Secretário de Saúde do Crato, André Barreto, confirma permanência do LACEN na cidade

Por Agência News Cariri

Após rumores de que o Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) poderia deixar a cidade do Crato, o Secretário de Saúde da cidade, André Barreto, se pronunciou através de suas redes sociais anunciando a permanência do laboratório na região.A questão foi levantada pelo parlamentar Thiago Esmeraldo, durante sessão ordinária da Câmara na ultima segunda-feira, (29).

Segundo o secretário, desde que a gestão tomou conhecimento da possível decisão, houve empenho para a permanência do LACEN no município. “a questão não foi comunicada oficialmente a nenhum dos municípios, nem aos secretários de saúde, mas assim que soubemos, entramos em campo junto ao prefeito Zé Ailton que imediatamente falou com o governador Camilo Santana”, explicou André.

André Barreto ressaltou ainda que em reunião com o secretário de saúde do estado Dr. Cabeto, falou sobre a importância e o quanto é “fundamental a permanência das atividades do laboratório que nos últimos quatro anos realizou aproximadamente 66 mil exames”.

Barbalha Acelera no Esporte desenvolve campeonato de vôlei de areia

Depois de três dias de disputas, terminou, nesse domingo, 5, o Campeonato Barbalhense de Vôlei de Areia, edição 2019 A iniciativa, desenvolvida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esporte e Juventude, em parceria com a CIEC (Centro Integrado de Educação e Cultura), estimulou o comércio no bairro Alto do Rosário e mobilizou as comunidades e bairros do município em torno da competição.

 

A disputa faz parte do projeto do município “Barbalha Acelera no Esporte” e envolveu 13 duplas masculinas, 6 duplas femininas e 4 equipes mistas com quatro jogadores. Campeões e vice de cada modalidade receberam troféus e premiação em dinheiro entregues pelo prefeito Argemiro Sampaio Neto.

 

Argemiro destacou que a iniciativa promove o comércio local, estimula a prática de esporte, recupera equipamentos púbicos como é o caso da Praça do Alto do Rosário, além de resgatar eventos dessa natureza, que eram realizados há tempos em Barbalha. A boa notícia é que iniciativas nesse sentido devem continuar. “Já estamos nos preparando para uma nova competição de futevôlei aqui no município”, destacou.

 

Juiz de Nova Olinda transfere para outro a sentença de julgamento do prefeito Afonso Sampaio

Por Rafael Pereira/Agência News Cariri

O juiz da comarca de Nova Olinda declarou, na última sexta-feira (03), por motivo de “suspeito de foro íntimo” e transferirá para um colega substituto o julgamento da ação do prefeito Afonso Sampaio por improbidade administrativa. A decisão, segundo o magistrado, está em conformidade aos termos do artigo 145 do Novo Código de Processo Civil.

“Declaro-me suspeito por motivo de foro íntimo nos termos do artigo 145, do Novo Código de Processo Civil. Assim, oficie-se ao Concelho de Magistratura do Egrério Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), comunicando que este Magistrado deu-se por suspeito para julgar o processo e solicitando a designação de um colega magistrado para presidir.”, declara o juiz.

Assim o magistrado passará o processo a outro juiz designado pelo Tribunal de Justiça do Estado para que julgue o prefeito. A decisão do juiz Herick Bezerra Tavares, da comarca do município, segundo consta nos termos do código “poderá o juiz declarar-se suspeito por motivos de foro íntimo, sem necessidade de declarar suas razões”.

Boletim câmara de Juazeiro do Norte

Trabalho e compromisso com o povo de Juazeiro

Durante a sessão de terça-feira (30/04), os vereadores da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte cobraram levantamentos acerca de ruas que precisam de limpeza e capinação, solicitaram envio de ofício para conserto de estradas vicinais, além de envio de demandas para o DEMUTRAN, a SEMASPE, SEINFRA, a secretaria de saúde, e o Gabinete. A sessão
foi encerrada com um minuto de silêncio em homenagem póstuma ao Senhorº José Aristides da Silva, e um oficio foi expedido ao seu filho José Aristides, corretor de imóveis.
Infraestrutura

O vereador Claudionor Mota (PMN) solicitou envio de oficio requerendo em caráter de urgência o asfaltamento da Rua Possidônio Bem, Rua das Dores nas imediações dos Bairros Salesianos/Socorro, e o serviço de Tapa Buracos na Rua Padre Pedro Ribeiro, Clovis Beviláqua e adjacências, no Bairro do socorro.

O vereador Valmir Domingos (PPS) enviou ao Secretário de Infraestrutura um ofício solicitando com urgência a manutenção das ruas no bairro Jardim Gonzaga. A vereadora Rosane Macedo (PPS) enviou ofício ao Secretário de Infraestrutura Isaac Daniel, solicitando serviços de calçamento e asfalto nas ruas dos bairros Campo Alegre e Monsenhor Murilo de Sá Barreto. Justificando a impossibilidade de tráfego e transtornos aos
moradores.

06Em ofício enviado a SEINFRA o vereador Marcio Joias (PRP) solicita informações a respeito do andamento das obras da cratera ao lado da Rua do Max Atacado. Pediu ainda que fosse feita a drenagem da Rua Daniela Matos com Rua Antônio Torres de Melo que fica por trás do Atacadão.

Gabinete e Demutran
O vereador Beto Primo (PPS), enviou ao Prefeito Municipal e ao diretor do DEMUTRAN um ofício pedindo com urgência a instalação de redutor de velocidade e faixa de pedestre na
Av. Radialista Coelho Alves, em frente ao Supermercado Econômico, bairro Tiradentes. O parlamentar justificou que essa avenida possui trânsito intenso de veículos e motoristas que
“usam e abusam de velocidade, pondo em risco constante a vida de transeuntes”.

Saúde
O vereador Valmir Domingos (PPS) solicitou que a Secretaria de Saúde verifique os trabalhos dos agentes de endemias e de saúde no bairro Campo Alegre, segundo Valmir, os moradores não estão recebendo visitas dos profissionais em suas residências.

Toca do Vale e mais 4 atrações estão confirmadas para o Festival Expocrato

Por Rafael Pereira/Agência News Cariri

Em publicação postada no Instagram do evento, a produção anunciou nessa segunda-feira (06) a participação de Toca do Vale, Banda Magníficos, Aldair Playboy, Banda Calcinha Preta e Parangolé no Festival Expocrato 2019. Os produtores ainda não confirmaram em que noite as duas atrações irão cantar.

Até o mês passado foram confirmadas as seguintes atrações: Gustavo Lima, Zé Neto e Cristiano, Anitta, Wesley Safadão, Simone e Simaria, Ferrugem, Jonas Esticado, Bruno e Marrone, Xand Avião, Nando Reis e Marília Mendonça.

UFCA se reúne em assembleia para debater os cortes do Governo Federal

Por Rafael Pereira/Agência News Cariri

A Universidade Federal do Cariri se reunirá com a comunidade acadêmica nessa terça feira (07) em uma assembleia geral para debater a situação da instituição diante da decisão do Governo Federal em retirar 30% do orçamento para as instituições de ensino superior do país. Segundo a UFCA, com o bloqueio a instituição perderá valores na ordem de R$ 8 milhões.

O valor, segundo a instituição, serviria para o custeio de despesas da universidade como gastos com manutenção, limpeza, vigilância e outros. Com o corte do Ministério da Educação, no último dia 30 de abril, sofre não só as universidades federais mas também Institutos Federais (IFs).

A UFCA já sofreu um bloqueio anterior de mais de 10 milhões que somados com o último do dia 30 corresponde a quase metade do orçamento da instituição.

Em nota, a UFCA lamenta a decisão do MEC, pois, por ser uma universidade nova na região tem prestado relevante serviço ao desenvolvimento local.

“Para uma universidade nova, que em pleno processo de implantação, chegando aos seis anos de existência, já conta com 23 cursos de Graduação, 14 cursos de Pós-Graduação (cinco mestrados e nove especializações) e 3.292 estudantes em cinco campi, um bloqueio de 47% no orçamento, se não for revertido, inviabilizará o funcionamento do grande patrimônio d.o Cariri que se tornou a UFCA.”, diz a nota.

 

Voluntários se revezam na Ponte Newton Navarro, em Natal, para evitar suicídios

Um acampamento foi montado por um grupo de evangélicos na cabeceira da Ponte Newton Navarro, em Natal, e voluntários começaram a revezar 24 horas por dia no local para impedir que pessoas cometam suicídio. Os sentinelas, como são chamados, estão com binóculos e coletes, espalhados em pontos estratégicos da ponte.

Em 12 dias de vigília, os voluntários conseguiram impedir que 45 pessoas se jogassem da Newton Navarro. Somente neste ano, mais de 400 pessoas foram até a estrutura, que liga as regiões Leste e Norte da capital, para tentar suicídio.

“Eu tive um sonho. Meu filho caía daqui, ele pulava. Eu acordei chorando, desesperado. Eu senti a dor das famílias enlutadas”, conta Rubens Medeiros, idealizador da ação voluntária.

Entre os voluntários, está um homem que, em 2012, pulou da ponte e sobreviveu. Hoje, Grégore atua no projeto como voluntário. Ele e os colegas dizem que só deixarão o acampamento depois que uma proteção for colocada na estrutura, para evitar que mais gente se jogue lá de cima.

“Fazemos todo um trabalho de acolhimento, mas é muito maior do que nós imaginamos. É preciso que essas ações sociais tomem, realmente, uma proporção maior”, afirma Valdir Luiz, um dos voluntários.

Fonte: G1.com

Polícia prende parte dos suspeitos de assalto a agências bancárias em Campo Maior

Oito homens foram mortos e outros cinco foram presos suspeitos de participar do assalto a duas agências bancárias que aconteceu no dia 30 de março, na cidade de Campo Maior. As mortes aconteceram durante a tarde de domingo (5) e madrugada de segunda-feira (6). A Polícia Civil não divulgou a data em que aconteceram as prisões.

Seis dos suspeitos mortos em confronto com a Polícia estavam na região da cidade de Cocal. Outros dois foram localizados em um acampamento na região da cidade de Batalha, na manhã desta segunda-feira (6). De acordo com o secretário de segurança Fábio Abreu, os policiais deram voz de prisão mas os criminosos reagiram atirando.

A Polícia Civil ainda trabalha para confirmar a identificação dos criminosos. De acordo com informações da Secretaria de Segurança do Piauí, a suspeita é de que a maioria seja da cidade de Uberlândia (MG), no Triângulo Mineiro, porque a polícia encontrou documentos com os homens que informam a naturalidade, mas isso ainda está sendo apurado. Com eles, os policiais encontraram uma pistola e um colete a prova de balas.

Prisões sob sigilo

De acordo com o secretário de segurança Fábio Abreu, que acompanha de perto as buscas pelos criminosos, os suspeitos foram presos enquanto fugiam em um automóvel SUV entre as cidades de Barras e Batalha.

De acordo com Baker Martins, chefe de investigação da Polícia Civil de Campo Maior, a data em que a prisão aconteceu foi mantida em sigilo para não atrapalhar as buscas pelos outros criminosos. A localização dos suspeitos que foram mortos em confronto com a polícia teriam sido fornecidas pelos presos.

Ainda segundo a Polícia Civil, um dos presos, identificado como Hassan Prado, é piauiense, enquanto os demais seriam de cidades do Triângulo Mineiro. Eles foram identificados como Dyego Harmando Cardoso Rocha, Emerson Souza da Silva, Vinicius Pereira da Silva Júnior e Josenverton dos Santos Sousa.

A Polícia continua na região da cidade de Cocal em busca de mais cinco suspeitos, que teriam se refugiado na mata.

Participam da operação policiais do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), Diretoria de Inteligência, Polícias Civil e Militar de Campo Maior, Piracuruca, Piripiri, Barras, Batalha, Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone), Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Divisão de Operações Especiais da PC-PI e Comando Tático Rural (Cotar) do Ceará com apoio aéreo.

Assalto duplo

Um grupo formado por mais de 10 homens explodiu duas agências bancárias ao mesmo tempo em Campo Maior, a 80 km de Teresina, na madrugada de terça-feira (30). Três pessoas foram feitas reféns e liberadas durante a fuga dos criminosos na entrada da cidade. Ninguém ficou ferido.

As duas agências ficam a menos de 200 metros de distância uma da outra. De acordo com o major Etevaldo Alves, comandante da Polícia Militar de Campo Maior, o grupo fez disparos com fuzis pelas ruas da cidade, na intenção de causar medo nos moradores.

G1 teve acesso a imagens de uma câmera de segurança, que mostram o momento em que os criminosos explodem a Caixa Econômica Federal em Campo Maior, uma das agências alvo. Outro vídeo mostra os bandidos chegando à cidade no carro.

Durante a fuga, os criminosos trocaram tiros com a Polícia Militar na cidade de Piracuruca. Na ocasião, um dos carros usados pelos criminosos colidiu contra um muro. Um dos carros usados nessa ofensiva foi encontrado por populares na cidade de Batalha, na mesma região.

Fonte: G1.com

Moradores e voluntários fazem evento para arrecadar fundos para reforma do Edifício Holiday

Voluntários e moradores do Edifício Holiday, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, realizaram um evento cultural para arrecadar doações para a reforma do prédio, neste domingo (5). O local foi interditado judicialmente por oferecer riscos e, desde então, o condomínio tem tentado alternativas para reabrir o prédio, que é um marco arquitetônico e social para a capital pernambucana.

No dia 12 de março, a Justiça determinou a interdição do Holiday e, um mês depois do prazo final para desocupação, os moradores seguem lutando para sobreviver fora de suas casas. Riscos estruturais, inadimplência do condomínio e ligações elétricas clandestinas foram motivos apontados para a interdição. Os problemas se arrastam desde os anos 1990.

Participam do evento deste domingo (5) atrações como Conde Só Brega, MC Açúcar e Cyclone, Indigo, MC Léo Onda, Marolas Crew, Abuzados Funk e Flor de Lotus. As apresentações começaram às 14h e redezenas de pessoas na Rua Salgueiro, em frente aos tapumes que cercam o prédio desde sua interdição. Na sexta-feira (3), os portões do prédio foram abertos para uma vistoria.

Síndico do Holiday, José Rufino Neto saiu de seu apartamento com a interdição, mas segue morando na Rua Salgueiro, dentro de seu próprio carro. Ele pediu ajuda aos outros moradores para mobilizar pessoas na causa.

“Vamos nos sentir vitoriosos, porque estamos fazendo isso por todos, e todos vão ter consciência e se juntar a nós. Queremos que cada um que esteve aqui distribua um pouquinho de sua força para os que estão esperando que nossa vitória caia do céu. Cada um de nós é um guerreiro, que está lutando pelo que é seu”, diz Rufino.

Segundo Jeane da Silva, uma das moradoras do edifício e articuladoras do evento em prol do Holiday, a mobilização faz parte de uma série de tentativas para conseguir a reabertura do prédio.

“Vamos mostrar que a nossa briga começou agora para a sociedade e para para aqueles que querem nos derrubar, que eu sei que são uma minoria, porque a maior nos apoia. Vamos mostrar que o Holiday abre, que ele é do povo e tem dono. Que ele não vai virar hotel e vai continuar sendo residência”, afirma Jeane.

Fonte: G1.com