Missão Velha: Diego Feitosa abre mão da reeleição para apoiar Dr. Whasington

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

O atual prefeito de Missão Velha, Diego Feitosa (MDB), anunciou em suas redes sociais que abriu mão de concorrer à reeleição para apoiar a postulação do de Dr. Whashington Macedo ao paço municipal.

O médico exerceu a chefia do executivo Missão Velhense entre os anos de 2009 e 2012 e tentará mais um mandato nas próximas eleições de outubro.

Além do apoio do atual prefeito, a pré-candidatura de Macedo também foi avalizada pelo presidente estadual do MDB, ex-senador Eunício Oliveira, e pelo deputado estadual Guilherme Landim, líder do PDT na Assembleia Legislativa do Ceará.

Zé Adega é notificado sobre criatório ilegal de bovinos no Crato

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

O Departamento de Vigilância Sanitária do Crato deu um prazo de 72h para que o ex-prefeito José Aldegundes Gomes de Matos, popular Zé Adega, ponha fim a um criatório de bovinos mantido em um terreno de sua propriedade localizado na Rua Nazur da Cruz Feitosa. A legislação ambiental do município proíbe expressamente a criação de bovinos, caprinos e suínos na área do perímetro urbano.

A denúncia foi levada à Vigilância Sanitária pelos moradores da rua, que se queixam do mau cheiro emanado diuturnamente do curral. “A fedentina toma de conta daqui. Passo o dia inteiro com a porta de casa fechada”, reclama uma moradora, que pediu para não ser identificada.

Diante das inúmeras denúncias protocoladas no órgão fiscalizador, agentes de fiscalização ambiental da Vigilância Sanitária entregaram nas mãos de Zé Adega, na manhã desta sexta-feira (06), um termo de vistoria, dando-lhe prazo de três dias úteis para sanar a ilegalidade, sob pena de imposição de multas e outras penalidades previstas na lei orgânica do Município.

Ministério Público vai promover “Semana do Consumidor” em Juazeiro do Norte

Na próxima segunda-feira (09) Juazeiro do Norte vai receber as atividades da semana do consumidor, evento organizado pelo Ministério Público do Estado do Ceará em alusão ao dia do consumidor, vivenciado em 15 de março. A programação segue até o dia 13.

O evento tem o objetivo de alertar os consumidores sobre a defesa do direito básico de informações nos produtos alimentícios. Esse ano o tema da semana do consumidor é: “Você sabe o que come?”.

A abertura do evento será realizada na sede do Decom, em Juazeiro do Norte, às 8 horas, com atendimentos aos consumidores em um mutirão de conciliação. Logo após haverá apresentação musical de artistas da região e em seguida ocorre uma ação de panfletagem nos Supermercados da cidade. Detalhes sobre a programação, que vai até o dia 13, estão disponíveis no site mpce.mp.br

Campanha de vacinação contra o sarampo segue até 13 de março para pessoas de 5 a 19 anos

A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo para a população com a faixa etária de 5 a 19 anos de idade acontecerá até o dia 13 de março.  A campanha está em andamento desde o dia 10 de fevereiro.

O objetivo desta etapa é atualizar a caderneta de vacinação das pessoas que não têm registro da vacina ou que estão com o esquema de vacinação contra o sarampo incompleto.

Em Juazeiro do Norte, a vacina está disponível nas 47 salas de vacinação de todas as Unidades Básicas de Saúde, no Centro de Dermatologia e no Hospital Estephânia.

A coordenadora de imunização do Município, Márcia Rejane, ressalta a necessidade de apresentar, além da caderneta de vacinação, o cartão SUS, para que a aplicação da vacina seja devidamente registrada no sistema, qualificando assim o controle da cobertura.

As próximas etapas da campanha vão ocorrer com foco nos públicos de 20 a 29 anos de idade e de 30 a 59 anos.

Governo do Ceará e Unicef assinam acordo para políticas voltadas a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade

Com o objetivo de promover os direitos essenciais de crianças e adolescentes, com prioridade em promover políticas públicas voltadas aqueles em situação de vulnerabilidade, o Governo do Ceará e o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) assinaram acordo de cooperação nesta quinta-feira (5), no Palácio da Abolição.

Na ocasião, o governador Camilo Santana e a Primeira-Dama Onélia Santana apresentaram à representante adjunta do Unicef para programas no Brasil, Paola Babos, os resultados positivos na educação do Ceará, e de seus programas sociais, como o Mais Infância Ceará.

“Minha primeira palavra é de agradecimento ao Unicef pela parceria. A educação é o grande caminho para a gente construir um estado mais justo e fraterno. Temos que olhar muito para as nossas crianças. Precisamos criar condições para que elas sejam estimuladas e tenham um futuro digno”, disse o governador.

Paola Babos também agradeceu a cooperação entre o Ceará e o Unicef, ao pontuar a importância dessa agenda praticada constantemente no estado. “Fiquei positivamente impressionada com os resultados apresentados pela Primeira-Dama, principalmente o projeto Mais Infância Ceará, com prioridade não apenas nas crianças, mas nas famílias mais vulneráveis. Ter números e saber onde investir melhor para ajudar as famílias mais vulneráveis é de extrema urgência, e nós temos isso aqui. Para o Unicef, o Ceará tem exemplos a serem seguidos”, pontua Paola.

Investimentos

O Governo do Ceará investe continuamente na educação, conforme apresentado para o Unicef. Seja em escolas em tempo integral (são 277 até o final do ano no estado), com capacitações e estudos extras, escolas profissionalizantes (122 operam no Ceará), que promovem cursos e formam novos profissionais, e também investe em um de Programa Bolsa Universitária para beneficiar alunos egressos da rede estadual de ensino aprovados em curso de nível superior, com o AvanCE – a partir de um edital, cada aluno pode ganhar uma bolsa de R$ 468,50/mês por 12 meses consecutivos.

“Importante também ver a referência em educação que o Ceará se tornou. São números positivos que estão colhendo após um bom investimento, principalmente o de reintroduzir crianças na escola. Para o Unicef são questões primárias, essenciais, e vamos acompanhar os projetos que promovem os direitos de crianças e adolescentes de todo o Ceará, pois é um interesse maior que temos em comum com o estado”, disse Paola.

“É uma alegria ver o reconhecimento de programas como o Mais Infância Ceará, o Superação, de ver resgates de crianças de adolescentes de volta às escolas, e ter essa chancela de aprovação do Unicef em nossos projetos”, comemorou Onélia.

O Unicef implantará seu escritório em Fortaleza para fazer o acompanhamento de projetos que promovam os direitos de crianças e adolescentes de todo o Ceará, incluindo os promovidos pelo Governo do Estado. Para isso está aberto a novos parceiros que queiram contribuir para a pauta de políticas exclusivas para crianças e adolescentes excluídos; políticas sociais para crianças vulneráveis e em risco de exclusão; prevenção e resposta contra a violência; e o engajamento e a participação na formação de cidadãos.

Estiveram presentes também o secretário Chefe da Casa Civil, Élcio Batista, a secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres, Direitos Humanos e Drogas (SPS), Socorro França, e o coordenador do escritório da Unicef no Ceará, Rui Aguiar.

Primeira fase da campanha contra o sarampo segue até 13 de março

O sarampo é uma doença com um alto potencial de transmissão. E tem na vacina a sua única forma de proteção. Por isso, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) reforça a importância de manter o esquema vacinal em dia e aderir a primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo que tem como foco crianças e jovens de 5 a 19 anos de idade.

A ação segue até 13 de março, sexta-feira, e pretende atingir aqueles que não têm nenhuma dose da vacina ou estão com o esquema vacinal incompleto. São necessárias duas doses para garantir a proteção contra o sarampo. A imunização está disponível em todos os postos de saúde do Estado.

Casos e transmissão
A transmissão do sarampo acontece através de gotículas de pessoas doentes ao espirrar, tossir, falar ou até através da respiração que mantém contato com aquelas sem imunidade. Em algumas regiões do País, ainda há forte presença e circulação do vírus. Por isso é tão importante a adesão a campanha.

No Ceará, em 2019, 285 casos de sarampo foram notificados. Destes, nove foram confirmados. Neste ano, até 04 de março nenhum caso da doença foi confirmado.

Segunda fase da campanha
A segunda etapa da Campanha do Ministério da Saúde começa no dia 16 de março e vai até o dia 30 de abril. Nesta fase, serão imunizadas pessoas com idade entre 30 e 59 anos. A ação faz parte de uma estratégia nacional do Ministério da Saúde (MS) para impedir a transmissão do sarampo e eliminar a circulação do vírus.

Adece assina ordem de serviço para construção de galpão industrial em Icó

A economia do município de Icó, na região Centro Sul cearense, acaba de ganhar mais estímulo com a previsão de novos empregos e renda para a população. Na noite da última quarta-feira (04), o Governo do Ceará, por meio da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), e a Prefeitura Municipal, assinaram a ordem de serviço para a reforma e ampliação de um galpão industrial. A estrutura abrigará a GlobDesc Indústria de Produtos Médicos Hospitalares LTDA.

“O Governador Camilo Sanatana tem nos dado uma determinação que o Estado não pode deixar de atrair negócios. Sendo assim, em parceria com o município de Icó, a Adece entrará com a reforma do galpão. A investidora nos deu a notícia de que a empresa iniciará com 65 empregos diretos e poderá chegar a 600 empregos na segunda fase. É uma nova atividade que vem para agregar ao município e fortalecer o comércio local”, comemora o presidente da Adece, Eduardo Neves.

Atualmente 16 galpões estão cedidos pela Adece em regime de comodato para empresas no Estado do Ceará. Os imóveis estão localizados nos municípios de Aracati, Barbalha, Brejo Santo, Irauçuba, Massapê, Pentecoste, Quixeramobim, Senador Pompeu, Tauá e Umirim, gerando 5.559 empregos. Os setores beneficiados são calçadista, têxtil, químico e serviços.

Outros nove galpões estão em andamento, seja na construção ou licitação. Localizadas em Irauçuba, Icó, Brejo Santo, Senador Pompeu, Boa Viagem, Pentecoste, Umirim, Itapipoca e Solonópole, as empresas preveem a geração de 3.515 empregos nos setores calçadista, saúde e autopeças.

Em Araripe, ex-prefeito Humberto Germano teve contas desaprovadas pelo TCE

Por Madson Vagner

Segundo relatório do TCE, o ex-prefeito Humberto Germano extrapolou os limites com despesas de pessoal, o que motivou a reprovação das contas de 2014.

A situação política do ex-prefeito de Araripe, Humberto Germano, só piora. Cassado em 2015 por contratações ilegais em troca de votos, entre os anos de 2011 e 2012, agora o ex-prefeito teve suas contas de 2014 reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Segundo o relatório, divulgado no dia 19 de fevereiro, o município extrapolou os limites com despesas de pessoal, o que motivou a reprovação.

Consta no mesmo relatório, que o órgão apresentou uma série de medidas para que Germano resolvesse o problema, como tomar medidas de cobranças administrativas e judiciais para receber débitos referentes a Dívida Ativa e implementar meios de controle. Diante da incapacidade de resolução das questões, o órgão acabou por reprovar as contas.

Apesar do desgaste, Germano já estava inelegível e articulava outro nome para a disputa. Ou seja, a decisão não faz diferença.

Prefeitura do Crato entrega hoje (6) mais uma unidade de suporte básico do SAMU para a população

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza hoje, sexta-feira (6), às 10h, na Praça São Vicente, a entrega de uma Unidade de Suporte Básico (USB) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

A população do Crato passará a contar com mais um serviço de saúde com uma equipe capacitada com atendimento especializado.

De acordo com a coordenadora da Base do SAMU Regional no Crato, Rejane Felipe, o município já conta com uma unidade avançada do SAMU com médico, enfermeiro e condutor, e uma básica com técnico e um condutor. “E agora contaremos com mais uma Viatura de Transporte Rodoviário (VTR) básica, para melhor atender a comunidade”, destacou.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/192) é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência.

Com informações da assessoria de comunicação