Câmara promove audiência sobre a implantação do curso de Medicina da Urca

Um grande debate sobre o curso de Medicina do Crato, que será implantado pela Universidade Regional do Cariri (Urca) foi promovido pela Câmara de vereadores do Crato.

Participaram o reitor da Urca Professor Lima Júnior e o vice-reitor, Carlos Kleber, que explicaram todos os trâmites da implantação. Também estiveram presentes o prefeito municipal José Ailton Brasil, o presidente do Instituto Cultural do Cariri (ICC), Dr. José Flávio, o médico e professor Bernardo de Brito e o coordenador da Fiocruz do Estado do Ceará, Dr. Carlile Lavor.

O reitor Lima Júnior enalteceu o debate na Câmara e rememorou toda a trajetória percorrida pela Universidade caririense até chegar a esse momento grandioso e reconheceu a participação de todos que levantaram voz em nome do projeto.
O Prefeito José Ailton lembrou o movimento de luta por uma Faculdade de medicina no Crato, agradeceu a conquista e disse que o Crato merecia e precisava desse curso.

O vereador Thiago Esmeraldo, autor do pedido para a realização da audiência disse que este sem dúvidas foi um dos principais assuntos que a Câmara do Crato já discutiu e ressaltou a luta do prefeito José Ailton e de todos os vereadores por uma Faculdade de medicina no município e que agora vêem esse sonho se realizar através do curso que será implantado pela Urca.

Novo epicentro da pandemia no Cariri, Brejo santo endurece medidas de isolamento

Com 35 mortes e mais de 1.400 casos de Covid-19 registrados apenas neste mês, Brejo Santo é o novo epicentro da pandemia no Cariri. Supera Juazeiro do Norte, que registrou 27 óbitos em março.

Para barrar o avanço do contágio, a Prefeitura de Brejo Santo publicou nesta segunda-feira 29, um novo Decreto Municipal com medidas de isolamento social.

O Decreto 018 entra em vigor a partir de hoje, e terá medidas mais restritivas que serão aplicadas a partir da próxima quinta-feira 1 até o dia 4 de abril.

A partir de quinta-feira, dia 01/04, somente poderão permanecer em funcionamento hospitais, clínicas veterinárias, postos de combustíveis, distribuidora de gás, supermercados e congêneres , farmácias e restaurantes e congêneres com as especificações que estão disponíveis no Decreto.

Os supermercados e congêneres, distribuidoras de gás e restaurantes e congêneres somente poderão funcionar por delivery.

Já as farmácias poderão atender presencialmente, mas só em relação a venda de medicamentos, devendo interditar os outros departamentos.

Ficam também suspensos os serviços de transporte coletivo, e circulação na rodoviária somente para embarque e desembarque.

Para maiores informações acesse o decreto no site da Prefeitura de Brejo Santo (www.brejosanto.ce.gov.br) ou o link na BIO.

Anvisa recebe pedido de uso emergencial de medicamento contra covid-19

Combinação de remédios é produzida pela Eli Lilly do Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu, nesta terça-feira (30), mais um pedido de uso emergencial de medicamento para tratar a covid-19. Desta vez, foi da combinação dos medicamentos biológicos banlanivimabe e etesevimabe, da empresa Eli Lilly do Brasil Ltda. Segundo a Agência, as primeiras 24 horas serão utilizadas para fazer uma triagem do processo e verificar se os documentos necessários estão disponíveis. Se faltarem informações importantes, elas serão solicitadas ao laboratório.

Oficialmente, a avaliação da autorização para o uso emergencial e temporário de medicamento contra a covid-19 é feita no prazo de até 30 dias, mas nos casos em que a documentação está completa, a Anvisa tem deliberado em até sete dias úteis. A análise não considera o tempo do processo em status de exigência técnica, que é quando o laboratório precisa responder a questões técnicas feitas pela agência dentro do processo.

Análise

“Para fazer a avaliação, a Anvisa utilizará o relatório técnico emitido pela autoridade regulatória americana (Food and Drug Administration – FDA), os dados apresentados no processo e as informações apresentadas na reunião de pré-submissão realizada com a Anvisa em 15/3/2021”, detalhou a agência. A análise do pedido de uso emergencial é feita por uma equipe multidisciplinar que envolve especialistas das áreas de registro, monitoramento e inspeção.

Fonte: AGÊNCIA BRASIL

Pedro Bezerra confirma possibilidade de deixar o PTB: “avaliando com muita calma”

O deputado federal Pedro Bezerra, ainda filiado ao PTB, disse nesta terça-feira (30) que avalia deixar a sigla, após o presidente nacional do partido, Roberto Jefferson, lhe destituir do comando estadual da legenda. “Estamos avaliando essa situação com muita calma. Diferente do que estão querendo fazer com o partido. Mudanças estão acontecendo sem nenhum diálogo”, disse o parlamentar juazeirense em entrevista à rádio Tempo FM.

O deputado afirmou, ainda, que não irá mudar a posição de aliado ao Governador Camilo (PT). “Não farei isso (romper com o Governador) só porque me tomaram a presidência do partido”, afirmou.

“Permaneço firme ao lado do Governador Camilo Santana e do senador Cid Gomes”, acrescentou, afirmando ainda que o seu pai, Arnon Bezerra, ex-presidente estadual do PTB e ainda membro da sigla, passou a receber convites de vários partidos interessados em lhe ter no quadro de filiados.

Juazeiro do Norte empossará mais aprovados no concurso público; saiba detalhes

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

Devido à carência de professores na rede municipal de ensino, a Prefeitura de Juazeiro do Norte dará posse a mais 225 professores aprovados em concurso público.

Em respeito às normas de prevenção à Covid-19, a solenidade ocorrerá de forma virtual, no próximo dia 1°, às 9 horas, na sede da OAB, à Rua Manoel Pires, 555 – bairro Lagoa Seca.

Idosa de 75 anos é a centésima paciente de Covid-19 do HMJMA a receber alta

Geralda de Castro passou apenas três dias na unidade, mas o suficiente para se restabelecer da doença

A aposentada Geralda Santana de Castro, de 75 anos, é a 100ª paciente de Covid-19 do Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), a ser curada na unidade. “Começamos a atender pacientes com coronavírus no dia 19 de fevereiro. Têm sido dias intensos, de muita luta e dedicação, mas também de vitórias. Esse número é uma prova disso”, destaca a diretora geral do HMJMA, Dra. Silvana Furtado Sátiro.

A idosa passou apenas três dias na unidade, mas o suficiente para se restabelecer da doença que também acometeu o filho, Paulo Sérgio, de 45 anos. Recuperado, ele veio buscar a mãe na tarde dessa segunda-feira (29). “Quase me matou quando a assistente social fez uma chamada de vídeo e minha mãe me pediu: ‘Meu filho, venha me buscar, quero ir para casa’. Doeu demais. Agora vou poder cuidar dela, eu mesmo não estava bem”, relata.

Mãe e filho seguem para o município de São Luís do Curu, localizado a 75 km de Fortaleza, onde moram desde o início da pandemia.

A direção do Hospital Martiniano de Alencar conta com 46 leitos de Covid-19, sendo 12 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e 34 enfermarias. Todos devidamente equipados e com uma equipe de especialistas preparada para quaisquer intercorrências.

Em 40 dias de atuação, o HMJMA já recebeu 142 pacientes por meio da Regulação do Estado do Ceará. “E vai seguir na luta contra a doença enquanto for necessário. Inclusive, quero agradecer a todos os funcionários e ao Dr. Rafael Cunha (responsável pelo setor), que prontamente aceitaram esse desafio”, pontua Dra. Silvana.

Internado com Covid-19, casal comemora aniversário de 22 anos de união no Helv

Tatiana e José deram entrada no Helv no mesmo domingo (28)

Tatiana dos Reis da Silva, de 36 anos, e José Luis Oliveira Pinto, de 37, fizeram uma cerimônia para não deixar os 22 anos de casamento passarem em branco. A data, diferentemente de outros anos, teve de ser celebrada durante internação no Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv), vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Ceará), em decorrência da infecção pela Covid-19.

O casal teve apoio de funcionários da unidade, administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH). A situação sensibilizou os profissionais de saúde, que promoveram uma comemoração especial com direito a bolo, decoração e até véu de noiva.

“Foi muito emocionante pra gente esse momento. É uma situação mágica. Nós estamos muito felizes, porque a gente não pensava que ia viver isso tudo em um momento desse tão complicado”, declarou o casal.

Comemoração especial teve direito a bolo, decoração e até véu de noiva

Tatiana e José deram entrada no Helv no mesmo domingo (28), após transferência da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. Mesmo em leitos separados, a equipe os mantém informados sobre o estado de saúde de cada um.

Cerimônia

A ideia da festa surgiu quando os funcionários souberam do aniversário. Tudo foi pensado para que ocorresse em condições adequadas, sem agitação, respeitando as restrições e com todos os cuidados exigidos aos pacientes com a doença.

Padre realiza momento de oração em encontro virtual

A celebração contou ainda com a benção, de forma virtual, do padre Vicente Tomaz, da comunidade Shalom, que parabenizou o casal e o hospital pela iniciativa. O pároco também fez um momento de oração.

“Foi um momento incrível, muito bonito. Eles estavam ansiosos para se verem e a equipe se empenhou na tentativa de realizar esse encontro. Apenas esses minutos nos pagam por tudo”, disse a psicóloga Bruna Rios.

Camex zera tarifa de importação de mais 65 produtos de combate à covid

Mais 65 produtos usados no combate à covid-19 tiveram o Imposto de Importação zerado temporariamente, anunciou hoje (29) à noite o Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) do Ministério da Economia. Com a decisão, o número de produtos com isenção tarifária relacionados ao enfrentamento da pandemia subiu para 628.

Entre os produtos beneficiados estão medicamentos para alívio de dor, sedação, intubação e respiração artificial, entre anestésicos, calmantes, analgésicos e antibióticos. A medida também abrange monitores para leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), equipamentos para análise de gases respiratórios e central de monitoração para UTI adulto, além de carrocerias e caminhões-tanque para transporte de cargas perigosas, como oxigênio.

A Camex aprovou a redução temporária em reunião extraordinária, a pedido do Ministério da Saúde. A isenção entrará em vigor um dia após a publicação de resolução no Diário Oficial da União, prevista para esta terça-feira (30/3).

A inclusão dos medicamentos na lista de produtos com tarifa zerada teve como base uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária editada no último dia 19, que fixa requisitos para a importação de dispositivos médicos novos e medicamentos identificados como prioritários para o combate à covid-19. A isenção abrangerá medicamentos nas formas de matéria-prima, produto semielaborado, a granel ou acabado.

A lista de equipamentos médicos foi elaborada pela Secretaria de Advocacia da Concorrência e Competitividade (Seae) da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia. Formada por itens essenciais para o enfrentamento à pandemia, a relação abrange principalmente itens relacionados ao fornecimento de oxigênio.

Fonte Noticias ao minuto