Biblioteca pública ativa setor de Braille em Juazeiro do Norte

A Biblioteca Pública de Juazeiro do Norte, localizada na rua Santo Agostinho, nº 300, no Centro, ativou o setor de Braille, agora disponível para toda a comunidade. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a inclusão por meio do acesso ampliado à leitura.

O novo espaço oferece condições para que pessoas com deficiência visual ou baixa visão possam ler, pesquisar e aprender sem barreiras, valorizando diferentes formas de leitura e percepção do mundo.

A bibliotecária Joelma Barbosa destacou a importância da novidade.”Numa sociedade que valoriza a inclusão, as bibliotecas têm a missão de garantir que todos os cidadãos tenham acesso ao conhecimento. A presença de uma sala de braille em uma biblioteca pública representa exatamente isso: oportunidade, autonomia e respeito”, afirma.

O braille é um sistema tátil de leitura e escrita para pessoas com deficiência visual, criado pelo francês Louis Braille no século XIX e utilizado em diversos países. Nele, a leitura ocorre por meio do tato, deslizando os dedos sobre combinações de pontos em relevo, produzidos com instrumentos como reglete e punção em papel mais grosso.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação para Humanos