Foco é combater queimadas irregulares e desmatamentos ilegais nas regiões Cariri e Centro-Sul
Mais de 280 hectares de áreas embargadas e R$334 mil aplicados em multas. Esses são alguns dos resultados da Operação Mandacaru, realizada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), e que teve como foco combater queimadas irregulares e desmatamentos ilegais, nas regiões Cariri e Centro-Sul cearense.
Segundo o superintendente do IBAMA, Herbert Lobo, mesmo diante das dificuldades orçamentárias, a instituição seguirá ampliando o enfrentamento aos principais crimes ambientais que ocorrem no Estado. “Efetividade nas ações e bons resultados na proteção ambiental, exigem qualificação permanente dos nossos profissionais, planejamento detalhado, maior investimento nas ações de inteligência e uso massivo tecnologia”, pontuou.
Entenda
Envolvendo diversas equipes de agentes ambientais federais e com o apoio do Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA), durante nove dias (de 20 à 28/11), foram fiscalizados mais de 60 alvos, pré-definidos via satélite, nos municípios Jati, Brejo Santo, Crato, Iguatu, Araripe, Salitre, Carius e Santana do Cariri.
Um dia após o encerramento da “Mandacaru”, o IBAMA deflagrou nova operação denominada “Caatinga”, que se estenderá até o dia 6 de dezembro, também no Cariri.
Cearanews7