9ª Conferência Municipal de Saúde é realizada em Nova Olinda

A Secretaria de Saúde de Nova Olinda, junto ao Conselho Municipal de Saúde, promoveu a 9ª Conferência Municipal de Saúde na sexta-feira (26/04). O evento teve como tema “Democracia e Saúde”, abrindo espaço para discussão, sensibilização e controle social, buscando a otimização das políticas públicas em saúde.

“O compromisso do profissional da saúde é com a vida, e vida não tem hora. Precisamos estar mais próximos dos nossos pacientes, conhecer e compreender aquilo que ainda não conhecemos. Nunca vamos conseguir atender 100% das demandas, mas a gente precisa que o profissional esteja presente, cumpra as horas certas de trabalho. A emoção e os sentimentos dos pacientes também devem ser considerados para que suas solicitações sejam atendidas,” destacou a Secretária de Saúde, Eliane Lacerda.

Segundo o vereador Beto Jeremias, representante do prefeito Afonso Sampaio na conferência, é importante também contar com a compreensão da sociedade no que diz respeito a alta demanda da saúde em Nova Olinda, pois o quadro de funcionários faz o possível para suprir as necessidades da região. De acordo com Beto, em apenas três dias foram atendidas 446 pessoas.

Participaram também da 9ª Conferência Municipal de Saúde, o vereador Demontier Feitosa, presidentes de associações, secretários municipais e servidores públicos.

Ana Paula Nogueira fará participação especial no Sarau dos Forrozeiros

A cantora Ana Paula Nogueira, finalista do programa Ídolos da Rede Record, é uma das atrações convidadas para abrilhantar ainda mais o Sarau dos Forrozeiros, neste sábado, dia 4, na área externa do Boulevard Buffet.

O Sarau dos Forrozeiros contará com grandes nomes da Região do Cariri, como Flávio Leandro, Fábio Carneirinho e Wawa Pinho. O evento é uma realização do Boomerang e GR Produções.

Garanta já o seu ingresso lounge ou mesa nos seguintes pontos de vendas

Crato: Empório – Flora Pura (Rua Dr. João Pessoa, 408 – centro)

Juazeiro: Sérgio´s – Cariri Garden Shopping

Barbalha: Armazém Confiança (Rua do Vidéo, 67 – Centro)

Online: www.rmtickets.com.br

Fim de semana termina com cinco mortes violentas nas cidades de Juazeiro do Norte, Barbalha, Araripe e Antonina-CE.

Por Agência News Cariri

Na madrugada do domingo, o corpo de um homem identificado por João Gomes dos Santos, de 62 anos, foi achado de bruços sobre o fogão da casa dele na Vila Boa Esperança, Zona Rural de Barbalha. A vítima estava com várias perfurações a faca espalhadas pelo corpo, e até o momento o caso segue envolto em mistério.

No mesmo dia, um homem identificado por Odailo Pedro Bernardino, de 49 anos, morreu em um dos leitos do HRC. No último dia 13 de abril ele havia sido lesionado a bala no abdômen e braço nas imediações do cruzamento das ruas Antônio Sobreira Guedes e Valter Menezes Barbosa, no bairro Triângulo. O mesmo era acusado de arrombamento, furto e contravenção penal.

No sábado , um homem de 51 anos que havia sofrido uma queda de moto em Araripe-CE no mês de janeiro, morreu em um dos leitos do HRC em Juazeiro do Norte-CE. No dia do acidente ele foi socorrido, mas posteriormente mandado para casa e na sexta retornou ao hospital com complicações, onde não resistiu e veio a óbito.

Um caso de homicídio foi registrado na cidade de Juazeiro do Norte-CE, na madrugada do mesmo dia. Era por volta das 02h30 quando as autoridades foram informadas sobre um homem lesionado a bala nas imediações da Rua Terezinha Alves da Silva, no bairro Frei Damião. Imeditamente uma equipe se dirigiu ao local encontrando o corpo de um homem identificado por Emanuel de Messias Moura, de 22 anos. Ele foi baleado na cabeça e costas.

Um dia antes, um homicídio foi registrado na cidade de Antonina-CE. O presidiário que usava tornozeleira eletrônica identificado por Silvestre Neto da Silva, conhecido por ” Romário” de 24 anos, foi assassinado dentro da sua própria casa. De acordo com informações, o acusado invadiu a residência e efetuou os disparos contra a vítima que caiu ao solo sem vida. Após cometer o crime, o acusado empreendeu fuga em uma motocicleta.

Festa do Pau da Bandeira é tema de reunião na Escola Saberes em Barbalha

Na última quinta-feira (25/04), na Escola de Saberes em Barbalha, uma reunião juntamente com o IPHAN discutiu a importância do plano de salvaguarda na Festa de Santo Antônio. A Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha é reconhecida nacionalmente como patrimônio imaterial brasileiro pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) desde 2015. No ano passado o Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Ceará (COEPA) declarou a festa como Patrimônio Cultural do Estado.

O reconhecimento é uma forma a mais de segurança, principalmente para a construção de um plano que garanta a melhoraria da festa, pensando em manter a tradição, e fazendo uma análise das edições anteriores para aprimorar as seguintes. Lazaro Macêdo que participou do evento fala sobre a importância do momento para toda a região.

“A manutenção da festa de Santo Antônio, com todo seu caráter cultural, não é somente importante para a festa, mas para toda a região. E o acompanhamento do IPHAN faz com que essa festa se perpetue sem perder o caráter tradicional”.

Participaram da reunião escolas públicas e privadas, a Prefeitura Municipal, Câmara de vereadores, e a sociedade civil. Os festejos ficaram marcados para o período de 1° a 13 de junho, sob a coordenação da Prefeitura e Paróquia Santo Antônio com apoio dos Governos Federal e do Estado.

Assessoria

Mais quatro atrações confirmadas para o Festival Expocrato 2019

Por Rafael Pereira/Agência News Cariri

Mais quatro atrações estão confirmadas para participar dos shows do Festival Expocrato 2019. O anúncio foi publicado na conta do Instagram oficial do evento. Gabriel Diniz, Biquini Cavadão, Léo Santana e Dizinho são as atrações que irão participar.

As atrações não tem data  ainda confirmada pela organização do evento que acontece durante as noites de 13 a 21 de julho. Fora os últimos, até agora estão confirmados para participar dos shows: Gustavo Lima que anunciou gravação de DVD, Zé Neto e Cristiano, Anitta, Wesley Safadão, Simone e Simaria, Ferrugem, Jonas Esticado, Bruno e Marrone, Xand Avião, Nando Reis e Marília Mendonça.

O Festival Expocrato mistura ritmos com grandes nomes da música do Brasil na atualidade desde o forró, passando pelo sertanejo, pagode, funk e Rock Nacional que esse ano atrás Nando Reis e Biquini Cavadão.

Gol poderá ter voos para Brasília partindo de Juazeiro a partir de junho

Por Rafael Pereira/Agência News Cariri

Depois que a linha Juazeiro-Brasília deixou de funcionar pela Avianca, a empresa Gol Linhas Aérias poderá voltar a operar no trecho que liga Juazeiro do Norte à capital federal a partir de junho.

O anuncio foi fruto de reuniões de políticos da Região do Cariri junto com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) realizado na última quarta-feira (24) em Brasília que negociaram pela permanência da empresa que também irá operar em rota para Guarulhos (SP). Além da Gol, a Latam Airlines poderá operar na rota Juazeiro-Fortaleza.

O voo da Avianca partindo de Juazeiro foi cancelado desde o dia 21 de março. Desde o último mês, a empresa está em crise com cancelamento de voos não só no Cariri mas em todo o Brasil, devido problemas com a justiça.

MP expõe obras de arte de adolescentes que cumprem medidas sócio educativas em Juazeiro do Norte

Quem trabalha ou visita a sede das Promotorias de Justiça de Juazeiro do Norte tem a oportunidade de conferir uma exposição de artes plásticas permanente. Os quadros foram pintados por adolescentes que cumprem medidas sócio educativas no Centro José Bezerra de Menezes, localizado no próprio município. São 17 obras com temas inspirados nas atribuições do Ministério Público como preservação do meio ambiente, educação, proteção do patrimônio público, combate à violência sexual, combate ao crime, etc.

Os jovens pintores têm entre 14 e 18 anos e cometeram algum ato infracional grave e irão cumprir medida sócio educativa por até três anos ou até completarem 21 anos de idade. A ideia de montar a exposição surgiu após uma visita do promotor de Justiça Flávio Corte, secretário executivo das Promotorias de Juazeiro do Norte e promotor da Infância e Juventude ao Centro onde os jovens estão abrigados. Lá, o promotor teve contato com o artista plástico e instrutor Wanderson Petrova.

Para o promotor, a exposição é uma forma de resgatar a autoestima dos internos. “Esses adolescentes passam a se sentir valorizados, veem que um trabalho produzido por eles é reconhecido e admirado por outras pessoas.” Flávio Corte reforça ainda que o projeto pretende trabalhar o lado emocional dos adolescentes e o conhecimento sobre o MP. “Como eles retratam a atuação do Ministério Público, os jovens também aprendem mais sobre a instituição e nossa atuação sobre os diversos temas e problemáticas sociais”, reforçou.

A exposição está em cartaz no 12° andar do Central Park Comercial, prédio onde estão sediadas as Promotorias de Justiça de Juazeiro do Norte. O endereço é Rua Catulo da Paixão Cearense, 67, bairro Triângulo. O horário de visitação é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Fonte: assessoria

Vendedor de Picolé e sua professora vão para o Programa a Hora do Faro na Record TV

Por Roberto Bulhões

A atitude simples e humilde de uma menina de 9 anos, ao ajudar um vendedor de picolé a ler e escrever na cidade de Crato, no Ceará, vem ganhando uma repercussão enorme na mídia nacional. Após ser destaque no programa de Fátima Bernardes, na Globo, chegou a vez de Rodrigo Faro, na Record TV. Além de ter enviado uma equipe do programa ao Cariri, vai levar “aluno” e “professora” até Sāo Paulo. Francisco Santana Filho, com 68 anos, mais conhecido por “Seu Zezinho”, trabalha vendendo  picolé há muitos anos, na porta do Colégio Diocesano, em Crato. Ao ser abordado inocentemente pela aluna Bárbara Matos Costa, de 9 anos, sua vida mudou completamente. 

Bárbara Costa certo dia perguntou ao vendedor de picolé se ele sabia ler e escrever. Com a resposta negativa, a menina ficou triste e resolveu entrar em ação imediatamente. Daquele momento em diante, sempre que sai da escola, começou a ensinar as primeiras letras para “Seu Zezinho” e o fato acabou chamando a atenção dos seus colegas na escola. Foi ai alguém fez uma foto, colocou nas redes sociais e o assunto vem ganhando uma repercussāo enorme em todo país. Bárbara e seu “aluno” foram convidados para participar do  programa de Rodrigos Faro e “Seu Zezinho” pediu para realizar o seu maior sonho, que era ver o mar. 

Acompanhado pelo repórter do programa, Humberto Ascencio, “Seu Zezinho” vai conhecer o mar em Fortaleza e seguirá para Sāo Paulo ainda esta semana. Sua participação na Hora do Faro nāo tem data definida para ir ao ar, mas, segundo a produção do programa, será um assunto bem explorado. “Nāo é todo dia que surge uma ação dessa natureza, ação essa partindo de uma menina de 9 anos de idade que deixa muitos adultos de queixo caído”, disse Humberto Ascencio, ao visitar os estudos da TV Padre Cicero, em Juazeiro do Norte. Humberto que já esteve na região fazendo outros trabalhos pra Record, acredita que Rodrigo Faro vai se emocionar muito com o assunto e emocionar milhões de telespectadores em todo o Mundo. “Assim que souber a data que a matéria vai ao ar, eu aviso”, afirmou Humberto.

Sergipana se elege deputada na Espanha por partido a favor da independência da Catalunha

A brasileira Maria das Graças Carvalho Dantas conseguiu uma das vagas para o Parlamento da Espanha nas eleições deste domingo (28). Sergipana de Aracaju, ela se elegeu dentro dos oito assentos conquistados em Barcelona pelo partido Esquerda Republicana da Catalunha (ERC), independentista.

De acordo com a descrição no site do partido, Dantas é jurista e ativista social. Chegou a Barcelona há quase 25 anos para estudar. Atualmente, ela trabalha em uma empresa catalã na área de finanças, mas, segundo a agremiação, “usa todo seu tempo livre para participar ativamente de lutas sociais locais e internacionais”.

Ao todo, o partido ERC – sigla regional catalã, sem representação em toda a Espanha – arrematou 15 assentos no Congresso espanhol, o sexto maior número segundo balanço do jornal “El País”.

O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), do atual primeiro-ministro, Pedro Sánchez, conseguiu o maior número de cadeiras, mas precisará do apoio de siglas menores para garantir a governabilidade.

Fonte: G1.com

ELEIÇÕES 2020: oposição tem pré-candidato à prefeitura em Granjeiro, Dr. Duclieux Freitas

 Por Rafael Boaventura 

 

A oposição em Granjeiro tem pré-candidato a prefeito, trata-se do filho do ex-prefeito Dr. Gudy, o médico Dr. Duclieux Freitas. O nome até o presente momento vem sendo bem aceito entre os grupos de oposição. O jovem médico fala com firmeza e diz ter em mente o que pensa sobre as eleições em 2020:

 “Eu não fui um nome imposto. Aconteceu naturalmente. Os meus amigos, do meu pai, do grupo do ex-prefeito Vicente Tomé, amigos de tantos outros grupos políticos, eles que me escolheram. Então eu tenho hoje um compromisso firmado com a oposição em Granjeiro e com a população. Estou aberto ao diálogo, quero conversar com todas as lideranças políticas da cidade. Todos que verdadeiramente querem o bem do nosso grupo”, afirmou. O médico ainda acrescentou que: “se faz política com diálogo e não com exageros ou desmandos. A população de Granjeiro precisa voltar a viver dias de esperança e sair das páginas policiais”. Apontou o pré-candidato a prefeito, Dr. Duclieux.

 Com exatos 845 dias de gestão, o prefeito do município de Granjeiro, João Gregório, conhecido popularmente como João do Povo, não conseguiu apresentar a população ainda qual o seu plano de governo. As únicas obras em andamento no município foram da gestão anterior, do ex-prefeito Dr. Gudy Freitas. João perdeu sua base política e desde então, não consegue governar. Seu vice, Ticiano Tomé, rompeu com o prefeito por não concordar com medidas arbitrárias e práticas ilegais, como algumas que foram denunciadas junto ao Ministério Público e a Polícia Federal, através do ex-prefeito Vicente Tomé (pai do atual vice). Entre as denúncias, destaco a que foi veiculada no portal G1 Ceará, que aponta:

 “O prefeito de Granjeiro, João Gregório, município do Cariri cearense, movimentou cerca de R$ 26 milhões na conta de um parente beneficiário de aposentadoria rural, num período de dois anos, segundo investigações da Polícia Federal. O gestor é um dos alvos da Operação Bricolagem, que investiga fraudes em licitações para construção de escolas. O valor dos contratos fraudados soma cerca de R$ 5 milhões.” Afirmou a reportagem do G1 Ceará.

 Com um forte desgaste, perda de base eleitoral e inúmeras denúncias; não poderia existir momento pior para João Gregório ver a oposição se destacando e já apresentando seu pré-candidato. Fato é que João Ainda é prefeito e tem a máquina pública nas mãos. O problema é que ele terá pouco mais de um ano para planejar e apresentar o que ainda não conseguiu mostrar até hoje. Para os grupos da oposição que escolheram Dr. Duclieux Freitas como pré-candidato, o maior desafio será a união até as eleições. Uma oposição fragmentada facilitaria a reeleição do atual prefeito.

Adolescente grávida é assassinada a golpes de faca em estrada vicinal no Sul do Piauí

Uma adolescente de 17 anos grávida foi assassinada a golpes de faca em uma estrada vicinal próximo à cidade de Itainópolis, a 365 km de Teresina. Um homem identificado como tio da vítima é procurado pela Polícia Militar suspeito de ser o autor do crime.

O crime aconteceu na manhã deste domingo (28). A vítima se chama Maria Aparecida Espírito Santo de Morais, de 17 anos, natural de Itainópolis. De acordo com informações apuradas pela Polícia Militar, adolescente morava na casa de uma tia.

A PM informou que na manhã deste domingo (28), o marido da tia da adolescente a chamou para ir buscar uma motocicleta no povoado Campestre, na zona rural do município. Os dois saíram juntos por volta das 8h da manhã. Entretanto, quando voltavam ele teria desviado o caminho pela estrada vicinal.

Ainda segundo a Polícia Militar, a adolescente foi encontrada por moradores que passavam pela estrada vicinal. O corpo apresentava quatro ferimentos provocados por golpes de faca. Uma motocicleta foi encontrada no local.

O corpo da jovem foi encaminhado para o Instituto Médico Legal. Até o fechamento desta matéria, o tio da vítima não foi localizado. Ele foi identificado e é procurado pela Polícia Militar na região.

Fonte: G1.com