Covid-19: Brasil tem menor média móvel de vítimas desde abril de 2020

Apesar do cenário, pesquisadores defendem avanço na imunização

Com o avanço da imunização e um contingente de mais de 100 milhões de pessoas totalmente vacinadas contra a covid-19, o Brasil registrou ontem (13) a menor média móvel de vítimas da doença desde abril de 2020. O patamar é resultado de uma queda contínua registrada desde o fim do primeiro semestre deste ano. Em 1º de julho, a média móvel era de mais de 1,5 mil mortes por dia, indicador que chegou ontem a 316 por dia, segundo dados do painel Monitora Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).  No pior dia da pandemia, em 12 de abril de 2021, o indicador chegou a 3.123 vítimas diárias.

Apesar do cenário de melhora, pesquisadores ouvidos pela Agência Brasil defendem que ainda é preciso avançar mais na vacinação e chegar a 70% da população com esquema completo de vacinação antes de flexibilizar as medidas de prevenção de forma mais contundente.

O epidemiologista e pesquisador em saúde pública da Fiocruz Raphael Guimarães destaca que o progresso da cobertura vacinal é o principal responsável pela tendência consistente de queda nas internações e óbitos observada no segundo semestre deste ano, mas alerta que a circulação de pessoas nas ruas já retornou ao nível pré-pandemia.

“Analisando os números de forma mais fria, diria que é um bom momento, talvez um dos melhores que a gente já atravessou”, disse, ressaltando porém que o alívio não prejudique as medidas de prevenção, como usar máscara, evitar aglomerações, higienizar as mãos e se vacinar.

“Falar em um bom cenário traz sempre um pouco de esperança para as pessoas, mas é preciso que elas compreendam que um cenário melhor não significa que a pandemia está vencida. Elas podem se sentir um pouco mais aliviadas porque estamos vendo progressivamente a melhora na situação sanitária, mas não significa que é o momento de relaxar geral. É ter um alívio com responsabilidade”.

Uma flexibilização mais segura das medidas restritivas requer uma cobertura vacinal que alcance ao menos 70% a 80% da população, na opinião do pesquisador da Fiocruz.

Segundo o painel de dados da fundação, o Brasil tem hoje 47,2% de sua população totalmente vacinada e 70,31% que tomou ao menos a primeira dose. Diante disso, ele reforça a importância de completar o esquema vacinal com as duas doses e ainda a dose de reforço para os casos em que ela for prevista. O epidemiologista acrescenta que a recomendação da vacinação independe de a pessoa ter tido covid-19 previamente. “Não existe nenhum estudo que diga de forma contundente que ter covid-19 no passado garanta imunidade permanente. Tanto é que temos muitos e muitos casos de notificação de pessoas que tiveram covid-19 mais de uma vez”.

Apesar de o principal impacto da vacinação ser nos óbitos e internações, o epidemiologista acrescenta que as vacinas estão retardando a circulação do vírus. A média móvel de novos casos de covid-19 também está em queda progressiva desde junho, o que Guimarães relaciona à vacinação dos mais jovens, que são a população que mais circula e contribui para a disseminação do vírus.

Feriado

Guimarães acredita que, devido ao feriado prolongado de 12 de outubro, pode haver uma oscilação da média móvel para cima nos próximos dias, o que não compromete a avaliação de que a tendência é de queda. “Sempre que tem feriado, a gente acaba tendo um pouco de defasagem na notificação. A gente espera que na média móvel a gente possa ter um aumento discreto nos próximos dois dias, mas isso não vai impactar na tendência”.

O vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Alberto Chebabo, concorda que o feriado pode ter contribuído para acentuar a queda de óbitos nos últimos dias. “Por causa do feriado, pode demorar a acontecer o registro de casos e dos óbitos, e isso pode impactar um pouco para baixo, mas seria um desvio padrão pequeno em relação ao que a gente está vendo na série toda”, minimiza, lembrando que o fim do inverno e o início da primavera também ajudam na redução de doenças de transmissão respiratória.

Chebabo disse não ter dúvidas de que o Brasil vive hoje o momento menos grave da pandemia da covid-19 desde que o vírus se espalhou e começou a causar um grande número de casos no país, em abril de 2020. Ele acrescenta que também não há dúvidas de que a vacinação é a principal explicação para a melhora.

“Se não fossem as vacinas, a gente ainda teria uma população suscetível muito grande no país podendo se infectar. A vacina que fez essa mudança de transformar grande parte dessas pessoas que eram suscetíveis em pessoas menos suscetíveis”, disse. Ele destaca que a proteção conferida pelos imunizantes é mais potente e duradoura que a da própria infecção natural, o que justifica a recomendação de que mesmo as pessoas que já tiveram covid-19 devem se vacinar.

O infectologista reforça que o patamar de imunização necessário para medidas de flexibilização, como a liberação de máscara em alguns ambientes fechados, é de 70% a 80% da população totalmente vacinada. “Quando estamos falando de esquema completo, é a terceira dose do idoso também”, esclarece. “Aí a gente vai ter uma situação mais confortável e um menor risco de ter recaídas, mesmo que sejam pontuais em alguns estados e locais”.

Fonte: AGÊNCIA BRASIL

TRE-CE marca para 5 de dezembro eleições suplementares em Barro e Viçosa do Ceará

Chapas eleitas em 2020 nos municípios foram cassadas neste ano

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) marcou para 5 de dezembro as eleições suplementares para prefeito e vice-prefeitodos municípios de Barro e Viçosa do Ceará, interior do Estado. Em ambas as cidades, as chapas vencedoras do pleito de 2020 foram cassadas. Em Viçosa, por abuso de poder político nas eleições e conduta vedada e, em Barro, por abuso de poder econômico e fraude em contratações de servidores temporários para o enfrentamento à Covid-19.

As novas eleições estão previstas para ocorrer entre 7h e 17h. Os eleitores não vão precisar de biometria. Basta que levem para o local da votação um documento oficial com foto.

Conforme o TRE-CE, estão aptos a participar da eleição de dezembro todos os partidos que se registraram seis meses antes do pleito.

CONVENÇÕES PARTIDÁRIAS

As convenções partidárias estão autorizadas no intervalo entre os próximos 30 de outubro e 1º de novembro.

Os pedidos de registro dos candidatos devem ser enviados à Justiça Eleitoral até 19 horas antes de 3 de novembro.

PROPAGANDA ELEITORAL

Concluídos os trâmites, a propaganda eleitoraldeve começar no dia 4 de novembro. Serão permitidos, das 8 horas às 22h, alto-falantes ou amplificadores de voz, nas sedes dos partidos ou em carros de som. Já os comícios podem ocorrer até meia-noite, segundo o TRE-CE.

A propaganda encerra no dia 4 de dezembro, um dia antes do pleito.

ENTENDA O CASO EM VIÇOSA DO CEARÁ

Reeleito em 2020 para prefeito de Viçosa do Ceará, José Firmino (MDB) e seu vice, Dr. Marcelo (MDB), tiveram o mandato cassado neste ano pelo TRE-CE por abuso de poder político e conduta vedada nas últimas eleições.

Isso porque, no período pré-eleitoral, Firmino teria ordenado a perfuração de 27 poços no município, o que configurou uso da máquina pública em benefício próprio para fins eleitorais.

ENTENDA O CASO EM BARRO

Já em Barro, o também reeleito prefeito José Marquinélio Tavares (PSD) e seu vice José Vanderval Feitosa (PSD) tiveram o mandato cassado pelo TRE-CE por abuso de poder econômico e fraude em contratações de servidores temporários para enfrentar a Covid-19, o que tornou a chapa inelegível por oito anos, a partir das eleições de 2020.

Segundo o Tribunal, a dupla efetivou contratações emergenciais de mais de 150 servidores temporários às vésperas das eleições.

Fonte: Diario do Nordeste 

Datena anuncia que vai deixar a Band para disputar a Presidência em 2022

Segundo o apresentador, seu interesse na política é o de desempenhar o papel de “um bom brasileiro”

Após uma série de especulações, José Luiz Datena (PSL) anunciou que vai deixar a Band, onde comanda o “Brasil Urgente”, para concorrer à Presidência da República em 2022. O apresentador divulgou a informação na última terça-feira (12).

Para disputar a corrida eleitoral, Datena terá de deixar de apresentar o programa policial na emissora.

Segundo Datena, o seu interesse na política é o de desempenhar o papel de “um bom brasileiro”.

“Platão, que foi um sábio, dizia: se você não entrar na política e não for um bom cidadão, com boa intenção – e meu único interesse em entrar na política, o mau político continuará lá e ele vai ocupar o lugar do bom político”, disse durante o programa ao vivo.

TEMOR A CRÍTICAS

O desejo de ingressar na vida política não é recente, conforme Datena. O que o continha era o temor de comentários negativos.

“Um dia, um político importante disse que o político não tem senso do ridículo. O outro me disse que político não pode ter ética. Por essas frases e outras eu não entrei para a política até agora”.

Datena é pré-candidato pelo Partido Social Liberal (PSL), que já aprovou sua fusão com o Democratas (DEM), com o qual formará o novo partido União Brasil.

Além do apresentador, a legenda tem o ex-ministro da saúde Henrique Mandetta (DEM) e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), como outros dois pré-candidatos à Presidência.

Fonte: Diario do Nordeste

Governo do Ceará inaugura Centro Socioeducativo Padre Cícero em Juazeiro, com 90 vagas para adolescentes

O Governo do Ceará realiza, nesta sexta-feira (15), a partir das 8h30, a inauguração do Centro Socioeducativo Padre Cícero, em Juazeiro do Norte. O equipamento tem capacidade para 90 adolescentes e tem como foco a sua ressocialização.

A solenidade contará com a presença da vice-governadora, Isolda Cela, e do superintendente da Seas, Roberto Bassan Peixoto. Essa é a terceira unidade destinada a adolescentes do sexo masculino em cumprimento de medidas socioeducativas no Cariri.

Serviço

Inauguração do Centro Socioeducativo Padre Cícero, em Juazeiro do Norte
Data: 15 de outubro (sexta-feira)
Hora: 8h30
Endereço: Avenida Maria Letícia, S/N – Campo Alegre – Juazeiro do Norte

Transmissão: Pelas redes sociais do Governo do Ceará
Instagram – @governodoceara

Fonte: Governo do Ceará

120 animais vão ser abatidos em Marco, foco de peste suína no Ceará

Após a identificação de peste suína clássica em uma criação de subsistência, 120 animais de propriedades vizinhas ao local do foco da doença serão sacrificados para conter a disseminação do vírus em Marco, no interior do Ceará. A informação foi repassada pelo gerente de gestão do meio agropecuário da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), Jarier Oliveira.

“Inicialmente a propriedade foco é interditada, ou seja, nenhum animal pode sair da propriedade. Após isso, fizemos uma força-tarefa na região para verificar quais propriedades circunvizinhas têm vínculo com o local do foco. Dentro desse caso, 20 produtores foram notificados, totalizando 120 suínos que deverão ser abatidos”, disse Jarier.

A doença tem deixados os moradores da região apreensivos, porém não causa riscos à saúde humana. “É uma doença que não passa para o ser humano, mas como é questão de saúde pública, com mortalidade dos animais, é um problema muito grande e que deve ser contido”, ressalta o gerente da Agência.

O foco na cidade cearense foi notificado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que divulgou um comunicado oficial sobre a ocorrência na segunda-feira (11). O caso foi identificado durante uma ação de vigilância epidemiológica de rotina, realizada pelos fiscais médicos-veterinários da Adagri.

Na propriedade foco da doença nove animais foram diagnosticados com peste suína clássica. Destes, oito porcos morreram e um teve de ser sacrificado. Os outros 120 animais dos vizinhos devem ser abatidos nesta sexta-feira (15), segundo Jarier. E, a partir da próxima semana, a vigilância na região serão aumentada para 3 quilômetros ao redor do foco.

O gerente da Adagri ressalta que os produtores que terão os animais sacrificados serão indenizados através de um benefício pago parte pelo Fundo de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Fundeagro) e parte pelo Ministério da Agricultura. “O animal é avaliado e o valor é calculado em cima do peso vivo, de acordo com a cotação para cada animal”, disse Jarier.

 

Peste suína clássica

A peste suína clássica (PSC), registrada no Ceará, também é conhecida como febre ou cólera suína e afeta suínos domésticos e selvagens. A doença é causada por um vírus.

O vírus é encontrado nas secreções e excreções do animal infectado e pode ser transmitido pelas vias direta (contato entre animais, aerossóis, suas secreções e excreções, sangue e sêmen) ou indireta (água, alimentos, fômites, trânsito de pessoas, equipamentos, materiais, veículos, vestuários, produtos, alimentos de origem animal), entrando no organismo por via oral e oro-nasal.

Zonas livres

O Ceará não faz parte das zonas livres de preste suína clássica no Brasil, que é composta por 15 estados e pelo Distrito Federal. Estes locais não registram casos da doença desde janeiro de 1998. São eles: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Tocantins, Rondônia e Acre.

O último caso de peste suína clássica no país ocorreu em outubro do ano passado, em uma criação de subsistência no Piauí.

Fonte: G1 CE

Famílias venezuelanas celebram o Dia das Crianças no Ciopaer

Um dia para ficar na memória de crianças e adolescentes indígenas refugiados, da etnia warao. Com o olhar fixo nos aviões decolando, cerca de 20 crianças venezuelanas participam de um encontro com vista para o céu, na tarde da última quarta-feira (13), na unidade do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). A ação foi uma iniciativa do Programa Estadual de Atenção ao Migrante, Refugiado e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, coordenado pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), que já atendeu, entre os meses de janeiro e outubro, 855 pessoas.

Atentos a todo movimento, adultos e crianças chegaram e já puderam acompanhar uma decolagem. O avião subia e as crianças se emocionavam. Exaltadas, elas acenavam com as mãos e gravavam cada voo. Nenhum detalhe escapou de seus pensamentos, que eram compartilhados em voz alta: “!Que bonito!”. Em fila, os pequeninos seguiam pelo hangar, encantados com a movimentação no local. Entre helicópteros, aeronaves, pousos e decolagens, as perguntas iam surgindo e a euforia tomava conta.

Para a titular da SPS, Socorro França, atividades como essa ajudam a melhorar o dia dessas crianças que já lidam com realidades tão duras. “Sabemos que a aviação é algo que encanta todas as idades, são crianças que sonham com uma vida melhor e precisam do nosso apoio. Precisamos olhar e tratar os imigrantes e refugiados como nossos irmãos que migram para o Ceará em busca de oportunidade”, defende a secretária.

O capitão da unidade, Elton Oliveira, fala da satisfação em receber as crianças e suas famílias no hangar da coordenadoria. “Estamos acostumados a receber um público variado, mas atender crianças, principalmente em situação de vulnerabilidade, tem um olhar especial. Para nós é uma alegria inenarrável tê-los aqui e poder compartilhar um pouco das nossas experiências com eles. A Ciopaer estará sempre de portas abertas”, disse.

As crianças conheceram as instalações da unidade com direito a foto próximo aos helicópteros parados. Como agradecimento, as famílias fizeram uma apresentação de dança típica da Venezuela.

A coordenadora do Programa Estadual de Atenção ao Migrante, Refugiado e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da SPS, Lívia Xerez, avalia a importância desse momento. “Nosso compromisso é construir uma relação respeitosa com os migrantes que vêm ao Ceará. Essas famílias precisam de nós, da nossa atenção e carinho. Hoje preparamos um dia especial para eles. Que essas crianças possam viver um dia diferente, de maneira acolhedora, com brincadeiras, passeios, lanches do jeito que elas merecem”.

Atendimento humanizado

O Programa trabalha com políticas que abrangem trabalho escravo, tráfico de pessoas nacional e internacional, e migração e refugiados. O setor articula políticas de prevenção, atenção à vítima e repressão ao crime no Estado.
O atendimento aos imigrantes é feito presencialmente, mediante agendamento prévio pelo telefone e WhatsApp (85) 98439-3462 ou pelo e-mail: netp.sps@sps.ce.gov.br.

Fonte: Governo do Ceará

Juazeiro publica dois últimos editais da Lei Aldir Blanc

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte publicou, nessa quarta-feira, 13, no Diário Oficial, os dois últimos editais com recursos remanescentes da Lei Aldir Blanc.

As inscrições para os editais de Teatro, Dança, Performance e Circo: Mônica de Morais (Markito) e de Tradição e Cultura Popular: Mestre Cachoeira podem ser realizadas pelo Mapa Cultural de Juazeiro do Norte, até o dia 28 de outubro.

Ao todo, foram lançados cinco editais com os recursos, no valor de R$500 mil, beneficiando artistas, espaços e agentes culturais do município.

Confira os editais abaixo:

IFCE aprova o retorno gradual às atividades presenciais; decisão final caberá a cada campus

Por Yago Pontes / Agência News Cariri

Em reunião realizada na tarde de ontem (13), o Instituto Federal do Ceará (IFCE), aprovou a retomada gradual das atividades da instituição, incluindo também a realização das aulas.

Ainda segundo o próprio IFCE, a retomada será realizada com base em cada campus,  considerando, principalmente, os indicadores de cada cidade em relação à pandemia de Covid-19.

Na reunião, foram apresentados os resultados de uma consulta pública feita à comunidade acadêmica, aproveitando também as opiniões sobre a possibilidade de avanço aos atos presenciais. Segundo o Instituto, o IFCE está nesse momento na fase 1 do Plano de Retorno Gradual das Atividades Presenciais.

Em caso de avanço para a fase 2, a depender das realidades locais, fica autorizada, por exemplo, a realização de aulas práticas presenciais, de forma escalonada e opcional aos estudantes, e seguindo protocolos de segurança sanitária. A ideia é levar em consideração as especificidades de cada unidade, do contexto da cidade em que está situada, estrutura e indicadores, dando autonomia às comissões internas de saúde. Na fase 3, estão previstas atividades como aulas teóricas e práticas esportivas. A “4” será a total retomada.

Após deliberação, Barbalha segue com restrições no Decreto Municipal de Isolamento Social

Infelizmente, a região do Cariri tem apresentado nesses últimos dias aumento no número de notificações acendendo um alerta aos municípios.

No município de Barbalha, por exemplo, não foi diferente, pois na última reunião ordinária do Comitê Técnico de enfrentamento à COVID-19, realizada na tarde desta última quarta-feira, 13, pôde-se constatar esse aumento nas notificações no tocante a situação epidemiológica do município em relação a COVID-19.

Diante disso, o Comitê Técnico juntamente com o Prefeito Municipal decidiram ampliar somente o horário das apresentações musicais nos estabelecimentos comerciais, podendo acontecer agora das 08h as 00h(meia noite). Além disso, autorizou-se também os jogos de futebol com público obedecendo a capacidade máxima de 10% do estádio, uso obrigatório de máscara de proteção facial, distanciamento social e apresentação do cartão de vacinação contra a COVID-19 com as duas doses ou dose única do imunizante da Janssen.

O novo Decreto Municipal de Isolamento Social passa a valer a partir de 15 de outubro de 2021 e se entende até 29 de outubro de 2021.

Coldplay é confirmado no Palco Mundo do Rock In Rio 2022

“A espera acabou e uma das bandas mais desejadas aterrissa mais uma vez aqui no Palco Mundo”. Foi dessa forma que o Rock In Rio anunciou em seu site oficial a presença do Coldplay na próxima edição do evento, que será realizada no Rio de Janeiro em 2022. A divulgação ocorreu na manhã desta quinta-feira, 14. O grupo será a atração principal do Palco Mundo no dia 10 de setembro. O festival está marcado para os dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro do próximo ano.

Este será o retorno da banda britânica ao Rock In Rio após 11 anos de sua última apresentação no evento, ocorrida em 2011. Desta vez, o Coldplay adicionará ao seu repertório músicas do seu nono álbum de estúdio, intitulado “Music Of The Spheres”, que será lançado nesta sexta-feira, 15.

Além disso, serão tocadas as canções clássicas que acompanham a trajetória do conjunto, como “Clocks”, “Viva La Vida” e outros hits. O anúncio da presença do Coldplay vem em meio à divulgação da turnê mundial que será realizada pela banda a partir de março do próximo ano.

As vendas do Rock In Rio Card – que equivale a um ingresso antecipado – foram esgotadas ainda em setembro. O cartão dá ao comprador a chance de escolher em qual data pretende usá-lo antes que a venda oficial de ingressos seja aberta ao público geral, em abril de 2022.

Além do Coldplay, estão confirmados no evento shows de bandas como Iron Maiden, Megadeth e Sepultura e de artistas como Justin Bieber, Demi Lovato, Iza, Ivete Sangalo e Dua Lipa, alternando entre os palcos Sunset e Mundo.

Fonte: O POVO