A Câmara Brasil-Portugal no Ceará (CBP-CE) está organizando uma missão do agronegócio cearense para Portugal, prevista para abril de 2026. A iniciativa, que tem como foco a troca de experiências e a realização de negócios, foi discutida em uma reunião entre o secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), Domingos Filho, e a presidente da CBP-CE, Patrícia Campos, na sede da SDE, na segunda-feira, dia 1º de setembro.
A missão, que levará empresários e representantes de órgãos públicos, tem um diferencial: será uma iniciativa de mão dupla. Além de rodadas de negócios e visitas técnicas em Portugal, a CBP-CE planeja trazer uma comitiva portuguesa de volta ao Ceará. O ponto alto dessa viagem de retorno será a assinatura de um termo de cooperação na PEC Nordeste de 2026, com o objetivo de solidificar as parcerias e o intercâmbio técnico entre os dois países.
Laços culturais e econômicos
Segundo Patrícia Campos, o principal objetivo é “juntar as expertises dos dois lados”, promovendo o conhecimento mútuo sobre as novidades e avanços no agronegócio em cada país. A missão também busca promover a geminação de cidades, fortalecendo laços culturais e econômicos.
Tauá e Moura: A CBP-CE buscará reafirmar a geminação já existente entre a cidade de Tauá e a cidade de Moura, em Portugal.
Eusébio e Aveiro: A comitiva pretende viabilizar a geminação da cidade do Eusébio com Aveiro, conhecida como a “cidade do futuro” em tecnologia e inovação. A parceria busca impulsionar o desenvolvimento tecnológico e a inovação no Ceará.
A iniciativa visa também promover o intercâmbio de conhecimento, inovações tecnológicas e cooperações que beneficiem ambos os lados do Atlântico, com um olhar estratégico para o desenvolvimento econômico do Ceará.
Desenvolvimento econômico e agronegócio
De acordo com o secretário da SDE, Domingos Filho, a missão está alinhada ao compromisso do estado em promover o desenvolvimento econômico do agronegócio. “A iniciativa reflete o empenho tanto da Câmara, como das instituições envolvidas para trazer soluções e melhorias a favor do agronegócio e do crescimento econômico do Ceará. Levantamos essa bandeira que visa estimular oportunidades, empregos e renda para o nosso estado”, disse o titular da pasta.
Para o secretário do Agronegócio da SDE, Silvio Carlo, “a missão permitirá identificarmos o que é que Portugal fez de alto valor agregado que está transformando a agricultura daquele país e que pode fazer negócios com o estado do Ceará. A ideia é que a gente reúna FIEC, FAEC e diversas instituições para criarmos uma comitiva, que fará essa ação de interlocução empresarial com Portugal”, informou o gestor.
Deixe um comentário