CRATO: Zé Ailton Brasil (PT), segue firme e forte contando com o apoio do PRTB, partido com maior número de candidatos nas eleições 2020

O candidato a reeleição na cidade do Crato, Zé Ailton Brasil (PT), recebeu nesta segunda feira, 05.10, a consolidação do apoio do PRTB à sua campanha eleitoral. Um dos principais nomes cotados pela sigla para reeleição no interior do Ceará, Zé Ailton conta com o apoio incondicional do PRTB.

Sob o comando do presidente Márcio Bilhar,  o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), maior partido da coligação “Crato não pode parar”, em termos de números de candidatos, se reuniu hoje com o prefeito Zé Ailton Brasil e reafirmou a união em torno do um projeto que elevará o Crato rumo a um futuro mais justo para todos.

A reunião consolidou o compromisso das duas partes, que marcham juntas na corrida eleitoral deste ano naquele município.

Aeronaves da Ciopaer da SSPDS realizam resgates médicos no Cariri

Missões distintas realizadas pela Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) foram fundamentais para salvar vidas no interior sul do Ceará durante dois dias seguidos. Em ambas as ocorrências, registradas no sábado (3) e na sexta-feira (2), as Fênix 06 e 08, que estavam na base de Juazeiro do Norte, foram empregadas.

Na ocorrência do sábado, um homem de 44 anos foi socorrido da cidade de Jardim até o Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro, após sofrer um acidente automobilístico. A vítima trafegava em uma via do município quando colidiu contra um cavalo. De acordo com os primeiros atendimentos feitos pela equipe médica, o condutor apresentava traumatismo cranioencefálico (TCE) de natureza grave.

Em razão do estado de saúde do homem, a aeronave da Ciopaer foi acionada para realizar o transporte do paciente com brevidade. A Fênix 06 de modelo Airbus EC 145 é dotada de unidade de terapia intensiva (UTI) aérea, com médico e enfermeiro a bordo, o que permite a prestação de socorro aos pacientes mais debilitados.

Recém-nascidos

Já na sexta-feira, um bebê prematuro foi transportado do Cariri até Fortaleza. A ocorrência iniciou após uma mulher dar à luz a gêmeos, prematuramente. Um dos recém-nascidos demandava mais cuidado, por isso foi necessário o transporte da criança até o Hospital Albert Sabin, em Fortaleza.

A aeronave empregada foi a de modelo H135 Helionix, intitulada de Fênix 08. O helicóptero é um dos modelos mais recentes adquiridos pelo Governo do Estado do Ceará para integrar a frota da Ciopaer da SSPDS. Assim como a Fenix 06, ela também possui uma UTI aérea, permitindo a instalação de uma incubadora em seu interior. Ao chegar a Fortaleza, uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) levou o bebê do bairro Aeroporto até a unidade de saúde, no bairro Vila União.

TRE define tempo de propaganda no rádio e na TV das coligações em Juazeiro do Norte

POR AGENCIA NEWS CARIRI

O Fórum Eleitoral de Juazeiro do Norte realizou audiência com representantes de partidos políticos e de veículos de comunicação na manhã desta segunda-feira (05) para realizar a distribuição do tempo de propaganda eleitoral no rádio e na TV. Confira como ficou a distribuição do tempo por coligação e a ordem definida para o primeiro dia de propaganda (09 de outubro/Sexta):

Nós Podemos – Gledson Bezerra (01:41)

Todos Por Juazeiro – Nelinho Freitas (03:07)

Partido Socialismo e Liberdade – Demontieux Fernandes (00:24)

Juntos Para Seguir Mudando – Arnon Bezerra (03:33)

Por Amor a Juazeiro – Ana Paula Cruz (01:15)

A ordem de veiculação dos programas será modificada a cada dia. A propaganda será veiculada de 7h00 às 7h10 e de 12h00 às 12h10 no rádio e de 13h00 às 13h10 e 20H30 ás 20h40 na TV. Além disso, haverá inserções diárias na programação de até trinta segundos entre 6h00 e 00h00.

Como é feito o cálculo do tempo?

A Portaria segue critérios previstos na Lei das Eleições e na Resolução TSE n 23.610/2019, que preveem a divisão da seguinte forma: do total do tempo de propaganda, 90% serão distribuídos proporcionalmente ao número de representantes que os partidos tenham na Câmara Federal. Os 10% restantes serão distribuídos igualitariamente entre todos os partidos.

A norma prevê ainda que nas eleições municipais, o tempo será dividido na proporção de 60% para a propaganda de candidatos a prefeito e 40% para a propaganda de vereadores.

Somente os partidos que nas Eleições 2018 atingiram a cláusula de desempenho instituída pela emenda Constitucional nº 97/2017 terão acesso ao horário eleitoral gratuito. Desta forma, para 2020 os partidos PMN, PTC, DC, Rede, PCB, PCO, PMB, PRTB, PSTU e UP ficarão sem o acesso.

Oportunidade: Fatec Cariri abre inscrições para cursos técnicos gratuitos

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

O Instituto Centro de Ensino Tecnológico abre inscrições a partir desta segunda-feira (05/10) para o vestibular das Faculdade de Tecnologia no campus em Juazeiro do Norte, a Fatec Cariri. Ao todo são 180 vagas em cursos superiores de tecnologia 100% gratuitos, sem taxa de inscrição e nem mensalidade. As inscrições e a prova serão on-line, no site www.centec.org.br.

A Fatec Cariri está com 45 vagas nos cursos de tecnologia em Alimentos; Irrigação e Drenagem; Saneamento Ambiental e Manutenção Industrial, todos em período integral. Todos os cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). As aulas terão início em janeiro de 2021. Todas são prioritariamente presenciais, porém, em virtude do isolamento social, poderão ser oferecidas remotamente ou de forma híbrida.

Ao se inscrever, o candidato terá até o dia 5 de novembro para realizar a prova no sistema do Centec. O resultado será divulgado no dia 11 de novembro. São reservadas 50% das vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas municipais e estaduais; e 3% para candidatos com necessidades especiais.

Cariri: novo decreto de isolamento libera volta das escolas de músicas e de dança

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

O novo decreto de isolamento social do governo do estado divulgado no último sábado manteve o Cariri na quarta fase do plano de retomada da economia e liberou o funcionamento de escolas de música, de danças ou de outras atividades afins. As aulas deverão acontecer de forma individual ou em grupo, desde que sem contato físico e compartilhamento de equipamentos entre os alunos.

Também foi liberado a prática de artes marciais em academias ou em outros estabelecimentos similares, sob a condição de que as aulas sejam realizadas em espaços individuais e que não ocorra o contato físico.

Seguem proibidos eventos com mais de 100 pessoas, espetáculos, aulas presenciais em universidades e escolas públicas e privadas, além de bares, cinemas, teatros e clubes.

Residências em saúde no Ceará abrem inscrições para mais de mil vagas

Estão abertas as inscrições para os programas de Residência Médica do Estado do Ceará (Resmed-Ce) e da Residência Multiprofissional e Uniprofissional da Saúde. O processo seletivo unificado, que oferta ao todo 1.105 vagas em várias instituições, é coordenado pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), e Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Apoio às Residências em Saúde (Ares).

A residência é o período em que o profissional de saúde tem a oportunidade de, sob supervisão, combinar a aquisição de conhecimentos teóricos com a experiência clínica. A formação possibilita, ainda, o aperfeiçoamento da competência profissional adquirida na graduação. “É uma formação diferenciada e longa, que varia de dois a cinco anos, e traz todo o diferencial para o profissional que a sociedade precisa”, destaca a diretora de pós-graduação em saúde da ESP/CE, Olívia Bessa.

Vagas

Ao todo, serão ofertadas 624 vagas, sendo 425 para médicos formados ou formandos do último semestre em Medicina; 108 vagas para médicos que tenham concluído ou que concluirão um programa de residência médica de acesso direto e 91 vagas para médicos que tenham concluído ou que concluirão um programa de residência médica de pré-requisito, conforme regras do edital. A seleção ocorrerá em duas etapas, com realização de um exame escrito, previsto para ser aplicado no dia 22 de novembro em Fortaleza, e análise curricular.

Já para os programas nas modalidades multiprofissional e uniprofissional, serão ofertadas 481 vagas. As inscrições acontecem pela internet até 18 horas do dia 12 de outubro. Podem se inscrever profissionais das áreas de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço social e Terapia Ocupacional. O certame também será realizado em duas etapas, com exame escrito e análise curricular.

Informações e editais

Os inscritos em quaisquer dos editais devem acompanhar as informações referentes ao processo seletivo no endereço eletrônico www.resmedceara.ufc.br/ares.

Sefaz ilumina prédio sede em adesão à campanha Outubro Rosa

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-Ce) aderiu à campanha Outubro Rosa e instalou iluminação noturna do Palácio da Fazenda, localizado na sede I (Av. Alberto Nepomuceno, 2). Desde o dia 1º de outubro, o prédio reflete a cor rosa da campanha. O movimento simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Para a iluminação, foram instalados 32 holofotes suspensos, com lentes na cor rosa, direcionados para a fachada do prédio histórico da Sefaz. A ideia, segundo Saulo Toscano, coordenador Administrativo Financeiro da Sefaz, é alertar sobre a prevenção e a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

“O trabalho da Sefaz para o Governo do Estado é meio para prover recursos que são investidos em políticas públicas realizadas por outras secretarias estaduais. Mas, quando fazemos uma campanha dessa, de certa forma, alcançamos mais diretamente à população. Assim, contribuímos para conscientizar sobre a importância da campanha e os cuidados no combate ao câncer”, ressalta Saulo Toscano.

A secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, destaca que a campanha Outubro Rosa compartilha informações sobre o câncer de mama promovendo a conscientização da doença, proporcionando maior acesso aos serviços de saúde e diagnóstico precoce. “As ações realizadas durante o mês contribuem para a redução da mortalidade do câncer de mama da mulher cearense. Então, estamos iluminando a fachada do prédio da nossa sede com a cor rosa, para fortalecer ainda mais esse campanha. É um momento de reflexão e de atenção com o autocuidado, estando sempre atentas ao próprio corpo”, afirma.

Políticas públicas

Fernanda Pacobahyba lembra ainda que o Governo do Estado desenvolve diversas ações e políticas públicas voltadas aos pacientes com câncer. “Uma delas é a isenção do ICMS e do IPVA para os veículos de portadores de câncer, com algumas peculiaridades e requisitos previstos na legislação”, destaca.

Prevenção

A Secretária Executiva de Planejamento e Gestão Interna da Sefaz, Sandra Machado, alerta sobre a importância do autoexame no reconhecimento do câncer de mama. “Devemos estar todas atentas, sempre, a essa doença que é a segunda maior incidência na população feminina mundial. É preciso alertar e conscientizar todas as mulheres a cuidarem da sua saúde e realizarem exames preventivos a cada ano. Nós, mulheres, por sermos o Seio da Terra devemos nutrir e cuidar também do seio físico para continuarmos no pleno exercício do nosso viver. E a Sefaz está iluminada de rosa para expressar total alinhamento com essa campanha em favor da mulher”, ressalta.

Campanha Outubro Rosa

Lançado em 1997, na Califórnia, Estados Unidos, o movimento mundial Outubro Rosa tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Por isso, em outubro, são realizadas várias ações de sensibilização.

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.

Câncer de mama

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. O tumor responde, atualmente, por cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres. Ele também acomete homens, porém é raro, representando menos de 1% do total de casos da doença. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente em mulheres acima de 50 anos. Existem vários tipos, porém alguns evoluem de forma mais rápida. A prevenção do câncer de mama baseia-se no autoexame mensal e na realização de mamografia a cada dois anos, especialmente, em mulheres acima de 50 anos.