Metrô e VLTs no Ceará passam por 539 ações de desinfecções diariamente

Publicidade

Ao embarcar nas linhas operadas pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, os passageiros podem ter a certeza que acabaram de entrar em um ambiente que passou por desinfecção há poucos minutos. Diariamente, o Metrô e os VLTs da Capital e do Interior passam por desinfecção, antes de cada viagem, sempre nas estações de ponta de cada linha.

Somente na Linha Sul, são 252 desinfecções, todos os dias. Nas três linhas que atendem Fortaleza e Região Metropolitana, são 428 ações de desinfecção, diariamente. Considerando todas as linhas operadas pela Companhia, incluindo os VLTs de Sobral e do Cariri, esse número sobe para 539 ações diárias nos vagões. O trabalho é realizado do início da manhã até o fim da noite, compreendendo todo o horário operacional.

Após o encerramento das viagens com passageiros, é feita uma pulverização nas regiões internas de toda a frota de trens do Metrô e nos VLTs, todos os dias. Essas medidas refletem a preocupação da Companhia, desde o início da pandemia, em oferecer o máximo de segurança sanitária em suas viagens.

“Entendemos que o transporte é fundamental para a vida das pessoas, e por isso buscamos oferecer esse serviço com a máxima segurança para os passageiros. Para nós, é a saúde em primeiro lugar”, explica o Diretor de Operação e Manutenção do Metrofor, Plínio Saboya.

Mas os cuidados não ficam somente por conta do Metrô. Os passageiros também são agentes fundamentais para evitar a presença do Coronavírus no ambiente coletivo. Por isso, a empresa instalou dispensadores de álcool em gel 70% no Metrô e nos VLTs, dentro dos trens e das estações, e orienta que todos façam a higienização das mãos, antes e após as viagens. Já o uso da máscara é obrigatório, por lei, em todo o Ceará, sendo vedado o embarque do passageiro que se recuse a utilizá-la.

Saiba mais:

– As cadeiras nos trens e estações estão sinalizadas para evitar aglomeração nos assentos. Respeite a sinalização e não sente nas cadeiras marcadas.

– Dentro do Metrô e VLTs, passam por desinfecção os pegadores de mãos, as barras de ferro tocadas pelos passageiros, assim como as cadeiras.

– Na pulverização, é utilizado o quaternário de amônia, substância comprovadamente eficaz para prevenir a presença do Coronavírus.

– Desinfecções diárias por linha: Linha Sul: 252 limpezas; Linha Oeste: 60 limpezas; VLT Parangaba-Mucuripe: 116 limpezas; VLT de Sobral: 85 limpezas; VLT do Cariri: 26 limpezas.

Publicidade

Leia também