Secretaria da Saúde de Juazeiro do Norte marca mais de 30 mil consultas e exames em um mês

Uma média de 1.399 procedimentos por dia

A Central de Marcação da Secretaria da Saúde de Juazeiro do Norte, já realizou o agendamento de 32.129 procedimentos, entre consultas e exames, do dia 04 janeiro ao dia 03 de fevereiro de 2021.

Referente apenas ao mês de janeiro, foram marcados, em média, 1.399 procedimentos por dia. Desses, foram 10.996 exames laboratoriais, 5.307 fisioterapias, 1.145 exames de ultrassonografia, 935 consultas no Hospital Estephânia Rocha Lima, 118 consultas de endoscopia, 649 consultas com clínico geral, entre outros procedimentos.

A secretária da Saúde do município, Francimones Albuquerque, explica que está sendo providenciada a informatização de 15 Unidades Básicas de Saúde (UBS), para que a população possa marcar esses procedimentos na própria Unidade.

Quanto ao fluxo de pessoas na sede da Secretaria para o agendamento na Central de Marcação, foi estabelecido o limite máximo de 15 pessoas aguardando na fila. O espaço conta com demarcação no piso, orientando o distanciamento social seguro para evitar a propagação da Covid-19.

O uso de máscara é obrigatório, e está sendo disponibilizado álcool em gel para higienização das mãos. A entrada de pessoas está acontecendo pela porta principal da Secretaria e a saída pela porta lateral, a fim de evitar aglomerações. Guardas municipais estão dando suporte para garantir o cumprimento dessas orientações.

Governo do Ceará firma parceria na promoção do desenvolvimento infantil com 24 municípios do Estado

O Governo do Ceará, por meio do Programa Mais Infância Ceará, em parceria com as fundações Maria Cecília Souto Vidigal, Bernand Van Lee e Porticus, inicia, a partir deste mês de fevereiro, o processo de implantação de ações em 24 cidades do Estado, com foco na educação infantil, parentalidade, gestão e cidades. Durante solenidade virtual realizada nesta quinta-feira (4), que teve a participação da vice-governadora Izolda Cela, da primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, da secretária Eliana Estrela (Seduc) e do secretário executivo Francisco Ibiapina (SPS), o compromisso foi firmado com os gestores municipais, entre eles o prefeito de Fortaleza, José Sarto, que esteve acompanhado da primeira-dama da Capital, Natália Herculano. Os projetos terão o investimento total de cerca de R$ 7,5 milhões.

“O foco na primeira infância é uma agenda que mais do que nos convoca, nos sacode, no sentido de acordar cada vez mais para o cuidado com os mais pequeninos. Trata-se de algo que é muito importante dentro da gestão pública. Esse cuidado é como se fosse uma plantação, algo necessário, tanto para o presente como para o futuro, quando vamos colher os frutos”, afirma a vice-governadora Izolda Cela.

Para a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, o trabalho com os municípios possibilita um avanço nas políticas públicas adotadas no Estado. “O trabalho exitoso que o Ceará apresenta em suas ações se dá pela forte parceria com os municípios, independente das diferenças partidárias. Essa união é fundamental na execução de políticas públicas, com foco nos que mais necessitam. Com o programa Mais Infância Ceará, o Estado segue investindo e priorizando as crianças cearenses”, salienta.

Critérios

A escolha dos municípios foi feita a partir de critérios estabelecidos pelas instituições, são eles: número elevado de famílias com crianças de 0 à 6 anos em situação de extrema pobreza; infraestrutura e capacidade local; cobertura de creche acima da média nacional (30%); presença do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos (SCFV); e diversidade de tamanho populacional, distribuição regional e tipologia urbano-rural.

Representando as entidades parceiras, a CEO da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Mariana Luz, destacou o compromisso da gestão estadual com a infância. “O Ceará tem sido uma grande estrela para o Brasil e vem mostrando, com a sua competência, sua qualidade técnica, o seu profissionalismo e essa energia no ambiente virtual, que até isso a gente consegue sentir, que vocês têm essa capacidade que nos motiva e no inspira a trabalhar e a solidificar grandes referências”, enfatiza.

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, acredita que o investimento nas crianças é necessário. “Acredito ser unânime entre os prefeitos que essa atenção à infância é de extrema relevância na construção de uma sociedade melhor, Por isso, no que depender de mim, trabalharemos juntos com essas iniciativas que priorizam as crianças que vivem em vulnerabilidade social . Essa é a nossa missão, proteger os que mais necessitam”, finaliza.

Sobre os projetos

Na educação infantil, será avaliada a qualidade do ensino e elaborado os Indicadores de Qualidade da Educação Infantil do Ceará, além de capacitar gestores municipais. No eixo parentalidade, será implementado o Programa ACT, que visa fortalecer a criação de uma criança prevenindo os maus tratos e a violência no presente e no futuro; e ainda apoiar o desenvolvimento integral na primeira infância, com o projeto Crescer Aprendendo.

Contemplado as ações de gestão, haverá a realização de pesquisa amostral das famílias contempladas pelo Cartão Mais Infância Ceará, com o objetivo de avaliar a parentalidade e o perfil das famílias beneficiadas. Já com a iniciativa Urban95, no eixo cidades, pretende-se promover mudanças duradouras nos espaços públicos e nas oportunidades que moldam os primeiros cinco anos cruciais da vida das crianças.

Municípios contemplados

As ações serão implantadas nos municípios de Acaraú, Aquiraz, Ararendá, Camocim, Caucaia, Chaval, Crateús, Crato, Eusébio, Fortaleza, Granja, Irauçuba, Itatira, Jaguaruana, Juazeiro do Norte, Mauriti, Paramoti, Quixadá, Salitre, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Tianguá, Trairi, Viçosa do Ceará.

Crato chega a mais de 2.600 vacinados contra a covid-19

A Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria de Saúde, vacinou 2.638 cratenses com a primeira dose da vacina contra COVID-19. Do total, 1.637 são profissionais de saúde, 929 idosos a partir de 75 anos e 61 idosos de instituições de longa permanência.

Mesmo com um número ainda pequeno de pessoas vacinadas com a quantidade de vacinas recebidas, a Saúde tem feito um trabalho com base nas orientações do Ministério da Saúde, em suas etapas de vacinação.

A Secretaria de Saúde irá disponibilizar todos os nomes das pessoas que receberam a primeira dose da vacina, no site da prefeitura. Com isso, mantendo a transparência das ações que tem sido efetuadas durante todo o processo. Como as doses das vacinas estão vindo de forma fracionada, a vacinação terá sequência na medida em que for sendo liberada pelo Ministério da Saúde e repassada através da Secretaria de Saúde do Estado.

Divulgado calendário do IPTU 2021 em Juazeiro do Norte; veja prazos

Foi divulgado, nesta terça-feira (03-02), o calendário de pagamento do IPTU 2021 em Juazeiro do Norte. O pagamento com desconto em uma única parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) referente ao ano de 2021 pode ser realizado até o dia 31 de março. Os contribuintes que optarem por realizar o pagamento desta maneira terão um desconto de 10% no valor total.

Já os contribuintes que optarem pelo pagamento de forma parcelada poderão dividir o total em até 4 meses sucessivos e de um mesmo valor. Nesta modalidade, é exigido um valor mínimo de 100 reais por parcela. As datas para o pagamento do IPTU de forma parcelada são: 30 de Abril, 31 de Maio, 30 de Junho e 30 de Julho. O pagamento em parcelas não garante descontos ao contribuinte.

Para gerar o boleto de pagamento do IPTU referente ao ano de 2021, os contribuintes devem acessar o site www.juazeiro.ce.gov.br, na aba “serviços”, localizada no canto direito da tela e, posteriormente, clicando em “2° via de IPTU”, no canto esquerdo e preenchendo com o número de inscrição do imóvel ou CPF/CNPJ.

A retirada do boleto na sede da Prefeitura também é possível. Entretanto, devido às recomendações sanitárias em prevenção à disseminação da covid-19, é recomendado que o procedimento seja realizado de forma on-line pelo
site da Prefeitura.

O boleto deve ser pago em agências da Caixa Econômica Federal ou em casas lotéricas. Em Juazeiro do Norte, existem duas agências da Caixa. Uma fica localizada no centro da cidade, na Rua da Conceição, número 361. A outra agência está situada à Avenida Ailton Gomes, 2355 – bairro Pirajá.

Quem pode ser isento do IPTU?

São isentos do pagamento do IPTU: servidores públicos municipais ativos ou inativos que possuam apenas um imóvel no município, viúvos e viúvas, órfãos de menor idade ou pessoas inválidas para o trabalho, portadores do vírus HIV, ex-combatentes da FEB, entidades populares, declarados de utilidade pública, pertencentes às sociedades civis sem fins lucrativos e pertencentes a particular quando cedido gratuitamente para uso exclusivo da União.

Contencioso da Sefaz apreciou quase 5 mil processos em 2020

O Contencioso Administrativo Tributário (Conat), órgão que integra a estrutura da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), apreciou 4.773 processos em 2020. Desses, 2.064 foram analisados na 1º instância e 718 na segunda instância. Outros 349 passaram por perícia e 1.642 foram submetidos ao exame da Célula de Assessoria Processual Tributária (Ceapro).

A presidente do Conat, Francisca Marta de Sousa, considerou os resultados positivos. Ela atribuiu o bom desempenho ao compromisso, competência e dedicação de todos os servidores e colaboradores que integram a unidade. Segundo ela, o Contencioso cumpriu bem a missão de decidir administrativamente as questões de natureza tributária, buscando a justiça fiscal em prol da sociedade.

Justiça fiscal

“A missão da Sefaz está diretamente ligada à arrecadação dos tributos estaduais, e a do Conat, ao devido controle do crédito tributário lançado, para que este seja recolhido pelos contribuintes com a certeza de sua legalidade. Importante destacar que ambos possuem como ponto de interseção sempre a justiça fiscal como pressuposto básico para a arrecadação”, disse a presidente.

A gestora destaca que, no ano passado, diante das dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19, o órgão teve de se adaptar ao isolamento social. Os servidores passaram a exercer as atividades de forma remota e as sessões do Conselho de Recursos Tributários (CRT) foram realizadas por videoconferência, medida que continua sendo adotada. Foram 164 sessões virtuais só em 2020.

Segundo ela, a modalidade a distância assegurou a prestação do serviço público na unidade, garantindo os direitos assegurados às partes. “A experiência tem sido bem-sucedida e vem contando com o apoio de todos os integrantes do Conselho, servidores e advogados”, ressalta.

Para este ano, a meta, de acordo com Francisca Marta de Sousa, é reduzir o estoque de processos em 5% em relação a 2019. “Queremos chegar ao fim de 2021 com, no máximo, 7.109 processos, observando que este esforço envolve as entradas no período. Para uma maior celeridade nos julgamentos e intimações, tornam-se necessárias mudanças na legislação processual tributária e a implementação urgente do Domicílio Tributário Eletrônico”, afirmou.

Mais sobre o Conat

O órgão é responsável pelo julgamento de questões tributárias envolvendo litígios decorrentes de autos de infração entre a Secretaria da Fazenda e contribuintes.

Bradesco fecha 1.083 agências e demite 7.754 pessoas em 2020

Dados fazem expressam uma política de redução de custos e assumem como foco “melhorar eficiência operacional” da instituição, segundo o Bradesco

O Bradesco, rede de bancos com atuação em todo o território nacional, divulgou o balanço das operações referentes ao último trimestre de 2020. Os dados consolidados expressam o encerramento das atividades de 1.083 agências em todo o Brasil. Somente nos três últimos meses do ano passado, 400 unidades físicas do banco foram fechadas. Ao todo, 7.754 pessoas foram demitidas.

Com os cortes, o Bradesco iniciou 2021 com um quadro de funcionários que soma 89.575 pessoas operando. Número 8% menor do que o registrado no fim de 2019. As ações fazem parte de uma política de reestruturação operacional, segundo afirma o Bradesco no relatório trimestral, sendo guiada por um “forte controle de custos”.

Segundo estimativas da instituição financeira, com o fechamento de tais agências e as demissões, foi possível reduzir os custos de operação em R$ 3,2 bilhões, número equivalente a 6,6% do total de despesas anuais.

O banco afirma ainda que as reduções de pontos de atendimento físicos e o corte de pessoal resultaram em “uma melhora anual em nossa eficiência operacional” por meio do valor economizado. Ainda de acordo com o relatório, os cortes elevaram a eficiência do banco em 46,3%, sendo o melhor índice desde a fundação do Bradesco.

O POVO procurou a instituição financeira para questionar sobre quantas agências foram fechadas no Ceará e em Fortaleza, bem como quantos postos de trabalho foram encerrados na região. Em resposta, o Bradesco afirmou não divulgar dados regionais.

Fonte: OPOVO

Acne e queda de cabelo podem ser consequências de estresse na pandemia, diz especialista

A pandemia de Covid-19 não acabou. Ela segue interferindo na rotina e, também, na saúde e no bem-estar de todos. De acordo com a médica dermatologista Anapaula Fontenele, que integra a equipe de especialistas do Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), unidade de média complexidade da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), é crescente o número de pacientes com queixas dermatológicas por causa do agravamento do contágio pelo coronavírus. “Queda de cabelo, pele seca, descamando, acnes em excesso. Tudo, de certa forma, relacionado com a pandemia”, afirma Fontenele.

Entre as queixas mais comuns está o famoso eflúvio — queda de cabelo ocasionada por desencadeantes pontuais, como o estresse. “O confinamento, as incertezas, muita gente perdendo o emprego, tudo isso são fatores desencadeantes de muito estresse. Três ou quatro meses depois, o cabelo pode começar a cair”, diz a dermatologista.

De acordo com ela, atividades físicas e suplementos funcionais, como as vitaminas próprias para cabelos, são fundamentais no tratamento do eflúvio. “Há vitaminas e tônicos de diversos preços diferentes hoje em dia. O ideal é que o paciente, se possível, procure um médico primeiro, assim o profissional pode indicar a (vitamina) mais apropriada”, orienta.

Lavagem do cabelo, mãos e rosto
Um outro fator que anda “mexendo com os cabelos das pessoas” é a necessidade de lavar os fios sempre após sair de casa e retornar. A especialista, no entanto, explica que lavar os cabelos todos os dias não é ruim. Para evitar ressecamento, basta utilizar xampus sem sabão, conhecidos com syndet, que não agridem tanto os fios. Ou usar xampu infantil, que tem preços mais acessíveis. “É importante também hidratar o cabelo pelo menos uma vez por semana. Use máscaras apropriadas, mas, se o orçamento estiver apertado, há alternativas, como óleo de coco, babosa, e até abacate, que é rico em gordura”.

Em meio à pandemia, a hidratação das mãos deve ser constante. Sabonetes neutros ou glicerinados podem ser bons aliados, segundo a dermatologista. “Eles ressecam menos a pele, depois é só usar um creme próprio para as mãos”, indica.

A especialista também aconselha usar as luvas nos afazeres domésticos, como lavar a louça ou atividades de contato com água sanitária. “Elas [as luvas], de uso doméstico, são bem grossas e resistentes, vão preservar a pele das mãos e também as unhas”.

Uma outra área do corpo que tem precisado de mais atenção é o rosto. Algumas pessoas de pele mais sensível têm sido afetadas com dermatites e/ou acnes devido ao uso da máscara de proteção facial. “Primeiro, temos de deixar claro que a máscara é um item indispensável no combate ao coronavírus, não dá para ficar sem ela. Sob nenhuma circunstância se deve abrir mão dela. Mas, se há problemas ocasionados por ela, como alergias, é possível controlar”, ressalta.

As dermatites, segundo Fontenele, podem ser tratadas de forma adequada por um médico. Já o problema de acnes pode ser prevenido com a limpeza regular do rosto com auxílio de um sabonete antioleosidade, com ácido salicílico e/ou enxofre. “O que não dá é para ficar sem a máscara. Além de proteger contra o coronavírus, se você precisa de mais incentivo, ela protege contra poluição, reduz exposição ao sol, melhora o melasma (manchas mais escuras na pele), sem contar a proteção contra tantas outras doenças respiratórias”.

Polícia Civil investiga movimentação de R$ 600 mil em contas de “laranjas” de chefe criminoso

Uma operação desencadeada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), na última terça-feira (2), resultou no cumprimento de um mandado de prisão e 12 de busca e apreensão. A ofensiva teve como objetivo localizar suspeitos que seriam utilizados como “laranjas”, ou seja, pessoas que ocultam o patrimônio ou servem para lavagem de dinheiro proveniente do crime organizado. A Draco identificou movimentações de cerca de R$ 600 mil em contas de “laranja”. Os detalhes da investigação foram divulgados em entrevista coletiva, na manhã dessa quarta-feira (3), em Fortaleza.

Nessa fase da operação, a Polícia Civil capturou uma mulher de 29 anos, suspeita de emprestar seus dados para a movimentação fraudulenta de um chefe de uma organização criminosa atuante no bairro Aerolândia, na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12). As investigações iniciaram após a prisão de Cosmo Rosa da Silva (38), o “Gago da Aerolândia”, realizada por policiais civis da Draco, em outubro do ano passado, quando ele estava em Natal (RN) e se preparava para embarcar em um voo com destino a São Paulo (SP).

Nessa terça-feira (2), a mulher de 29 anos foi localizada no bairro Parque Dois Irmãos, na AIS 7. Com ela foi apreendido um aparelho celular. Devido às investigações em andamento, o nome da suspeita não será revelado. Além do mandado de prisão, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão em residências nos bairros Aerolândia, Conjunto José Walter, Papicu e Parque Dois Irmãos – local onde a suspeita, que é sobrinha de Cosmo, foi localizada.

Investigações

As investigações iniciaram após a prisão de Cosmo no estado potiguar. De outubro para cá, a Polícia Civil identificou uma movimentação de aproximadamente R$ 600 mil em contas de terceiros que eram utilizadas pelo suspeito. “Esse valor é incompatível com a renda dos alvos”, afirmou o delegado. As investigações apontam ainda que as contas eram utilizadas por “Gago da Aerolândia” para movimentar dinheiro oriundo do tráfico de drogas.

A Draco mantém o trabalho de levantamento de informações acerca da movimentação financeira suspeita de ser abastecida com o dinheiro de negociações de entorpecentes. Da mesma forma, as investigações continuam no sentido de identificar outras pessoas envolvidas com as atividades ilícitas de “Gago da Aerolândia”.

Denúncias

Para combater a atuação de grupos criminosos no Estado, a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) conta com a participação da população para repassar informações que auxiliem os trabalhos investigativos. Por isso, a unidade especializada da Polícia Civil do Ceará mantém um número de WhatsApp para receber denúncias de ações criminosas em todo o Estado. A população pode enviar mensagens de texto, áudios, fotos e vídeos para o número (85) 98969-0182.

As denúncias também podem ser feitas, por meio de ligação gratuita, para o 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O sigilo e o anonimato são garantidos.

Concursos e seleções no Ceará somam mais de três mil vagas

Cidades de Crato, Barroquinha, Cariús, Casvavel, Jardim e Jaguaruana divulgaram editais para contratação permanente ou temporária. Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal também têm vagas no estado.

Editais de seleções e concursos públicos de prefeituras no Ceará disponibilizam 3.003 ofertas de trabalho. As vagas estão disponíveis nas cidades de Barroquinha, Cariús, Cascavel, Crato, Jaguaruana e Jardim.

A Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal também divulgaram edital de concursos com três mil para todo o país.

Confira as oportunidades:

Polícia Rodoviária Federal

 

O edital do concurso público da PRF fixou em R$ 9.899,88 o salário dos aprovados para aprovados no concurso da corporação. As inscrições podem ser feitas até 9 de fevereiro.

O concurso será realizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) em âmbito nacional, com provas em todas as capitais do país.

Segundo o diretor-geral da corporação, Eduardo Aggio de Sá, a expectativa é que a nomeação e posse dos servidores ocorra até o fim deste ano.

Polícia Federal

 

O edital do concurso da Polícia Federal cria 1.500 vagas, com expectativa de convocação de mais 500 excedentes. As provas estão marcadas para ocorrer em 21 de março, em todas as capitais.

Os candidatos que passarem por todas as etapas serão convocados para o curso de formação, realizado no período de 10 semanas na Academia Nacional de Polícia, em Brasília.

Segundo o edital, os aprovados na seleção vão ingressar na academia ainda em agosto de 2021. O provimento de cargos deve ocorrer até 31 de dezembro. A estimativa é que no fim do processo, a PF conte com “o maior efetivo de sua história”, podendo ultrapassar a marca de 12 mil policiais.

Prefeitura do Crato

 

A prefeitura da cidade do Crato prorrogou as inscrições para um concurso público com mais de 1.400 vagas. Com o aditivo, o fim das inscrições, que estava previsto para 18 de dezembro, segue até 5 de fevereiro de 2021.

O concurso da Prefeitura de Crato oferta 1.446 vagas para níveis médio e superior. As remunerações variam de R$ 1.147 a R$ 11.474. A jornada de trabalho também varia de acordo com a função.

A inscrição deve ser realizada pela internet, por meio do site da Universidade Regional do Cariri.

Prefeitura de Cascavel

 

São quase 900 vagas disponíveis em Cascavel, e o período de inscrição foi prorrogado até 10 de fevereiro. A taxa de inscrição varia entre R$ 90 e R$ 200, de acordo com o cargo pretendido, e os salários chegam a R$ 10 mil.

No primeiro, para o nível médio completo, há 129 vagas imediatas e 390 para cadastro de reserva distribuídas para os cargos de agente administrativo, agente de apoio escolar, fiscal de obras, fiscal de tributos e técnico de controle interno. O salário para estes cargos pode chegar a R$ 2,3 mil.

Prefeitura de Barroquinha

 

O processo seletivo de Barroquinha tem 114 vagas e salários de até R$ 7.210. Os interessados devem se inscrever no Polo de Convivência Social Vicente Veras, na Rua Augusta Veras, no Centro de Barroquinha, das 8h às 11h30 e das 14h às 16h30.

O processo seletivo tem validade de um ano e pode ser prorrogado por mais um ano.

As oportunidades são para profissionais como médico, enfermeiro, motorista, psicólogo, professor, vigia, educador físico, entre outros.

Prefeitura de Cariús

 

As vagas temporárias em Cariús são para profissionais da educação, com os cargos de supervisor e agente do desenvolvimento infantil. A jornada de trabalho é de 20 horas semanais.

As inscrições podem ser realizadas na Secretaria de Educação do município, na Praça da República, 10, no Centro da cidade.

Prefeitura de Jaguaruana

 

O processo seletivo de Jaguaruana soma 338 vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior. O salário chega a R$ 15 mil para médicos.

Os interessados devem se inscrever pela internet até 5 de fevereiro, no site da prefeitura.

Prefeitura de Jardim

 

A prefeitura da cidade oferta 104 vagas em concurso público com oportunidade para profissionais de todos os níveis de escolaridade. O salário mais alto é para médicos, chegando a R$ 10,1 mil.

Os interessados devem fazer a inscrição pela internet até 23h59 de 23 de fevereiro. O custo da inscrição varia de R$ 80 a R$ 150, dependendo do cargo ao qual está concorrendo.

A primeira etapa do concurso será uma prova, prevista para ser aplicada em 11 de abril.

Fonte: G1

Sema prorroga para 26 de fevereiro prazo para cadastramento no Auxílio Catador 2021

A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) prorroga para o dia 26 de fevereiro, o prazo para inscrição no cadastro do Programa Auxílio Catador 2021. “A medida visa atender solicitação de prefeituras e associações e cooperativas”, informa o Secretário Artur Bruno. “A decisão foi adotada devido às limitações dos beneficiários neste período de pandemia e também em decorrência das administrações municipais estarem em fase inicial de gestão e portanto, definindo agendas”, explicou. São 2.500 vagas de acordo com o Edital de Chamamento Público do Programa Auxílio Catador 2021, disponível no site da SEMA (www.sema.ce.gov.br).

De acordo com o secretário, é muito importante destacar que “todos os habilitados pelo Edital de 2020, deverão submeter uma nova inscrição, com apresentação completa da documentação, para validar um novo cadastramento e receber o benefício, agora permanente”. As inscrições e o envio de documentação poderão ser realizadas, preferencialmente, através do e-mail auxiliocatador2021@sema.ce.gov.br. Se for presencialmente, comparecer, de segunda a sexta, das 8h às 12h e de 13h às 17h, no Setor de Protocolo, da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), localizado na Avenida Pontes Vieira, n° 2666, bairro Dionísio Torres, na cidade de Fortaleza, Ceará.

Saiba mais

O referido edital tem validade de 12 (doze) meses para efeitos de habilitação, podendo ser prorrogado uma única vez, desde que mantidos os requisitos mínimos exigidos. Para mais informações e esclarecimentos, a SEMA disponibiliza o telefone (85) 3108.2777 e o e-mail auxiliocatador2021@sema.ce.gov.br.

SERVIÇO

Inscrições no Programa Auxílio Catador 2021 da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA)

Prazo: até o dia 26 de fevereiro de 2021

Canais para inscrição:

1. De forma presencial: de segunda a sexta, das 8h às 12h e de 13h às 17h, no Setor de Protocolo, da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), localizado na avenida Pontes Vieira, n° 2666, bairro Dionísio Torres, Fortaleza, Ceará.

2. Formato eletrônica: pelo e-mail auxiliocatador2021@sema.ce.gov.br.

Decreto de isolamento social é renovado e período de Carnaval terá medidas mais restritivas

O governador Camilo Santana anunciou que o decreto de isolamento social será renovado, mas que o período de Carnaval terá medidas mais restritivas no Estado do Ceará, inclusive a de evitar a circulação de veículos entre a capital e o interior. A decisão foi tomada após a reunião virtual do comitê que delibera sobre as ações relativas à pandemia do coronavírus, constituído por representantes dos três Poderes e Ministério Público estadual e federal.

“Nossos profissionais de saúde apresentaram os dados relativos à pandemia no Estado, que segue com preocupante aumento de casos. Essa situação tem nos deixado em alerta, inclusive para tomar novas medidas restritivas que visem frear esse aumento. Inclusive, com um decreto específico para o período do Carnaval, quando a recomendação atual de se evitar a circulação de veículos entre a capital e o interior deve se transformar em norma, além de outras providências”, declarou Camilo Santana, garantindo ainda que serão realizadas mais reuniões durante a semana para avaliar e estabelecer novas medidas.

Camilo relembrou também que já havia sido definida a proibição de qualquer evento de Carnaval, bem como o cancelamento do ponto facultativo na segunda (15) e terça-feira (16), além da recomendação de funcionamento normal do comércio e do setor produtivo no Ceará durante esse período.

O novo Decreto Estadual estará disponível no Diário Oficial do Ceará e o governador reforçou também sua preocupação com os cearenses, ao lembrar que a pandemia continua, e é grave. O vírus continua circulando, por isso é fundamental que todos sigam as orientações sanitárias, principalmente quanto ao distanciamento, o uso da máscara, além de evitar ambientes com muita gente e que possam gerar aglomerações.

Vacinas

Sobre o processo de aquisição de vacinas, o governador também trouxe boas novas. “Recebi a informação do Ministério da Saúde de que o Governo Federal irá adquirir todos os 54 milhões de doses da Coronavac, do Butantan, para distribuir aos Estados. Essa é uma ótima notícia e nos dá a perspectiva de receber novas doses nos próximos dias”, finalizou Camilo Santana.