Festa de São José Operário de Ponta da Serra se inicia nesse domingo com “motocarreata” saindo do Seminário em Crato

Por Rafael Pereira/Agência News Cariri

A tradicional festa de São José Operário, de Ponta da Serra, distrito de Crato, será aberta oficialmente no próximo domingo (21). Uma “motocarreata” com saída da Encosta do Seminário abrirá os festejos do padroeiro que está prevista para terminar dia 1º de maio, dia do trabalhador. As informações são do Site Papo Reto Cariri.

Antes da carreata, acontecerá a “bênçãos das chaves” presidida pelo Padre José Ricardo, pároco de Ponta da Serra, para em seguida os veículos seguirem em cortejo à localidade distante cerca de 12 km do Crato. A missa da primeira noite será presidida pelo bispo diocesano Dom Gilberto Pastana.

As tradicionais nove noites de novena tem como tema: “ Na oficina de Nazaré, viver a verdade, o amor e a fé com o Justo José!”. Os noitários da abertura de domingo são os topiqueiros, mototaxistas, caminhoneiros, ceramistas, guarda civil municipal, Demuntram, Polícia Militar e Batalhão do Raio.

A programação religiosa conta com, além de missas à noite, atrações culturais, oficio e visita da imagem do padroeiro às comunidades circunvizinhas do distrito.

 

Venezuelanos em situação análoga ao trabalho escravo são resgatados no sul da Bahia; dois homens são presos

Dois homens foram presos em flagrante, na manhã desta quinta-feira (18), suspeitos de manter 10 venezuelanos em situação semelhante ao de trabalho escravo, em um oficina de manutenção de equipamentos de parques de diversões, na cidade de Itabuna, sul da Bahia.

De acordo com a Secretaria do Trabalho de Ilhéus, o caso foi descoberto depois de uma denúncia anônima. A Polícia Federal e integrantes da secretaria foram até o local, que fica na BR-415, quando flagraram a situação.

Os 10 venezuelanos, 9 homens e uma mulher, estão no país desde janeiro, de forma regular, mas não tinham autorização para trabalhar. Apesar disso, eles prestavam serviço no parque sem qualquer tipo de proteção e garantia de direito.

Ainda de acordo com a Secretaria de Trabalho de Ilhéus, os venezuelanos moravam no mesmo lugar onde trabalhavam, sem cama ou colchão. Eles ainda eram obrigados a repassar parte do salário para o pagamento de passagens, alimentação e serviços de TV e internet. Não há informações da quantia que eles recebiam.

Os venezuelanos foram encaminhados para a Polícia Federal de Ilhéus, na mesma região, depois que foram ouvidos pela polícia. Diante da situação, eles receberão carteira de trabalho do Brasil e três parcelas do seguro desemprego.

Os donos da oficina, um brasileiro e um polonês, foram presos e vão responder pelo crime de trabalho análogo de escravidão. O caso é investigado pela Polícia Civil da cidade.

Fonte: G1.com

Centro Administrativo do Crato é arrombado durante a madrugada e 26 mil medicamentos foram levados

Por Rafael Pereira/Agência News Cariri

Na madrugada dessa quinta-feira (18) um trio invadiu o Centro Administrativo da Prefeitura do Crato e roubaram medicamentos além de tentar arrombar um caixa eletrônico.

Os três suspeitos pularam o muro do prédio armados de pistola e renderam os guardas municipais que faziam a vigilância. Um dos comparsas estavam a disposição de um maçarico a fim de tentar arrombar um caixa eletrônico que estava no local.  Não conseguindo roubar o caixa, eles subtraíram cerca de 26 mil comprimidos, celulares, rádios de comunicação e lanternas.

Os suspeitos ainda não foram identificado pela policia pois, após o roubo, eles tomaram fuga. A polícia informou que imagens do circuito interno de monitoramento estão sendo averiguadas na tentativa de identificar os suspeitos.

 

Projeto busca resgatar vidas e devolver dignidade a moradores de rua, em João Pessoa

Quando a rua é tudo o que se tem, ganhar de novo um lar parece algo muito distante. No entanto, o impossível não tem vez diante da abnegação de quem se doa ao próximo. Resgatar vidas e devolver a dignidade é o propósito da obra Lumen, comunidade católica de evangelização. A casa alugada no bairro de Miramar, em João Pessoa, ganhou o nome de Santa Tereza de Calcutá.

A emoção incontida talvez denuncie que o mais simples cantinho é algo raro na vida eles. A obra nasceu em Fortaleza, em 1989, em um colégio, e desde 2000 acontecem projetos sociais que acolhem pessoas em situação de abandono. As missões já acontecem em várias partes do país, como Brasília, Nata, Rio de Janeiro e cidades do interior de São Paulo. “O principal intuito é anunciar a luz do Cristo Ressuscitado, gerando a cultura do encontro com os mais abandonados”, explicou um dos coordenadores, Lucas Chagas.

A casa é só para homens moradores de rua, que queiram uma vida nova. No local, cabem até 20 pessoas, que precisam manter uma rotina de regras, mas de muita comunhão.

Eles acordam às 6h. O café da manhã acontece quando o relógio já marca 6h30. As primeiras orações do dia começam às 7h e, em seguida, tem o diário espiritual.

Dos quatro coordenadora da casa, dois já foram moradores de rua e conhecem de perto a realidade do mundo. Hoje, eles trabalham no acolhimento de pessoas que vivem o mesmo que eles já passaram.

Lílio Duarte é um dos monitores e veio de Fortaleza para ajudar irmãos a sair do abandono para uma vida abundante de fé. Ele era dependente químico e passou quatro anos abandonado na rua.

Já Naldo Evangelista foi encontrado nas ruas de João Pessoa três dias antes da inauguração da casa. Paraplégico e com ferimentos nos pés, as portas se abriram antes do momento oficial. “Me encontraram em cima de uma grama, todo sujo, cadeira de roda quebrada. Não deu nem tempo de inaugurar a bênção da casa”, disse.

O nome do projeto é “Ser feliz”. Para quem muitas vezes já não tinha muita esperança, ganhar um lar e amigos, é um caminho de redenção.

Fonte: G1.com

Em Teresina, pai de santo Bita do Barão continua internado em estado grave

Internado há 10 dias em hospital particular de Teresina, o famoso pai de santo Bita do Barão sofreu uma piora no quadro de saúde nesta quarta-feira (17) e estava internado na UTI. A pedido da família, o umbandista foi removido nesta tarde para um apartamento e aguarda liberação para ser encaminhado de UTI móvel para casa dele em Codó, no Maranhão.

“O médico falou que o quadro é irreversível, mas como era um desejo dele morrer em casa, a família quer levá-lo para Codó. Nos últimos dias estava acompanhando mais de perto o estado dele e infelizmente foi só piorando devido a idade avançada”, declarou o vice-coordenador do Centro Nacional de Africanidades e Resistência Afrobrasileira, pai Rondinele Santos.

Segundo o coordenador, Bita do Barão estava consciente quando foi internado devido a infecção pulmonar, agravando para um problema renal e de pressão alta. Durante a tarde desta quarta-feira, amigos e familiares chegaram a comunicar a morte cerebral do pai de santo, mas a informação foi negada pela direção do hospital, que não divulgou quando ele será transferido.

Centenas aguardam na frente do hospital notícias do pai de santo e a segurança foi reforçada. Nesta quinta-feira (18), várias caravanas estão previstas para sair de Teresina com destino a Codó.

Fonte: G1.com

Criança ensina a ler e a escrever vendedor de picolé que trabalha há 40 anos em escola e história viraliza no Ceará

Uma criança de 9 anos resolveu ensinar a ler e a escrever um idoso que trabalha há mais de 40 anos vendendo picolé em frente a uma escola no Crato, interior do Ceará, mas nunca foi alfabetizado. A história de amizade entre os dois ‘viralizou’ nas redes sociais e emocionou familiares e professores do colégio onde a menina estuda.

Bárbara Matos, 9, conta que um dia, ao ir comprar um picolé, perguntou se o idoso se ele sabia ler. O vendedor Francisco Santana Filho, conhecido como “Seu Zezinho”, disse que não, mas tinha vontade de aprender. Então, a criança resolver ajudar a alfabetizar o idoso.

As “aulas” acontecem na porta da escola, com a ajuda de uma professora do Colégio Diocesano, no Centro do Crato. A criança diz que tenta fazer com que o vendedor escreva palavras simples, até chegar ao seu nome.

“Eu coloco palavras como ‘casa’ pra ele cobrir, desenhos, letras pontilhadas. Aí ele vai tentando adivinhar as letras e cobrir os nomes”, explica a menina.

Sonho de escrever o nome

O vendedor conta que trabalha há décadas na escola, mas nunca aprendeu a ler e a escrever. Quando era jovem, o Zezinho tinha o sonho de ser repórter de televisão. Agora, ele diz que o objetivo é conseguir escreve sozinho o próprio nome.

Ajuda dos professores

A professora Rizélia Sobreira acompanha a estudante durante as lições. Ela diz que a atitude da menina emocionou a todos na escola.

“Eu também me coloquei à disposição pra ajudar. Achei muito bonita essa atitude. Eu chamei ela depois, dei um livro de caligrafia pra melhorar as atividades e tarefas com ele”.

A avó de Bárbara, a aposentada Silvana Matos Costa, diz que ficou emocionada ao saber da atitude da neta. “É muito gratificante. Eu só tenho uma palavra pra dizer, que é gratidão. Eu tô orgulhosa e muito emocionada”, comentou.

Fonte: G1.com

Dançarino do grupo FitDance que morreu por leptospirose é enterrado em Salvador

O dançarino e coreógrafo do grupo FitDance, Cleidson Salustiano Francisco dos Santos, de 37 anos, que morreu de leptospirose na madrugada de quarta-feira (17), foi enterrado na manhã desta quinta (18), em Salvador.

Sob comoção, amigos e familiares do dançarino, também conhecido como “Barata”, lotaram o Cemitério Campo Santo, no bairro da Federação, para a despedida.

Cleidson estava internado há uma semana no Hospital Couto Maia, também na capital baiana. Segundo a assessoria do FitDance, o rapaz foi diagnosticado com leptospirose quando a doença já estava em estágio avançado. Antes disso, Cleidson Salustiano esteve internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Brotas.

A assessoria do grupo informou sobre a morte de “barata” pelas redes sociais.

“É com muito pesar que comunicamos o falecimento do nosso amigo BARATA. Ontem, por volta de 1 da manhã, nosso guerreiro não resistiu e nos deixou! Agora é orar a DEUS para que continue cuidando dele, só que do seu lado. Estamos tomando as medidas necessárias e informaremos o horário e local do enterro. “FICA COM DEUS, MEU AMIGO ⁨@baratashowoficial⁩ “, diz o comunicado.

Fonte: G1.com

Odebrecht assina leniência sobre aeroportos

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) firmou nessa quarta-feira, 17, acordo de leniência com a Odebrecht em que a empreiteira denuncia cartéis em obras de aeroportos administrados pela Infraero, incluindo Congonhas e Guarulhos (SP).

O acordo foi assinado no âmbito da Operação Lava Jato. Segundo a Odebrecht, 19 empresas teriam participado do conluio, combinando resultados de licitações para dividir lotes de obras de ampliação e modernização de aeroportos. Entre eles,Santos Dumont(RJ), Macaé (RJ), Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), Macapá (AP) e Vitória (ES).

Em troca da colaboração, a Odebrecht deverá se livrar de pagar qualquer valor ao Cade. Já as outras empresas condenadas no processo poderão pagar multa de até 20% do faturamento. Procurada, a empresa não quis se pronunciar.

Como antecipou o Estadão/Broadcast, o Cade tem pelo menos dez acordos de leniência em negociação e deve firmar outros 80 em processos que apuram cartéis relacionados à Lava Jato. No fim do ano, o órgão fechou 16 termos de compromisso nos quais as principais construtoras investigadas pela operação pagaram R$ 900 milhões e se comprometeram a colaborar com as investigações, elevando para R$ 1,2 bilhão o valor pago por essas empresas ao conselho até agora.

No âmbito da Lava Jato, há outros 15 acordos de leniência já celebrados com o Cade. Somente a Odebrecht já firmou três: para investigações de cartel na construção do Rodoanel Mario Covas, em licitação feita pela Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa), em licitações promovidas pela Dersa e a Empresa Municipal de Urbanização (Emurb) para implementação do Programa de Desenvolvimento do Sistema Viário Estratégico Metropolitano de São Paulo e em obras e serviços de infraestrutura de médio e grande porte em Salvador (BA).

Segundo a reportagem apurou, a empresa tem quase uma dezena de outros acordos em negociação com o Cade, de novas denúncias quanto processos já abertos.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Noticias ao minuto

Há 20 dias cratera atrapalha motoristas na avenida Padre Cícero, em Juazeiro do Norte

Por Agência News cariri

Há vinte dias os moradores de Juazeiro do Norte convivem com uma cratera na avenida Padre Cícero, próximo ao teatro Marquise Branca. O buraco vem atrapalhando os motoristas que passam pelo local, ocupando boa parte da pista desde a madrugada de 28 de março, e até então o trânsito está fluindo apenas por uma faixa da via.

A cratera impede que ônibus e carros trafeguem normalmente no local, o que gera congestionamento e transtorno a condutores e pedestres. Segundo o comerciante Roberto Santos, o problema sempre acontece naquelas imediações, e a demora em solucionar tem trazido dores de cabeça aos motoristas. ” O buraco já está aí há quase um mês, e com as chuvas a situação só piora, sem contar que as pessoas estão usando o lugar como depósito de lixo, o que vai acabar trazendo doenças pra quem mora na região.”

Em nota, a Secretaria de Infraestrutura informou que iniciará a drenagem da avenida Padre Cícero na próxima semana. Ainda de acordo com a administração. as galerias e tubulações antigas são os reais motivos que ocasionam os buracos na via, principalmente em períodos chuvosos. Com isso, a obra irá refazer 350 metros da Drenagem e, dessa forma, sanar o problema. A secretaria destacou também que os serviços ainda não foram iniciados, pois a quantidade de manilhas para ser entregue é grande e a empresa realiza de apenas 10 peças por dia. Tais manilhas são feitas sob medida para a área.

Guedes insinua que Bolsonaro questiona sobre privatização da Petrobras

O ministro da Economia, Paulo Guedes, insinuou que o presidente Jair Bolsonaro o tem questionado sobre uma eventual privatização da Petrobras. Guedes tocou no assunto enquanto comentava sobre o episódio da interferência no reajuste do preço do diesel, em entrevista à GloboNews na noite da quarta-feira, 17. “Essa crise do diesel não mostra que o melhor caminho seria privatizar a Petrobras?”, perguntou o jornalista da emissora, ao que Guedes rebateu: “Olha, você acabou de dizer um negócio que o presidente levantou a sobrancelha”.

Cobrado por explicações sobre esse comentário, Guedes desconversou. “Ué, se o preço do petróleo sobe no mundo inteiro e não tem nenhum caminhoneiro parando no Trump, não tem nenhum caminhoneiro parando na Merkel, não tem nenhum caminhoneiro na porta do Macron, será que tem um problema aqui?”.

Pressionado novamente a detalhar esse “levantar de sobrancelha” de Bolsonaro, Guedes disse que o presidente lhe enviou mensagens comparando o número de companhias petroleiras no Brasil e em outros países. “Brasil: veio uma bandeirinha só da Petrobras. Acho que ele quis dizer alguma coisa com aquilo ali”.

Questionado mais uma vez se Bolsonaro estaria mais próximo de “concordar” com a privatização da Petrobras, Guedes declarou: “Não, acho que isso seria um salto muito grande. Mas tem uma estatal particularmente que outro dia nós estávamos conversando e ele disse ‘PG, você está certo'”. O ministro se negou a dizer qual seria a empresa pública mencionada na conversa.

“Na minha interpretação, está ficando muito claro para o brasileiro e para o mundo o seguinte: tem cinco bancos, tem seis empreiteiras, tem uma produtora de petróleo e refinaria, tem três distribuidoras de gás e tem 200 milhões de patos”, declarou Guedes.

Fonte: Noticias ao minuto

Avianca Brasil devolverá amigavelmente mais oito aeronaves

A Avianca Brasil devolverá mais oito aviões a partir de segunda-feira, 22, após o feriado da Páscoa. A devolução foi acertada entre a companhia aérea e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Serão sete aviões de propriedade da GCAS e uma aeronave da empresa de leasing PK. Aérea, Anac e arrendadoras ainda negociam o calendário para que a devolução ocorra de forma escalonada para minimizar o impacto na operação da aérea.

Nas negociações, a Anac determinou que, com a saída das novas aeronaves, a Avianca ajuste a malha aérea, informe passageiros e ainda atualize o sistema de vendas de passagens para impedir a comercialização de bilhetes em rotas que não serão mais operadas.

A devolução é um novo golpe no esforço da Avianca em tentar contornar as dificuldades financeiras. Na semana passada, a empresa já havia iniciado a devolução de dez aviões, o que acarretou no cancelamento de mais de 300 voos – inclusive vários do período do feriado. A lista dos voos cancelados é atualizada pela companhia na página da empresa na internet.

Fonte: Noticias ao minuto