Em celebração aos 80 anos de morte do Beato José Lourenço, o Centro Cultural Daniel Walker recebe, no dia 12 de fevereiro, às 14h, a palestra “Os últimos dias do Beato José Lourenço”, que propõe uma reflexão histórica sobre a trajetória de uma das figuras mais emblemáticas da religiosidade e da resistência social no Cariri. O evento é realizado pela Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com o apoio do Instituto Cultural do Vale Caririense e do Cariri das Antigas.
O encontro contará com a participação dos palestrantes Bibi Saraiva, historiador de Exu (Pernambuco); Mazé Sales, pesquisador e descendente de remanescentes do Caldeirão; e Antônio Santos, pesquisador. Após a palestra, os participantes serão convidados a participar de uma missa em sufrágio da alma do Beato José Lourenço, na Capela do Socorro, seguida de visita ao túmulo.
José Lourenço foi líder da comunidade do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, experiência comunitária desmantelada pelo Governo do Estado em 1936. Em maio de 1937, o acampamento de remanescentes foi atacado pela polícia, em uma ação que resultou em um número estimado de 200 a 1.000 mortos, episódio marcado como um dos mais violentos da história social do Nordeste. A atuação do Beato José Lourenço foi pautada e incentivada pelo Padre Cícero. Ao falecer, em 1946, manifestou o desejo de ser sepultado em Juazeiro do Norte, desejo que foi atendido.










Deixe um comentário