Chegava sempre cedo até mesmo antes do padre e preparava tudo inclusive quando havia festa na outra comunidade daqui da paróquia e ele estava sempre lá para ajudar e sempre disponível”, disse.

 

Ainda segundo o Frei, a paróquia recebeu informações de que quando o coroinha retornava para casa, o jovem teria entrado em uma rua, quando foi abordado pelos suspeitos. O pároco relata ainda que, segundo testemunhas, ele foi espancado, apedrejado e teria recebido um tiro.

Ainda segundo o Frei, a paróquia recebeu informações de que quando o coroinha retornava para casa, o jovem teria entrado em uma rua, quando foi abordado pelos suspeitos. O pároco relata ainda que, segundo testemunhas, ele foi espancado, apedrejado e teria recebido um tiro.

Prisão dos suspeitos

Três pessoas suspeitas de envolvimento no homicídio foram detidas no último dia 21 de agosto pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), de acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). De acordo com a SSPDS, após investigações pela região, os suspeitos foram localizados e conduzidos para a sede do DHPP, onde foram ouvidos no inquérito que apura o caso.

Fonte: G1

Giovani sampaio confirma apoio a Bender nas eleições municipais

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

Conforme antecipado pelo News Cariri no dia 22 de agosto, o vice-prefeito de Juazeiro do Norte, Giovani Sampaio (PSD), irá apoiar a candidatura de Gilmar Bender (PDT) ao executivo juazeirense nas eleições deste ano. A confirmação da aliança foi divulgada pelo próprio Sampaio em vídeo veiculado nas suas redes sociais nesta segunda-feira (31).

“Não acreditamos mais no prefeito atual (Arnon Bezerra)”, afirmou Giovani, que até então assumia a posição de pré-candidato a prefeito. O presidente estadual do seu partido, o PSD, – Domingos Filho – deu o aval para o apoio à candidatura pedetista.

A confirmação da postulação de Bender ao paço municipal, no entanto, ainda depende do assentimento dos irmãos Ferreira Gomes (Cid e Ciro) que comandam as articulações políticas do PDT no Ceará.

View this post on Instagram

Giovani sampaio confirma apoio a Bender nas eleições municipais Conforme antecipado pelo News Cariri no dia 22 de agosto, o vice-prefeito de Juazeiro do Norte, Giovani Sampaio (PSD), irá apoiar a candidatura de Gilmar Bender (PDT) ao executivo juazeirense nas eleições deste ano. A confirmação da aliança foi divulgada pelo próprio Sampaio em vídeo veiculado nas suas redes sociais nesta segunda-feira (31). “Não acreditamos mais no prefeito atual (Arnon Bezerra)”, afirmou Giovani, que até então assumia a posição de pré-candidato a prefeito. O presidente estadual do seu partido, o PSD, – Domingos Filho – deu o aval para o apoio à candidatura pedetista. A confirmação da postulação de Bender ao paço municipal, no entanto, ainda depende do assentimento dos irmãos Ferreira Gomes (Cid e Ciro) que comandam as articulações políticas do PDT no Ceará.

A post shared by Portal News Cariri (@news_cariri) on

Governo do Ceará disponibiliza protocolos para setor de eventos e das atividades educacionais

Conforme o decreto 33. 730, publicado no Diário Oficial do Estado em 29 de agosto, o setor de eventos estará liberado a partir do dia 14 de setembro, com algumas restrições. Poderão ser realizados eventos em igrejas, hotéis, buffets, clubes e casas de eventos, em espaço privativo, com limite de capacidade de 100 pessoas (1 pessoa a cada 12 m²).

O decreto também estabelece horário para a realização desses encontros, até 23h. E não pode ter entretenimento, ou seja, sem shows ou música ao vivo. Um protocolo com medidas sanitárias está disponível no portal do Governo e site da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet).

O último decreto também traz a liberação das atividades presenciais da educação infantil nos municípios que compõem a macrorregião de Sáude de Fortaleza já a partir do dia 1º de setembro. O atendimento presencial está limitado a 30% da capacidade da escola ou creche da rede particular. A oferta de atendimento remoto, de aulas virtuais, deve ser mantida para os pais que assim escolherem.

Por conta dessa liberação, o Governo do Estado do Ceará alterou o Protocolo Setorial 18, das Atividades Educacionais, que já está disponível no portal. O protocolo traz os direcionamentos do que a instituição de ensino deve fazer quando houver casos de Covid-19 confirmados. Também conta com uma seção de testagem, onde a Secretaria da Saúde detalhou como devem ser feitos os exames dos profissionais e alunos pelas instituições.

Confira os requerimentos dos vereadores de Juazeiro na sessão desta terça, 1º de setembro

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de vereadores de Juazeiro do Norte, realizada remotamente por videoconferência, nesta terça-feira, dia 1º de Setembro, foram apresentados diverso requerimentos pelos parlamentares.

Segue abaixo a lista dos principais requerimentos aprovados na Casa Legislativa.

Atendendo a legislação eleitoral vigente, serão expostos os requerimentos, mas sem citar o nome dos vereadores solicitantes.

Foi solicitado junto a Secretaria de Desenvolvimento Social do Ceará que o Centro de Referência LGBTQI+ Jonathan Kiss, que será instalado em Juazeiro do Norte, seja incorporado como equipamento do Estado junto com a Casa do Idoso e a Casa da Mulher Cearense atendendo todo o Cariri.

Requerido melhorias no acesso do sítio Gavião para o sítio Gaviãozinho, na zona rural do município, bem como melhorias em corredores no sítio Gavião colocando piçarra já que os locais tem muita areia.

Pedido melhoramentos para o Bairro Novo Juazeiro como calçamento e asfaltamento das vias.

Solicitado que a Vigilância Sanitária faça fiscalização na comercialização de garrafinhas de água mineral que são vendidas nas ruas de Juazeiro do Norte. Há denúncias que a água das garrafas não é mineral.

Para que a Cagece instale uma rede de água no Bairro Campo Alegre já que mais de 100 casas estão sem acesso a água por falta de uma rede de abastecimento.

A Câmara aprovou a cobrança para que a empresa Aceni faça o pagamento dos atrasados para os médicos e funcionários da UPA-Limoeiro. Os atrasados são do mês de agosto. A Aceni recebe todos os meses R$ 1,3 milhão a mais do que a empresa anterior para gerir a UPA e o São Lucas e não justifica os atrasos.

Para o secretário de Finanças informações sobre o pagamento dos professores e funcionários contratados que se encontram em atraso. A Câmara pede agilidade no pagamento.

Fonte: Acessória

Aprovados no concurso realizam manifestação com bloqueio de ruas e gritos de ordem, após prefeitura cancelar reunião que trataria de convocação de aprovados no certame

Os aprovados no concurso público de Juazeiro do Norte realizaram uma manifestação pacífica nesta segunda-feira (31), cobrando da prefeitura municipal a convocação dos aprovados no certame. A motivação da manifestação, segundo os manifestantes, seria a desmarcação de uma reunião com membros da comissão dos aprovados, que deveria acontecer ainda nesta segunda (31).

Segundo a comissão, a prefeitura de Juazeiro do Norte havia marcado uma reunião desde o dia 19 de agosto com a comissão multiprofissional de aprovados no concurso público de 2019 que deveria ter sido realizada às 14:00 h desta segunda (31) de agosto, no CEUS.

Contudo, quando os aprovados do concurso chegaram ao local, se depararam com os portões fechados, momento em que um dos funcionários do local informou que não havia nenhuma reunião marcada, pois a mesma teria sido cancelada.

De imediato foi entrado em contato com o secretário da secretária de administração Dra. Romênia Botelho, onde o mesmo informou que havia repassado o comunicado de cancelamento por aplicativo de Whatsapp no domingo às 23:27 horas.

O fato causou revolta aos que se faziam presentes para a reunião e os demais que estavam para prestar apoio aos participantes. Nisso, foi organizado uma carreata em direção a prefeitura e ao chegarem lá encontram de portas fechadas e sem ninguém para dar qualquer tipo de informação, com isso foi realizado um manifesto com gritos de ordem de convocação e respeito com todos os aprovados na rua São Pedro, ao tempo em que os manifestantes fizeram bloqueio da referida rua.

Rússia anuncia primeiro lote de vacinas da Covid-19 para setembro

País também aguarda aprovação de ao menos uma outra imunização; produção de ambas deve alcançar capacidade máxima até dezembro, segundo ministro da Saúde.

O ministro da Saúde russo, Mikhail Murashko, anunciou nesta segunda-feira (31) que a entrega do primeiro lote da vacina contra a Covid-19 “Sputnik V”, aprovada pelo país este mês, está prevista para setembro.

Os testes de fase 3 da vacina contra o novo coronavírus, com 40 mil voluntários, têm previsão de começar nesta semana, segundo o cronograma publicado on-line. Nesta etapa, a eficácia e a segurança de uma imunização são testadas em larga escala (normalmente com milhares de voluntários).

A expectativa é que 30 mil participantes recebam a vacina, e os outros 10 mil, um placebo (substância inativa), para servir de grupo controle. O intuito do governo russo é priorizar profissionais de saúde e professores nos ensaios; todos terão participação voluntária.

Murashko declarou nesta segunda (31) que já foram recrutadas cerca de 2,5 mil pessoas para os testes, informou o jornal “The Moscow Times”.

No início de agosto, o governo russo informou que a vacinação em massa no país tinha previsão de começar em outubro.

Mikhail Murashko disse que a produção da vacina caminha paralelamente ao monitoramento, pós-registro, da eficácia da imunização.

“Quanto à vacinação contra o coronavírus, neste momento, simultaneamente, o aumento da produção e a observação pós-registro estão em andamento. Em primeiro lugar, claro, as vacinas serão fornecidas para profissionais de saúde e professores, e isso [vacinação] será absolutamente voluntária”, declarou.

Além da Rússia, outros 5 países devem participar dos testes, informou o RDIF (Fundo de Investimento Direto Russo), que coordena a produção da imunização. O fundo não informou, entretanto, quais países são esses e nem quantos voluntários cada um terá.

No dia 11, a Rússia se tornou o primeiro país no mundo a aprovar uma vacina contra a doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2), mas a aprovação foi criticada pela comunidade internacional, pois não foram publicados estudos que mostrassem a eficácia da vacina. O país rejeitou as preocupações e anunciou, no dia seguinte, que começaria a vacinar médicos dali a duas semanas.

De acordo com o governo russo, ao menos 20 países solicitaram mais de 1 bilhão de doses da Sputnik V, apesar das preocupações com a segurança.

A vacina deve entrar em circulação civil em 1º de janeiro de 2021, conforme um certificado de registro no site do Ministério da Saúde russo, apurou o “The Moscow Times”.

Segunda vacina

Na semana passada, a Rússia anunciou que preparava a aprovação de uma segunda vacina contra a Covid-19, ainda em fase inicial de testes. A autorização de ensaios clínicos da vacina foi concedida em julho, e a previsão é de que ela fique pronta em setembro, segundo o presidente russo, Vladimir Putin.

Esta segunda imunização está sendo desenvolvida pelo centro de pesquisa Vektor, em Koltsovo. Já a “Sputnik V” foi desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, em Moscou.

Nesta segunda, o ministro da Saúde afirmou acreditar que, por causa das vacinas que ainda estão em andamento, o país vai alcançar níveis máximos de produção delas entre novembro e dezembro.

“É por isso que acho que atingiremos os volumes máximos em novembro-dezembro. Precisamos separar a inoculação contra a gripe e contra a infecção por coronavírus”, afirmou Mikhail Murashko.

Fonte: G1

Saiba os riscos de romper o isolamento durante a pandemia

Médicos pedem cautela e alertam que, caso não se sigam as recomendações de prevenção contra o coronavírus, reabertura pode retroceder

Os grandes centros, que foram epicentros da pandemia de covid-19, como São Paulo e Rio de Janeiro, estão fazendo a abertura gradual do comércio e atividades de lazer. Mas o pediatra Renato Kfouri, da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunização) recomenda que as pessoas não saiam de casa sem necessidade.

“Ainda temos um número de casos altos, é um momento de cautela. Se for sair para o trabalho, fazer uma compra ou um final de semana que o dia esteja aberto e você queira ir dar uma volta no parque, seguindo as medidas de prevenção, não tem problema”, afirma.

Kfouri explica que as saídas devem ser feitas com responsabilidade e que é preciso entender que talvez seja necessário retroceder na reabertura. “Se as pessoas não seguirem as recomendações de higiene e os casos voltarem a subir, será preciso fechar novamente. Estamos em uma fase de observação.”

Para frequentar restaurantes, ele orienta que se lave as mãos antes de tirar a máscara e lembra que ela deve ser retirada pelos elásticos laterais, nunca pela frente. “Além disso, é importante que se tenha um saquinho para guardar a máscara, pois ela pode contaminar se ficar exposta.”

Já para o infectologista Adilson Westhermeier, coordenador do centro de infectologia da Associação Paulista de Medicina, desde que tomando todas as medidas de prevenção e higiene, é seguro ir a restaurantes.

“Tem que ter cautela, mas se você for de máscara, tomar cuidado com a sua máscara, fizer a higiene das mãos, ter cuidado com a assepsia do local que você está indo e as mesas estiverem com a distância adequada, é seguro sim.”

Kfouri ressalta que atividades como cinema, escolas, teatro, estádios de futebol, casas noturnas e outros estabelecimentos que aglomeram mais gente ainda não estão permitidos.

“Esse tipo de atividade ainda não é possível, mas quando for reabrir, quando os dados epidemiológicos permitirem isso, também vai ser gradual. O cinema, por exemplo, vai funcionar com 30% da capacidade, com poltronas vazias, sem a venda de alimentos”, diz.

Os médicos frisam que, sempre que a máscara umedecer, é necessário trocá-la e que o tempo de uso é de 2 a 3 horas, por isso é necessário ter máscaras reservas, principalmente se for ficar longos períodos fora de casa.

Os médicos enfatizam que cada cidade do país vive um momento diferente da pandemia e que, por esse motivo, a reabertura deve ser feita a partir de dados epidemiológicos locais.

No último domingo (30), o Brasil registrou 398 mortes, a média móvel dos 7 dias anteriores foi de 875, -10% que nos últimos 14 dias. No dia 30, também foram confirmados 15.151 novos casos, a média móvel foi de 36.627 casos por dia, o que equivale a -16% em relação aos 14 dias anteriores, segundo o Ministério da Saúde.

Fonte: R7