Prefeitura de Cedro realiza audiência para elaboração do PDDM

Participação popular e responsabilidade são a tónica do Plano Diretor de Desenvolvimento Municipal

Democratizar as ações junto a comunidade, optando por soluções coletivas e atendendo as verdadeiras demandas da população. Com este objetivo a Prefeitura de Cedro promoveu na terça-feira (16/5), no auditório do Centro de Educação Profissional Ivens Dias Branco (Senac/Ce), audiência para discutir e apresentar as etapas do processo de elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Municipal (PDDM).

O Secretariado municipal marcou presença com os titulares das seguintes pastas: Infraestrutura, Antônio José Pitombeira; Educação, Esmeraldina Bezerra; Cultura, Aparecida Evangelista; Finanças, Adriano José; Esporte, Cleriton Junior; Meio Ambiente, Elleson Barbosa; Agricultura, Manoel Bezerra; Secretário adjunto do Turismo, Marcio Sales e representando a Secretaria de Saúde Armando Onofre. Além deles se fizeram presentes ao evento o Chefe de gabinete, Maurício Bezerra; Tesoureiro, Paulo Romeu e o Assessor Jurídico, Gildásio Oliveira.

Ainda registraram presença na audiência o Delegado de Polícia Civil, Caio Tomazini; Inspetor, Nipônico Lima; Agente Comunitário de Saúde, Argus Formiga; Vereadores Ana Nilma, Marcelo Matos e Silvana Leite. E as entidades, SEBRAE, representada por Tales Teixeira, CAGECE, com Iznaely Lima, SENAC, representado por Marcos Ferreira e EMATERCE com o Sr. José André, além deles o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cedro, representado por Márvio Amaro e os Conselheiros tutelares Olga Maria, Cyda Souza e Ayla Mendonça também estiveram no local.

O Prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, explica que a gestão municipal tem buscado apresentar planos para o futuro da cidade. “É importante planejarmos o futuro da nossa cidade e isso só acontecerá com a participação popular, este foi o primeiro passo e acontecerão diversas plenárias para discutir o plano que fará Cedro cada vez melhor”.

Comissão de Trabalho

Foi apresentada a comissão do plano de trabalho, de acordo com portaria nº 1104.001/2017 publicada no diário oficial do município assinada pelo Prefeito municipal. O coordenador da comissão é Engenheiro Agrônomo João Batista de Moura e O Secretário de Infraestrutura, Antonio José Pitombeira é o Coordenador Adjunto, a equipe conta ainda com os seguintes membros:, Engenheiros Civis Edicleison Bispo e Sávio Moura de Freitas, Fiscal de tributos Marcos Antônio Dias, Assistente Social Sueywanny Ribeiro Rocha, Psicólogo Bruno Araújo e o Advogado Kayo Viana.

Em seu pronunciamento o Coordenador adjunto Antônio José Pitombeira explicou a importância do plano e da participação popular. “A comissão foi formada, mas quem realizará o plano serão os moradores. Eles é que irão pautar as necessidades do Cedro que queremos no futuro, pois eles conhecem bem a realidade de cada local”.

A comissão apresentou os próximos passos, além da comissão de mobilizadores nas comunidades. De acordo com a Assistente Social, Sueywanny Ribeiro, as reuniões na zona rural e urbana serão bastante produtivas, oportunizado a apresentação do PDDM e a importância para o futuro do município. “Faremos dinâmicas e apresentações para que os moradores possam apresentar demandas para formar o município que queremos nos próximos 20 anos”.

Para elaboração PDDM, a Prefeitura de Cedro contou com a parceria do Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades do Ceará (Ideci), a parceria continua, desta vez com a Secretaria das Cidades do Estado, responsável pelas antigas atribuições do Ideci.

Próxima reunião

A próxima reunião está prevista para acontecer na próxima terça-feira, 23 de maio, no Centro Integrado no distrito de Candeias, a partir das 18 horas. Cada localidade se mobilizará por meio de suas lideranças comunitárias e a Agente Comunitária de Saúde, Francisca Diassis, destaca a importância da ação. “É com alegria que nós estaremos unidos para que possamos definir o futuro deste distrito”.

Prefeito atende requerimento do Presidente da Câmara do Crato Florisval Coriolano.

O Prefeito Zé Ailton vai calçar e sanear Rua do Piolho no Muriti

Atendendo ao requerimento do presidente da Câmara Municipal, vereador Florisval Coriolano, o prefeito do Crato Zé Aílton Brasil, vai determinar nos próximos dias, a execução de obras (calçamento), e a instalação da rede de esgotos, na Rua Antônio Pinheiro Gonçalves, conhecida como “Rua do Piolho”, no bairro Muriti.
O requerimento foi enviado ao chefe do executivo logo após ser aprovado por unanimidade pelos vereadores da Câmara Municipal. O secretário de Obras, Luiz Wellington já recebeu sinalização do prefeito para dar início aos trabalhos.

Eunício defende fortalecimento dos municípios durante XX Marcha dos Prefeitos

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), participou nesta quarta-feira (17), da XX Marcha dos Prefeitos, “Brasília em defesa dos municípios”. Durante o encontro, Eunício defendeu que os municípios se tornem cada vez mais fortes para um melhor equilíbrio federativo do país.

“COM MUNICÍPIOS MAIS EFICIENTES, O BRASIL TORNA-SE MAIS FORTE PARA ENFRENTAR OS DESAFIOS DO PRESENTE E CONSTRUIR UM NOVO FUTURO. SABEMOS QUE É UMA URGÊNCIA AMPLIAR A CAPACIDADE FINANCEIRA DOS MUNICÍPIOS, AUMENTANDO AS TRANSFERÊNCIAS E A CAPACIDADE TRIBUTÁRIA PRÓPRIA. O CONGRESSO NACIONAL, NA MEDIDA DO POSSÍVEL, TEM TRABALHADO ARDUAMENTE PARA ATENDER A ESSAS NECESSIDADES”, DISSE EUNÍCIO.

O PRESIDENTE DO SENADO INFORMOU AOS PREFEITOS QUE ATUALMENTE HÁ 67 PROPOSIÇÕES EM TRAMITAÇÃO QUE MODIFICAM O PACTO FEDERATIVO BRASILEIRO EM FAVOR DOS MUNICÍPIOS.

“COMO PRESIDENTE DO SENADO FEDERAL E DO CONGRESSO NACIONAL, FIZ QUESTÃO DE VIR AQUI PARA REAFIRMAR O MEU EMPENHO EM FAZER AVANÇAR UMA NOVA RELAÇÃO FEDERATIVA,FUNDADA NO FORTALECIMENTO DOS MUNICÍPIOS, NA CONSTRUÇÃO DE UMA AGENDA COMPARTILHADA E NUM FÓRUM PERMANENTE DE NEGOCIAÇÃO. POR ISSO, SAÚDO COM SATISFAÇÃO A MEDIDA PROVISÓRIA ASSINADA AQUI ONTEM, PELO PRESIDENTE MICHEL TEMER, PARA RENEGOCIAR AS DÍVIDAS DOS MUNICÍPIOS COM A PREVIDÊNCIA SOCIAL”, DESTACOU.

SEGUNDO EUNÍCIO OLIVEIRAS, O DIALOGAR COM OS ENTES DA FEDERAÇÃO É A MELHOR MANEIRA DE SE IDENTIFICAR PROJETOS E INICIATIVAS QUE POSSAM CONTINUAR BENEFICIANDO OS MUNICÍPIOS BRASILEIROS. O PRESIDENTE DO SENADO SE COMPROMETEU EM IDENTIFICAR PROPOSIÇÕES QUE FAZEM PARTE DA PAUTA MUNICIPALISTA E ESTÃO EM DISCUSSÃO NO CONGRESSO NACIONAL.

“ONTEM MESMO, QUANDO ME PREPARAVA PARA PARTICIPAR DESSE ENCONTRO COM AS SENHORAS E OS SENHORES, VERIFIQUEI QUE ENTRE OS TEMAS PRIORITÁRIOS DESTA VIGÉSIMA MARCHA, 19 DELES ESTÃO EM TRAMITAÇÃO NO SENADO FEDERAL. E, DE IMEDIATO, SOLICITEI À MESA DIRETORA QUE FIZESSE UM LEVANTAMENTO E UMA AVALIAÇÃO DE QUAIS OS ESTÁGIOS DE TRAMITAÇÃO EM QUE ELES SE ENCONTRAM. COMPROMETO-ME TAMBÉM, COMO PRESIDENTE DO CONGRESSO NACIONAL, A COLOCAR NA PAUTA DE VOTAÇÕES OS VETOS QUE TAMBÉM CONSTAM DA PAUTA APRESENTADA POR VOCÊS. DIÁLOGOS SINCEROS E OBJETIVOS TRAZEM COMO BAGAGEM O AMADURECIMENTO TANTO DA SOCIEDADE CIVIL QUANTO DOS PODERES PÚBLICOS”, GARANTIU EUNÍCIO.

O PRESIDENTE DO SENADO ARGUMENTOU AINDA QUE O BRASIL ESTABELEÇA POLÍTICAS PÚBLICAS COMUNS, CAPAZES DE SEREM APLICADAS EM TODAS AS CIDADES, RESPEITANDO SUAS PARTICULARIDADES E AS DIFERENÇAS DO POVO BRASILEIRO.

“É DO POVO BRASILEIRO, AQUI REPRESENTADO PELOS SENHORES E PELAS SENHORAS, QUE VÊM AS PROPOSTAS MAIS SÁBIAS PARA JUNTOS CONSTRUIRMOS CIDADES MELHORES.  SABEDORIA E CARINHO SÃO AS FERRAMENTAS DE CADA UM DE VOCÊS. MÃOS À OBRA. UM GRANDE ABRAÇO, BOA SORTE E QUE DEUS ABENÇOE A TODOS VOCÊS NESTE ENCONTRO”, FINALIZOU EUNÍCIO.

FONTE: PRESIDÊNCIA DO SENADO.

Juazeiro do Norte – Energia Batalhão de Policia Ambiental é cortada por falta de pagamento

Por Agência News Cariri

Na manhã desta quarta feira , 17, por volta das 9h45min , a energia do prédio onde funciona o policiamento Ambiental, foi mais uma vez cortada , por falta de pagamentos. O prédio localizado no Parque Ecológico das Timbaúbas, se encontra sem energia , esse ano e a segunda vez que acontece esse lamentável fato , na gestão de prefeito Arnon Bezerra . A falta de energia, acarreta um prejuízo enorme para população, pois o trabalho dos militares ficam inviável .

A polícia Ambiental, tem um trabalho importe no combate a perturbação do sossego, tráfico de animais silvestres, exploração ilegal de recursos florestais, exploração ilegal de recursos minerais e atividades de educação ambiental. Portanto, é uma unidade especializada de grande importância no que se refere à proteção do meio ambiente.

Brejo Santo comemora 100 anos da Banda de Música Maestro Olívio Lopes Angelim

O município de Brejo Santo comemora hoje os 100 anos de fundação da Banda de Música Maestro Olívio Lopes Angelim. A programação alusiva ao centenário da Banda começou as 05 da manhã com Alvorada Festiva e Café da Manhã servido aos músicos.

Estiveram presentes a Prefeita Teresa Landim, Monsenhor Dermival, os secretários Miran Basílio, David Júnior, Arnou Pinheiro Feijó, Maikon, Ian,  George  Daniel, Pedrinho, Marcos, Tony,  Paulinho, as vereadoras Lurdinha e Devanir e servidores da Cultura.

Hoje as 19 horas, no Cineteatro,  haverá evento especial com entrega de honrarias a ex-membros da banda que também participarão de apresentações que ocorrerão na ocasião. O evento é aberto ao público e a prefeitura através da secretaria tem convidado a todos a participarem.

História da Banda

Ontem durante entrevista no Grande Jornal da Integração Regional o secretário Miran Basílio contou a história da banda.O nosso blog divulga a seguir esse apanhado histórico.

“Nos idos de 1917, a ideia no saudoso Edil (Vereador) TIBURTINO INÁCIODA SILVA TORRES, a criação de uma BANDA DE MÚSICA MARCIAL na sua “Pátria Amada” – Brejo dos Santos, a qual fez discernir a cultura de sua gente, emanada do que lhe veio à memória. Para a realização desse empreendimento, adquiriu por compra, com recurso próprio, os instrumentos musicais, em segunda-mão, na cidade Pernambucana de São José do Belmonte, os quais foram transportados para este município pelo tropeiro –Manoel Demétrio -. Nesse ano conseguiu um professor e MAESTRO da música – FRANCISCO MERÚ – Na cidade do Crato – CE, isto por intermédio do então Estafeta João Leite, o qual maestro aqui chegando instalou a Escola de Música em um prédio modesto na então “Rua da Vage” e no ano seguinte inaugurara a tão sonhada Banda Marcial na então Vila de Brejo dos Santos, – Rincão da saudosa Maria Barbosa, a qual (Banda) perdura até nossos dias e com certeza legará às gerações futuras o testemunho do devotamento à causa pública daquele que não só limitou-se a criação do citado órgão cultural, mas também a criação do 1º Tiro-De-Guerra, nº 421, de Brejo Santo, instalado no ano seguinte – 1918.

No ano de 1997 o então prefeito da cidade Francisco Wider Lucena Landim, no uso de suas atribuições, junto à Câmara Municipal resolve, em homenagem ao maestro Olívio e seus relevantes trabalhos prestados à banda municipal, através da Lei Municipal de Nº 254/97, datada de 23 de abril, denominar a Banda Municipal de Maestro Olívio Angelim, ou, Mestre Olívio. Atualmente a banda é regida pelo antigo músico e agora regente Agnete Leite de Figueiredo Neto, ele que teve seus primeiros estudos musicais também neste espaço, e em seguida participou de diversos cursos de especialização na regência, dentre eles na capital do Ceará, Fortaleza. Agnete está à frente de algumas bandas de outras cidades na região do Cariri cearense, tais como, Missão Velha e Porteiras, tendo passado também pelas bandas das cidades de Barro e Mauriti. Desde o ano de 1998 o então maestro está à frente da banda Olívio Lopes Angelim.

Em 17 de Maio de 2017, e a Banda de Música, sob a batuta do Maestro Agnete Leite, tem nos surpreendido a cada apresentação, a cada ritmo executado, e assim chega aos 100 Anos, acompanhando a evolução da música e dos tempos…

Fonte: Blog do Farias Junior

Crato – Santa Fé tem problemas com o transporte escolar

Crato, a comunidade escolar do Distrito de Santa Fé cobra a regularização do veículo que transporta os alunos daquela localidade à escola. De acordo com a secretária de Educação do Município, Otonite Cortez, a situação deve ser regularizada em breve, já que o pregão para a contratação da empresa responsável pela manutenção da frota própria ocorre no próximo dia 17.
De acordo com a secretária, problemas nos pneus, na parte elétrica ou mecânica dos transportes escolares são comuns, principalmente pela topogra a do município que desgasta os carros. Aliado a isso, a titular ressalta que sequer havia um transporte reserva para substituir aqueles veículos que, porventura, apresentassem danos.
Outro problema relatado por ela envolve a herança dos contratos com duas prestadoras de serviços de transporte para suplementar a frota própria. Desde 2013, eles eram aditivados, mesmo apresentando problemas na cobertura de oferta por transporte no Município. No entanto, neste mês, uma nova licitação deve contratar veículos para 104 rotas.
“Como a frota própria não é nova, ela precisa de manutenção. A licitação para isso está marcada para o próximo 17 de maio. A demora para se realizar o pregão foi porque as empresas não demonstraram interesse em cotar, sendo a consulta de preços etapa obrigatória em qualquer processo licitatório. Já a parte da licitação para a compra de pneu já foi feita, inclusive para o transporte escolar da Santa Fé, que está sem circular por isso”, explica a secretária.
Otonite enfatiza que a Administração não está alheia à situação e, apesar das dificuldades deixadas pelas gestões passadas, o transporte escolar tem sido priorizado na gestão de Zé Ailton Brasil.
Robério Alves, que compõem a Coordenadoria da Administração Financeira, também ressalta que, mesmo regularizando a situação, há riscos de problemas reaparecerem por conta do desgaste comum que os veículos sofrem. No entanto, ele salienta que um ônibus adquirido com recursos do FNDE deve chegar até em junho, e outro será comprado pela Administração, como forma de mitigar os problemas. “Estamos, de forma inédita, criando uma reserva na frota para impedir trechos quem sem carros”, acrescenta.
Na comunidade, pais, alunos e lideranças políticas lamentam a falta de transporte escolar. Dona Alice Silva lembra que não é só a falta de transporte para levar sua filha à escola que a preocupa, mas o tipo e a qualidade. “Pedimos a regularização do carro pra nossa comunidade, mas que ele seja seguro, porque são vidas que estão em jogo”, conclui.

Jornal do Cariri

Vereadores denunciam falta de merenda escolar em Tauá

Crianças receberam aviso de diretora para trazerem alimento de casa, porque não houve entrega de produtos da Prefeitura

Os vereadores Felipe Viana e Valdemar Jr. denunciaram na sessão de segunda-feira (15), na Câmara de Tauá, a falta de merenda escolar no Município.

Na ocasião, foi apresentado um aviso da diretora Oderlândia, da Escola Jorge Massilon, alertando pais e responsáveis que a partir desta semana não seria oferecida merenda aos alunos, porque a Prefeitura não entregou os alimentos.

Leia o comunicado

Outro caso ocorrido na Escola Josefa Pereira de Sena, na localidade de Santa Luzia, distrito de Trici, também foi denunciado. Os alunos estariam levando produtos de casa para poder lanchar no intervalo.

Outro lado

O Ceará News 7 ligou para a Assessoria de Comunicação, Ouvidoria e Gabinete da Prefeitura de Tauá, para saber o que está acontecendo, mas não obteve resposta.

Na sessão de segunda-feira na Câmara, o vereador Avelange Jr, segundo informações do Blog do Wilrismar, “afirmou que a licitação para compra dos gêneros alimentícios já foi realizada e a gestão municipal está aguardando a chegada dos primeiros pedidos realizados”.

Ainda segundo o Blog, até agora, “as escolas estavam sendo abastecidas com os estoques de merenda deixados pela gestão anterior”.

Cearanews7

Veja a denúncia do vereador Felipe Viana