Triplex em construção desaba e mata jovem no Barroso

Um triplex que estava sendo construído no bairro Barroso II, em Fortaleza, desabou completamente, no início da manhã desta quarta-feira (22), atingiu uma residência vizinha e matou um jovem de 23 anos que estava no local. A construção, localizada na rua E, caiu sobre a residência que abrigava duas pessoas, Ubirajara Leite dos Santos o o lho dele, Jeferson Boris dos Santos, 23 anos, que veio a óbito momentos depois do desabamento.

Relatos dos moradores da área dão conta que, ao ser atingida, a vítima tentou se livrar dos escombros e ainda conseguiu sair do imóvel e acessar a rua, mas não resistiu aos ferimentos. O pai do jovem, segundo o Corpo de Bombeiros, foi levado ao hospital e não corre risco de morte.

Segundo os Bombeiros, a equipe que atendeu a ocorrência chegou ao local por volta das 7h30. Por volta de 10h, os pro젶�ssionais saíram da área, mas agentes da Polícia Militar, da Perícia Forense (que chegou para recolher o corpo) e da Defesa Civil Municipal continuaram os trabalho

diariodonordeste

Crato – Presidente da Câmara destaca acessibilidade aos serviços do Legislativo

Presidente da Câmara destaca acessibilidade aos serviços do Legislativo

Desde quando mudou para o novo Anexo Administrativo na Rua Senador Pompeu, a Câmara Municipal do Crato mantém funcionários aptos para atender deficientes e pessoas com mobilidade reduzida permanente ou temporariamente.

Quem necessitar de algum serviço ou apresentar alguma demanda e que não possa dirigir-se ao Anexo, deve ir até o Plenário da Câmara, onde um funcionário do Legislativo, habilitado para o atendimento, o fará de forma imediata e diferenciada.

“Temos toda a estrutura de recebermos a população aqui no Plenário”, garante o presidente da Câmara Florisval Coriolano. “Por enquanto estamos passando um tempo no prédio do novo anexo porque é o local mais próximo que encontrei do Plenário”, acrescenta.

Segundo o presidente, a Câmara busca um prédio para desenvolver tanto as atividades administrativas quanto as sessões. Desde o início do ano a Mesa Diretora busca o empréstimo de prédio da Justiça do Trabalho, localizado a Avenida Perimetral e que está desativado há alguns anos.

“Estamos reivindicando um prédio para a Câmara e se não conseguirmos vamos tentar construir o Plenário junto ao Anexo. Nós temos o plenário para atender a população se vier atrás de leis, por exemplo, e tenham certeza que a população do Crato não terá prejuízo de maneira nenhuma”, garante Florisval.

O presidente ainda enfatiza que em uma de suas gestões como presidente do legislativo, há cerca de 15 anos, foi implantada uma rampa de acesso ao Plenário. É através dela que o atendimento começa até chegar aos funcionários habilitados para atender de forma imediata e personalizada.

Linha de ônibus Crato-Barbalha é solicitada durante sessão

Todos os dias pacientes e familiares se deslocam de Crato até a cidade de Barbalha, que tem se tornado polo em atendimentos médicos no Cariri, para tratamentos contra câncer e cardiopatias em hospitais e outros serviços na Policlínica Regional localizados naquele município.

Muitos dos pacientes utilizam transporte público que faz escala em Juazeiro do Norte. Ou seja, quem precisa ir até Barbalha, seja para atendimentos médicos ou outros fins, faz uso de duas conduções e, consequentemente, duas passagens. O mesmo acontece para o retorno ao Crato.

Na busca por diminuir o tempo de viagem e o valor gasto com este deslocamento, o médico e vereador do Crato Maurício Almeida (PDT) sugeriu, na sessão desta terça-feira, 21, a implantação de uma linha direta entre Crato e Barbalha.

“É uma ideia que eu já tinha há muito tempo, porque sabemos que temos centenas de pacientes que procuram a cidade de Barbalha por ela ser hoje um centro médico muito importante na nossa região e o paciente estando internado lá ou que vá buscar remédios e receitas ou mesmo receba visita dos seus familiares, gasta quatro passagens para se dirigir até a Barbalha, quando poderia gastar apenas duas”, argumenta o vereador.

Maurício Almeida sugeriu o modelo praticado em Fortaleza e outras capitais com interligação entre linhas para que os usuários tenham menos despesas com transporte público. “É uma forma de melhorar o salário, porque quando você gasta menos é como se você tivesse melhorando o seu salário”, compara o vereador.

Outra sugestão apresentada pelo parlamentar cratense foi implantar ao menos uma linha direta em cada turno do dia. “As viagens poderiam nem ser tão frequentes, mas que houvesse pelo menos em cada turno uma viagem dessa, sem escala. Acho que seria importantíssimo para essas populações”, conclui o vereador cratense.

A Câmara Municipal do Crato poderá abordar esta questão do transporte público noutras sessões ou mesmo em audiência púbica. O Poder Legislativo atua, também, enviando ofícios aos órgãos, empresas e entidades competentes para cada situação.

Assessoria de Comunicação – Câmara de Vereadores do Crato
Contato: (88) 3523-2749

Um aplicativo tão eficaz quanto anticoncepcionais comuns?

Quando as primeiras pílulas anticoncepcionais foram lançadas na década de 1960, sua chegada no mercado significou uma revolução nos hábitos sexuais – e foi um grande passo rumo à emancipação das mulheres no mundo ocidental.

Agora, quase 60 anos depois, surge o Natural Cycles, um método inovador como uma saída à contracepção hormonal instigando as mulheres a tomarem conhecimento sobre seus próprios corpos. Trata-se de um aplicativo que monitora com algoritmos a taxa de fertilidade feminina, sem intervenção de hormônios ou dispositivos no organismo.

Na prática, funciona quase como uma tabelinha 2.0: todos os dias a usuária mede sua temperatura com um termômetro basal colocado debaixo da língua e registra no app para que o algoritmo calcule seu ciclo menstrual e suas possíveis variações. A temperatura é crucial para visualizar em que fase do ciclo a mulher está.

Por exemplo: depois da ovulação, o aumento dos níveis de progesterona faz com que o corpo da mulher fique 0.45ºC mais quente. O calor também interfere na taxa de sobrevivência dos espermas, nas alterações no ciclo e, consequentemente, nos picos de fertilidade. É o resultado desse cálculo que determina como o aplicativo vai alertá-la: com um cartão vermelho sobre a necessidade de proteção nos dias em que ela estará mais fértil, ou verde quando não há risco de fecundação ao transar desprotegida (o sistema não protege contra DSTs).

Novo tratamento para varizes chega ao SUS

Cerca de 70% dos adultos brasileiros têm algum tipo de varize, estima o Ministério da Saúde. E engana-se quem pensa se tratar de uma chateação meramente estética — aos poucos, o quadro evolui e o acúmulo de sangue nas pernas pode gerar complicações como dores, inchaço e até trombose.

A boa notícia é que, no início de fevereiro, o Sistema Único de Saúde (SUS) começou a disponibilizar a chamada escleroterapia. A princípio, haverá uma priorização para os casos mais graves, que geralmente envolvem o comprometimento da safena (veia que vai do tornozelo à virilha).

Leia mais: Varizes não devem ser só uma preocupação estética

“Uma das principais vantagens dessa técnica é a ausência de cortes e internação. O procedimento é realizado no ambulatório e o paciente volta para casa no mesmo dia, sem necessidade de repouso absoluto”, explica Solange Evangelista, membro da diretoria do Departamento de Doenças Venosas da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, de Minas Gerais.

Funciona assim: com o auxílio de um aparelho de ultrassom, o profissional injeta no indivíduo um medicamento em forma de espuma a fim de obstruir a veia doente. Aí o organismo passa a utilizar outras vias, o que normaliza o fluxo sanguíneo.

“Em média, três ou quatro sessões já proporcionam um resultado satisfatório”, diz Solange. Ela destaca também que quase não existem contraindicações, mas é importante passar pela avaliação de um médico de confiança — quem apresenta algum tipo de alergia ao remédio utilizado na escleroterapia com espuma, por exemplo, deve optar pela cirurgia.

O ponto negativo da técnica está relacionado ao risco de reincidência. Ao longo do tempo, a espuma pode se dissolver. “Por isso, quando se fala em alternativas à remoção da safena, os aparelhos de laser e radiofrequência tendem a ser mais eficazes em pacientes sem trombose, porque fecham essa veia em uma única sessão por meio do calor”, afirma Igor Rafael Sincos, chefe de cirurgia vascular do Hospital Geral de Carapicuíba, em São Paulo.

Seja para prevenir o aparecimento de varizes ou garantir a eficácia do tratamento escolhido, alguns cuidados relativamente simples fazem diferença. Evite passar longos períodos em pé ou usando sapatos de salto alto, controle o peso corporal e a pressão arterial, pratique atividade física regularmente e, acima de tudo, não ignore os sintomas da doença por mais comuns que pareçam.

abril

Pimenta brasileira para combater superbactérias

Quem diria que uma pimenta de sabor adocicado, comum em beiras de rios, pode ser uma boa forma de contra-atacar o Staphylococcus aureus (MRSA), um micróbio perigoso e resistente à penicilina. A descoberta é da Universidade de Emory, nos Estados Unidos — ela só foi possível porque os pesquisadores observaram que curandeiros usavam a planta para tratar infecções de pele e de outros tecidos, como o muscular.

Pelo visto, um composto achado na tal aroeira-vermelha é capaz de reprimir um gene importante da bactéria MRSA. “Basicamente, ele a desarma, prevenindo que solte as toxinas que usa como arma. Assim, o sistema imunológico tem mais chances de curar uma ferida”, disse Cassandra Quave, líder do estudo, em um comunicado.

veja

Depois de Nova York e Londres, os refletores se voltam nessa quarta-feira para as passarelas de Milão, onde o clima de esperança e renovação aflora com os primeiros sinais de recuperação do setor. Com 70 desfiles e cerca de 100 desfiles e eventos mostrando um total de 174 coleções, as propostas para o outono-inverno 2017-2018 do evento de moda feminina inclui grandes marcas da moda italiana. Giorgio Armani, Gucci, Versace, Prada, Moschino e Dolce & Gabbana são os pontos fortes no evento, que reúne marca até da China, passando pela Geórgia. A semana milanesa é cada vez mais internacional e esse ano terá dois momentos fortes, com os desfiles misturados de moda masculina e feminina na Gucci e na Bottega Veneta, tendência forte entre os estilistas. “Estamos muito satisfeitos com o programa”, diz o presidente da Câmara Nacional de Moda Italiana, Carlo Capasa, reconhecendo que a recuperação da indústria da moda “foi melhor que o esperado”. O setor, que reúne roupas, acessórios, óculos, joias e cosméticos, fechou 2016 com um faturamento total de 84,1 milhões de euros em relação aos 83,6 milhões de euros previstos. Um aumento em um ano de 1,9%. A Itália acorda Após um primeiro trimestre negativo, a recuperação do setor foi evidente no segundo e terceiro trimestre, principalmente pela reativação do mercado interno. As vendas registraram um crescimento significativo, com alta de 9,2% entre junho e setembro. Apenas a indústria de vestidos viu seu faturamento aumentar 1,5% no ano passado, segundo o último informe econômico publicado pela entidade de moda italiana. “São resultados importantes que mostram o peso de Milão no panorama internacional”, explicou Capasa. “Para a primeira metade de 2017, tendo em conta as incógnitas econômico-financeiras e geopolíticas, esperamos que todo o setor registre um crescimento de 1%”, disse. Diferente de outras capitais da moda, Milão passa por um período excelente, disse Cristina Tajani, vice-prefeita da cidade, que apoia a realização de outros eventos como a semana dos móveis e design, e põe à disposição espaços históricos para esses eventos. Entre eles a sala das Cariátides do Palácio Real, próximo de Duomo, a catedral, que sedia alguns desfiles, e o Museu Nacional de Ciência e Tecnologia. O pavilhão UniCredit, com auditório e um centro polivalente na praça Gae Aulenti, no novo bairro de negócios de Milão, será o núcleo principal da Semana de Moda, assim como Fashion Hub Market, onde serão apresentadas as coleções de 15 estilistas estreantes.

Conteúdo não disponível após 1739 dias!