Ceará identifica quatro primeiros casos de variante delta do coronavírus no estado

Os quatro exames RT-PCR foram realizados no Centro de Testagem de Viajantes do Aeroporto Internacional de Fortaleza Pinto Martins.

Os primeiros casos de infecção pela variante delta (B.1.617) no Ceará foram confirmadospela Secretaria estadual da Saúde (Sesa), nesta quinta-feira (29). Os quatro exames RT-PCR foram realizados no Centro de Testagem de Viajantes do Aeroporto Internacional de Fortaleza Pinto Martins.

Os quatro passageiros, três mulheres e um homem com idades entre 22 e 26 anos, são moradores de Fortaleza (dois), Caucaia e Itapipoca. Eles desembarcaram na capital cearense em três voos diferentes, oriundos do Rio de Janeiro, entre os dias 19 e 21 de julho. Além de manter a autoquarentena, eles farão novas coletas para medição de carga viral, potencial de transmissão e estudo de anticorpos.

A Sesa garante que os quatro identificados com a variante delta estão sendo monitorados ativamente pela Vigilância Epidemiológica da pasta estadual e respectivas secretarias municipais de Saúde.

Todos que estiveram nos voos descritos abaixo devem cumprir autoquarentena de 14 dias contados a partir da data de desembarque. Confira os itinerários:

  • Voo GOL 2021 de 19/07/2021 – Rio de Janeiro – Fortaleza
  • Voo LATAM 3383 de 20/07/2021 – Rio de Janeiro – Fortaleza
  • Voo AZUL 4763 de 21/07/2021 – Rio de Janeiro – Fortaleza

Fonte: G1/Ceará 

Máscara caseira rejuvenescedora de café com mel

Para uma pele bonita e saudável.

Esta máscara caseira e completamente natural, partilhada no site Dicas de Mulher, é um peeeling que contribui para rejuvenescimento da derme.

A mezinha esfolia o rosto ativando a circulação sanguínea, eliminando borbulhas e atenuando os poros. Experimente!

Máscara de café com mel:

. Num recipiente, coloque 2 colheres de chá de café. Acrescente 2 colheres de sopa de mel e misture até formar uma pasta homogénea;
. Com uma colher ou com o auxílio de um pincel de maquilhagem, aplique a máscara no rosto;
. Após a aplicação, faça movimentos circulares na pele para esfoliar;
. Deixe atuar durante 10 minutos e enxague.

Fonte: Notícias ao Minuto

Forças de Segurança deflagram 2ª etapa da Operação Coleta em Iguatu, Quixelô e Juazeiro do Norte

Em operação deflagrada pela Polícia Civil do Estado Ceará (PC-CE) e pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), cinco pessoas foram presas por envolvimento no tráfico de drogas e em outros delitos. A ofensiva iniciou nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (29), com o cumprimento de mandados de prisão, busca e apreensão e a realização de flagrantes. A operação acontece em Iguatu e Quixelô, pertencentes a Área Integrada de Segurança 21 (AIS 21), e em Juazeiro do Norte (AIS 19). A ofensiva segue em andamento.

A operação, batizada de Coleta, acontece na região sul do Estado e tem como objetivo cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão de alvos envolvidos em crimes de homicídio e tráfico de drogas em Iguatu. As ordens judiciais foram expedidas pela 1ª Vara Criminal e 2ª Vara Cível do mesmo município. Além das cinco prisões, foram apreendidas durante a operação três armas, um simulacro de arma de fogo, 11 celulares, cerca de mil reais em espécie, 18 cartões de crédito, uma balança de precisão, entorpecentes oriundos do tráfico, entre outros objetos para comercialização de drogas.

Participam da ofensiva 60 profissionais de segurança, entre policiais civis e militares, lotados na Delegacia Municipal e Regional de Iguatu da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), no Comando Tático Rural (Cotar) e no Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), em 12 viaturas, além do apoio da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas do Ceará (Ciopaer). As equipes estão dando suas contribuições para cumprir às ordens judiciais e detectar possíveis situações em flagrante.

Entre os suspeitos presos na operação, um deles foi identificado como Brendo Alves Pinheiro (22), conhecido como “Breno Brisa”, investigado pela associação ao tráfico de drogas da região, além de integrar uma organização criminosa em Iguatu. Ele também responde por homicídio doloso, porte ilegal de arma de fogo, crime contra a administração pública e tem antecedentes por tráfico de drogas. Na operação, também houve um cumprimento de mandado de prisão em desfavor de Brendo. Com o homem foram apreendidos um revólver, cinco munições calibre 38 e um celular.

Também foi capturado Anderson Américo Bezerra (27), autuado em flagrante por tráfico de drogas, ele já tinha passagens pelo mesmo crime. Na captura de Anderson, a equipe apreendeu uma arma de fogo, uma faca, embalagens para armazenamento de drogas, máquinas de cartão de crédito, balança de precisão, quantia em dinheiro, celulares, um cordão de ouro, objetos pessoais e cocaína.

O terceiro alvo foi Luiz Cezar da Silva (36), que já responde por porte ilegal de arma de fogo e crimes contra a administração pública. Com Luiz Cézar, foram apreendidos duas armas de fogo, seis munições calibre 36, 18 cartões de crédito, documentos, sete celulares e uma quantia em dinheiro. O suspeito foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo.

Durante a ação, duas mulheres também foram presas. Uma delas é Bryane Macedo da Silva (34), que se encontrava na companhia de Luiz Cézar, em um imóvel no bairro Areias II. Bryane e Luiz Cezar tentaram empreender fuga, mas não conseguiram. O casal foi autuado em flagrante por porte ilegal de armas.

A quinta pessoa presa foi Thalyla Silva Amorim (20). Contra a mulher, foi cumprido um mandado de prisão preventiva por tráfico de drogas e condutas afins, expedido pela 2º Vara Criminal da Comarca de Iguatu.

Balanço da operação

Além das cinco prisões. Foram apreendidos durante a operação três armas, um simulacro de arma de fogo, 11 celulares, cerca de mil reais em espécie, 18 cartões de crédito, uma balança de precisão, entorpecentes oriundos do tráfico, entre outros objetos para comercialização de drogas.

Brendo, Anderson e Thalyla são suspeitos de envolvimento em grupos criminosos e com o tráfico na região. Luiz Cezar e Bryane foram autuados por porte ilegal de arma de fogo. A operação continua em Iguatu e nos municípios de Quixelô e Juazeiro do Norte.

Operação Coleta

A operação, batizada de Coleta, acontece na região sul do Estado e tem como objetivo cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão de alvos envolvidos em crimes de homicídio e tráfico de drogas em Iguatu. As ordens judiciais foram expedidas pela 1ª Vara Criminal e 2ª Vara Cível do mesmo município.

Participam da ofensiva 60 profissionais de segurança, entre policiais civis e militares, lotados na Delegacia Municipal e Regional de Iguatu da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), no Comando Tático Rural (Cotar) e no Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), em 12 viaturas, além do apoio da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas do Ceará (Ciopaer). As equipes estão dando suas contribuições para cumprir às ordens judiciais e detectar possíveis situações em flagrante.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As denúncias podem ser feitas ainda para (88) 3581.0307, telefone da Delegacia Regional de Iguatu. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Aulas da Rede Municipal retornam na próxima segunda-feira, 2, em formato remoto em Juazeiro do Norte

A Secretaria Municipal de Educação comunica que as aulas do segundo semestre terão início na próxima segunda-feira, 2, e permanecerão em formato remoto.

A permanência das atividades de forma virtual segue as orientações determinadas pelo Comitê Municipal para o retorno seguro às aulas presenciais. O comitê tem a participação de 23 membros, representando diversos segmentos da sociedade, incluindo profissionais da Secretaria de Saúde que acompanham o controle de monitoramento epidemiológico.

A titular da pasta, Pergentina Jardim, reforça que os profissionais da educação ainda não estão completamente imunizados. Eles receberam apenas a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e a segunda aplicação deve ocorrer até setembro.

Covid-19: Brasil deve receber 69,4 mi de doses de vacinas em setembro

Nos próximos dois meses serão 132,7 milhões de doses entregues

O Ministério da Saúde deve receber, em setembro, 69,4 milhões de doses de vacina covid-19. Com essa projeção, a expectativa é que mais de 132,7 milhões de doses sejam entregues pelos laboratórios contratados nos próximos dois meses.

No mês de agosto, a previsão do ministério é de 63,3 milhões de vacinas.

Para o Ministério da Saúde, a previsão coloca o Brasil no caminho para cumprir a meta de que toda população brasileira acima de 18 anos esteja vacinada com a primeira dose da vacina contra covid-19 em setembro.

De acordo com o ministério, até o momento, 98,3 milhões de brasileiros receberam a primeira dose da vacina. O número representa 61,4% da população vacinável, estimada em 160 milhões de pessoas. Foram distribuídas 176,2 milhões e, dessas, mais de 137 milhões foram aplicadas, sendo 98 milhões de primeira dose e 39 milhões da segunda dose ou dose única.

Fonte: AGÊNCIA BRASIL

Bepi da PMCE já apreendeu mais de 2 mil munições e 228 armas de fogo em 2021

Quem percorre o interior do Ceará, seja nas divisas ou na zona rural, se depara com a atuação do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi) da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Só neste ano, já foram mais de 2 mil munições e 228 armas de fogo apreendidas no Estado pelos profissionais de segurança especializados. Entre o armamento retirado de circulação estão quatro fuzis que pertenciam a um grupo criminoso envolvido em uma ação criminosa contra uma carro-forte, na cidade de Piquet Carneiro – Área Integrada de Segurança 22 (AIS 22). À época, o Bepi efetuou as prisões de três suspeitos oriundos de outros estados, dois dias depois do crime.

O trabalho do Bepi se divide nas atuações da Companhia de Operações de Divisas (COD) e da 1ª Companhia do 4° Batalhão (Bepi/Cotar). Durante este primeiro semestre, já foram realizadas 333 capturas por crimes, com 293 procedimentos lavrados em delegacias da Polícia Civil no Estado. Esse balanço integra os números divulgados pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), com mais de 17 mil prisões e apreensões em flagrante e por mandados de prisão cumpridos só no primeiro semestre de 2021.

As ações do Bepi resultaram ainda nas apreensões de 2.660 munições, 108 revólveres, 84 espingardas, 32 pistolas, quatro fuzis, 83 veículos e 233 celulares. Quando se trata de entorpecentes, foram aproximadamente 49 quilos de maconha, 7,7 quilos de cocaína e 2,7 quilos de crack. Em dinheiro proveniente de práticas ilícitas, foram apreendidos quase R$ 70 mil.

“O Bepi age como força de suplementação no interior do Estado em horários mapeados pela nossa inteligência e pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), onde a atuação deles vem dando um enorme resultado no que diz respeito à diminuição de crimes contra instituições financeiras e outros crimes, como o porte ilegal de arma de fogo, o tráfico de drogas e os homicídios”, revela o coronel Márcio Oliveira, comandante geral da PMCE.

O impacto das ações nos indicadores criminais

As equipes especializadas protagonizam, junto às equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e do Sistema de Videomonitoramento, as ações de combate aos crimes nas regiões interioranas, especialmente contra instituições financeiras.

Esse reforço impactou na redução desses crimes, que apresentaram retração de 57% nas ocorrências em todo o Estado, no quadro comparativo entre o primeiro semestre dos anos de 2021 e de 2020. Entre os meses de janeiro e junho de 2021, foram registradas três ocorrências, enquanto no mesmo período do ano de 2020, ocorreram sete casos.

Sesc Ceará realiza residência em paleoarte em Crato e Juazeiro

Ação tem o objetivo de aproximar o público do processo de criação artística da vida de animais da pré-história 

 

Manifestação que alia arte e ciência, a paleoarte consiste na reprodução visual da vida de animais pré-históricos por meio de esculturas e pinturas, dentre outras técnicas. Essas representações são feitas a partir da observação e da interpretação de fósseis e evidências científicas, com o objetivo de retratar, de forma fiel, o organismo extinto. E é justamente por meio da paleoarte que temos, hoje, a oportunidade de ver como eram esses seres e como eles viviam há milhões de anos. 

 

Como forma de apresentar para o público mais sobre o assunto, além de mostrar na prática o processo de criação, o Sesc Ceará vai realizar uma série de residências artísticas com Francisco dos Santos, que acontece em Juazeiro do Norte (09 a 13 de agosto), Crato (13 a 18 de setembro) e Fortaleza (08 a 12 de novembro). Na ocasião, os interessados vão ter a chance de participar de uma oficina para a confecção de réplicas de fósseis, em tamanho natural, que foram encontrados na Bacia Sedimentar do Araripe.  

 

As inscrições para a Residência Artística em Paleoarte em Juazeiro do Norte já estão abertas e podem ser feitas pelo telefone (88) 3512.3355 – Ramal: 241 e presencialmente na unidade, com mais informações pelo Instagram @shanaduatelie. As vagas limitadas a 20 participantes, com idade a partir de 16 anos, por ordem de inscrição. O único pré-requisito é possuir noção em escultura.   

 

As obras produzidas pelos alunos durante as residências artísticas vão fazer parte da exposição “Gigantes do Kariri – Um Voo pela Paleoarte”, que passará por Crato e Fortaleza, após ficar em cartaz de primeiro a 30 de julho no Sesc Juazeiro do Norte. Com curadoria de Edvânia Martins, a mostra traz obras de Francisco dos Santos que retratam os seres pré-históricos que habitaram a região há milhões de anos. 

 

SERVIÇO 


Residência Artística em Paleorate – Juazeiro do Norte 

Dia: 09 a 13 de agosto  

Horário: 18h30 às 21h30

Local: Galeria de Artes do Sesc Juazeiro do Norte ( R. da Matriz, 227 – Centro) 

Inscrições: (88) 3512.3355 – Ramal: 241 e presencialmente na unidade 

Vagas: 20, por ordem de inscrição 

Classificação: 16 anos 

Crato abre inscrições para cursinho preparatório pro Enem gratuito

Estão abertas as inscrições do Projeto “Crato na Universidade”, um curso preparatório gratuito ofertado pela Prefeitura Municipal, que tem como propósito orientar e preparar os jovens estudantes matriculados no último ano do Ensino Médio da rede pública de ensino, para o ingresso na educação superior por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e dos vestibulares tradicionais da Região do Cariri.

O “Crato na Universidade” tem como diretriz inserir jovens da cidade, oriundos de escolas públicas nas universidades, auxiliando no enfrentamento de algumas das diversas barreiras de acesso ao Ensino Superior. O direcionamento é ampliar possibilidades de aprimoramento educacional e de mobilidade socioeconômica da juventude cratense, por meio da formação universitária.

As inscrições, que podem ser feitas pelo link https://crato.ce.gov.br/cratonauniversidade iniciam amanhã, 28 de julho e irão até o próximo dia 06 de agosto. A previsão de início das aulas será no mês de agosto.

A Coordenação de Juventude da SEJU, que tem como gestores Renan Sales e Vitória Régia Coelho traz a missão de integrar, inserir, fomentar a produção de atividades e oportunidade de protagonismo no município de jovens de 15 a 29 anos.

Desempregado, pai pede ajuda no sinal para sustentar 5 filhos no Crato

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

Desempregado há cerca de quatro meses, Francisco Severino Carvalho, de 32 anos, pede ajuda para sustentar os cinco filhos e arranjar um novo emprego, no Crato. Todos os dias, o homem vai ao sinal que fica ao lado da quadra do Bicentenário, no Centro, onde segura um cartaz na tentativa de sensibilizar os transeuntes.

“Tenho cinco filhos estou desempregado. Pago aluguel. Estou vendendo pastilha. Você pode me ajudar? muito obrigado. Deus abençoe”, diz o texto do cartaz, escrito por ele mesmo.

Nesta quarta-feira, 28, o News Cariri registrou o homem no local mais uma vez. Ele estava com um dos seus filhos, ainda criança. “A maior dificuldade é conseguir alimento, que é o que eu mais preciso pra sustentar minha família”, contou.

Francisco ainda disse que desde que perdeu o último emprego, como ajudante de pedreiro, não tem conseguido uma nova colocação. Relata ainda que pede ajuda das pessoas no semáforo e, às vezes, ganha ou consegue comprar alguns produtos para vender, como balas, doces e amendoins.

Para quem quiser o ajudar:
Mora na Rua Antônio Morais de Brito, nº 210.

Carregamento de urnas eletrônicas chega a Missão Velha para eleição do próximo domingo

POR AGÊNCIA NEWS CARIR

O carregamento de urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições suplementares de Missão Velha, marcadas para o próximo domingo, 01, chegou ao municipio da manhã desta quinta-feira, 29.

De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral local, Wellington Nogueira, os equipamentos agora passam pelos últimos preparativos antes do pleito. “Estamos realizando a carga das urnas, momento em que os dados dos eleitores e dos candidatos são inseminados nas urnas, que ficarão prontas para serem utilizadas no domingo”, disse.

Nogueira ainda afirmou que “os ânimos estão mais acalorados” na reta final da campanha e ressaltou que a votação será acompanhada de perto pelas foraças de segurança municipais, estadual e federal. “Nesse momento aparecem muitas denúncias, algumas não verdadeiras, mas a Polícia Federal tem atuado nesse sentido, realizando diligências, em busca de elucidar cada caso suspeito”, finaliza o chefe do cartório.

Ocupação de leitos de UTIs no Ceará é a menor desde setembro de 2020

Estado registrou nesta quinta-feira (29) 52,13% de ocupação em UTIs para pacientes com Covid, segundo dados do IntegraSUS.

O Ceará registrou nesta quinta-feira (29) 52,13% de ocupação em Unidades de Terapia Intensiva (UITs) para adultos com Covid-19. É a menor taxa deste indicador desde setembro de 2020, quando o Estado chegou a 50,34% de leitos em UTIs ocupados.

Os dados são da plataforma IntegraSUS, gerenciada pela Secretaria da Saúde do estado (Sesa), e foram atualizados às 7h04.

Durante a segunda onda, ocorrida entre março e maio deste ano, as unidades hospitalares do Ceará chegaram a 100% de ocupação de UTIs, fazendo com que oshospitais públicos saturassem, com dificuldades em obter oxigênio e kit para intubar os pacientes. Na época, as mortes por Covid também cresceram.

Durante esse período, que foi mais longo que a primeira onda da doença, houve aumento dos leitos para pacientes com Covid pelo Governo do Estado.

Com o fim da segunda onda, os índices de casos confirmados e mortes pelo novo coronavírus vêm decrescendo, segundo os dados do IntegraSUS. Da mesma forma, a ocupação das enfermarias exclusivas para pacientes com Covid-19 também acompanharam a queda e atualmente registra 25,67% de ocupação nesta quinta.

Hospital Leonardo da Vinci

 

O Hospital Leonardo da Vinci, unidade de referência no tratamento de casos de Covid-19 no estado, localizado e Fortaleza, está com 43 dos 46 leitos de UTIs ativos para o novo coronavírus ocupados. Já em relação aos leitos de enfermaria, 23 dos 27 leitos ativos também estão com pacientes.

A unidade, que chegou a ter 107 leitos de UTIs exclusivos para Covid-19, voltou a realizar cirurgias eletivas com da queda de casos, internações e óbitos pela doença desde o fim de junho em todas as regiões do estado.

Fonte: G1/Ceará 

PF cumpre mandados de busca e apreensão em Missão Velha para apurar suposta compra de votos

A Polícia Federal no Ceará está atuando na segurança dos três municípios cearenses onde ocorrerão novas eleições para prefeito(a) e vice, no próximo domingo (1º). Policiais federais já se encontram nas cidades de Martinópole, Missão Velha e Pedra Branca desde a última terça-feira (27).

Com o objetivo de prevenir e reprimir crimes eleitorais, a PF está presente nos municípios com policiamento móvel ostensivo e velado.

Os trabalhos eleitorais da PF são integrados às determinações da Justiça Eleitoral e aos esforços dos demais integrantes do sistema de segurança pública do Ceará, visando assegurar o equilíbrio nas eleições, o livre exercício do voto e a prevenção e repressão às infrações penais eleitorais.

Na manhã desta quinta-feira (29), a PF cumpriu três mandados de busca e apreensão em Missão Velha, no Ceará, no combate a crimes de corrupção eleitoral, popularmente conhecida como “compra de votos” e violação do sigilo do voto, previstos nos artigos 299 e 312 do Código Eleitoral.

Os mandados foram expedidos pela Justiça Eleitoral e cumpridos em domicílios de investigados em Missão Velha, em decorrência de investigação em inquérito policial.

Não houve prisão. As investigações da PF e os trabalhos ostensivos e de inteligência continuam nos três municípios onde ocorrem eleições.