MPCE investiga denúncias de abuso sexual em escolas e universidade no Cariri

O Ministério Público do Ceará (MPCE), através da 12ª Promotoria de Justiça de Juazeiro do Norte, instaurou um procedimento extrajudicial nesta quinta-feira (04/06) para apurar casos de abuso sexual sofridos por alunas em estabelecimentos de ensino públicos e privados em Juazeiro do Norte e Crato. Os abusos teriam sido cometidos por professores e funcionários.

Os promotores de Justiça Leonardo Marinho, André Simões e Flávio Corte, titulares das 12ª, 4ª e 13ª Promotorias, respectivamente, requisitaram a instauração de um inquérito policial na Delegacia de Defesa da Mulher de Juazeiro do Norte para a abertura de uma investigação.

Segundo os representantes do MPCE, as denúncias começaram a ser divulgadas por diversas alunas na última terça-feira (02) através da hashtag #exposedcariri, na rede social “Twitter”. Os fatos investigados estão previstos nos artigos 215-A (importunação sexual), 216-A (assédio sexual) e 217-A (estupro de vulnerável), todos do Código Penal Brasileiro.

O promotor de Justiça Leonardo Marinho informa que, até o momento, já foram identificados casos envolvendo profissionais de cinco escolas e uma universidade, e ressalta ser de suma importância que as vítimas busquem às autoridades para relatar os casos, a fim de contribuírem com as investigações. Informações podem ser enviadas para o WhatsApp da 12 ª Promotoria: (85) 98563-2882 ou através do e-mail prom.violenciadomesticajn@mpce.mp.br. Os nomes dos investigados e das vítimas serão mantidos em sigilo para não atrapalharem às investigações, como autoriza o artigo 7º da Resolução nº 23/2007 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Com informações do MPCE

Ceará tem quase 60 mil casos confirmados do novo coronavírus

O estado do Ceará tem 59. 795 casos confirmados de Coronavírus. Os dados foram atualizados pela secretaria de saúde do estado, e divulgados pela plataforma IntegraSUS, na noite desta quinta -feira (04).

O número de óbitos ocasionadas pelo Coronavírus no estado subiu para 3.813 No total já são 39.688 casos recuperados em todo o Ceará.

Já são 140.622 exames realizados para diagnóstico de novos casos. Segundo a plataforma integraSUS, o número de casos sob investigação chegou a 55.310 no estado. A taxa de letalidade da doença no estado chegou a 6,4%.

No Brasil, até a tarde desta quinta-feira (04), já são 603. 641 casos confirmados do novo coronavírus e 33.457 óbitos pela doença. Já são mais de 260 mil pessoas curadas da doença no país.

Juazeiro do Norte confirma mais 5 novas mortes por Covid-19; total de casos confirmados sobe para 524

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, confirmou por meio da Secretaria da Saúde, mais cinco óbitos por coronavírus no município. Três desses óbitos ocorreram na última quarta-feira (03). Trata-se de um homem, de 46 anos, sem comorbidade; um homem, de 71 anos, que tinha hipertensão arterial; e uma mulher, de 82 anos, com histórico de múltiplos AVCs e demência avançada.

Outros dois óbitos ocorreram nos dias 17 e 19 de maio. As pacientes eram mulheres, com 73 e 75 anos, ambas sem comorbidades. Os resultados dos exames positivos para Covid-19 saíram após os óbitos.

Até a tarde desta quinta-feira (04), o Município notificou 2.673 pacientes, dos quais 46 são casos suspeitos que aguardam os resultados dos exames, 2.103 casos descartados e 524 casos confirmados, foram 36 novos casos nas últimas 24 horas. Entre os pacientes confirmados há 15 hospitalizados, 285 em isolamento domiciliar, 202 que já estão recuperados, e 22 óbitos.

Cagece informa paralisação emergencial em bairros de Juazeiro do Norte

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) informa paralisação emergencial, nesta quinta-feira (4), no abastecimento de água dos bairros Jardim Gonzaga, Romeirão, João Cabral e Lagoa Seca, em Juazeiro do Norte, para manutenção na rede de distribuição que abastece a localidade. Uma equipe encontra-se no local para realizar a manutenção no sistema. A previsão é que o serviço seja concluído até às 17h de hoje, quando o abastecimento será retomado gradativamente.

Como o sistema funciona por pressão, nas áreas mais elevadas ou distantes da estação de tratamento, o equilíbrio total deverá ocorrer em até 48h do término do serviço.

Durante o estado de emergência com o novo coronavírus, a Cagece está garantindo a prestação do serviço com reforço nas operações de abastecimento de água e esgotamento sanitário, além de medidas preventivas. As equipes operacionais continuam atuando para atender serviços de manutenção solicitados pelos canais de comunicação.

As ocorrências devem ser encaminhadas por meio dos canais de atendimento disponíveis, como o Cagece App (disponível para Android e iOS), a Central de Atendimento (0800 275 0195), disponível 24h por dia, ou por meio da Gesse, a assistente virtual da companhia, que atende pelo site www.cagece.com.br. Nesse período, não há atendimento presencial nas lojas e núcleos de atendimento no interior do estado.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Juazeiro do Norte é a 8ª cidade do Ceará que mais realizou teste da Covid-19

O  Ceará já registrou 137.434 testes para diagnóstico do novo coronavírus. No estado são realizados, em média, mais de 2 mil testes por dia, o que o torna, proporcionalmente, o que mais testa a população. Essa é uma das principais medidas apontadas por infectologistas para mapear a evolução da doença e conseguir combatê-la com mais eficiência.

Do total, 73.722 foram testes rápidos. No estado, já são 58.160 casos confirmados de coronavírus, além de 3.671 óbitos e 39.263 recuperados. Os dados foram atualizados às 9h30 desta quinta-feira (4) na plataforma IntegraSUS, da Secretaria de Saúde do Ceará.

Com a estabilização do número de casos na capital, Fortaleza, os municípios da região metropolitana de Fortaleza e cidades do interior, têm aumentado a quantidade de casos confirmados, assim como a quantidade de testagens na população.

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, Fortaleza já realizou 58. 045 exames. Em segundo lugar aparece a cidade de Sobral com 6.352 testes realizados. Em seguida aparecem, Caucaia (4.188), Maracanaú (3.323), Eusébio (1.953), Maranguape (1.766) ,Itarema (1.719), Juazeiro do Norte (1.664), Quixadá (1.568) e Horizonte com 1.451 exames realizados da Covid-19.

Juazeiro Registra record de novos casos da covid-19 nas últimas 24 horas

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

O município de Juazeiro do Norte confirmou nesta quarta-feira (03) o maior número de casos confirmados do novo coronavírus desde o início da pandemia, em março. Segundo o boletim epidemiológico da secretaria municipal de saúde, nas últimas 24 horas, 68 pessoas receberam diagnóstico positivo para a doença.

Até o último balanço o número de casos confirmados era 420. Agora são 488. 183 pessoas já se recuperaram da doença, o que equivale a quase 40% do total de infectados. Outras duzentas e oitenta duas estão em isolamento domiciliar. Ainda há seis pacientes internados e 17 mortes registradas em decorrência da doença.

Segundo a secretaria de saúde, o aumento na estatística de casos confirmados está relacionado à ampliação da testagem realizada diariamente na unidade sentinela. Desde a última semana uma média de 150 testes rápidos são realizados diariamente em pessoas com suspeita da covid-19.

O exame é disponibilizado para quem apresenta sintomas da doença há pelo menos sete dias, tempo necessário para o organismo produzir anticorpos que ajudam a identificar a presença do vírus.

Ao todo Juazeiro do Norte já teve 2486 notificações do novo coronavírus. Além dos 488 casos confirmados, 48 ainda estão sendo investigados. Outros 1.950 casos foram descartados.

“Me senti a mulher mais feliz do mundo”, diz mãe de bebê recuperado de Covid-19

Com apenas quatro meses de vida, João Lucas Farias já tem uma história de superação. O pequeno recebeu alta do Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS), da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, no dia 15 de maio, após conseguir vencer a Covid-19.

“Me senti a mulher mais feliz do mundo”, definiu Fabiana Farias, 22, mãe do garoto. Os sentimentos de alegria e alívio, no entanto, foram antecedidos por momentos de angústia. Antes de recuperar-se da doença, João ficou dezesseis dias internado no HIAS. Um período difícil para a família da criança. “Estava muito preocupada, cheguei a passar mal. Tanto que foi preciso a madrinha dele, a minha irmã, trocar comigo para acompanhar o João Lucas”, conta Fabiana.

Coube à Regilane Silva, madrinha de João, a feliz tarefa de levar o menino para casa. A alta do garoto foi festejada pela equipe do bloco F do Hospital, onde são atendidos crianças e adolescentes com suspeita ou confirmação de coronavírus. “Temos só a agradecer a toda a equipe do Albert Sabin, que cuidou tão bem do João Lucas desde que ele entrou”, ressalta.

No dia 23 de maio, João completou mais um mês de vida. Dessa vez, recuperado e ao lado da família, que celebrou a saúde do bebê. “Ele está comendo bastante, e mama muito. Não perdeu a fome de jeito nenhum”, disse Fabiana entre sorrisos.

Eficiência no combate ao coronavírus

Devido à pandemia de coronavírus, o Hospital Infantil Albert Sabin se preparou para o enfrentamento à doença. Ao todo, foram destinados 46 leitos de enfermaria e oito de UTI. A unidade também modificou o fluxo no Centro de Emergência para receber crianças e adolescentes com sintomas de Covid-19 ou com outras doenças.

Os atendimentos a crianças com necessidades especiais ou acompanhamento integral foram mantidos, respeitando os protocolos de higienização e o distanciamento para garantir segurança aos pacientes. As medidas foram pensadas com o propósito de proporcionar bem-estar e felicidade às pessoas por meio de um serviço humanizado.

Pacientes recuperados

Segundo o IntegraSUS, plataforma de transparência da Saúde do Ceará, 1.228 pessoas com idade entre zero e 14 anos se recuperaram da Covid-19 no Ceará até o dia 3 de junho. Ao todo, 39.263 cearenses venceram a doença. Para a pediatra do Hias, Juliana Mendes, acompanhar a melhora dos pacientes é um incentivo aos profissionais que estão na linha de frente do combate à doença.

“A cada alta, uma sensação de dever cumprido. Cada sorriso, cada criança recuperada, fazia-me voltar e agradecer a Deus pela oportunidade de viver a história. No futuro, talvez nossos nomes não estejam nos livros de história, mas com certeza estarão inscritos no coração de alguma criança que irá se inspirar e desejará ser um dia herói de alguém, assim como eu desejei”, afirma.

Juazeiro: prefeitura amplia locais de testagem para evitar aglomerações

A Secretaria da Saúde de Juazeiro do Norte esclarece que nos últimos dias tem sido maior a procura da população à Unidade Sentinela de Juazeiro do Norte, onde são verificados casos suspeitos de Coronavírus.
Para isso, a partir da próxima sexta-feira, irá  descentralizar os atendimento dos casos suspeitos. No momento, esses atendimentos são realizados através de fichas distribuídas aos que procuram a unidade, com orientação de distanciamento na fila de espera, no intuito de evitar a aglomeração.

No local, é realizada a triagem e testagem rápida para o coronavírus.

Além da Unidade Sentinela, a testagem passará a ser realizada em mais quatro locais estratégicos, que estão sendo definidos, para facilitar o acesso da população.p

Ceará contabiliza 56.056 casos confirmados e 3.605 mortes decorrentes da Covid-19

O estado do Ceará tem 56.056 asos confirmados de Coronavírus. Os dados foram atualizados pela secretaria de saúde do estado, e divulgados pela plataforma IntegraSUS, na noite desta quarta -feira (03).

O número de óbitos ocasionadas pelo Coronavírus no estado subiu para 3.605. No total já são 36.996 casos recuperados em todo o Ceará.

Já são 132.443 exames realizados para diagnóstico de novos casos. Segundo a plataforma integraSUS, o número de casos sob investigação chegou a 54.206 no estado. A taxa de letalidade da doença no estado chegou a 6,4%.

No Brasil, até a tarde desta sexta-feira (29), já são 583.890 casos confirmados do novo coronavírus e 32.457 óbitos pela doença. Já são mais de 260 mil pessoas curadas da doença no país.

Salões de beleza enfrentam dificuldades no retorno das atividades em Juazeiro do Norte

Segundo o plano de retomada gradual da economia anunciado pelo governo do estado no Ceará na última semana, salões de beleza já estão autorizados a reabrirem suas portas e atendimentos, mas com algumas medidas mais rígidas na para evitar contaminação pela Covid-19. Mesmo com essa reabertura, salões de beleza em Juazeiro do Norte, têm sentido dificuldades para retomarem as atividades. Dentre as principais queixas estão a quantidade reduzida de clientes assim como a quantidade reduzida de colaboradores.

Segundo a proprietária de um salão de beleza em Juazeiro do Norte, Lúcia Melo, a pandemia mexeu muito na economia da empresa. O salão era sempre lotado, atendia uma média de 20 a 30 clientes por dia fazendo diversos procedimentos. Segundo ela, ao todo são 15 funcionários no salão. Desses 15, 3 funcionários tiveram o contrato suspenso e os demais estão em casa recebendo o auxílio emergencial. Ela relata ainda que a pandemia mexeu muito com o psicológico dela pelo fato de teve necessitado fechar o salão e alguns funcionários dependiam exclusivamente da renda do salão.

Lúcia Melo relata que confia muito em Deus e que aos poucos a economia vai voltar ao normal. Essa tem sido o principal foco de todos os estabelecimentos que já puderam reabrir: aos poucos tudo se normaliza e será possível a recontratação dos funcionários novamente.

O salão voltou a atender nesta segunda-feira (1), com horário marcado. Segundo Lúcia, é atendido um cliente por hora. Pra entrar no salão tem todos os cuidados necessários, tendo que cumprir todas as normas de higienização, álcool em gel, máscara e etc.

Já a cliente e empresária Selânia Nunes 52 anos relata que devido a pandemia e o salão fechado, sentiu mais falta dos serviços de manicure e pedicure. Para Selânia, o que fez mais falta foram os serviços de cuidado para o cabelo. Uma vez que devido o salão estava fechado e não poder fazer a hidratação semanal que sempre fazia. Ela relata também que está feliz com a reabertura do salão e pretende fazer todos os procedimentos possíveis para recuperar o tempo perdido durante a quarentena.

SERVIÇO:

Salão: Espaço Lúcia Melo
Contato para agendamento: (88) 99669.3940 ou 98879.3738