Ministério Público cobra transparência na vacinação contra a Covid-19 em Brejo Santo; prefeitura atende

Após recomendação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), o Município de Brejo Santo passou a disponibilizar no site da Prefeitura a plataforma “Vacinômetro”, com informações sobre o processo de imunização na cidade. A medida atende a pedido do MPCE, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Brejo Santo, que expediu a Recomendação nº 0002/2021/1ªPmJBJS.

A ferramenta “Vacinômetro” já pode ser acessada no site da Prefeitura de Brejo Santo. A página informa a quantidade de doses aplicadas, separando entre primeira e segunda dose, a lista de cidadãos que receberam a vacina, com data da aplicação e grupo prioritário ao qual as pessoas pertencem, além de dados se a dose corresponde à primeira ou à segunda aplicação.

Para a promotora de Justiça Maria Leide de Andrade, membro do MPCE que atualmente responde pela 1ª Promotoria de Justiça de Brejo Santo, “a informação [sobre a plataforma] será veiculada em rádio local a fim de que seja dada transparência aos atos da Administração Pública na execução do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, propiciando o efetivo controle social da ordem prioritária de vacinação”, reforça.

Basílica Santuário de Juazeiro do Norte reduz capacidade de público nas missas e anuncia mudanças nos horários das celebrações

Mediante ao Decreto que estabelece toque de recolher a partir das 20h na região do Cariri, a Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, de Juazeiro do Norte, reduziu para 30% a capacidade de público nas celebrações e anunciou mudanças nos horários das missas até 7 de março, período em que o decreto estará em vigor.

A última missa na Basílica, de segunda a sexta, será realizada às 18h e na Capela do Socorro às 16h. Já no sábado e no domingo, tanto na Basílica quanto na Capela do Socorro, a última celebração acontecerá às 16h. Isso porque o toque de recolher, de acordo com o novo decreto, será entre às 20h e às 5h, de segunda a sexta, e entre às 19h e às 5h, aos sábados e domingos.

“Queremos convidar a todos para nos conscientizarmos cada vez mais e darmos nossa parcela de contribuição, primeiro, cuidando-se, pois para cuidar é preciso se cuidar e cuidar no uso da máscara, na higienização das mãos, também no respeito ao distanciamento, sair só se necessário; e, depois, ajudar a cuidar, sendo multiplicador dessas informações para que outras pessoas tenham acesso e ajude-nos no combate à Covid-19”, disse o reitor, padre Cícero José da Silva.

A Basílica Santuário seguirá as orientações pastorais da Diocese de Crato, e as missas das 6h, 9h e 18h (segunda a sexta) de 6h, 9h e 16h (sábado e domingo) continuam transmitidas pela TV WEB Mãe das Dores Juazeiro, canal da Basílica Santuário no YouTube.

Mesmo com problemas financeiros, Prefeitura de Farias Brito paga salário em dia

Por Madson Vagner

Os salários dos servidores de Farias Brito foram depositados no dia 26 de fevereiro, quitando os dois primeiros meses do ano.

Apesar da eminencia de redução drástica no caixa, a Prefeitura de Farias Brito conseguiu pagar os salários dos servidores. A gestão do prefeito Deda Pereira começou o ano com um bloqueio de FPM no valor de R$ 590 mil e uma multa de R$ 2,6 milhões junto à Receita.

Segundo o procurador do município, Jeronimo Oliveira, a multa ainda está em prazo de recurso e, portanto, o dinheiro não desfalcou os cofres. Os salários dos servidores foram depositados no dia 26 de fevereiro, quitando os dois primeiros meses do ano. A gestão não explicou as circunstancias da multa, mas garante que o problema não afetará a folha.

Durante a semana em que a possibilidade de não ter dinheiro para pagar a folha, o secretário de finanças Emanuel Pinheiro, anunciou sua saída da gestão. Nas redes sociais, circula a informação de que Emanuel tinha acordo para ficar apenas 90 dias, mas teve que sair antes.

Linhas de Metrô e VLT mantém operação durante isolamento social rígido

O sistema metroferroviário seguirá funcionando durante o período de isolamento social rígido, que tem início nesta sexta-feira (5), com base no Decreto Estadual n° 33.965. A operação visa suprir a demanda de deslocamentos necessários para a manutenção das atividades essenciais, como farmácias e supermercados.

Está mantido, também, o esquema operacional especial que teve início na última quarta-feira (3), no qual as Linhas Sul, VLT Parangaba-Mucuripe e VLT de Sobral passaram a encerrar as atividades mais cedo, por volta das 22h. As tabelas com os horários exatos de cada viagem estão disponíveis no site do Metrofore devem ser consultadas em caso de dúvida.

Cuidados preventivos

As medidas de proteção sanitária, que são realizadas nas linhas desde o início da pandemia, estão intensificadas. Todos os dias, antes do início de cada viagem, são feitas limpezas no chão e nas regiões tocadas pelos passageiros dentro dos trens, como cadeiras e barras de apoio. Além disso, após o encerramento das viagens com passageiros, é feita uma pulverização nas regiões internas de toda a frota do Metrô e dos VLTs.

Já os passageiros devem observar a obrigatoriedade do uso de máscara. A recomendação é que não retirem a máscara para comer ou beber dentro dos trens e estações.

Para reforçar os cuidados com os passageiros, a empresa também instalou fornecedores de álcool em gel nas estações e trens, e orienta que os usuários devem limpar as mãos antes e após a utilização do transporte público. Mensagens em áudio e cartazes nas estações foram instalados para reforçar as orientações.

Cineteatro São Luiz exibe Mostra de Palhaçaria Feminina do Ceará

A programação estreia na segunda (8), Dia Internacional da Mulher, às 18h, com bate-papo, depoimento e espetáculo em formato de novela: “3 Mulheres 1 Caminho” de Romina Noelia Sanchez

O mês de março é dedicado ao Circo e à luta pela igualdade de gênero. Assim, entra em cena a Mostra de Palhaçaria Feminina do Ceará. Esta edição ocorre em formato especial, sendo toda online, no período de 8 a 28 de março e terá acessibilidade em Libras. A programação poderá ser acompanhada pelo canal do YouTube do Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), e da Associação de Proprietários, Artistas e Escolas de Circo do Ceará (Apaece).

Com curadoria de Sâmia Bittencourt e Carolina Holanda, o projeto nasce a partir de reflexões sobre o papel da mulher como protagonista de sua cena, de sua dramaturgia e de seus corpos. A mostra traz apresentações artísticas de palhaças cearenses e atividades de formação, além de depoimentos. Esta edição tem o apoio da Lei Aldir Blanc e conta com a parceria inédita do Cineteatro São Luiz.

“Cada vez mais vemos a necessidade de consolidar ações permanentes que buscam dar visibilidade às mulheres, principalmente para as artistas que compõem o cenário circense do nosso estado”, afirma Andrea Vasconcelos, idealizadora e produtora executiva do evento.

Programação corrida

Dia 08/03 (segunda)

18h [Mostra de Palhaçaria Feminina do Ceará] Abertura

Classificação: Livre | Duração: 60 minutos

● Bate-papo “O que é Palhaçaria Feminina?” com Andrea Vasconcelos, Carolina Holanda e Samia Bittencourt – Convidada: Teresa Ricou (Tété) da Escola Chapitô (Lisboa/Portugal)

● Depoimento de Cida Vilar (Circo Fantástico Família Vilar)

● Novela “3 Mulheres 1 Caminho” (capítulo 1) com Romina Noelia Sanchez

Romina Noelia Sanchez traz 3 personagens da sua criação para o convívio do cotidiano através da novela “3 Mulheres 1 Caminho”. 1 casa, 3 mulheres e as suas bagagens carregadas de histórias pessoais. Nessa morada da quarentena, muita ansiedade, drama e esperas amorosas, mas nada disso é tão desafiador quando na casa tem apenas um banheiro.

 

Dia 09/03 (terça)

18h [Mostra de Palhaçaria Feminina do Ceará]

Classificação: Livre | Duração: 60 minutos

● Bate-papo “Dramaturgia da mulher na cena cômica” com as convidadas: Ana Borges e Karla Conca; mediação de Carolina Holanda

● Depoimento de Luisa Cela (Secretária Executiva da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará)

● Novela “3 Mulheres 1 Caminho” (capítulo 2) com Romina Noelia Sanchez

 

Dia 10/03 (quarta)

18h [Mostra de Palhaçaria Feminina do Ceará]

● Bate-papo “Comicidade feminina na cultura popular” com Cibele Mateus; mediação de Samia Bittencourt

● Depoimento – Paola Lalia (AR)

● Novela “3 Mulheres 1 Caminho” (capítulo 3), com Romina Noelia Sanchez

 

Dia 11/03 (quinta)

18h [Mostra de Palhaçaria Feminina do Ceará]

Classificação: Livre | Duração: 60 minutos

● Bate-papo “Do presencial ao virtual: a Comicidade e sua produção Cênica” com Juliana Sarmento (BR); mediação de Andrea Vasconcelos

● Depoimento de Giza Diógenes

● Exibição do Curta-Metragem “Pra sair de casa” / Idealização e direção: Júlia Sarmento

● Novela “3 Mulheres 1 Caminho” (capítulo 4), com Romina Noelia Sanchez

 

Dia 13/03 (sábado)

18h [Mostra de Palhaçaria Feminina do Ceará]

● Espetáculo “O Circo de Uma Mulher Só” com Mayara Maria | Palhaça: Florida Pereba

Duração: 35 minutos | Classificação Etária: Livre

“O Circo de Uma Mulher Só” gira em torno da palhaça Florida Pereba que cansada do seu papel de “Partner” e nada satisfeita em estar sempre à sombra do universo masculino das estrelas do circo, parte em busca de realizar seu sonho: ter seu próprio espetáculo.

● Espetáculo “Isso é Grolesco” com Rayane Mendes Santos | Palhaça: Lupita Mexicana

Duração: 5 minutos | Classificação Etária: Livre

8 Sras. e Sres.! descruzem as cuecas, joguem as braguilhas, depilem a boca e abram as virilhas pois é chegado a hora do show! Lupita, a palhaça mais sensual da história, realiza seu primeiro burlesco, deixando os homens de cabeça dura, um pouco mais sensíveis ao toque feminino.

 

Dia 14/03 (domingo)

18h [Mostra de Palhaçaria Feminina do Ceará]

● Espetáculo “Madame Tramelus” com Aline Campêlo / K’Os Coletivo | Palhaça: Tramelus

Duração: 15 minutos | Classificação Etária: Livre

Como você se vê no futuro? Você gostaria de saber o que vai acontecer com você daqui a um, dez, vinte ou trinta anos? A cada ano você vai perceber que se passaram 12 meses! Madame Tramelus mostrará o seu futuro como você nunca viu… Ela, a Rainha do saber… Aquela que tudo sabe e tudo vê! Aquela que vê presente, passado e futuro! Linda e ágil com as coisas… é Madame Tramelus! Prepare-se que o seu futuro… ele ainda vai vir!

● Espetáculo “Número 1” com Paula Jordana Gomes do Nascimento | Palhaça: Jó

Duração: 15 minutos | Classificação Etária: Livre

Usando elementos cotidianos e de maneira nada convencional, Jordana Nascimento experimenta por meio da palhaçaria, seu NÚMERO UM. Propõe um jogo de ações que trazem uma mistura de comicidade e crítica, levando a um questionamento sobre as imposições que nos fazem desde sempre.

 

Dia 20/03 (sábado)

18h [Mostra de Palhaçaria Feminina do Ceará]

● Espetáculo “Só um ‘cochilim’” com Angélica Matos Gadelha Silva | Palhaça: Pituca

Duração: 10 minutos | Classificação Etária: Livre

Rotina da palhaça Pituca ao se organizar para dormir, mas interferências extra cotidianas, ou não, acontecem no decorrer da noite tornando assim a sua simples tentativa de dormir em uma saga que perdura até o amanhecer.

● Espetáculo “Sandwína, A mulher mais forte do mundo” com Samia Bittencourt

Duração: 50 minutos | Classificação Etária: Livre

Senhoras e senhores, excelentíssimo público, hoje, em plena praça pública, diante dos seus olhos incrédulos, vocês terão a honra e o prazer de testemunhar, de vislumbrar, de se arrepiar, diante da maior demonstração de força física que já pisou sobre a face da terra! Mais do que uma lenda, mais do que um mito. Com vocês, “A mulher mais forte do mundo”!

 

27/03 (sábado)

18h [Mostra de Palhaçaria Feminina do Ceará]

● Espetáculo “Piaf” com Radmila da Frota Cabral | Palhaça: Edith

Duração: 10 minutos | Classificação Etária: Livre

Vinda da França diretamente para o Cine São Luiz, Edith prepara um belíssimo espetáculo, para o delírio de seu público

● Espetáculo “A vida com o cio das 5” com Coletivo Cio das 5

Duração: 20 minutos | Classificação Etária: Livre

Coletivo de palhaças que nasceu no dia 8 de Maio de 2018, com o apoio da escola Porto Iracema das Artes, que neste mesmo ano lançou como temática as Poéticas do Feminino e pelo encontro na Academia do Riso: Formação Extensiva em Palhaçaria, onde se formaram suas integrantes e onde começaram a costurar seus desejos e inquietações como coletivo. No primeiro ano, fizemos diversas experimentações nas ruas de Fortaleza e estreamos em uma temporada no anexo Morro do Ouro do Theatro José de Alencar, chamada “Um Espetáculo Germinal” sob a direção de Carol Holanda. Atualmente, está em processo de montagem sob a direção de Júlia Sarmento e integra a produção da Rede de Comicidade Feminina do Ceará através do I Ciclo em Comicidade Feminina: A Palhaça em Jogo, projeto apoiado pelo VII Edital das Artes de Fortaleza – SECULTFOR.

 

28/03 (domingo)

20h [Mostra de Palhaçaria Feminina do Ceará]

“Bufa Ludomira Silva” com Maruska de Sousa Ribeiro | Palhaça: Bufa Ludomira Silva

Duração: 20 minutos | Classificação Etária: 16 anos

Ludomira traz em si toda força, brutalidade e nenhum pouco de medo para falar da mulher e da opressão sofrida pelo machismo. Sem pudor ela fala, exibe tudo e ainda desafia qualquer homem espectador a entrar no jogo de cena, ela chega provocando e chamando a atenção para todos ficarem atentos e ouvir o que ela tem a dizer.

 

Serviço

Mostra de Palhaçaria Feminina do Ceará

Dias 8, 9,10,11, 13, 14, 20, 27 e 28 de março

➜ Acessibilidade: Intérprete de Libras

➜ Onde: no canal no YouTube do Cineteatro

Acesso gratuito

Camilo anuncia isenção de impostos a bares e restaurantes, e auxílio a desempregados

Entre os benefícios, está também a isenção dos débitos de conta de água.

O governador Camilo Santana, nesta quinta-feira (4), anunciou um pacote de medidas para auxiliar o setor de bares e restaurantes do Ceará. Dentre elas, está a concessão de auxílio financeiro de R$ 1 mil a desempregados do setor. Segundo o gestor, a quantidade de pessoas nessa situação gira entre 5 mil e 10 mil. Ainda não há mais informações sobre como será o processo para solicitar o auxílio.

Foi anunciada também a isenção do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) do ano de 2021 a veículos registrados nos nomes das empresas. Aqueles pequenos empreendedores cujos veículos são registrados nos próprios nomes terão direito à isenção em um automóvel. As contas de água de março, abril e maio também não precisarão ser pagas.

Já em relação ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o valor poderá ser parcelado em até 60 vezes.

Confira as medidas:

 

  • Parcelamento de todos os débitos de ICMS em 60 vezes
  • Isenção do IPVA de 2021 para veículos registrados na empresa, e até um carro que esteja no nome do profissional autônomo ou MEI que atue no segmento
  • Criação do Selo Lazer Seguro (que fornece tratamento diferenciado por comprovar que o estabelecimento cumpre os protocolos de segurança)
  • O governo vai pagar a conta de água de março, abril e maio de todos os estabelecimentos (restaurantes, bares, lanchonetes, barracas de praia, e outros similares)
  • Isentar todos os débitos de conta de água de março de 2020 até final de fevereiro de 2021 serão também isentados
  • Isentar o pagamento da tarifa de contingência
  • Auxílio financeiro para os desempregados do setor de alimentação em R$ 1 mil, a ser pago em duas parcelas (março e abril)

Representantes do setor de bares e restaurantes, e também da área de eventos, lamentaram a suspensão das atividades pelo período de 14 dias. Taiene Righetto, presidente da Associação de Bares e Restaurantes do Ceará (Abrasel), pediu mais atenção ao setor.

“Nós viemos com grandes restrições já há pelo menos 30 dias mais que qualquer outro setor da economia e agora o fechamento total. Esse preço é pago com falências e demissões. Já fechamos dois mil postos de trabalho nos últimos 30 dias e agora acredito que venha aí uma avalanche de falências imensuráveis e de demissões”,

O pacote de medidas para o setor foi prometido pelo governador desde o último dia 26 de fevereiro. “Também temos conversado com o setor de bares e restaurantes para discutir algumas medidas de apoio, assim como lançamos recentemente para o setor de eventos. Já devemos anunciar essas medidas no começo da próxima semana”, comentou o governador à época.

Fonte: G1/ Ceará 

Glêdson Bezerra se reúne com prefeitos e será formado comitê para avaliar propagação da Covid-19

O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, esteve reunido, virtualmente, nessa quinta-feira, 4, com os chefes de Executivo de Crato, Ailton Brasil, e de Barbalha, Guilherme Saraiva. Na oportunidade, definiram medidas para evitar o contágio do novo Coronavírus, como aumento das testagens e campanha de conscientização quanto à importância das medidas sanitárias. Também será criado comitê para análise da situação epidemiológica.

Glêdson disse que, de princípio, não será decretado lockdown mas a medida não está descartada e dependerá do aumento de casos de Covid-19 e internação em UTIs. Ele informou que haverá aumento de testagens, bem como intensificação de campanha em defesa da prevenção e fiscalização junto aos locais que registram aglomerações.

Quanto ao comitê, o prefeito Glêdson Bezerra destacou que será composto pelos prefeitos de Juazeiro, Crato e Barbalha e que serão convidados a participar os presidentes das Câmaras Municipais e representantes das entidades de classe, como a CDL. Disse, ainda, que a primeira reunião desse comitê acontecerá na próxima segunda-feira, 8, às 17h. Na ocasião, serão analisados o quadro de contágio do novo Coronavírus nesses municípios e a lotação das UTI’s hospitalares, o que definirá a manutenção das medidas de prevenção ou a necessidade de adoção de medidas mais restritivas para conter o avanço da Covid-19.