Juazeiro do Norte inicia aplicação da 2ª dose da vacina contra a Covid-19 em profissionais da saúde

Teve início nesta segunda-feira (15), em Juazeiro do Norte, a aplicação da segunda dose da vacina contra o novo Coronavírus em trabalhadores da saúde. Profissionais da Unidade Sentinela e da Unidade de Combate à Covid-19 estão sendo os primeiros a receber a 2ª dose, conforme o intervalo entre 25 a 28 dias de aplicação da 1ª.

A vacina destinada a este grupo prioritário é a Coronavac, do Instituto Butantan. Na última terça-feira (09), o Governo do Estado do Ceará enviou ao Município o equivalente a 7.007 doses do imunizante, sendo 4.737 referentes à 2ª dose, e 2.270 para continuidade da aplicação da 1ª dose.

A Coronavac também foi aplicada em 251 idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILP), conforme recomendação da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. Esses idosos deverão receber a 2ª dose quando completar o intervalo indicado entre uma dose e outra.

Juazeiro do Norte já recebeu 68% da meta do grupo dos profissionais da saúde, composto por cerca de 10.297 pessoas. Também está tendo continuidade a aplicação da 1ª dose para os profissionais que ainda não receberam.

A vacinação dos idosos a partir de 75 anos terá continuidade de acordo com a chegada de mais doses da vacina Oxford/AztraZeneca, que é direcionada para este grupo. As 1.730 doses da primeira remessa já foram aplicadas. Esta quantidade equivale a 18% desse público, que é formado por cerca de 9.565 idosos.

Metrô e VLTs no Ceará passam por 539 ações de desinfecções diariamente

Ao embarcar nas linhas operadas pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, os passageiros podem ter a certeza que acabaram de entrar em um ambiente que passou por desinfecção há poucos minutos. Diariamente, o Metrô e os VLTs da Capital e do Interior passam por desinfecção, antes de cada viagem, sempre nas estações de ponta de cada linha.

Somente na Linha Sul, são 252 desinfecções, todos os dias. Nas três linhas que atendem Fortaleza e Região Metropolitana, são 428 ações de desinfecção, diariamente. Considerando todas as linhas operadas pela Companhia, incluindo os VLTs de Sobral e do Cariri, esse número sobe para 539 ações diárias nos vagões. O trabalho é realizado do início da manhã até o fim da noite, compreendendo todo o horário operacional.

Após o encerramento das viagens com passageiros, é feita uma pulverização nas regiões internas de toda a frota de trens do Metrô e nos VLTs, todos os dias. Essas medidas refletem a preocupação da Companhia, desde o início da pandemia, em oferecer o máximo de segurança sanitária em suas viagens.

“Entendemos que o transporte é fundamental para a vida das pessoas, e por isso buscamos oferecer esse serviço com a máxima segurança para os passageiros. Para nós, é a saúde em primeiro lugar”, explica o Diretor de Operação e Manutenção do Metrofor, Plínio Saboya.

Mas os cuidados não ficam somente por conta do Metrô. Os passageiros também são agentes fundamentais para evitar a presença do Coronavírus no ambiente coletivo. Por isso, a empresa instalou dispensadores de álcool em gel 70% no Metrô e nos VLTs, dentro dos trens e das estações, e orienta que todos façam a higienização das mãos, antes e após as viagens. Já o uso da máscara é obrigatório, por lei, em todo o Ceará, sendo vedado o embarque do passageiro que se recuse a utilizá-la.

Saiba mais:

– As cadeiras nos trens e estações estão sinalizadas para evitar aglomeração nos assentos. Respeite a sinalização e não sente nas cadeiras marcadas.

– Dentro do Metrô e VLTs, passam por desinfecção os pegadores de mãos, as barras de ferro tocadas pelos passageiros, assim como as cadeiras.

– Na pulverização, é utilizado o quaternário de amônia, substância comprovadamente eficaz para prevenir a presença do Coronavírus.

– Desinfecções diárias por linha: Linha Sul: 252 limpezas; Linha Oeste: 60 limpezas; VLT Parangaba-Mucuripe: 116 limpezas; VLT de Sobral: 85 limpezas; VLT do Cariri: 26 limpezas.

Todo carnaval tem sua história: Theatro José de Alencar debate o ciclo carnavalesco

Programação inteiramente online celebra as memórias de carnaval com lives e homenagem a Elzenir Colares

No mês de fevereiro, o Theatro José de Alencar fará uma programação virtual com lives e encontros sobre assuntos relacionados ao ciclo carnavalesco. A programação virtual busca discutir e relembrar as manifestações populares do Ciclo Carnavalesco, como maracatus, blocos de rua, músicas, entre outras atividades.

Iniciando a programação, no dia 17/02, às 19h, será realizado o Theatro de Portas Abertas, apresentando a transmissão da nomeação do palco “Elzenir Colares”, com participação do Mestre Rainha Almeida, do Maracatu. Com essa ação, o Theatro José de Alencar presta uma homenagem a Elzenir Colares, professora, pesquisadora e artista, considerada a “dama do folclore cearense”, batizando o palco do jardim do teatro com o seu nome. No mesmo dia, às 20h, Deidiane Piaf, personagem do ator e comediante Dênis Lacerda, interage com o público do TJA, exibindo fotos e relembrando memórias divertidas de carnaval.

As demais lives se realizarão nos dias 23, 24 e 27/02, sempre às 19h30, e terão como tema, respectivamente: o carnaval de rua de Fortaleza, com Danielle Maia Cruz e Dilson Pinheiro; maracatu, com Pingo de Fortaleza e Calé Alencar, e as memórias do carnaval de Fausto Nilo, com o próprio cantor. Os três programas serão mediados pelo jornalista e radialista Nelson Augusto.

SERVIÇO

Theatro José de Alencar discute o ciclo carnavalesco

17/02/2021, quarta: Theatro de Portas Abertas

19h: Transmissão da nomeação do palco “Elzenir Colares” com performance do Mestre Rainha Almeida

Em mais uma edição do “Theatro de Portas Abertas”, o Theatro José de Alencar presta uma singela homenagem a Elzenir Colares, professora, pesquisadora e artista, considerada a “dama do folclore cearense”. Nesse dia, o palco do jardim do TJA será batizado com o nome da folclorista cearense. A atividade terá uma apresentação do Mestre Rainha Almeida, rainha do Maracatu e Tesouro Vivo da Cultura do Estado do Ceará.

Local: Youtube do Theatro José de Alencar

20h: Live “Memórias de Carnaval” com Deidiane Piaf

Nessa live, Deidiane Piaf, personagem do ator e comediante Dênis Lacerda, vai interagir com o público do Theatro José de Alencar, exibindo fotos e relembrando memórias divertidas de carnaval.

Local: Instagram do Theatro José de Alencar

23/02/2021, terça

19h30: “Memórias do carnaval de rua de Fortaleza”, bate-papo online com a socióloga Danielle Cruz e o comunicador Dilson Pinheiro, com mediação do jornalista Nelson Augusto.

Bate-papo sobre as memórias e movimentos dos blocos de rua de Fortaleza, com Danielle Maia Cruz e Dilson Pinheiro e mediação do jornalista e radialista Nelson Augusto. Danielle é pós-doutora em Avaliação de Políticas Públicas, Mestre e Doutora em Sociologia pela UFC, autora do livro “Maracatus no Ceará: sentidos e significados” e da tese de doutorado “Fortaleza em tempo de Carnaval: maracatus, blocos de pré Carnaval e a política de editais”. Dilson Pinheiro é apresentador de televisão e eventos, compositor, produtor cultural e carnavalesco.

Local: Instagram do Theatro José de Alencar

24/02/2021, quarta

19h30: “Memórias do Maracatu”, bate-papo online com os músicos e compositores Pingo de Fortaleza e Calé Alencar, com mediação do jornalista Nelson Augusto.

Bate-papo sobre as memórias e movimentos dos Maracatus do Ceará, com Pingo de Fortaleza e Calé Alencar e mediação do jornalista e radialista Nelson Augusto. Pingo de Fortaleza é cantor, compositor, poeta, pesquisador, músico e Coordenador de Programas e Projetos da Associação Cultural Solidariedade e Arte – Solar. Calé Alencar é cantor, compositor, produtor musical e idealizador e brincante do Maracatu Nação Fortaleza.

Local: Instagram do Theatro José de Alencar

27/02/2021, sábado

19h30: “Fausto Nilo e as memórias do carnaval”, bate-papo online com Fausto Nilo e mediação do jornalista Nelson Augusto.

Bate-papo sobre músicas e memórias de carnaval de Fausto Nilo, compositor, arquiteto e poeta brasileiro. Fausto Nilo é considerado um dos compositores mais exitosos do país, com cerca de 400 sucessos interpretados por inúmeros artistas de peso. O bate-papo será mediado pelo jornalista e radialista brasileiro Nelson Augusto, profundo conhecedor e entusiasta da música cearense.

Local: Instagram do Theatro José de Alencar

Theatro José de Alencar

Site: http://theatrojosedealencar.secult.ce.gov.br

Youtube: www.youtube.com/theatrojosedealencar

Instagram: www.instagram.com/tja.theatrojosedealencar

Facebook: www.facebook.com/theatrojosedealencar

Campanha em prol da educação também atua no combate à fome e na prevenção da Covid-19

Ação beneficiará crianças, adolescentes, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade social 

A pandemia provocada pela Covid-19 gerou enormes impactos na área da Educação e afetou fortemente estudantes, especialmente os de famílias mais vulneráveis, e instituições de ensino.  

Sempre preocupada com a educação, a Legião da Boa Vontade (LBV) atua há décadas, por meio de diversas ações, para ajudar a garantir esse direito tão importante e necessário às crianças e aos jovens. Para tanto, ela conta com o apoio de seus colaboradores, voluntários, amigos e parceiros e o imprescindível suporte dos meios de comunicação na divulgação de suas iniciativas socioeducacionais, a exemplo da campanha Criança Nota 10 — Proteger a infância é acreditar no futuro!, realizada anualmente pela Instituição no início do ano letivo. 

A tradicional campanha entrega kits de material escolar para milhares de crianças, adolescentes e jovens de famílias em situação de vulnerabilidade social no país. Neste ano, por conta da pandemia da Covid-19, a LBV também os proverá com cestas de alimentos e kits com produtos de limpeza.  

No estado do Ceará, além de beneficiar crianças e suas famílias atendidas no seu Centro Comunitário de Assistência Social com kits de material escolar, cestas de alimentos e kits com produtos de limpeza, a instituição irá doar kits de material escolar para crianças acompanhadas por organizações parceira de Fortaleza, Caucaia e Zona Rural dos municípios de Irauçuba e Caridade. 

A iniciativa beneficiará economicamente as famílias, já que muitas delas não possuem sequer renda para a compra de alimentos, que dirá para os itens pedagógicos! O material escolar é um incentivo para que meninas e meninos possam continuar os estudos, seja de forma presencial ou remotamente, por causa da pandemia, buscar o aprendizado e realizar seus sonhos. Os alimentos vão complementar a refeição delas, e os produtos de limpeza é para que continuem se prevenindo do novo coronavírus.  

De janeiro a março, serão entregues ao todo, 25 milkits de material escolar, compostos de itens de acordo com faixas etárias, tais como mochila, cadernos, lápis, régua, canetas, estojo, entre outros;30 mil cestas contendo arroz, feijão, óleo de soja, açúcar, macarrão, farinha de mandioca, fubá, extrato de tomate e sal; e 35 mil kits de limpeza com sabão em pó, água sanitária, desinfetante e detergente, totalizando 90 mil benefícios.  

As doações para a campanha Criança Nota 10 — Proteger a infância é acreditar no futuro! podem ser feitas diretamente no site www.lbv.org ou pelo telefone 0800 055 50 99. Para outras informações sobre essa ação solidária, basta acessar o endereço @lbvbrasil no Facebook, no Instagram e no YouTube

Em Fortaleza/CE o Centro Comunitário de Assistência Social da LBV está localizado na Rua Alziro Zarur, 275, Vila Manoel Sátiro. Telefone (85) 3484-3533. 

 

Variante de Manaus do coronavírus é encontrada na cidade de São Paulo

A cidade de São Paulo registra um paciente infectado com a variante de Manaus do coronavírus, que tem maior transmissibilidade. Morador da capital paulista, ele não esteve no Amazonas, apresentou apenas sintomas leves de síndrome gripal e não necessitou de internação.

Segundo a prefeitura, desde o final do mês de janeiro, o Hospital Municipal Dr. José Soares Hungria, em Pirituba, zona oeste da capital, vem sendo destinado ao tratamento da nova variante. No local, foram reservados 10 leitos totalmente isolados.

Anvisa vai vistoriar fábricas das vacinas Covaxin e Sputnik V em março

As fábricas de duas vacinas contra o novo coronavírus serão inspecionadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no início de março. O órgão anunciou ontem (13) à noite que vai vistoriar as instalações de produção da Coxavin, desenvolvida por um laboratório indiano, e da Sputnik V, criada na Rússia, mas em fabricação no Brasil.

Nenhum dos dois imunizantes tem pedido para uso emergencial ou aplicação em massa no país. No entanto, a inspeção das fábricas antes do pedido formal acelera o processo de análise e de aprovação para a aplicação no Brasil.

Em relação à Coxavin, a Anvisa anunciou que a inspeção será feita entre 1 e 5 de março na instalação da Precisa Farmacêutica, representante do laboratório indiano Bharat Biotech no país. A vistoria na fábrica da União Química, parceira brasileira do Instituto Gamaleya, da Rússia, está marcada para 8 a 12 de março. A fábrica da União Química fica em Guarulhos (SP).

Caso as fábricas estejam de acordo com os padrões da Anvisa, receberão o Certificado de Boas Práticas de Fabricação (CBPF). No último dia 8, a Pfizer/Biontech, pediu o CBPF para três locais de fabricação. O laboratório tem outras quatro fábricas certificadas pela Anvisa.

Atualmente, além da Pfizer, os produtores de três vacinas – AstraZeneca, Janssen e CoronaVac – têm fábricas aprovadas pela Anvisa. No entanto, somente as vacinas da AstraZeneca e CoronaVac estão com o uso emergencial liberado pelo órgão. Entre o fim de janeiro e o início de fevereiro, os produtores da AstraZeneca e da vacina da Pfizer pediram o registro definitivo à agência.

Fonte: Agência Brasil.

Crato continua sendo a segunda cidade do Ceará com a gasolina mais cara do estado; Veja preços por cidade

Sem trégua no preço da gasolina. Após sucessivos aumentos pela Petrobras nas refinarias, o combustível tem ficado cada vez mais caro para o consumidor final.

Conforme o último levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), que coletou informações em 154 postos entre os dias 7/2 e 13/2, o valor médio do litro no Ceará chegou a R$ 4,98, dois centavos acima do levantamento anterior, o qual, por sua vez, já havia registrado uma disparada de mais de 20 centavos.

A cotação máxima registrada no Estado também subiu. A pesquisa da ANP encontrou o litro a R$ 5,34 em dois estabelecimentos no município de Itapipoca.

Em Caucaia, a gasolina é vendida por até R$ 5,19, mesmo preço máximo encontrado em Maracanaú. Já em Juazeiro do Norte, o combustível custa até R$ 5,17. Em Fortaleza, a máxima é de R$ 4,99. Vale frisar que os valores podem ter mudado desde a publicação do levantamento.

  • Caucaia

Preço médio: R$ 5,001
Preço mínimo: R$ 4,799
Preço máximo: R$ 5,195

  • Crato

Preço médio: R$ 4,988
Preço mínimo: R$ 4,820
Preço máximo: R$ 5,149

  • Fortaleza

Preço médio: R$ 4,956
Preço mínimo: 3,990
Preço máximo: 4,999

  • Itapipoca

Preço médio: R$ 5,340
Preço mínimo: R$ 5,340
Preço máximo: R$ 5,340

  • Juazeiro do Norte

Preço médio: R$ 5,340
Preço mínimo: 4,950
Preço máximo: 5,179

  • Maracanaú

Preço médio: R$ 5,143
Preço mínimo: R$ 4,969
Preço máximo: R$ 5,199

Fonte: Diário do Nordeste.

Glêdson vai a protesto em frente à prefeitura e promete novas convocações

O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, esteve na noite desse domingo (14), em frente ao paço municipal José Geraldo da Cruz, conversando com uma comissão dos aprovados no concurso do município. Cerca de 15 pessoas estavam em frente ao prédio da Prefeitura, na Praça Dirceu de Figueiredo, prestando solidariedade ao concursado, identificado como Eduardo Alves, em seu segundo dia de protesto.

Aprovado para uma das vagas de professor de arte, Eduardo reivindica sua convocação argumentando, além da sua necessidade financeira e profissional, o direito adquirido. Segundo ele, a Prefeitura chamou apenas um dos 40 aprovados. Outras reivindicações ligadas às vagas de professores, como educação física, também, foram pautadas.

Durante a conversa, o prefeito Glêdson reafirmou o compromisso de chamar os concursados dentro do limite prudencial 54% de comprometimento financeiro com folha de pagamento, previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A atual gestão já convocou cerca de 400 concursados e anunciou mais 514 posses para os próximos dias.

Apesar de manter um calendário de convocações, o prefeito disse estar sempre à disposição para dialogar com todos. “Reafirmo meu compromisso de dialogar com muita transparência. O que queremos é buscar respostas às indagações dos aprovados,” disse.

Glêdson informou sobre a articulação de uma reunião a ser realizada nesta semana, com a participação do Ministério Público do Estado, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Subseção Juazeiro), Sindicato dos Servidores Municipais (SINSEMJUN), representantes dos aprovados no concurso e da atual gestão.

A reunião vai debater temas como LRF, necessidade funcional da administração e novas convocações. Para o prefeito Glêdson, essa é a melhor maneira de chegar a um entendimento que seja viável para os aprovados, bem como para a administração.

Durante a conversa com o grupo de concursados, o prefeito esteve acompanhado do procurador-geral do Município, Walberton Gomes; e dos secretários de Educação, Pergentina Jardim, e Comunicação, Madson Vagner.

Câmara deve votar MP que facilita compra de vacinas contra a covid-19

Texto será apreciado pelo plenário na manhã de quinta-feira (18)

Após o período do Carnaval, a Câmara dos Deputados retoma as votações em plenário com destaque para a análise de uma medida provisória (MP 1.026/2021) que facilita a compra de vacinas e insumos para a imunização contra a covid-19. A votação da MP está prevista para uma sessão na manhã de quinta-feira (18).

A MP 1.026/2021 dispensa a administração pública direta e indireta de realizar licitação para a compra destes imunizantes, “inclusive antes do registro sanitário ou da autorização temporária de uso emergencial”.

A MP libera ainda a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a conceder, excepcionalmente, autorização para a importação e distribuição de “quaisquer vacinas” e insumos sujeitos à vigilância sanitária contra covid-19 que ainda não possuam registro na agência.

A medida, contudo, diz que essa liberação sumária só ocorrerá com os produtos que já tenham sido autorizados pelas agências sanitárias governamentais dos Estados Unidos, União Europeia, Japão, China ou do Reino Unido.

O texto também reforça que a aplicação de vacinas deverá obedecer ao previsto no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19, do Ministério da Saúde.

Outros projetos

Na pauta da sessão de quinta-feira da Câmara, ainda constam outros projetos, como o que trata da validade de pedidos médicos para realização de exames de pré-natal enquanto perdurarem as medidas de isolamento para contenção da pandemia, e o que cria o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse). Este projeto prevê o parcelamento de débitos tributários, com o objetivo de oferecer condições para que o setor possa diminuir perdas financeiras em razão da pandemia de covid-19.

A proposta (Perse) visa a atender as empresas de hotelaria em geral; os cinemas; casas de eventos; casas noturnas; casas de espetáculos; e as empresas que realizem ou comercializem congressos, feiras, feiras de negócios, shows, festas, festivais, simpósios ou espetáculos em geral e eventos esportivos, sociais, promocionais ou culturais.

Além desses projetos, a Câmara também pode analisar o texto que determina a permanência em presídio federal dos condenados por homicídio ou tentativa de homicídio de autoridades e agentes das Forças Armadas e das polícias. A medida vale ainda para os presos provisórios em razão de medida cautelar relacionada a esse crime.

Fonte: AGÊNCIA BRASIL