A Secretaria de Segurança Pública do Crato conclui nesta sexta-feira (31), o I Curso de Qualificação e Captação do CIOEM

3105A Secretaria de Segurança Pública do Município do Crato conclui nesta sexta feira (31), o I Curso de Qualificação e Captação do Centro Integrado de Operações e Emergência Municipal do Crato (CIOEM). O mesmo acontece na sede do DEMUTRAN.

O CIOEM será composto por órgãos municipais como o Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN), Guarda Municipal e Defesa Civil para atender de maneira prática e rápida a população cratense.

Segundo o Secretário de Segurança Pública, Coronel Jarbas Freire, “quando estiver em funcionamento, o CIOEM irá reunir os órgãos de segurança cratenses em um único ambiente, onde a população poderá ligar para o número 153 e a partir daí, acionar o órgão para o qual necessita. Atualmente, esse é o número de ligação para a Guarda Municipal do Crato, mas que será utilizado como número de emergência do município”.

Agentes de Trânsito e Guardas Municipais participam do curso, composto por aulas teóricas e práticas, totalizando 40 horas/aulas. Além disso, os profissionais tiveram a oportunidade de acompanhar o dia a dia da CIOPS, em Juazeiro do Norte, para ter uma ideia de como será o funcionamento do CIOEM.

Esta é mais uma ação integrada da gestão municipal para prestar um serviço cada vez mais rápido, de qualidade e eficiente para toda a população.

Com informações da Assessoria de imprensa

Geração de emprego e inserção da juventude no mercado de trabalho são pautas prioritárias para Fernando Santana

O candidato Fernando Santana 13222 afirmou na tarde desta sexta-feira, 31, durante entrevista ao programa Jornal da Tarde, da rádio Padre Cícero 104,5 MHz, apresentado pelo jornalista Franzé Sousa, que, eleito deputado estadual nas eleições deste ano, terá como principal bandeira na Assembleia Legislativa do Ceará a ampliação de políticas públicas capazes de garantir a geração de novas vagas de emprego e a inserção de jovens no mercado de trabalho.

Ressaltando a preocupação do governador Camilo Santana 13 em atrair novos investidores para o Ceará, criando desta forma a possibilidade de garantir trabalho à mão de obra existente, Fernando Santana observou que ainda há uma carência significativa em relação a empregabilidade nos municípios interioranos, cujo a sobrevivência, na maioria dos casos, depende da destinação de recursos federais, como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), por exemplo.

“Nossa preocupação é que os jovens deixem a região [do Cariri] por conta da falta de emprego, de oportunidades. O que eu proponho, no exercício de um futuro mandato parlamentar, é fortalecer ações que possam oportunizar a vinda de indústrias para o Ceará, para o Cariri, criando as condições de permanência destes nossos jovens na região”, disse o candidato.

Mesmo sem mandato, Fernando Santana 13222 já vem trabalhando para garantir que empresas já instaladas no cariri permaneçam na região. Um exemplo claro deste trabalho foi a desistência da empresa Farmace em migrar para Foz do Iguaçu, no Paraná, mantendo-se instalada no município de Barbalha. A empresa havia recebido inúmeras promessas de benefícios por parte do governo paranaense, porém, declinou das propostas após ter recebido do governador Camilo Santana o compromisso de apoiamento à empresa. A reunião entre o governador e a diretoria da empresa só foi possível graças à intervenção de Fernando Santana.

“Seriam 1.200 empregos que deixariam de existir no Cariri. Quando eu soube que havia a possibilidade da Farmace migrar para Foz do Iguaçu, eu corri imediatamente ao governador, o alertei sobre o problema e, através das leis de incentivo, Camilo conseguiu convencer a empresa a permanecer no Ceará, na nossa Barbalha, garantindo, desta maneira, os empregos que ela oferece ao nosso povo”, esclareceu.

Fernando Santana também fez referência à necessidade da revitalização dos plantios de cana-de-açúcar na região do Cariri. Em outrora, a produção era absorvida na totalidade pela usina Manoel Costa Filho, atualmente desativada.

“Essa questão da usina é uma questão um tanto quanto complexa. Já se procurou toda a atividade produtiva que pudesse se instalar ali. Até multinacionais, de diversos ramos, de diversas áreas de atuação, estão sendo procuradas [pelo Governo do Estado] para que a usina possa voltar a gerar emprego e renda. A questão da revitalização da cana-de-açúcar passa por incentivos das instituições financeiras junto aos produtores interessados no resgate dessa cultura. Com a defasagem da cana, a banana hoje é quem domina o seguimento, até pela facilidade e menor custo da produção. Particularmente, eu acho que ali na usina, nós vamos ter outro segmento gerando emprego e renda. Se cogita, inclusive, a possibilidade de a usina recepcionar uma indústria farmacêutica. O importante é que com o retorno do seu funcionamento, haja a geração de novas vagas de emprego e, com isso, a ocupação dessas vagas pela nossa juventude”, concluiu Fernando Santana

Show gratuito com Amado Batista marcou os 80 anos de Mauriti

O aniversário de Mauriti comemorado na última segunda-feira,27, contou com intensa programação cultural que envolveu diversas manifestações artísticas para todos os gostos e com acesso gratuito. A festa organizada pela prefeitura recebeu o cantor Amado Batista e uma multidão de aproximadamente 25.000 pessoas lotou a Avenida Dr. Fernandes Teles Cartaxo, no Bairro bela Vista para o show.

A programação contou ainda com diversas apresentações de grupos Souza Cobra e banda do Vaqueiro, Léo Sats, Zé Carlos Farra, Top das Antigas, Zé Bandeira, Jorge Cantor e Barrufeiros do Forró

O prefeito Mano Morais (PDT) destacou que a comemoração da emancipação do município, também é uma forma de incentivar o turismo, geração de renda, uma vez que a cidade recebe muitos visitantes durante a programação. A infraestrutura do evento contou ainda com o apoio às autoridades de trânsito e da segurança, mais diretamente à Polícia Militar, equipes de saúde e da unidade do SAMU regional.

Mano Morais afirmou que o evento é muito importante para o povo do município, uma festa para todas as classes sociais de Mauriti e visitantes. O prefeito atribuiu o sucesso do evento à equipe envolvida na organização e agradeceu ao Major Sobreira, comandante do 5º Batalhão e o comandante do pelotão de Mauriti, Sgt. Giocondes, pelo trabalho realizado. Por fim, enfatizou ainda que o comportamento da população de Mauriti é exemplo de gente ordeira e acolhedora que sabe se comemorar os grandes eventos da cidade.

Aliança Bíblica Universitária mobiliza comunidade acadêmica da URCA para doação de sangue

Por Ronuery Rodrigues / Papo reto

A Aliança Bíblica Universitária realizará no próximo dia 12 de setembro a Terceira Ação Social na Universidade Regional do Cariri – Campus Pimenta. A campanha organizada por estudantes universitários de diversos cursos da URCA contará com suporte do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará – Hemoce.

O evento tem como objetivo receber doações de pelo menos 30 bolsas de sangue e realizar cadastros para novos doadores de medula óssea.

A equipe do Hemoce estará instalada no Pátio da Pedagogia das 08:00 as 12:00 horas disponível para o interessado em fazer sua doação e tirar todas as dúvidas sobre a doação de medula óssea. O Hemoce relembra que cada bolsa de sangue doada pode salvar até quatro vidas.

Para realizar o gesto, a pessoa deve gozar de boa saúde, pesar acima de 50 kg, não ter ingerido bebida alcoólica ou praticado atividade física intensa nas últimas 24 horas, ter idade entre 16 e 67 anos (candidatos com idade entre 16 e 17 anos devem ter consentimento formal do responsável legal), além de apresentar documento oficial com foto e estar bem alimentado.

Parada há quase um ano, travessia marítima Ribeira-Plataforma volta a operar no sábado

 

A travessia marítima entre os bairro da Ribeira-Plataforma, em Salvador, suspensa desde setembro do ano passado, deve voltar a operar neste sábado (1º), das 6h às 19h. No sábado e domingo (2), primeiro final de semana de reabertura, a viagem será gratuita.

A partir de segunda-feira (3), as passagens serão cobradas normalmente. A tarifa custava R$ 1,50 e foi reajustada para R$ 2,10. A travessia tem cerca de 1 km e tempo médio de viagem é de 5 a 8 minutos.

A travessia será feita por três embarcações, sendo dois barcos de madeira. Todos possuem coletes salva-vidas. As capacidades são de 50, 90 e 227 pessoas.

Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), o terminal de Plataforma passou por reformas de pintura, novo telhado e mudanças do píer para atender os passageiros que circulam no local diariamente.

O transporte será feito pela empresa Catamarantur Serviços de Turismo EIRELI, que venceu o chamamento público feito pela Semob. A autorização de funcionamento é de 90 dias.

Fonte: G1

Pescadores participam de competição para retirar lixo do Rio Capibaribe, no Recife

Pescadores e representantes de entidades de luta pela conservação ambiental participam, nesta sexta-feira (31), de uma ação de limpeza do Rio Capibaribe, no Recife. Ao menos 100 pessoas utilizam embarcações em uma competição para recolher lixo. A expectativa dos organizadores é retirar 20 toneladas de resíduos sólidos em um dia. 

No início da manhã, os competidores já mostraram que não faltaria para material para coletar nas águas do Capibaribe. Barcos estavam cheios de móveis, restos de brinquedos, garrafas plásticas e pneus.

“Já peguei até bacia sanitária no Capibaribe. Aqui não tem mais peixe”, afirmou o pescador conhecido como Major. Ele estava entre os inscritos na competição desta sexta.

A ação faz parte de um projeto denominado “A Gosto pelo Capibaribe”. Realizada há 10 anos, a iniciativa conta com a participação das organizações Recapibaribe e Rotaract Club.

Brinquedos  e vários tipos de resíduos sólidos são coletados no Rio Capibaribe, no Recife (Foto: Recapibaribe/Divulgação)Brinquedos  e vários tipos de resíduos sólidos são coletados no Rio Capibaribe, no Recife (Foto: Recapibaribe/Divulgação)

Brinquedos e vários tipos de resíduos sólidos são coletados no Rio Capibaribe, no Recife (Foto: Recapibaribe/Divulgação)

Segundo a coordenadora da ONG Recapibaribe, Socorro Cantanhêde, a ideia é mostrar a situação de abandono do rio, que está cheio de esgoto e lixo. “O rio é um shopping. Tem de tudo”, afirmou Socorro, referindo-se a uma grande quantidade resíduos diferentes retirados anualmente.

Para Camila Velloso, da Rotaract Club, o importante é alertar a população para a necessidade de evitar a sujeira no rio. “Não adianta só limpar. A população tem que se conscientizar sobre esse problema e não jogar lixo na água”, afoirmou.

Competição reúne embarcações no Rio Capibaribe, no Recife (Foto: Recapibaribe/Reprodução)

Competição reúne embarcações no Rio Capibaribe, no Recife (Foto: Recapibaribe/Reprodução)

Disputa

Os competidores ganharam camisas do evento e equipamentos de proteção indivuidual. Com o dinheiro arrecadado pelos organizadores, foram compradas também cestas básicas para as famílias dos pescadores.

Os participantes recebem diárias e concorrem a preêmios em dinheiro. Os organizadores oferecem R$ 500 para o primeiro lugar, R$ 300 para o segundo colocado, e R$ 200, para o terceiro.

Os pescadores começaram a retirar o lixo do Capibaribe após o café da manhã no Capibar, na Zona Norte do Recife. Uma balança emprestada pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) foi colocada em uma rampa perto do Sport Club do Recife, na Zona Oeste.

Caminhões da Emlurb também fazem a compactação do lixo recolhido. No final do dia, vencem os pescadores com a maior quantidade de lixo recolhido. A meta mínima de cada um é de 200 quilos.

Capibaribe

O rio é uma dos cartões-postais mais conhecidos do Recife. Tem 240 quilômetros de extensão e corta 42 municípios de Pernambuco. O curso d-água nasce na Serra de Jacarará, no município de Poção, no Agreste, e deságua na Bacia do Pina, no Oceano Atlântico.

Um projeto de requalificação, dragagem e navegabilidade foi iniciado pelo governo do estado e está paralisado. Os serviços são alvo de investigação dos Tribunais de Contas ds a União (TCU) e de Pernambuco (TCE).

 Fonte: G1