Banco do Nordeste prorroga prazo de pagamento de prestações do Crediamigo

As prestações de clientes do Crediamigo que vencem de 19 de março a 18 de abril de 2020 serão prorrogadas automaticamente pelo prazo de 30 dias. A iniciativa é mais uma medida adotada pelo Banco do Nordeste em apoio ao Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo Coronavírus COVID-19. Clientes que não têm interesse na prorrogação devem efetuar o pagamento normalmente.

As condições excepcionais incluem também carência de 30 dias para início dos pagamentos relativos a novas contratações ou a renovações de financiamentos. O objetivo é possibilitar que todos os clientes permaneçam adimplentes com seus empréstimos, a fim de que possam fazer a renovação nos próximos meses.

Maior programa de microcrédito produtivo orientado da América do Sul, o Crediamigo possui 2,3 milhões de clientes ativos na área de atuação do BNB – os nove estados da região Nordeste e o norte de Minas Gerais e do Espírito Santo. O programa oferece capital de giro e investimento para micros e pequenos empreendedores, com prazos de 2 a 24 meses e taxas que variam de 0,99% a 2,40% ao mês.

Na carteira de produtos do Crediamigo, destacam-se o Crediamigo Comunidade, para giro e investimento, Giro Solidário e Giro Individual, ambos destinados especificamente a capital de giro, Investimento Fixo, voltado unicamente para investimento, e Crediamigo Mais, que abrange investimento e capacitação. Os valores dos financiamentos variam de R$ 100 a R$ 21 mil e contemplam empreendedores individuais ou em grupo.

Atendimento seguro

Ainda dentro do esforço nacional de evitar a propagação do Coronavírus COVID-19 e considerando a alta capilaridade do Crediamigo, o Banco do Nordeste instruiu a sua rede de agências para que orientem os clientes a recorrerem ao atendimento remoto (app Crediamigo, disponível para celulares Android) e a canais alternativos, evitando deslocamento a agências ou a casas lotéricas.

O app Crediamigo permite efetuar depósitos em conta via boleto, transferências entre o grupo solidário e pagamento de parcelas. Outra opção são os canais como Banco 24Horas e Saque Pague, pelos quais os clientes podem realizar até quatro saques no mês. No caso do Saque Pague, também é possível fazer depósito em conta corrente on line.

Serviço

Em caso de dúvida, o cliente deve entrar em contato com seu agente de microcrédito ou ligar para a Central de Relacionamento do Banco do Nordeste: 0800 728 3030.

Várzea Alegre monta barreiras sanitárias para conter avanço do Coronavírus

Visando controlar o fluxo de pessoas e barrar a propagação do coronavírus neste período de quarentena, uma das ações estratégicas do Governo de Várzea Alegre foi montar barreiras sanitárias nas três entradas da cidade.

 As barreiras, que operam desde o início desta tarde, funcionam com atuação de equipes formadas por profissionais de saúde, Agentes de vigilância em Saúde, com apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiro Civil.

As pessoas que entrarem na cidade serão abordadas e responderão a um questionários sobre destino da viagem e os viajantes que se destinam a cidades como Iguatu, Lavras da Mangabeira, para o estada da Paraíba ou que sigam qualquer destino e que tenham que passar pelas estradas que cortam Várzea Alegre, serão acompanhadas até as saídas da cidade por equipes do Demutran – Departamento Municipal de Trânsito ou da PM.

O prefeito Zé Helder (MDB)m disse que essas medidas são fundamentais para conter o avanço do coronavírus. Ele orientou os moradores dos distritos de Várzea Alegre a permanecerem em suas localidades e em casa, informando que as equipes do Programa Saúde da Família estão funcionando e orientadas para atender e fazer os devidos encaminhamentos de saúde.

Citando fontes de saúde, o prefeito disse que essa semana é quando pode acontecer o maior número de infecções, alertando que o isolamento social poderá frear o avanço do coronavírus e evitar a super lotação do sistema de saúde.

Governadores se reúnem com presidente para discutir apoio do Governo Federal ao Nordeste

O governador Camilo Santana utilizou suas redes sociais para prestar contas com a população sobre a reunião por vídeo-conferência com o presidente Jair Bolsonaro; o vice-presidente Hamilton Mourão; governadores do Nordeste e ministros. Durante o encontro virtual, os governadores apresentaram pontos importantes para a continuidade do combate ao coronavírus na região.

Diálogo

“Esse primeiro momento é muito importante, o de abrir o diálogo com o Governo Federal, e como sempre falo, nesse momento temos de estar unificados para o enfrentamento a algo que tem afetado o mundo inteiro. Na reunião a pauta foi exclusivamente o combate ao coronavírus, e todos os nove governadores tiveram a oportunidade de se pronunciar, fazer suas colocações, e pontuar o cada um está fazendo em cada estado”.

Nordeste

Camilo informou também que esse tipo de reunião, dividida por regiões do Brasil junto ao governo federal, deverá ocorrer com uma certa frequência, e ressaltou que o Nordeste foi a primeira região a fazê-la. “Foram quase duas horas de reunião com dois eixos de discussão tratada na ocasião. Numa carta assinada pelos nove governadores do Nordeste, pontuamos algumas reivindicação para que o enfrentamento ao vírus se dê em duas linhas: na saúde, focando na reestruturação da saúde, e na economia, focando na necessidade de olhar para as pessoas, principalmente das famílias mais vulneráveis”, pontuou o governador.

Ainda na transmissão, o governador garantiu que o governo federal concordou e em atender a praticamente todos os pontos apresentados pelos governadores. “Entre as principais reivindicações está a transferência de recursos da saúde para estados e municípios pelos próximos quatro meses, além da necessidade do envio de insumos e equipamentos, como ressaltei na minha fala durante a reunião”, garantiu Camilo.

Recursos para a saúde

Sobre a recomposição do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), um valor repassado mensalmente pelo Governo Federal e que complementa a receita de estados e municípios, o governador informou que esse repasse será mantido. “Vamos sentir a queda na economia nesse período, contudo precisamos manter os nossos serviços essenciais funcionando, o custeio da saúde e da segurança, pagar nossos servidores. Temos uma previsão de um aumento muito significativo de gasto com a saúde pública nos próximos meses, e por isso o Governo Federal garantiu o repasse necessário do FPE e FPM para estados e municípios. Assim como o Congresso Nacional aprovou recursos adicionais para a área da saúde e combate ao coronavírus nos estados,” explicou.

Suspensão de dívidas

“Também foi discutida a suspensão das dívidas que o nosso Estado tem com a União e com bancos públicos. A dívida que o Ceará tem com a União é pequena, mas temos também contas a pagar com o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e BNDS, então haverá a suspensão desses valores pelos próximos quatro meses, prorrogáveis por até seis meses”, revelou o governador.

Padronização nos decretos

Ainda durante a reunião, o governador do Ceará fez uma proposta para que todos os decretos estaduaise municipais fossem padronizados, para haver uma confluência nas ações de cada local. “Minha sugestão é de que todos enviassem ao governo federal seus decretos, e com algumas observações, todos passassem a agir diante de um só decreto, e assim não seja afetada nenhuma atividade e serviço essencial no Brasil”, disse Camilo.

Novo hospital em funcionamento

Governador lembrou também na live que o Hospital Leonardo Da Vinci já está funcionando e dispõe de 230 leitos, sendo 30 de UTI. Requisitado pelo Governo do Ceará para dar suporte a partir de confirmações da doença no estado, apenas casos confirmados da Covid-19 serão atendidos no hospital, que já recebeu os primeiros 11 pacientes, em estado mais grave. “Nossa equipe da Secretaria de Saúde, liderada pelo Dr. Cabeto, está empenhada em fazer o máximo pelo nosso povo, e garanto que não só ele, mas os demais membros do governo estão trabalhando 24 horas para salvar as vidas dos cearenses”, disse o governador.

Famílias mais vulneráveis no Nordeste

Camilo também fez um apelo ao Governo Federal, no tocante as famílias mais vulneráveis no Nordeste. “Está no Nordeste a concentração da maior quantidade de famílias vulneráveis do Brasil, os mais pobres ficam no Norte e no Nordeste, e na ocasião levantei a possibilidade de como poderemos fortalecer políticas para garantir a sustentabilidade e a proteção dessas famílias. O Governo Federal se comprometeu a levantar as possibilidades junto às secretarias estaduais, mas deixei claro a importância de não apenas manter o Bolsa-Família, mas de ampliá-lo na Região, protegendo os mais vulneráveis e os mais pobres do país.”

Otimismo

“Saímos muito otimistas e nos colocamos à disposição para cooperar com o que for necessário. Esse é um momento de unidade no Brasil, precisamos superar questões políticas, partidárias, pessoais, ideológicas, e ter união com um único objetivo, para que todos os esforços sejam concentrados para que possamos superar esse problema do coronavírus aqui no Brasil”, finalizou Camilo.

Sobe para 20 número de casos suspeitos de Coronavírus em Juazeiro

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria da Saúde, informa que, até a tarde desta segunda-feira (23), o Município possui 20 casos suspeitos de coronavírus que estão aguardando os resultados dos exames; 03 casos já foram descartados e 01 caso confirmado.

A Secretaria da Saúde segue desenvolvendo trabalho preventivo em diversas frentes, através da orientação em massa sobre as medidas preventivas essenciais nesse momento para quebrar a cadeia de transmissão, como o isolamento domiciliar. Outra orientação é de que as pessoas só busquem os serviços de saúde em casos de extrema urgência.

Está em funcionamento em Juazeiro do Norte a Unidade Sentinela, para encaminhamento dos casos suspeitos de coronavírus. A Unidade fica localizada na Avenida do Agricultor, s/n, ao lado do Vapt-Vupt. O horário de funcionamento é de domingo a domingo, das 7h30 às 22h.

Hospital Leonardo Da Vinci começa a receber exclusivamente pacientes com Covid-19

O Governo do Ceará tem se antecipado com uma série de medidas para garantir que o sistema de saúde possa atender a demanda da população cearense diante da pandemia de coronavírus que desafia o mundo. Uma das ações mais importantes foi a aquisição temporária do Hospital Leonardo Da Vinci. A unidade particular estava fechada, mas foi equipada e adaptada pelo Estado para a situação de emergência.

O Hospital Leonardo da Vinci dispõe de 230 leitos, 30 de UTI, e foi requisitado pelo Governo do Ceará para dar suporte a partir de confirmações da doença no estado. Apenas casos confirmados da Covid-19 serão atendidos no hospital.

O coordenador da unidade, Dr. Ernani Ximenes, explica o trabalho que vem sendo realizado para garantir o melhor atendimento aos pacientes com o coronavírus. “A montagem acontece da forma mais rápida possível. Já que a unidade estava fechada há 13 anos, montamos a infraestrutura predial, elétrica, hidráulica, para que tudo saia da melhor forma possível”, relata. “Também montamos toda a escala do pessoal que vai trabalhar, como médicos, psicólogos, fisioterapeutas, enfermeiros, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, de raio-x, de laboratório, banco de sangue. Portanto, é uma infraestrutura gigantesca para que a gente possa dar o suporte necessário à população”. Até a noite desta segunda-feira os primeiros pacientes devem ser encaminhados para a unidade.

Regulação

O encaminhamento dos pacientes do Hospital Leonardo da Vinci será por meio da Central de Regulação do Estado. Isso significa que se trata de um hospital de retaguarda das unidades de atendimento e não deve ser buscado de forma espontânea. “Estamos com estrutura no sétimo andar para UTIs e vamos recebendo gradativamente esses pacientes indicados pela Central de Regulação que fará todo o processo de identificação nas unidades. É evidente que o Hospital Leonardo da Vinci será a referência só para doentes com o coronavírus. Esses pacientes serão diagnosticados nas unidades e serão mandados para cá. Pacientes positivos para coronavírus ou com insuficiência respiratória aguda”, explica o coordenador.

Exemplo do Exterior

Ernani Ximenes ressalta que os erros ocorridos em países da Europa e Ásia não devem se repetir no Brasil e, principalmente, no estado do Ceará. “A gente vai fazer o máximo possível para que as falhas cometidas lá não se repitam aqui. Mas também esperamos que as pessoas não saiam de casa. Essa é a grande chance de a gente bloquear ao máximo a disseminação do vírus. Se as pessoas ficarem em casa significará a diminuição da transmissão do coronavírus”, reforça.

Em decretos publicados nos últimos dias, o Governo do Ceará adotou uma série de medidas com o intuito de manter as pessoas em casa. O fechamento de bares, restaurantes, shoppings e prorrogação de ponto facultativo para servidores do Estado são exemplos.

Missa de aniversário do Padre Cícero será transmitida online

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

A celebração eucarística em homenagem ao aniversário de Padre Cícero Romão Batista será realizada apenas de forma online, pela primeira vez na história, em virtude do decreto estadual que proíbe aglomeração de pessoas por causa da pandemia de Coronavírus.

A transmissão está prevista para esta terça-feira, 24, às 6h00, direto da capela do socorro, que nos anos anteriores recebeu os fiéis para a celebração. Veja onde acompanhar ao vivo:

TV Padre Cícero: Brisanet canal 171
TV Juazeiro: Canal 20.2
TV Verde Vale: Canal 13
TV Web Mãe das Dores: Facebook

Postos de combustíveis funcionarão em horário reduzido no Cariri

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

A partir desta segunda-feira (23), os postos de combustíveis vão funcionar em horário reduzido no Cariri e em todo o Ceará. Em comunicado veiculado na manhã de hoje, o Sindipostos informou que os estabelecimentos estarão abertos de 7h às 19h, seguindo as determinações do Decreto assinado pelo governador Camilo Santana.

Ainda segundo a entidade, o funcionamento dos postos deverá ocorrer obrigatoriamente de segunda a sábado. Aos domingos ficou estabelecido ponto facultativo, dando a opção de abrir ou não aos proprietários de cada empreendimento.

Curiosidade: após pandemia, restaurante que atendia 24h há mais de 60 anos fecha as portas em Crato

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

A pandemia do Coronavírus trouxe algo inédito à região do Cariri. O restaurante Guanabara que funcionava sem portas há mais de 60 anos no município do Crato fechou e também aderiu ao isolamento social.

O lugar frequentado por boêmios e famílias do Crato e de municípios vizinhos ficava aberto 24 horas a pedido dos clientes. Os pratos mais tradicionais e mais pedidos da casa é o famoso caldo que leva carne moída, ovo e um tempero secreto para os clientes que querem curar a ressaca, além do filé a parmegiana.

O fundador do estabelecimento foi Francisco Alves, conhecido como “Seu Neném”, que morou no Rio de Janeiro quando era jovem e, quando voltou ao Ceará, abriu o restaurante. O nome escolhido foi em homenagem à Baía da Guanabara.

Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (23) em Juazeiro do Norte

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria da Saúde, seguindo as orientações do Ministério da Saúde, informa que a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe terá início nesta segunda-feira (23). Os grupos prioritários da primeira fase da Campanha são os idosos acima de 60 anos e os profissionais da saúde.

Para os idosos acamados ou com dificuldade de locomoção a vacinação será realizada em domicílio, agendada previamente.

Através de parceria com a Secretaria de Educação, algumas escolas serão locais de vacinação, por terem mais espaço, possibilitando o distanciamento seguro entre as pessoas de acordo com as medidas preventivas contra o coronavírus.

Os hospitais e clínicas, públicos e privados, receberão as doses da vacina para que os profissionais de saúde recebam a vacinação no próprio local de trabalho.

Calendário

23/03: PROFISSIONAIS DA SAÚDE (EM LOCAIS DE TRABALHO)

24/03: FERIADO

25/03: FERIADO

26/03: -PROFISSIONAIS DA SAÚDE E PESSOAS ACIMA DE 60 ANOS (IDOSOS);

-IDOSOS (EM DOMICÍLIO, ESCOLAS OU UNIDADE DE SAÚDE)

16/04: PROFESSORES, PROFISSIONAIS DAS FORÇAS DE SEGURANÇA E SALVAMENTO, ALÉM DOS DOENTES CRÔNICOS.

09/04: CRIANÇAS DE 6 MESES A MENORES DE 6 ANOS, GRÁVIDAS, MÃES NO PÓS-PARTO, PESSOAS COM 55 ANOS OU MAIS, POPULAÇÃO INDÍGENA E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA.

 

RELAÇÃO DAS ESCOLAS:

Helena Vieira;

Antonio Fernandes Coimbra;

Odete Matos;

Ratts Barbosa;

Getúlio Grangeiro;

Doralice Figueiredo;

Dom Vicente de Araujo Matos;

Mozart Cardoso de Alencar;

Maria Germano;

José Monteiro de Menezes;

Manoel Balbino;

Maria de Lourdes Jereissati;

Maria do Socorro Cardoso;

Dra. Zilda Arns;

Jerônimo Freire;

João Romão;

Francisca Letícia do Amaral Brasileiro;

Felipe Neri.

Dúvidas ou agendamento entrar em contato através do número: (88)998044683

Coronavírus: Sete países europeus iniciam testes de remédios com 3.200 pacientes

Quatro tratamentos são testados em sete países europeus

Testes clínicos foram iniciados, ontem, em pelo menos sete países europeus para quatro tratamentos experimentais contra o novo coronavírus, que incluirão um total de 3.200 pacientes, anunciou o Ministério da Saúde francês. Os quatro tratamentos em larga escala serão com os antivirais remdesivir e lopinavir em combinação com ritonavir, este último tratamento pode ser associado ou não ao interferon beta; e hipoxicloroquina, segundo um comunicado do Instituto Francês de Pesquisa Médica (Inserm), o órgão que supervisiona a reabilitação médica na França.

O Inserm a especificou que “está planejando incluir 3.200 pacientes europeus hospitalizados com a infecção por Covid-19 em um serviço médico ou diretamente em terapia intensiva ou com respiração assistida”. Serão aplicados em pacientes da França, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Reino Unido, Alemanha e Espanha.
“Um teste consiste em aplicar em pacientes em tratamento hospitalar sob vigilância estrita essas substâncias para provar sua eficácia”, disse Jérôme Salomón, diretor geral de Saúde (DGS) da França.

“É muito importante fazer isso rapidamente e nessas condições”, acrescentou.

Solidariedade

Batizado de Discovery, o teste inclui, entre outras substâncias, a cloroxicloroquina, confirmou. Outro teste clínico internacional será lançado sob a supervisão da Organização Mundial da Saúde (OMS), chamado de Solidarity (Solidariedade)”, informou o Inserm. Desde que apareceu em dezembro, o novo coronavírus causou pelo menos 12.944 mortes em todo o mundo, num total de 294.110 casos.

Nova onda de infecções

Da famosa praia de Bondi, na Austrália, às ruas de Nova Déli, as autoridades da Ásia intensificaram os esforços, no fim de semana, para conter a disseminação do coronavírus, depois que uma segunda onda de infecções atingiu regiões onde se achava que a Covid-19 estava sob controle. A segunda onda de infecções deve-se, principalmente, às pessoas que retornaram do exterior. Singapura proibiu a entrada de visitantes de curta estadia, após uma onda de casos importados elevar o número total de infecções para 432.

Fonte: Diário do Nordeste