Aeronaves da Ciopaer da SSPDS realizam resgates médicos no Cariri

Publicidade

Missões distintas realizadas pela Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) foram fundamentais para salvar vidas no interior sul do Ceará durante dois dias seguidos. Em ambas as ocorrências, registradas no sábado (3) e na sexta-feira (2), as Fênix 06 e 08, que estavam na base de Juazeiro do Norte, foram empregadas.

Na ocorrência do sábado, um homem de 44 anos foi socorrido da cidade de Jardim até o Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro, após sofrer um acidente automobilístico. A vítima trafegava em uma via do município quando colidiu contra um cavalo. De acordo com os primeiros atendimentos feitos pela equipe médica, o condutor apresentava traumatismo cranioencefálico (TCE) de natureza grave.

Em razão do estado de saúde do homem, a aeronave da Ciopaer foi acionada para realizar o transporte do paciente com brevidade. A Fênix 06 de modelo Airbus EC 145 é dotada de unidade de terapia intensiva (UTI) aérea, com médico e enfermeiro a bordo, o que permite a prestação de socorro aos pacientes mais debilitados.

Recém-nascidos

Já na sexta-feira, um bebê prematuro foi transportado do Cariri até Fortaleza. A ocorrência iniciou após uma mulher dar à luz a gêmeos, prematuramente. Um dos recém-nascidos demandava mais cuidado, por isso foi necessário o transporte da criança até o Hospital Albert Sabin, em Fortaleza.

A aeronave empregada foi a de modelo H135 Helionix, intitulada de Fênix 08. O helicóptero é um dos modelos mais recentes adquiridos pelo Governo do Estado do Ceará para integrar a frota da Ciopaer da SSPDS. Assim como a Fenix 06, ela também possui uma UTI aérea, permitindo a instalação de uma incubadora em seu interior. Ao chegar a Fortaleza, uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) levou o bebê do bairro Aeroporto até a unidade de saúde, no bairro Vila União.

Publicidade

Leia também