UFCA se reúne em assembleia para debater os cortes do Governo Federal

Foto: reprodução internet

Publicidade

Por Rafael Pereira/Agência News Cariri

A Universidade Federal do Cariri se reunirá com a comunidade acadêmica nessa terça feira (07) em uma assembleia geral para debater a situação da instituição diante da decisão do Governo Federal em retirar 30% do orçamento para as instituições de ensino superior do país. Segundo a UFCA, com o bloqueio a instituição perderá valores na ordem de R$ 8 milhões.

O valor, segundo a instituição, serviria para o custeio de despesas da universidade como gastos com manutenção, limpeza, vigilância e outros. Com o corte do Ministério da Educação, no último dia 30 de abril, sofre não só as universidades federais mas também Institutos Federais (IFs).

A UFCA já sofreu um bloqueio anterior de mais de 10 milhões que somados com o último do dia 30 corresponde a quase metade do orçamento da instituição.

Em nota, a UFCA lamenta a decisão do MEC, pois, por ser uma universidade nova na região tem prestado relevante serviço ao desenvolvimento local.

“Para uma universidade nova, que em pleno processo de implantação, chegando aos seis anos de existência, já conta com 23 cursos de Graduação, 14 cursos de Pós-Graduação (cinco mestrados e nove especializações) e 3.292 estudantes em cinco campi, um bloqueio de 47% no orçamento, se não for revertido, inviabilizará o funcionamento do grande patrimônio d.o Cariri que se tornou a UFCA.”, diz a nota.

 

Publicidade

Leia também