Medicina da faculdade Estácio de Juazeiro do Norte é uma das piores do Brasil

O mau desempenho pode ser passível de punições como a proibição de novos vestibulares, até que medidas para mudança do cenário sejam postas em prática

A Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte está entre as 313 instituições de ensino superior que obtiveram avaliação insatisfatória através do Índice Geral de Cursos (ICG). Ao todo, 2.019 instituições foram avaliadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do Ministério da Educação. A Estácio FMJ apresentou ICG contínuo de 1,6630 e ICG faixa de 2.

O índice varia entre 1 e 5. O mau desempenho pode ser passível de punições como a proibição de novos vestibulares, até que medidas para mudança do cenário sejam postas em prática. Os números apresentados fazem parte da mais recente avaliação anunciada do MEC, do ciclo 2015. O Ministério da Educação é responsável pelos cálculos, que são feitos anualmente.

jornal do cariri

Irregularidade na merenda escolar de Tauá é revelada na Câmara dos Vereadores

A Câmara dos Vereadores de Tauá pegou fogo nessa segunda-feira (13). O vereador Felipe Viana apresentou denúncia sobre a merenda escolar do município. A empresa JS Alexandre Júnior – ME, responsável por fornecer alimentos às instituições de ensino, não está cumprindo o que é previsto na licitação. Um pacote de pão que deveria ter 500 gramas vem com 300. Também não foi constatado identificação do produto, com nome e endereço do fabricante, como deveria constar, de acordo com o contrato.

O vereador também alertou para a questão do preço. De acordo com pesquisa feita no mercado, em Tauá, um pacote com as mesmas especificações custa em média R$ 3,00, enquanto no contrato com a empresa o preço é de 3,44.

A empresa responsável pela distribuição é do município de Quixelô, que venceu a licitação para fornecer cerca de 850 mil reais para a merenda escolar de Tauá.

Entenda

Na sessão, também foi solicitado por Felipe um transporte do legislativo, para que uma comissão de parlamentares vá até Quixelô conferir de perto a estrutura dessa empresa, que, de acordo com o seu CNPJ, tem uma grande variedade de serviços.

Com informações do Blog do Edy Fernandes

Sesc realiza ação de sensibilização à violência contra idosos

O Sesc*, braço social do Sistema Fecomércio-CE, realiza nesta quarta-feira (14) uma série de atividades voltadas para a terceira idade, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, que acontece no dia seguinte. A programação tem início às 8h30 na Área de Convivência da Unidade Fortaleza do Sesc, com entrada gratuita e aberta ao público.

 

Na ocasião, a equipe do Trabalho Social com Idosos (TSI), do Sesc, orientam sobre a violência contra a pessoa idosa, buscando sensibilizar os participantes sobre as diversas formas de violência e como prevenir a ameaça e violação dos direitos do público idoso. A programação conta ainda com representantes da OAB, Decon, AMC e Conselhos de Direito da Pessoa Idosa, prestando atendimentos gratuitos sobre os Direitos do Idoso e dando orientações sobre como proceder no caso de violência contra o idoso.

Vereador Florisval Coriolano participa da inauguração de central do programa PAA em crato

O presidente da Câmara Municipal do Crato, Florisval Coriolano (PRTB) e o também vereador Adil Sampaio (PSC), participaram da inauguração da Nova Central de Recebimento e Distribuição de Produtos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

O PAA tem como finalidade incentivar a agricultura familiar através da aquisição de produtos agropecuários produzidos por agricultores familiares enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF).

Os produtos destinam-se à distribuição para pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e à formação de estoques estratégicos.

assessoria de imprensa

Eunício defende que STF decida sobre impasse na obra da Transposição do São Francisco

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), participou nesta terça-feira (13), de reunião com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmen Lúcia, na busca de uma intermediação na justiça para a retomada das obras do Eixo Norte do projeto de integração das águas do Rio São Francisco.

De acordo com Eunício, a ministra se mostrou conhecedora do processo e se disponibilizou a consultar o Ministério Público para chegar a uma decisão na próxima semana. “Nós viemos aqui fazer um apelo à ministra, que nos recebeu com muita atenção. Demonstrou que já estudou profundamente esse processo, e nos garantiu que até a próxima semana, ela vai ouvir o ministério público e vai dar uma decisão”, disse.

O trecho correspondente levará água ao Ceará e faz conexão com outros dois canais, já prontos, que abastecerão a Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Entretanto, o impasse jurídico no Eixo Norte também prejudicou a chegada das águas nesses estados.

O trecho ainda não finalizado levará água até o reservatório de Jati (CE) e está com as obras paralisadas em razão de um pedido na justiça, das empresas que não conseguiram cumprir as exigências para realização do empreendimento.

Eunício lamentou que as empresas perdedoras do certame estejam dificultando a retomada das obras. “Estamos nos empenhando de todas as formas para que essa obra seja retomada. A situação que vivemos hoje é dramática. Se essa obra não for tocada e concluída até o final do ano, teremos um colapso no abastecimento de Fortaleza e Região Metropolitana”, afirmou.

As obras do Trecho Norte foram prejudicadas em razão da substituição da Construtora Mendes Júnior, ainda em 2016, depois que a empresa comunicou ao Governo Federal a incapacidade técnica e financeira em executar os seus dois contratos nas obras do Projeto São Francisco. Depois desse contratempo, o governo convocou novo processo licitatório no início deste ano. Com o resultado, as construtoras inabilitadas decidiram recorrer na justiça, inviabilizando a continuidade da obra. Este último trecho foi projetado para beneficiar mais de 7 milhões de pessoas no Ceará e também nos estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba.

A reunião foi solicitada pelo senador Eunício mas também participaram do encontro o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho; os governadores do Ceará, Camilo Santana; da Paraíba, Ricardo Coutinho e do Rio Grande do Norte, Robinson Faria e o vice-governador de Pernambuco, Raúl Henri.

Quadro Alimente-se bem, e viva melhor com Tiberio Oliveira Nutricionista Esportivo

O que o Super Nutricionista Tiberio Oliveira pode fazer por você:
Avaliação do % de Gordura e Massa Muscular
Análise do Metabolismo Energético
Análise de Vitaminas e Minerais
Avaliação do Treinamento Físico
Aula com rótulos de alimentos e informações privilegiadas
Orientação e indicação dos Suplementos Fitoterápicos e Esportivos de acordo com seu objetivo.
Entrega do Plano Alimentar Personalizado para você e sua rotina diária.

Agende já sua avaliação: (88)3523-6169
(88)99656-6517

Samuel Araripe emite nota sobre decisão judicial

NOTA DE ESCLARECIMENTO: Em relação a sentença proferida no processo no 2024.96.2007.8.06.0071/0, esclareço que, por discordar do seu conteúdo, será apresentado recurso de apelação a ser julgado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceara, onde acredito que será revisto o entendimento do Juízo da 1a Vara Cível da Comarca de Crato/Ce, pois ato de improbidade administrativa não restou configurado no caso dos autos. O ato alegado pelo Ministério Público e acatado pelo Juiz não envolve desvio de recursos públicos. Foi ,simplesmente, porque o Juiz entendeu que uma publicidade da Prefeitura não correspondia a verdade, no caso a parceria na realização do CEO. A Prefeitura dizia, em seu material publicitário, que existia uma parceria na realização do CEO e o Juiz entendeu que não. Vale lembrar que aquele terreno onde está construído o CEO é da Prefeitura, foi a contra partida do município na parceria e que, naquela época, foi assinado um convênio entre o Estado e o Município onde este se comprometia com parte do custeio do serviço que seria prestado ali, portanto está clara e evidente a parceria pois o município do Crato entrou com o terreno e com parte do custeio do serviço. Assina: Samuel Vilar de Alencar Araripe

Irresponsabilidade da SAAEC gera desperdício de mais de 2000L d’agua por dia

Por Marlon Torres/Agência newscariri

Moradores do Conjunto Santa Luzia, localizado próximo à AABB de Crato, procuraram a equipe de reportagem do newscariri para informar sobre o descaso quanto à caixa d’água daquele conjunto por parte da SAAEC (Sociedade anônima de agua e esgoto do crato).

Os moradores denunciam que a caixa d’água, localizada no cruzamento das ruas Antônio Tavares Bezerra e Ministro João Gonçalves, a mais de dez anos tem quatro vazamentos diários de cerca de 500L, totalizando 2000L/dia.

Os moradores reclamam da quantidade de lama formada na frente das suas casas, ocasionada pelo vazamento e que procuraram a SAAEC várias vezes, porém não obtiveram resposta por parte da empresa.

Fica sob responsabilidade da SAAEC, o desperdício de mais de 7 milhões de litros nesses dez anos.

Surge uma pergunta simples: Quem pagou e ainda vai pagar essa conta?

veja o vídeo