IBGE: emprego com carteira assinada na área privada têm alta de 4,4%

Dados da Pnad Contínua se referem ao terceiro trimestre deste ano

O número de empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado, sem contar os trabalhadores domésticos, atingiu o número de 33,5 milhões de pessoas no terceiro trimestre de 2021. Esse total representa um avanço de 4,4% , ou mais 1,4 milhão de pessoas, na comparação com o período anterior e de 8,6% ou mais 2,7 milhões de pessoas em relação a 2020. Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), foram divulgados hoje (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O número de empregados sem carteira assinada no setor privado também aumentou. No terceiro trimestre do ano eram 11,7 milhões de pessoas, o que representa alta de 10,2% ou de 1,1 milhão de pessoas. A comparação é com o trimestre anterior. Já em relação a igual trimestre de 2020, o avanço é de 23,1% ou 2,2 milhões de pessoas.

Subutilização

A pesquisa mostrou também que a taxa composta de subutilização que recuou 2,0 ponto percentual (p.p) ficou em 26,5%, se comparado ao trimestre de abril a junho de 2021, quando registrou 28,5% e 3,9 p.p. frente ao mesmo trimestre de 2020. Naquele momento era de 30,4%.

A população subutilizada somou 30,7 milhões de pessoas e reduziu 5,7%. Isso é equivalente a menos 1,9 milhão de pessoas, na comparação com o trimestre anterior, que tinha 32,6 milhões de pessoas e 8,9 p.p. ou menos 3,0 milhões de pessoas no confronto com igual trimestre de 2020 (33,7 milhões de pessoas subutilizadas).

“A taxa de subutilização da força tem a sua pior estimativa na região nordeste do país com 16,4% e a região sul com a menor 15,6%”, disse a coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE, Adriana Beringuy.

Na característica, os subutilizados, em maior parte, estão no grupo de 25 a 39 anos. “Tem a maior participação chegando ao último trimestre em 34%. Apesar desse grupo etário compor a principal proporção dentro da subutilização, ele mostra uma tendência de queda”, comentou.

A população subocupada por insuficiência de horas trabalhadas atingiu 7,8 milhões de pessoas, o que é estabilidade em relação ao período anterior entre abril e junho, quando eram 7,7 milhões de pessoas. Em relação ao ano anterior, quando eram 6,3 milhões de pessoas foi um crescimento.

Desalentados

A população desalentada alcançou 5,1 milhões de pessoas e, com isso apresentou queda de 6,5% ou menos 360 mil pessoas, ante o trimestre anterior e de 12,4% frente ao mesmo período de 2020 (5,9 milhões de pessoas).

O percentual de desalentados na força de trabalho que ficou em 4,6%, recuou 0,4 ponto percentual em relação ao trimestre anterior (5,0%) e em 1,0 p.p. na comparação com igual trimestre de 2020 (5,6%).

Previdência

Apesar do Brasil ter uma população ocupada de 93,0 milhões de pessoas, a parcela que contribui para a Previdência é de 58,5 milhões de pessoas. De acordo com a coordenadora, isso significa dizer que 62,9% da populaçãpo ocupada é contribuinte para institutos de previdência, mas o percentual vem caindo. “Embora a ocupação venha aumentando, os ocupados que têm este tipo de contribuição vem caindo, porque a expansão dessa ocupação, parte relevante dela, vem de trabalhadores informais, que de modo geral não têm essa contribuição para a previdência”, contou.

Reponderação

A Pnad Contínua divulgada hoje é a primeira dentro da nova série elaborada pelo IBGE, feita a partir da reponderação das projeções. A mudança na forma de coleta da pesquisa foi necessária durante a pandemia da covid-19. Com as medidas de isolamento social em março de 2020, a coleta começou a ser feita de maneira remota, excepcionalmente por telefone.

“A nova reponderação busca mitigar possíveis vieses de disponibilidade em grupos populacionais, intensificados pela queda da taxa de aproveitamento das entrevistas”, observou Adriana.

Pesquisa

De acordo com o IBGE, a Pnad Contínua é o principal instrumento para monitoramento da força de trabalho no país. “A amostra da pesquisa por trimestre no Brasil corresponde a 211 mil domicílios pesquisados. Cerca de dois mil entrevistadores trabalham na pesquisa, em 26 estados e Distrito Federal, integrados à rede de coleta de mais de 500 agências do IBGE”, informou o Instituto.

A coleta de informações da pesquisa por telefone é feita desde 17 de março de 2020. A identidade do entrevistador pode ser confirmada no site Respondendo ao IBGE ou via Central de atendimento (0800 721 8181), conferindo a matrícula, RG ou CPF do entrevistador, dados que podem ser solicitados pelo informante.

Fonte: AGÊNCIA BRASIL

Dois pacientes têm resultado positivo para a nova variante do coronavírus em SP, confirma Anvisa

Dois brasileiros que desembarcaram no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, apresentaram teste positivo para a variante Ômicron do coronavírus, identificada na África do Sul. A informação foi confirmada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e por fontes do Ministério da Saúde ouvidas pelo R7.

O resultado do teste, realizado pelo Laboratório Albert Einstein, ainda é preliminar. Os próprios passageiros, marido e esposa, procuraram o estabelecimento, localizado no aeroporto, para fazer os exames, requeridos para o retorno à África do Sul. 

Segundo a Anvisa, a entrada dos passageiros no Brasil ocorreu no último dia 23, isto é, antes da notificação mundial da nova variante, que foi relatada pela primeira vez à OMS (Organização Mundial de Saúde) no dia 24.

De acordo com a agência, diante dos resultados positivos, o laboratório teve a iniciativa de realizar o sequenciamento genético das amostras. A Anvisa foi notificada sobre os resultados positivos dos testes e sobre o início dos procedimentos para sequenciamento genético nessa segunda-feira (29) e, nesta terça-feira (30), informou que, em análises prévias, foi identificada a variante Ômicron.

“De acordo com os protocolos nacionais, o material deve ser enviado ao Instituto Adolfo Lutz (IAL) para fins de confirmação do sequenciamento genético. A Anvisa também oficiou o Ministério da Saúde e as Secretarias de Saúde estadual e municipal de São Paulo sobre o evento em saúde identificado na data de hoje para adoção das medidas de saúde pública pertinentes”, informou a agência, em nota.

Fechamento de fronteiras

A entrada dos brasileiros vindo da África do Sul foi anterior à edição da Portaria Interministerial CC-PR/MS/MJSP/MINFRA 660, de 27 de novembro de 2021, que proibiu, em caráter temporário, voos com destino ao Brasil que tenham origem ou passagem pela África do Sul. A norma também suspendeu, em caráter temporário, a autorização de embarque para o Brasil de viajantes estrangeiros, procedentes ou com passagem, nos últimos 14 dias antes do embarque, pelo país africano.

Desde essa segunda-feira (29), o Brasil está impedindo a entrada de passageiros de dez países africanos devido ao surgimento da nova variante do coronavírus no continente. A restrição atinge África do Sul, Angola, Botsuana, Essuatíni (antiga Suazilândia), Lesoto, Malawi, Moçambique, Namíbia, Zâmbia e Zimbábue.

Caso suspeito em Brasília

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou nesta terça-feira, 30, que também monitora um caso suspeito da variante Ômicron do coronavírus. O paciente veio da África do Sul e testou positivo para Covid-19.

O Laboratório Central de Saúde Pública do DF realiza sequenciamento genético de uma amostra do paciente. O objetivo é verificar se é um caso da variante ou não. O resultado deverá ser divulgado em até 4 dias. Ainda não há caso confirmado da nova cepa no Brasil.

Segundo a secretaria, o homem desembarcou em Guarulhos no dia 27 de novembro, com posterior embarque para Brasília. O voo é o mesmo em que estava um outro paciente com caso de covid-19 confirmado, identificado em São Paulo.

O paciente está na faixa etária entre 40 e 49 anos e recebeu 3 doses de vacina. O caso permanece assintomático e o viajante está em isolamento domiciliar desde a chegada à capital.

Além de SP e DF, os estados do Paraná e de Minas Gerais também investigam casos suspeitos da variante.

Cancelamento das festas da virada de ano no DF

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anunciou que as festas na virada de 2021 para 2022, na Esplanada dos Ministérios e em mais cinco regiões administativas, estão canceladas devido aos riscos oferecidos pela Ômicron.

“Diante das recentes notícias sobre o avanço da nova variante do vírus da Covid-19, decidi cancelar as festas programadas para o Réveillon deste ano. Nós avançamos muito no enfrentamento da doença e não podemos arriscar um retrocesso neste combate”, publicou Ibaneis no Twitter.

Fonte: R7

PNAD: pesquisa aponta queda da taxa de desemprego no Ceará

A taxa de desemprego no Ceará caiu para 12,4% da força de trabalho no trimestre móvel de julho a setembro de 2021. O resultado foi puxado especialmente pelo aumento do número de assalariados com e sem carteira de trabalho assinada se comparado ao trimestre anterior, de abril a junho. As informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram divulgadas hoje (30/11).

Outro destaque para o período é que houve um aumento no rendimento médio real dos ocupados (1,4%) – que passou a equivaler R$ 1.747 -, cujo fato foi associado à elevação do nível ocupacional ampliou a massa de rendimentos reais de R$ 5, 431 para 5,888 bilhões.

“A queda na taxa de desemprego no Ceará é uma sinalização de que estamos caminhando para a retomada da economia cearense, com a ampliação do número de oportunidades de trabalho. Os dados são resultado do aumento da cobertura vacinal, que permite uma maior confiança do setor produtivo da economia”, analisa o presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Vladyson Viana.

Em relação ao número de desempregados, no terceiro trimestre do ano, o Ceará registrou 492 mil pessoas nessa situação, apontando para uma redução de 14,8% em relação ao segundo trimestre do ano (577 mil). “Mesmo com a retração, reconhecemos que ainda temos o desafio do número de desempregados e, nesse sentido, o Governo do Estado tem investido em políticas públicas de incentivo para a ampliação do emprego ou do empreendedorismo, a exemplo dos Programas Mais Empregos Ceará e o Ceará Credi”, complementa Viana.

Fonte: Governo do Ceará

Delegação do Ceará fatura primeira medalha no Jogos Escolares Brasileiros

A delegação cearense começou bem o primeiro fim de semana dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), disputados no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro (RJ). A estudante-atleta, Vivian de Fátima Lima, conquistou medalha de bronze no Karatê, categoria Kumitê +54 kg, nesse sábado (30). Além da conquista da carateca, o Ceará tem mais resultados positivos.

O Parque Olímpico do Rio de Janeiro, Complexo de Deodoro e CEFAN recebe cerca de seis mil estudantes-atletas de 12 a 14 anos, para o segundo dia de competições dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s). São 17 modalidades, entre as quais, cinco coletivas e 12 individuais rodando nos três pontos de competições.

Cerimônia de abertura dos JEB’s

A abertura de cerimônia foi realizada na noite desse sábado (30), na Arena Carioca 1, com a presença dos embaixadores do evento: Giba, Arthur Zanetti, Maurren Maggi, Emerson Sheik e Flávia Saraiva.

A mensagem passada aos participantes foi de lutar pelos seus sonhos e respeito ao próximo.

Veja resultados da delegação cearense nos esportes coletivos:

Vôlei masculino
Ceará 2×1 Tocantins

Vôlei feminino
Ceará 2×0 Mato Grosso

Vôlei de praia feminino
Ceará 2×0 Acre

Futsal masculino
Ceará 1×4 Roraima

Futsal feminino
Ceará 28×0 Amapá

Handebol Masculino
Ceará 14×18 Rio Grande do Norte

Basquete Masculino
Ceará 42×23 Rio de Janeiro

Auricélia Bezerra toma posse na Câmara de Juazeiro do Norte

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

Auricélia Bezerra (PTB) tomou posse como de vereadora de Juazeiro do Norte nesta terça-feira (30) em sessão solene presidida pelo presidente interino William Bazílio (PMN). Ela volta à Câmara Municipal na condição de suplente do PTB, após o afastamento judicial de 180 dias de dois titulares do partido. Auricélia assume o mandato depois de adiar sua posse por motivos de saúde.

Em seu pronunciamento, Auricélia se solidarizou com os colegas afastados. “Não era esse o meu pensamento, nem o meu desejo: assumir como suplente no lugar de dois vereadores que tenho o maior carinho por eles. Espero que a Justiça seja feita”, disse a vereadora em discurso sob forte emoção na Tribuna da Casa.

Na quinta-feira passada, Romão França (PTB) e Jesualdo Duarde (PSDB) assumiram duas das três cadeiras abertas na Casa, após os desdobramentos da “Operação Públio Vatínio”.

Câmara de Antonina elege novo presidente sob protestos; atual presidente investigado

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

A Câmara de Antonina do Norte elegeu na quinta-feira, 25, sua nova mesa diretora para 2022. O vereador Rômulo Sampaio (MDB), foi eleito com cinco votos, deve assumir o cargo em janeiro com um discurso de união na Casa. Apesar expectativa, hoje, a situação política no Poder Legislativo é outra. A sessão chamou a atenção pela ausência de quatro dos nove vereadores, segundo informações, em protesto ao atual presidente Ronim Dias (PSD).

O grupo, ligado ao prefeito Antônio Filho (PDT), teria resolvido boicotar a eleição para expor a traição do presidente Ronim. Aliado ao grupo e a gestão, Ronim teria ficado responsável pela articulação de um nome indicado pelo grupo e que unificasse a Casa. Acabou mudando de lado e votando no candidato indicado pela oposição; está sendo acusado de traição e enfrenta forte desgaste político.

Presidente investigado

Além do desgaste político, o presidente Ronim deve enfrentar um desgaste com a Justiça. Uma denúncia de rachadinha na sua gestão foi feita ao Ministério Público do Estado. Contratos com indícios de superfaturamentos para devolução de valores a vereadores estão no poder dos promotores. Ronim, nega a acusação e diz que toda documentação está à disposição.

Ronim já enfrenta denúncia de compra de votos durante a eleição e, ainda, pode ser cassado. No dia da eleição, foi preso com grande quantidade de dinheiro e só foi liberado após o término da eleição.

Na eleição da mesa diretora, votaram a favor de Rômulo Sampaio, os vereadores Elmar, Patrícia Pereira, Camila e Ronim. Ficaram ausentes Edno Freitas, Antonieta Palácio, Tenente Paulinho e Talita Linard.

Sedest de Juazeiro abre inscrições de cadastro de reserva para várias funções

A Prefeitura de Juazeiro do Norte abriu inscrições para o novo Processo Seletivo Simplificado (Edital Nº 002/2021) para a formação de Cadastro Reserva de profissionais que poderão atuar nos Programas do Ministério da Cidadania, junto à Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho – SEDEST.

As vagas são para os níveis fundamental, médio e superior, nas seguintes funções: Porteiro, Vigia, Auxiliar de Serviços Gerais, Entrevistador Social, Visitador (Programa Primeira Infância no Suas / Criança Feliz), Supervisor (Programa Primeira Infância no Suas / Criança Feliz), Recepcionista, Técnico de Informática e Advogado.

Também há vagas para Assistente de Manutenção, Cuidador (Feminino e Masculino), Eletricista, Analista de Sistemas e Instrutor de Informática.

As remunerações vão de R$1.100,00 a R$2.500,00. O regime de contratação é por tempo determinado, com base na Lei Orgânica do Município.

Os interessados deverão se inscrever até o próximo dia 2 de dezembro, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h, na sede da Sedest, na Rua Monsenhor Esmeraldo S/N, Bairro Franciscanos.

A ficha de inscrição, documentação exigida e demais informações estão disponíveis no Edital publicado no Diário Oficial do Município, do dia 26 de novembro de 2021, entre as páginas 11 e 24.

O Diário Oficial está disponível no site da Prefeitura: www.juazeirodonorte.ce.gov.b

Juazeiro realiza vacinação da 3ª dose em idosos a partir de 70 anos nesta quarta (01)

A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte informa que os idosos acima de 70 anos, que tomaram a 2ª dose até o dia 30 de junho de 2021, receberão a dose de reforço nesta quarta-feira (01).

Não precisará de agendamento na plataforma Saúde Digital. O horário será das 9h às 15 horas.

Os locais serão: Ginásio Poliesportivo, Quadra da Escola Edward Teixeira (Entrada pela Rua Monsenhor Esmeraldo) e Centro de Esportes Unificado – CEU (Rua Joaquim Leandro de Souza, bairro Vila Nova. Em frente a Escola Doralice).

Os documentos necessários são: RG, CPF, cartão SUS, cartão de vacinação e comprovante de residência.

Fonte: Ascom Juazeiro do Norte

Ativista cearense e primeira advogada trans do Brasil, Janaína Dutra recebe homenagem do Google

Ao acessar o buscador do Google nesta terça-feira, 30, as pessoas estão se deparando com duas figuras, lado a lado, que representam uma mesma mulher: Janaína Dutra. Na primeira representação, a mulher com longos cabelos pretos olha para o horizonte. Na segunda, a mesma mulher é posta como uma oradora, e de posse de um microfone, ela discursa aos ouvintes. Esse singelo rabisco está sendo usado para promover uma homenagem à advogada, cearense e travesti Janaína Dutra.

Essas representações são chamadas de doodles, que são versões do logotipo do Google para comemorar feriados, aniversários e a vida de artistas famosos, pioneiros e cientistas. “O Doodle de hoje homenageia a ativista social e advogada brasileira Janaína Dutra, uma líder do movimento brasileiro LGBTQIA+ que é amplamente considerada a primeira pessoa trans da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)”, publicou a empresa.

Quem foi Janaína Dutra

Janaína Dutra nasceu neste dia, em 1960, no distrito de Canindé, no norte do estado do Ceará. Ela acompanhou a irmã até Fortaleza, onde Janaína deu os primeiros passos em direção a uma vida dedicada à defesa da comunidade LGBTQIA+.

Janaína DutraJanaína Dutra (Foto: Reprodução/Google)

Em 1986, formou-se em Direito pela Universidade de Fortaleza, fazendo história como a primeira transexual graduada e membro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ao longo da década de 1980, ela aprofundou sua carreira desenvolvendo a primeira campanha de prevenção do HIV no Brasil com foco na comunidade transgênero, em colaboração com o Ministério da Saúde.

Dutra também contribuiu para a fundação do Grupo de Resistência Asa Branca e foi a primeira presidente da Associação de Travestis do Ceará (ATRAC), uma organização sem fins lucrativos de referência com foco no desenvolvimento e apoio social e jurídico para a comunidade LGBTQIA+.

Conhecida por sempre levar consigo uma cópia da lei anti-homofobia aprovada por sua cidade natal, Janaína passou a vida inteira participando de conferências, seminários e mesas redondas para defender a igualdade.

Em 2011, foi fundado em Fortaleza o Centro de Referência LGBT Janaína Dutra. O Centro presta um serviço municipal de proteção e defesa da população LGBT em situação de violência e outras violações e omissões de direitos com base na sua orientação sexual ou identidade de gênero. Janaína morreu de câncer de pulmão aos 43 anos.

Fonte: O POVO

Ceará tem meta de vacinar 90% da população até dezembro e reduzir possível impacto da variante ômicron no Estado

O Ceará tem a meta de vacinar até 90% da população contra a Covid-19 até dezembro para reduzir o possível impacto da nova variante ômicron no Estado. A informação foi dada pelo secretário estadual da Saúde, Marcos Gadelha, em entrevista à TV Verdes Mares, na manhã desta terça-feira (30).

“Essas novas ondas nos preocupam bastante, mas o que a gente tem visto são bolsões em determinados territórios com baixa cobertura vacinal, que é exatamente o que a gente não quer no Estado. Por isso, a gente vive ressaltando para as pessoas fazerem a cobertura vacinal completa. […] Nossa meta é chegar em dezembro com 80 a 90% da cobertura vacinal, pois mesmo que o Ceará seja atingido com uma nova variante o impacto será menor”, disse Marcos Gadelha.

O secretário da Saúde ressaltou que ainda não há casos confirmados da ômicron no país. Um brasileiro com passagem pela África do Sul, país onde a variante foi detectada pela primeira vez, testou positivo para a Covid-19, mas ainda aguarda o resultado do sequenciamento genético para a identificação da cepa do vírus.

Para Marcos, a distribuição das vacinas e a imunização da população são importantes para combater as mutações do vírus.

“Se a gente não entender que precisa vacinar o mundo, vão surgir novas variantes. Não vacinar significa dar oportunidade para o surgimento de novas variantes, que podem causar casos mais graves”, afirma o titular da pasta.

Fonte: G1 CE

Juazeiro vai reinaugurar duas Unidades Escolares nesta sexta-feira (03)

Na próxima sexta-feira, 3, às 16 horas, a Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Educação, vai reinaugurar a Escola de Educação Infantil Enfermeira Maria dos Santos e a Escola de Ensino Fundamental José Araújo, ambas localizadas na Vila São Gonçalo.

Com a utilização de recursos próprios do município, totalizando um investimento de R$690.662, os dois equipamentos passaram por manutenções. A Creche atende 109 crianças, do Infantil II ao Infantil V, já a José de Araújo conta com 296 alunos, do 1° ao 9° ano.

A Seduc vem realizando o monitoramento nas escolas da Rede Municipal para que todas as unidades ofereçam condições de uso para a comunidade. Ao todo, serão 18 escolas entregues até o final do ano.

“No início da gestão nós traçamos um olhar para as escolas que mais necessitavam dessas correções preventivas e que apresentavam danos significativos. A ideia é contribuir e qualificar cada vez mais para a aprendizagem dos alunos matriculados em nossa Rede Municipal” destaca a titular da pasta, Pergentina Jardim.

Fonte: Ascom Juazeiro do Norte