Projeto busca resgatar vidas e devolver dignidade a moradores de rua, em João Pessoa

Por Plínio Almeida, TV Cabo Branco

Publicidade

Quando a rua é tudo o que se tem, ganhar de novo um lar parece algo muito distante. No entanto, o impossível não tem vez diante da abnegação de quem se doa ao próximo. Resgatar vidas e devolver a dignidade é o propósito da obra Lumen, comunidade católica de evangelização. A casa alugada no bairro de Miramar, em João Pessoa, ganhou o nome de Santa Tereza de Calcutá.

A emoção incontida talvez denuncie que o mais simples cantinho é algo raro na vida eles. A obra nasceu em Fortaleza, em 1989, em um colégio, e desde 2000 acontecem projetos sociais que acolhem pessoas em situação de abandono. As missões já acontecem em várias partes do país, como Brasília, Nata, Rio de Janeiro e cidades do interior de São Paulo. “O principal intuito é anunciar a luz do Cristo Ressuscitado, gerando a cultura do encontro com os mais abandonados”, explicou um dos coordenadores, Lucas Chagas.

A casa é só para homens moradores de rua, que queiram uma vida nova. No local, cabem até 20 pessoas, que precisam manter uma rotina de regras, mas de muita comunhão.

Eles acordam às 6h. O café da manhã acontece quando o relógio já marca 6h30. As primeiras orações do dia começam às 7h e, em seguida, tem o diário espiritual.

Dos quatro coordenadora da casa, dois já foram moradores de rua e conhecem de perto a realidade do mundo. Hoje, eles trabalham no acolhimento de pessoas que vivem o mesmo que eles já passaram.

Lílio Duarte é um dos monitores e veio de Fortaleza para ajudar irmãos a sair do abandono para uma vida abundante de fé. Ele era dependente químico e passou quatro anos abandonado na rua.

Já Naldo Evangelista foi encontrado nas ruas de João Pessoa três dias antes da inauguração da casa. Paraplégico e com ferimentos nos pés, as portas se abriram antes do momento oficial. “Me encontraram em cima de uma grama, todo sujo, cadeira de roda quebrada. Não deu nem tempo de inaugurar a bênção da casa”, disse.

O nome do projeto é “Ser feliz”. Para quem muitas vezes já não tinha muita esperança, ganhar um lar e amigos, é um caminho de redenção.

Fonte: G1.com

Publicidade

Leia também