Hospital Regional do Cariri fortalece atendimento a mulheres vítimas de violência

Mulheres que sofreram algum tipo de violência encontram, no Hospital Regional do Cariri (HRC), apoio e atendimento especializado. Referência em trauma e no acompanhamento de Acidente Vascular Cerebral (AVC), a unidade do Governo do Ceará oferece às vítimas suporte psicológico como parte do tratamento.

“Para que nossas pacientes se sintam seguras e acolhidas para relatar a agressão sofrida, nós contamos com o apoio de uma psicóloga. Denunciar a violência, para muitas, ainda é um desafio”, ressaltou Semirames Araújo, coordenadora do Serviço Social do HRC.

Com o intuito de fortalecer o acolhimento das pacientes, o HRC e a Rede Estadual de Atenção Integral às Mulheres, Crianças e Adolescentes em Situação de Violência assinaram um termo de compromisso. A partir de agora, as pessoas que necessitam prevenir doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) receberão a medicação profilática no próprio hospital.

Atendimentos

Em 2019, 71 mulheres vítimas de violência física deram entrada no HRC. Em janeiro de 2020, o serviço social da unidade recebeu cinco vítimas. “Infelizmente os casos só crescem. Quando elas entram na Unidade, na maioria das vezes, nós, do Serviço Social, junto com a equipe da assistência, identificamos que o relato da paciente não condiz com o ferimento apresentado”, complementa Semirames.

Como denunciar

Para denunciar casos de violência contra a mulher, basta ligar 180. A central funciona 24 horas, durante toda a semana, e pode ser acionada de qualquer lugar do Brasil e de 16 países (Argentina, Bélgica, Espanha, EUA (São Francisco), França, Guiana Francesa, Holanda, Inglaterra, Itália, Luxemburgo, Noruega, Paraguai, Portugal, Suíça, Uruguai e Venezuela).

“A sociedade precisa compreender que, quando uma mulher é vítima de agressão, de violência sexual ou qualquer tipo de violência, o problema não é só dela, o problema é nosso, é de toda sociedade. Silenciar não vai ajudar na diminuição dos casos. Elas precisam se sentir acolhidas para que assim conquistem a segurança necessária para não se calar”, finalizou Semirames Araújo.

Mandato nas redes: confira a agenda dos deputados do Cariri no fim de semana

O NEWS CARIRI levantou a agenda parlamentar dos representantes do Cariri no parlamento cearense e na câmara federal. Confira tudo o que de mais importante foi publicado nas redes sociais dos políticos.

FERNANDO SANTANA (PT)

O vice-presidente da Assembleia Legislativa esteve duranteo fim de semana com sua família em Barbalha, onde possuí residência. Fernando Santana não divulgou detalhes sobre sua agenda política nas redes sociais. Sua última postagem, datada de ontem, dedica homenagem aos Repórteres. “Neste 16 de fevereiro, em que comemora-se o Dia do Repórter queremos homenagear a todos que exercem um papel fundamental para a informação de qualidade chegar até o cidadão. Parabéns!”, escreveu o deputado.

GUILHERME LANDIM (PDT)

O líder do PDT no parlamento estadual também reservou o fim de semana para descanso ao lado de sua família. Ele esteve em sua cidade natal, Brejo Santo, durante todo o fim de semana. Nas redes sociais, postou uma foto ao lado de sua esposa e três filhos. “Domingo de missa das crianças com a família!”, disse Landim.

Nelinho de Freitas (PSDB)

Principal representante do tucanato no Cariri, Nelinho de Freitas não divulgou nenhuma informação sobre sua agenda política do fim de semana. Sua última publicação no Instagram faz referência às tratativas entre Governo do Estado e Militares para a definição dos percentuais de reajuste salarial. “Estamos reunidos na Assembleia Legislativa com representantes do Governo do Estado, há mais de seis horas, discutindo a proposta de reestruturação salarial dos agentes da segurança pública do Ceará. Estamos dedicados em buscar uma solução para uma justa valorização dos profissionais da segurança do nosso Estado”, escreveu o deputado.

Pedro Bezerra (PTB)

O representante do Cariri na Câmara Federal, Pedro Bezerra, não divulgou detalhes sobre sua agenda política do fim de semana. Na última publicação em redes sociais, há 3 dias, o deputado faz um alerta sobre a incidência do câncer infantil. ” O câncer pode se manifestar sem motivos aparentes. É por isso que manter os exames em dia é de fundamental importância, pois o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura e de uma vida normal após o tratamento. A responsabilidade pela saúde e bem-estar das nossas crianças é de todos nós!”, alertou o parlamentar.

Chegada do primeiro voo de Fortaleza para Iguatu será nesta terça-feira (18)

O governador do Ceará, Camilo Santana, inaugura a reforma do aeroporto de Iguatu, às 8h30 desta terça-feira (18), e acompanha a chegada do primeiro voo regional de Fortaleza para Iguatu. O voo será operado por aeronaves Grand Caravan, da empresa Two Flex, que têm capacidade para nove passageiros. A cidade do Centro-Sul do estado terá dois voos semanais (terças e quintas).

Além de Iguatu, a GOL passa a operar, a partir desta terça-feira (18), voo de Fortaleza para Jericoacoara. A famosa praia cearense terá três voos diários saindo da Capital. O início das operações dos demais voos regionais ocorrerá ao longo desta semana. Os dois voos diários para Juazeiro do Norte começaram a operar no último dia 3.

Serviço:

Inauguração da reforma do aeroporto de Iguatu e chegada do primeiro voo Fortaleza-Iguatu
Data: 18 de fevereiro (Terça-feira)
Hora: 8h30
Local: Aeroporto Regional de Iguatu (Rua Adeodato Matos Cavalcante, s/n – Flores, Iguatu)

Boleto do IPTU já está disponível em Juazeiro do Norte

A Secretaria de Finanças (Sefin) de Juazeiro do Norte lançou oficialmente o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2020. O boleto para o pagamento pode ser emitido no site da prefeitura.

Para os contribuintes que optarem pelo pagamento em parcela única, com vencimento até 31 de Março, o desconto será de 10% sobre o total do imposto.

Os contribuintes que escolherem pelo pagamento de forma parcelada poderão fazê-lo em até quatro parcelas mensais, iguais e sucessivas, respeitando o valor mínimo de cada parcela, que é de R$ 100,00, com vencimentos nas respectivas datas: 30/04/2020, 29/05/2020, 30/06/2020 e 31/07/2020, sem direito a percepção de descontos e/ou abatimentos.

Isentos

A Sefin destaca ainda que estão isentos do IPTU 2020 os imóveis pertencentes aos servidores municipais, ativos, inativos, pensionistas, viúvos, viúvas e inuptas, órfãos de menoridade ou pessoa inválida para o trabalho, em caráter permanente, portadores do vírus HIV, desde que residam no imóvel e não possuam outros no Município.

Defensoria Pública inaugura nova sede no Crato, na Região do Cariri

Na próxima terça-feira, 18 de fevereiro, a cidade de Crato, na região do Cariri, recebe nova sede da Defensoria Pública. A solenidade de inauguração acontecerá na sede do órgão, localizada no bairro Palmeiral, na Rua André Cartaxo, 370, a partir de 9h30. Crato é a primeira cidade a receber sede própria em 2020, gerando mais conforto e comodidade no momento de atendimento da população.

A nova sede da cidade dispõe de oito gabinetes individualizados para defensores públicos, espaço para os estagiários, copa, recepção, salas de mediação e psicossocial e sala de arquivo. Os atendimento são realizados por oito defensores públicos, complementado por estagiários e colaboradores. “Antes desta nova sede, a Defensoria Pública funcionava na sala de mediação, onde parte dos serviços eram prestados e também uma sala cedida dentro Fórum, o que dificultava muito o acesso do cidadão, que tinha que se deslocar em dois espaços, não havendo em nenhum dos dois locais instalações dignas e adequadas para o trabalho desempenhado pelos defensores, como também para acomodar a população, o que não vai mais ocorrer com a inauguração da nova sede”, afirma Emanuel Jorge de Morais Santana, defensor público e supervisor da Defensoria no Crato.

Para o defensor público, a inauguração da nova sede põe fim à um espera dos defensores públicos atuais e que já passaram pela comarca. “Essa inauguração é fruto de um trabalho árduo dos últimos anos, tanto da gestão anterior, na pessoa da dra. Mariana Lobo, como também da dra. Elizabeth Chagas, que entenderam a necessidade de reestruturar a Defensoria Pública no município no sentido de fortalecer a sua presença no interior e conseguir reformular fisicamente as instalações, prestando, desta forma, um melhor serviço à população e aperfeiçoando os serviços prestados por nós defensores,” ressalta.

Em 2018, a Defensoria no Crato realizou 18.233 atividades. Já em 2019, com 29% de crescimento, as atividades realizadas chegaram ao número de 23.529. Para a defensora geral Elizabeth Chagas, a sede fixa da Defensoria Pública na cidade do Crato demonstra a consolidação da Defensoria na prestação de um serviço de qualidade para a população do interior. “Entregamos a nova sede para firmar a importante atuação da Defensoria Pública, no Crato. Era uma sede muito esperada e sonhada pelos colegas e por mim, pois sabemos das necessidades da Defensoria Pública para a população. Com o novo espaço estaremos levando mais comodidade no atendimento, integrando os defensores e colaboradores em um só espaço, um prédio com espaço mais adequado, recepção, triagem e gabinetes individuais para a escuta ativa das demandas dos assistidos. Nosso objetivo é que possamos influenciar, positivamente, o acesso à justiça, a garantia de direitos e a qualidade de vida da população”, destaca.

Serviço
Inauguração da nova sede no Crato
Local: Rua André Cartaxo, 370 – Palmeiral
Data: 18 de fevereiro de 2020, terça-feira
Horário: 09:30h

Vereadores de Santana do Cariri emitem nota em repúdio a atitude da presidente da Câmara

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

Os vereadores que compõem a base governista do prefeito Pedro Henrique-MDB, emitiram no final de semana, uma nota em repúdio a atitude da Vereadora Lucine Soares-PDT, que preside a casa legislativa, segundo eles, a parlamentar agiu de forma antidemocrática e feriu artigos do regimento interno. Confira nota completa.

NOTA DE REPÚDIO A ATITUDE DA VEREADORA LUCIENE SOARES

Os vereadores Arclébio Dias, Eduardo Freire, Gildo Lopes, Ismael Feitosa, Joaquim Teles e Lucas Mathias, em face aos últimos acontecimentos ocorridos na Câmara Municipal de Santana do Cariri, no último dia 13 de fevereiro, repudiam veementemente a atitude antidemocrática da presidente Luciene Soares, que negou o direito a palavra ao Secretário de Finanças, Olímpio Arraes e ao Procurador Sangiorgy Ribeiro, que explanariam sobre assuntos de interesse público, conforme ofício enviado no último dia 10 de fevereiro.

Repudiam ainda o comportamento autoritário da presidente quando não autorizou que o servidor da casa legislativa digitasse um ofício, como foi solicitado pelos parlamentares, ignorando artigos do regimento interno e lamentam que a edil não tenha zelado pela ordem na casa, permitindo que o plenário afrontasse os vereadores.

Tal postura já é recorrente e expõe a intenção clara da presidente de usar a câmara como se fosse sua, sem respeito algum ao parlamento. A respeito disso, a parlamentar usou as redes da câmara para prejudicar os demais parlamentares e privilegiar o grupo ao qual faz parte.

Além disto, a ida dos vereadores situacionistas até um restaurante em Nova Olinda, em que estiveram acompanhados por correligionários, foi um momento de discussão de questões parlamentares de interesse público, tendo acontecido após o término da sessão e não no horário de expediente, conforme notícia plantada em um veículo da região.

Por fim, os vereadores supracitados reafirmam o compromisso com a sociedade santanense em propor leis, elevar o debate e desenvolver ações que venham promover o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida do povo de Santana do Cariri.

Juazeiro do Norte alcança a maior pontuação no Spaece desde a sua implementação

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), informa que a Rede de Ensino ultrapassou a meta de 150 pontos na avaliação do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) e chegou a computar 177,1 pontos, superando a pontuação do ano anterior que foi de 161,6.
Esse foi o maior índice de proficiência desde a implementação do sistema de avaliação externa iniciado em 2008. As provas de língua portuguesa e matemática foram aplicadas entre os dias 26 e 28 de novembro de 2019 com alunos dos 9°, 5° e 2° anos da rede municipal de ensino, atendendo aproximadamente 7.500 alunos de 57 escolas.

Com isso a cidade se encontra em ótima posição nas avaliações externas. Destaca-se que oito unidades ultrapassaram 200 pontos. “Quero parabenizar todas as unidades de ensino, todos os diretores e professores pois eles são os responsáveis por essa conquista”, disse a Secretária de Educação, Maria Loureto de Lima.

Professores do Crato serão contemplados com mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública

Nesta sexta-feira (14), o prefeito Zé Ailton Brasil acompanhou o deputado federal Idilvan Alencar, durante o lançamento do curso de mestrado para professores da rede pública municipal de Educação, incluindo professores, servidores e diretores.

A conquista é mérito do deputado Idilvan Alencar que aprovou uma emenda parlamentar destinada a custeio do mestrado para professores da rede básica de ensino no Ceará. O parlamentar direcionou um total de R$ 4,8 milhões à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais, para custear 140 vagas de mestrado, que irão contemplar docentes de todo o Estado, inclusive no Cariri. Para o Crato, são destinadas 35 vagas.

O mestrado será oferecido pelo Programa em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) da UFJF, uma das pós-graduações mais bem avaliadas do país na área de educação. Os alunos serão selecionados em processo seletivo organizado pela própria universidade. O edital, com as informações inerentes à inscrição, seleção e realização da prova, está previsto para abril de 2020.

“Valorizar a educação é pauta prioritária do meu mandato. Quando se investe em profissionais da área, quem ganha é a educação pública. O mestrado oferecido é considerado um dos melhores do Brasil”, garantiu Idilvan Alencar.

O prefeito Zé Ailton agradeceu a iniciativa do deputado, que vem fortalecer a política de valorização dos profissionais da Educação do Crato. “São 35 vagas que farão uma grande diferença para a rede de ensino do Crato. Quem ganha são os 18 mil alunos da rede de ensino, que ganharam 35 mestres que virão com uma bagagem de conhecimento para somar com o crescimento da nossa educação”, destacou.

Participaram do encontro a secretária de Educação do Estado do Ceará, Eliana Estrela; a secretária executiva de gestão escolar do Estado, Jussara Luna; a coordenadora da CREDE 18, Luciana Brito; a secretária de Educação do Crato, Germana Brito; a professora Valéria Sá, além de vários professores e servidores públicos.

Com informações da assessoria de comunicação